Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de julho de 2020

MITOS E VERDADES SOBRE A PLACA BACTERIANA

Cirurgiã-dentista da GUM esclarece as principais dúvidas a respeito do tema


A importância de uma boa higiene bucal está associada a uma série de fatores que vão além da estética. Dentre esses fatores, o principal está na remoção da placa bacteriana, a principal causa da cárie e doenças periodontais, inflamação da gengiva ou gengivite.

"A placa bacteriana é um conjunto de micro-organismos e restos de alimentos que ficam aderidos na superfície do dente devido à falta de higienização, seja por uma escovação não adequada ou ao não uso do fio dental. Deste modo, a escovação ao mínimo duas vezes ao dia, somada ao uso do fio dental diariamente, é essencial para a remoção efetiva da placa e prevenção de seu acúmulo sobre o dente e na linha das gengivas", explica Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM, marca americana de cuidado bucal.

Para esclarecer todas as dúvidas, a especialista responde os principais questionamentos sobre o tema. Confira abaixo:


• Alimentos ricos em açúcar favorecem a proliferação de bactérias que podem causar cárie?

Sim. Após ingerir alimentos ricos em açúcar, como a sacarose, açúcar mais presente na dieta familiar, ocorre a proliferação de bactérias que produzem ácidos a partir da metabolização desses carboidratos ingeridos, provocando a desmineralização do dente que ocasionará as lesões de cárie. Uma dieta balanceada, assim como uma higiene bucal correta são fatores essenciais para a prevenção e controle da doença, aponta.


• A placa bacteriana pode também causar doenças gengivais?

Sim. A inflamação da gengiva (gengivite) também é resultado da presença da placa bacteriana devido a higiene bucal inadequada. Essa doença se caracteriza pela inflamação, vermelhidão e sangramento das gengivas por conta do NÃO uso do fio dental. Acredita-se, no senso comum, que o fio dental machuca a gengiva, causando esse sangramento, quando na verdade ele é responsável pela remoção da placa bacteriana, que quando acumulada pode causar a inflamação da gengiva e sangramento.

A placa bacteriana pode ainda se calcificar/endurecer e formar o cálculo dental, popularmente chamado de tártaro, que somente o dentista conseguirá remover. O cálculo é um fator que facilita o surgimento da periodontite, doença que provoca reabsorção óssea dos tecidos de sustentação e pode, em casos mais graves, levar a perda do dente. "Deste modo, atentar-se para uma adequada higienização bucal, em que além da escovação se utilize o fio dental diariamente é fundamental para a completa remoção da placa bacteriana e prevenção de doenças bucais, como a gengivite e periodontite. "


• Enxaguante bucal elimina a placa bacteriana?

Não. "O enxaguante bucal é um complemento da escovação, sem uma adequada escovação e uso do fio dental diariamente, a utilização do enxaguante não será efetiva na eliminação da placa bacteriana", explica.


• Usar uma grande quantidade de gel dental favorece uma maior higienização?

Não. O tempo e a técnica da escovação são mais importantes do que a quantidade de gel dental utilizado. "O dentista indicará a melhor técnica de escovação para cada caso. Geralmente, para adultos, recomenda-se a Técnica de Bass Modificada que promove a remoção efetiva da placa na margem da gengiva. Para realiza-la, deve-se posicionar a escova a um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, realizar suaves movimentos curtos e vibratórios em cada dente, seguidos de movimento de vassoura em direção às pontas dos dentes, tanto nas faces externas, quanto internas. Na superfície de mastigação, deve-se fazer movimentos de vai e vem. ", explica.

"Além disso, é fundamental escovar a língua para remover restos de alimentos e bactérias que também se acumulam nessa região, e claro, utilizar o fio dental diariamente. Já existem no mercado, algumas escovas adequadas para a técnica de Bass, assim como fio dental com haste que facilitam o uso do fio. ", finaliza.

 


GUM

latam.gumbrand.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados