Em um
mundo interconectado, a segurança cibernética se torna cada vez mais importante
para os negócios. A falta dela coloca em risco dados confidenciais de pessoas
físicas e jurídicas, imagem de empresas e gera grandes prejuízos financeiros,
principalmente para as PMEs. Com orçamentos menores, o investimento em
seguridade nem sempre corresponde às reais necessidades das companhias,
deixando-as mais vulneráveis aos ataques de criminosos.
Acontece que todas as organizações,
independente do tamanho, devem saber claramente a quais ricos estão expostas e
proteger os dados que possuem, sejam dela própria, de clientes ou de
fornecedores. Um dos erros mais comuns entre as PMEs é acreditar que, por serem
pequenas, não são estão na mira de hackers. Isso, no entanto, não é verdade. Um
estudo da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostra que
cerca de 65% dos crimes cibernéticos acontecem justamente nos negócios de menor
porte, pois normalmente possuem redes não seguras e dispositivos sem recursos básicos
de proteção.
Pensando nisto, separei quatro passos
essenciais para que você proteja seus negócios online de ataques virtuais e
consiga manter sua reputação no mercado:
1. Crie uma lista de autorizações da
Autoridade de Certificação (CA)
Um dos
primeiros pilares de segurança digital é a adoção do certificado SSL / TLS,
tecnologia padrão para manter segura uma conexão à internet e proteger todos os
dados confidenciais enviados entre dois sistemas, impedindo que criminosos
leiam e modifiquem qualquer informação. Estas certidões são fornecidas por
empresas de Autoridades Certificadoras (CA) e é neste momento que pode
acontecer uma fraude.
É comum
que pessoas mal-intencionadas, sejam elas de dentro ou de fora da companhia,
tentem obter um certificado confiável de uma autoridade de certificação externa
em nome de um domínio legítimo, no caso em nome da sua empresa.
Como esse
"certificado fraudulento" é emitido por uma autoridade conhecida pelo
nome verdadeiro da sua empresa, os consumidores não têm motivos para questionar
sua legitimidade, e os invasores podem ocultar conteúdo malicioso livremente.
Ou seja, os criminosos emitem um certificado para o seu negócio e o colocam em
um domínio falso, roubando assim seus dados e de seus clientes. Para proteger
os proprietários de domínio de tais ataques, em 2017, foi estabelecido que
todas as autoridades competentes devem obrigatoriamente verificar o registro da
CAA de um domínio antes de emitir um certificado.
Os
registros CA são uma "lista branca" de autoridades de certificação
confiáveis, definidas pelo proprietário de um domínio. Ao manter este controle
rigoroso e permitir que apenas as CAs com padrões rigorosos de autenticação
emitam certificados, sua empresa pode impedir que os invasores usem
certificados falsos que comprometam sua identidade.
2. Supervisione os registros do
Certificado de Transparência (CT)
Um
registro CT é uma lista completa de certificados com os quais as empresas podem
identificar rapidamente aqueles emitidos com erro ou falsificados. Juntamente
com os recursos de monitoramento, ele permite que o proprietário do domínio
assuma o controle de todos os certificados emitidos para esse do mesmo. Ao
monitorar pro-ativamente os registros de CT, você pode detectar os certificados
que foram emitidos sem a aprovação expressa do proprietário ou que não
respeitam a política de domínio da empresa. E tudo isso em questão de minutos,
em vez de dias, semanas ou meses.
Se você
não usar o monitoramento de log de CT, pode haver certificados emitidos por
autoridades de certificação fraudulentas, não aprovadas ou instalados
incorretamente que podem criar vulnerabilidades nos domínios mais importantes
da empresa, afetando inclusive seu cliente e reputação do seu negócio.
3. Verifique as listas negras
Se você
tiver um problema de segurança em um de seus domínios, corre o risco de perder
a confiança de seus clientes e também de seu domínio ser incluído na lista
negra. Ter uma solução de gerenciamento de certificados que inclua um
verificador de lista negra não apenas simplifica sua administração de
certificados, mas também garante que seu domínio não seja visto com
desconfiança pelos navegadores sem o seu conhecimento.
4. Verifique a identidade de usuários e
dispositivos
Em uma
organização, funcionários, contratados e parceiros usam todos os tipos de
dispositivos para acessar informações confidenciais por meio de redes e
aplicativos corporativos. A falha na autenticação correta de usuários e dispositivos
pode levar a um incidente de segurança e, como consequência, à perda de dados e
reputação. Ao implementar a infraestrutura de chave pública (PKI) para
dispositivos móveis, o acesso via VPN e o login com
cartão inteligente, você garantirá que apenas usuários e dispositivos
confiáveis tenham
acesso às informações autorizadas pela empresa.
Dean Coclin - diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios da Digicert
digicert.com ou
siga @digicert.
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