Adaptações podem
gerar cerca de 44% de economia no preço total do seguro, dependendo do perfil
do cliente
A pandemia tem feito com que muitas pessoas revejam
suas despesas e passem a controlar ainda mais seus gastos. Para não abrir mão
de itens importantes, uma das saídas é adaptar serviços de acordo com as
mudanças na rotina ou estilo de vida, como pode ser feito no seguro auto da
Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora. “A
possibilidade de escolher as coberturas e assistências que realmente precisa,
seja na contratação do seguro ou ao longo da vigência, são fundamentais para
que o cliente possa pagar o preço justo pelo momento que vive”, diz Arthur
Carvalho, diretor de Operações na Youse.
Para ajudar nessa tarefa de escolher as vantagens
de um seguro flexível e
customizado, o diretor, especialista sobre o assunto na Youse listou
algumas dicas. Confira:
1) Reflita sobre a rotina de utilização do veículo
Alguns dos principais aspectos a considerar na
contratação do seguro ou reavaliar ao longo da vigência da apólice são: a
finalidade do veículo, se para passeio e deslocamento ao trabalho (uso
particular) ou para uso comercial, motorista de aplicativo etc. Depois, a
frequência de uso do carro. Com a quarentena, por exemplo, muitas pessoas
deixaram de usar o seu veículo com a mesma frequência ou de usá-lo para ir ao
trabalho. “Se o veículo praticamente não tem rodado, o cliente pode avaliar se
a cobertura de colisão (perda total e parcial), e a de danos materiais são
necessárias para o momento”, pondera. Uma adaptação nessas coberturas, poderia
implicar em, em média, 44% de economia no preço total do seguro, segundo
estimativas da Youse e conforme o perfil.
Levando em consideração a rotina de uso do veículo,
fica mais fácil o cliente analisar os serviços contemplados no seguro auto. “Se
o cliente passa grande parte do dia no trânsito, existe uma maior probabilidade
de colisão ou, dependendo da região, pode haver mais chances de o veículo ser
roubado. Já se o cliente praticamente só sai aos fins de semana, mas o veículo
passa grande parte da semana estacionado na rua, o risco de colisão reduz, mas
a probabilidade de um furto aumenta”, exemplifica. Para essas situações,
coberturas de Colisão, Danos Materiais, Roubo e Furto e as assistências guincho
e panes mecânicas, oferecem atendimento para essas principais ocorrências e
necessidades.
2) Avalie as coberturas e assistências do Seguro
Auto
Coberturas e assistências são complementares,
portanto, dependendo do que o cliente optar, estará aumentando ou diminuindo a
sua capacidade de evitar arcar com custos ou responsabilidades inesperadas. Mas
caso o cliente precise adequar os custos do seguro às suas condições econômicas,
a recomendação é de “refletir sobre quais situações de risco e necessidades de
serviço ele está, respectivamente, mais exposto e disposto a utilizar em caso
de imprevistos”, explica Carvalho. Nesta revisão, também é importante avaliar
os limites de valores contratados e a quantidade de utilizações, pois
interferem no preço e na sua proteção”, sugere.
Também é importante entender, com clareza, o que
cada cobertura oferece em termos de proteção e serviços. “Por exemplo, se o
cliente roda com seu veículo apenas dentro da sua cidade, por que pagar por uma
assistência de guincho com deslocamento ilimitado? Provavelmente uma cobertura
de 100 km será mais do que suficiente, e seu custo com o seguro menor”,
explica. De acordo com estimativas da Youse, uma adaptação como essa, na
quilometragem de guincho, pode gerar uma diferença média de 9% ou de R$ 160 ao
longo de um ano, no valor do seguro, dependendo do perfil do cliente. “Por
outro lado, se o cliente viaja de carro com frequência, a recomendação é que o
plano inclua assistência guincho com limites entre 300 e 500 km, com auxílio em
caso de pane mecânica e retorno para sua residência”, indica Carvalho.
3) Considere suas prioridades
As coberturas de Roubo e Furto e Colisão são as
mais consumidas e procuradas pois, combinadas, garantem ampla proteção aos
clientes no caso de necessidade de reparação ou indenização integral. ”Já se o
cliente prefere apenas ter cobertura para danos que causar a outros bens e se
responsabilizar, por conta própria, pelo conserto do seu veículo, cabe uma
cobertura apenas para Danos Materiais a terceiros, na qual sugiro um valor
mínimo de R$ 50.000,00 de cobertura”, diz. Há ainda a de Danos Corporais, caso
pessoas venham a se ferir no acidente.
4) Opte por um seguro personalizável e com
facilidade de pagamento
Desde o início do isolamento social, a Youse
disponibilizou um pacote de seguro auto específico para a quarentena, composto
por coberturas mais básicas como Roubo, Furto, Incêndio e Assistência guincho,
uma vez que as pessoas estão saindo menos de casa. Mesmo ao optar pelo pacote
quarentena, o cliente pode incluir mais opções de coberturas ou assistências,
conforme as suas necessidades e valor que cabe no seu bolso.
Na Youse, o cliente pode montar o seguro com as
coberturas e assistências que ele quiser, pelo aplicativo ou site da marca, de
maneira 100% digital. Na prática, ele visualiza o preço durante a cotação e
pode incluir ou excluir os serviços que quiser, ciente do valor de cada
escolha. Além disso, o pagamento pode ser mensal e não compromete o limite do
cartão de crédito, o que pode facilitar o controle de gastos.
“Esse ano nos mostrou o quanto nossas vidas e
necessidades mudam a todo o momento, e como a possibilidade de se adaptar
rapidamente é importante para evitar gastos desnecessários e prezar por
qualidade de vida. Como cada caso é um caso, a Youse se adapta facilmente a
particularidade de cada cliente e oferece autonomia para as escolhas
individuais”, conclui Carvalho.
Youse
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