Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Odontopediatra explica quando levar os bebês à primeira consulta

A indicação é importante para acompanhar o nascimento e o desenvolvimento dos dentes, além da saúde bucal como um todo. 

É muito comum os pais se perguntarem quando devem levar seu filho á primeira consulta com profissional de Odontologia. 

A resposta é bastante clara e esse acompanhamento dos bebês deve ser feito pela odontopediatra logo que os dentes começam a nascer. 

É perceptível perceber quando o dentinho aponta na gengiva, na maioria das vezes acompanhado de irritação, impaciência e podendo ter até febre baixa associada.  

A odontopediatra Ianara Pinho explica que as mamães podem esclarecer dúvidas sobre os primeiros cuidados, logo na gestação. Nesse período é possível conversar sobre a introdução alimentar e amamentação. 

“A avaliação do freio da língua, ou mais conhecido como ‘teste da linguinha’ é feita pelo fonoaudiólogo nas primeiras horas de vida, ainda na maternidade. 

Caso tenha alguma alteração, o especialista irá informar e encaminhar para uma reavaliação com o Odontopediatra”, destaca.

Nessas primeiras consultas à odontopediatra é orientado sobre a escovação, a alimentação, mastigação, além de outros detalhes, como os cuidados com o uso da chupeta. 

“O uso da chupeta é um assunto que gera muita repercussão. O uso dela pode causar danos ao posicionamento dos dentes, da língua, atrapalhar na mastigação, na fala e gerar uma série de prejuízos á criança”, lembra. 

Nosso objetivo é proporcionar a prevenção de problemas bucais, em especial a doença cárie, proporcionando um sorriso saudável e estabelecer uma relação de confiança entre o Odontopediatra, a criança e sua família!

 

 


Ianara Pinho - Cirurgiã Dentista formada pela Universidade de Brasília – UnB. Pós-Graduação Latu Sensu em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia - ABO-DF.

 

Ianara Pinho Odontologia

www.ianarapinho.odo.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados