Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Com tarifa zero, importação de equipamentos de energia solar pode impulsionar venda de seguros

 Nova medida entra em vigor dia 01º de agosto e vai até o fim de 2021

 

O governo federal anunciou que, a partir de 1º de agosto, a importação de equipamentos de energia solar também terão tarifa zero. A medida, já publicada no Diário Oficial da União, visa incentivar a adoção dessa fonte de energia pelos consumidores, que atualmente responde por apenas 2% da matriz energética do país.

Entre os equipamentos da lista de bens de capital que terão os impostos de importação zerados para diminuir os impactos da Covid-19 na economia, estão também o módulo fotovoltaico, inversores fotovoltaicos, rastreadores solares (que acompanham a posição do sol) e a motobomba.

 A principal vantagem de investir em equipamentos fotovoltaicos para geração da sua própria energia está na economia. Além de reduzir significativamente o custo da conta de energia, o excedente gerado (e não consumido) retorna em forma de créditos do governo. Calcula-se que o retorno sobre o investimento é de cinco anos, em média.

 Com o incentivo para a compra desses equipamentos, a indústria do seguro espera que a demanda por coberturas também cresça. Uma das empresas que espera ser indiretamente beneficiada é a  Argo Seguros, multinacional norte-americana que oferece alguns produtos nesse segmento. Com a mudança no regime de tributação, a seguradora espera incrementar suas vendas nos produtos de seguros para placas solares - também conhecido como fotovoltaicos - e também de Engenharia, no que tange a instalação das mesmas.

 “Nossos clientes são residências, comércios e pequenas indústrias que geram energia para o seu próprio consumo. Dessa forma, enxergamos nessa medida um incentivo para que outras pessoas e pequenos comerciantes também possam investir com mais tranquilidade em equipamentos fotovoltaicos, tendo um seguro que o deixará protegido”, afirma Vanessa Oliveira, Head de Consumer Lines.

 A principal vantagem de investir em equipamentos assim está na economia. Além de reduzir significativamente o custo da conta de energia, o excedente gerado (e não consumido) retorna em forma de créditos do governo. Calcula-se que o retorno sobre o investimento é de cinco anos, em média.

 Atualmente, a Argo Seguros oferece duas opções diferentes nesse segmento. O seguro de Riscos Diversos - Equipamentos Fotovoltaicos, que é voltado para o proprietário do equipamento; e o Riscos de Engenharia para Instalações Fotovoltaicas, que é direcionado para os instaladores. O principal diferencial é que ambos possuem cobertura exclusiva para proteção de equipamentos ao ar livre, como é o caso dos produtos fotovoltaicos, que ficam sempre expostos as intempéries.

 

 

Argo Seguros

www.argoseguros.com.br.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados