Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Farmácias de manipulação sofrem com aumento exacerbado no preço das matérias-primas de medicamentos

 Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), 65,4% das empresas associadas apontam dificuldades com disponibilidade e alta no valor dos insumos em junho


Os farmacêuticos e proprietários de farmácias de manipulação de todo o Brasil estão sofrendo com uma inflação bastante significativa da cadeia fornecedora de seus estabelecimentos, especialmente nos últimos quatro meses. Segundo o farmacêutico e diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, desde o começo da pandemia, um conjunto de matérias-primas que estão sendo muito requisitadas pela sociedade sofreram reajustes que chega a mais de 2.000%.  “Quando as farmácias os questionam os novos preços, os fatores que os fornecedores alegam são a alta do dólar e o crescimento mundial na demanda de substâncias que tenham sido associadas ao coronavírus”, revela. "Justificado ou não, esse aumento preocupa o empresariado que está à frente desses estabelecimentos, pois pode inviabilizar a continuidade de tratamentos essenciais que muitos pacientes precisam".

A situação impacta diretamente a população, pois muitas pessoas necessitam de doses específicas dessas substâncias para se tratar. “Os farmacêuticos ficam em uma situação complicada, já que dependem completamente das matérias-primas para atender adequadamente os pacientes. É importante entender que essa inflação afeta um serviço de saúde essencial, pois, em muitos casos, os medicamentos manipulados são a única solução ideal de tratamento”, conta Fiaschetti.

 

Em pesquisa realizada com as farmácias de manipulação associadas à Anfarmag, há quatro meses, no início da pandemia, 40,1% dos entrevistados já apontavam dificuldade com disponibilidade e preço de insumos. Em junho, o percentual subiu para 65,4%. “É importante reforçar que as farmácias de manipulação são estabelecimentos de menor porte e compram pequenas quantidades, o que afeta a dificuldade para negociar os preços de insumos. É comum ter que administrar por volta de 2 mil itens no estoque da farmácia, já que a especialidade do setor é a personalização dos tratamentos. Como são pequenas empresas, as farmácias não compram estoques para um ano, não compram caminhão de matéria-prima. Cada vez que precisam se abastecer no mercado de provimento, o preço das substâncias está maior. O dilema que essas empresas vivem atualmente é que ou a farmácia repassa o aumento integral ou parcialmente para o consumidor ou deixar de preparar esses medicamentos, desassistindo a população”, conclui Fiaschetti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados