Pesquisa avalia intenção do brasileiro em quarentena para viagens e entretenimento durante as férias e festas de início de ano
Apenas 16% dos
brasileiros acreditam que as aulas devam voltar a ser 100% presenciais no
momento
61% apoiam a
postergação do carnaval e 11% acha que teremos bloquinhos mesmo com a pandemia
O início de um novo ano sempre reflete um
período de descanso e importantes datas comemorativas, com a chegada do verão e
nosso amado Carnaval. Entretanto, com o isolamento social e o agravamento de
casos do Covid-19, recente pesquisa da Hibou - empresa de pesquisa e
monitoramento de mercado e consumo -, feita em parceria com a Scoregroup,
mostra que hábitos dos brasileiros devem mudar em 2021.
"Mesmo com a
vacina, a maioria dos entrevistados optou por permanecer em casa ou fazer
pequenas atividades fora. Agora, durante os meses de janeiro e fevereiro, 63%
pretende passar o verão com distanciamento social e tomando os devidos cuidados
com a pandemia, o que nos mostra uma conscientização dos brasileiros nesse
momento que é mundialmente delicado", relata Lígia Mello, Sócia da Hibou e
responsável pela pesquisa.
O calor excessivo do
verão contribui com essa decisão. 37% se sente desconfortável em sair de casa
devido ao calor e altas temperaturas. Após a vacinação, 29% pretende sair e se
divertir, e outros 25% devem buscar atividades em casa com a família. O home
office segue como tendência no ano que se inicia e 21% continuará com a rotina
em casa.
Para a pesquisa,
englobando todas as faixas etárias e com renda entre até R$ 3 mil e mais de R$
20 mil, mais de 1600 brasileiros foram entrevistados em formato digital, entre
27 de novembro de 2020 e 1º de dezembro, nas cidades de São Paulo, Porto
Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília, Recife e
Maranhão.
A vacina tão aguardada
Com a aprovação da
vacina, que ocorreu no dia 17 janeiro, em caráter emergencial, 11% dos
brasileiros afirmaram que com a vacina mudariam totalmente os seus planos para
esse verão, 28% mudaria apenas parte desses planos e 42% não mudariam nada. Já
19% não pensaram sobre essa possibilidade. "Essa análise indica que,
incialmente, a vacina mudaria pouco a rotina de todos e que o brasileiro está
ciente dos processos e períodos da vacinação." Diz Ligia.
Janeiro não é mais o
mesmo
As rotinas de verão
mudaram muito, na comparação com Janeiro de 2020. O senso comum é que no
momento atual teremos queda em atividades comuns, como churrascos (de 52% para
27%), parque com as crianças (de 30% para 16%), viagens para a praia (de 43%
para 17%) e presença em bares com os amigos (de 31% para 5%). A pesquisa
mostrou ainda que crescimento nas reformas das casas subiu de 10% para 17% e
que a cerveja se mantém na geladeira, pois manteve a faixa de 30% na
comparação.
"Falando da parte
financeira, o brasileiro segue apertado financeiramente no início do ano,
principalmente, em função dos impostos, material escolar e gastos habituais do
período. Com isso, no início de 2021, percebemos que 63% se sente mais apertado
com as contas extras de janeiro, em linha com o que indica o histórico para o
período. Por outro lado, 31% acha que está igual aos outros meses do ano e
apenas 6% se sente mais confortável financeiramente, pois sobrou algum dinheiro
do final do ano", completa, Ligia.
Viagens só de carro
Pensando na segurança
das pessoas com deslocamentos durante a pandemia, o carro voltou a ser o meio
de transporte mais utilizado e 81% prefere viajar de carro, 18% de avião, 12%
de ônibus, 2% de moto e 1% de trem. A pandemia também mostrou que a principal
companhia em viagens agora é o parceiro de vida (48%), seguido de todo a
família (30%) e filhos (17%). Os destinos de menor agitação e movimento, o que
contribui para o isolamento, são os mais citados, como Praia Deserta (43%) e
sítio/chácara (31%).
Os protocolos de
biossegurança estão no radar do brasileiro que pensa em sair para uma viagem.
E, como recado para as cidades e locais turísticos, 82% dos brasileiros
considera importante que toda a equipe esteja protegida com máscaras, 77% quer
a disponibilização de kit higienização com álcool gel e 72% espera que seja
respeitado o distanciamento social em restaurantes, entre outros.
Insegurança dos pais
na volta às aulas
"Ao pensar em
férias, não podemos deixar de falar das crianças em casa. A pesquisa indicou
que apenas 16% dos brasileiros acreditam que as aulas devam voltar a ser 100%
presenciais neste momento, 33% prefere que o ensino seja virtual e 30% acha que
o melhor formato agora é o híbrido, que mescla aulas presenciais e
virtuais", explica Lígia Mello.
Dos entrevistados, 26%
possuem filhos e, sem poder viajar durante o período de férias, em função da
pandemia, estão projetando fazer mais atividades em casa (39%), como atividades
manuais (22%) e idas a parques e áreas abertas (30%). Outro número relevante, é
que 18% dos pais devem apostar na compra de videogames, jogos e brinquedos para
entreter as crianças. Uma fatia de 20% pretende viajar mesmo com a pandemia.
Carnaval assistindo
seriados
No início do ano
também temos uma das datas comemorativas mais queridas do Brasil: o Carnaval.
Quase metade dos brasileiros (48%) aproveita essa data comemorativa para
descansar e, mesmo com a pandemia, esse número se manteve o mesmo. As maratonas
de filmes e séries estão bem cotadas, passando de 46% antes da pandemia para
51% do interesse atualmente.
Ainda no mesmo período
de comparação, o interesse em passar o tempo em família subiu de 29% para 34%
no carnaval de 2021. Ainda, sobre a possibilidade de postergar o carnaval para
julho de 2021, a mudança é bem vista por 61% dos brasileiros e 29% acha que o
feriado tem que ocorrer mesmo sem as festas. Já 11% acham que os bloquinhos vão
ocorrer mesmo com a pandemia em curso e 12% acredita que teremos duas datas de
carnaval no Brasil neste ano.
Churrasco ainda é um
dos preferidos
Antes da pandemia, o
churrasco fazia parte da rotina da metade dos brasileiros e, ao pensar nesse
programa, 55% lembra das boas risadas ao reunir os amigos, 54% considera um
ótimo programa de fim de semana para o período de festas. Para 42%, um bom
churrasco não pode deixar de ter cerveja. No verão 20/21, ainda em pandemia, o
hábito continua vivo na vida dos brasileiros, mas, para 50%, será apenas em
família apenas e em casa.
O som preferido na
hora do churrasco é o de música sertaneja. Surpreendentemente, o rock e o
pagode aparecem empatados em seguida, sendo: sertanejo (37%), sertanejo
universitário (34%), rock (32%), pagode (32%), MPB (29%), Samba (29%), Funk
(13%), música eletrônica (5%) e RAP (4%).
Hibou
consumo. https://www.lehibou.com.br
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