Objetivo é orientar a população para garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital
Começa nesta quarta-feira (13) a quarta fase da campanha
#FiqueEsperto, com dicas e informações para a população sobre os cuidados
necessários para garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital.
Neste mês de janeiro, as orientações são sobre os cuidados com os links
recebidos, a importância de verificar se o remetente é confiável e evitar
download e execução de arquivos a partir do endereço acessado, por exemplo.
Também é recomendável ter um cuidado especial com mensagens que oferecem
prêmios e vantagens muito atrativas e não reencaminhar mensagens de origem
desconhecida e com links duvidosos.
A Campanha #FiqueEsperto foi lançada em outubro do ano passado e conta com a
participação dos setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio
e varejo.
Nos dois primeiros meses, outubro e novembro de 2020, o
foco da campanha foi oferecer informações para orientar os usuários quanto às
medidas para proteger suas contas e senhas. Já em dezembro, as dicas foram para
proteger os dados pessoais dos usuários e no próximo mês a campanha focará em
cuidados a serem tomados com aplicativos que se fazem passar por outros para
enganar os usuários.
Além do hotsite https://fe.seg.br/, as dicas
também estão sendo enviadas mensalmente por SMS. Foram enviados ainda e-mails
sobre o tema para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e
feitas postagens nas redes sociais.
A iniciativa, liderada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa o
setor de telecomunicações, conta com a parceria da Associação Brasileira de
Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação
Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel), Associação NEO, Confederação das
Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Câmara Brasileira de
Comércio Eletrônico (camara-e.net), Comitê Gestor da Internet no Brasil
(CGI.br), Federação Nacional de Bancos (Febraban), Internet Society Capítulo
Brasil (ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
(NIC.br).
Esta campanha se soma a outras iniciativas do setor de
telecomunicações, especialmente neste momento em que a conectividade está sendo
ainda mais fundamental para a população manter atividades à distância, como o
home office, aulas virtuais e entretenimento.
Conexis Brasil Digital
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