Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Pesquisadora do HCor publica estudo sobre equidade de gênero

Revisão contemplou principais publicações dos últimos 10 anos de área da Pneumologia

Em cerca de 40% dos estudos não houve participação de nenhuma mulher; Apenas um estudo levantado teve uma cientista em posição central de autoria

 

Discussões sobre equidade de gênero na sociedade moderna vêm para consolidar os direitos declarados às mulheres. Há um teto invisível de vidro contra o qual as mulheres profissionais se deparam em sua ascensão na carreira.

Foi essa inquietação que levou a pneumologista e pesquisadora do HCor, Dra. Letícia Kawano, a se unir a outras cientistas e investigar a proporção de mulheres autoras das principais publicações científicas de sua subespecialidade na Pneumologia, a área de doenças intersticiais pulmonares. Nos últimos 10 anos, essa área testemunhou grandes avanços com o surgimento de novos tratamentos para fibrose pulmonar e a necessidade de atualização de diretrizes de diagnóstico e tratamento.

Publicado no The Lancet Respiratory Jornal, na segunda quinzena deste mês, o artigo “Equidade de gênero nas Doenças Intersticiais Pulmonares” se propôs a revisar a autoria das principais publicações dos últimos 10 anos nessa especialidade. O levantamento mostrou uma escassez de mulheres autoras, que se agravava quando se restringia a análise para posições de destaque de autoria (primeiro autor ou autor sênior, Chair ou co-Chair).

De acordo com a Dra. Letícia, a opção por revisar exclusivamente as principais publicações da área (foram avaliados 11 artigos no total) se deu porque, nesses estudos, não basta ser tecnicamente bom. Neles, para participar é preciso ser convidado, indicado, o que, segundo ela, reflete uma dinâmica de poder.

Outro ponto observado na investigação mostra que a maior taxa de autoras mulheres MD/PhD nos estudos avaliados foi de apenas 18%.  Por outro lado, em quatro dos 11 estudos tabulados (36,3%) não houve a participação de nenhuma mulher cientista (MD/PhD).

O artigo “Equidade de gênero nas Doenças Intersticiais Pulmonares” tem autoria das cientistas Letícia Kawano, Kerri Johannson (Canadá), Mary Strek (Estados Unidos), Marilyn Glassberg (Estados Unidos), Marlies Wisejnbeek (Holanda) e Maria Molina-Molina (Espanha), e apoiado por uma lista de signatárias com dezenas de outros nomes da ciência mundial, de países como Estados Unidos, Itália, Argentina, Austrália e Índia.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados