Durante muito tempo a área de Recursos Humanos
buscou o reconhecimento do seu papel crucial nas organizações. Com o tempo, se
transformou, uma vez que era necessário acompanhar as mudanças que as
revoluções industriais, tecnológicas e corporativas trouxeram. Mas devido ao
covid-19, esse segmento se tornou a peça-chave das empresas, e essa mudança
ocorreu da noite para o dia.
O mercado já vivia um momento no qual o RH vai
muito além da contratação e demissão, sendo responsável por gerenciar temas
importantes para a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos
colaboradores. Agora, neste momento de uma crise sem precedentes, o segmento
carrega em si uma nova responsabilidade: preservar o caixa após garantir a
preservação de vidas – o verdadeiro bem mundial e o que realmente está em jogo
nesta crise.
Essa necessidade levou a área de Recursos Humanos
para o holofote e, neste momento, todas as organizações se voltam aos seus
profissionais da área para garantir a sobrevivência do negócio e, ao mesmo
tempo, assegurar o cuidado, bem-estar e a diminuição da incerteza entre os
colaboradores.
Como superintendente da área de Gente&Gestão no
Digio, plataforma digital de serviços financeiros, temos realizado diversas
iniciativas que têm alcançado resultados positivos. Compartilho aqui algumas
das boas práticas executadas e que têm transformado nossas habilidades enquanto
gestores de pessoas e negócios, bem como tem nos permitido inovar para
contribuir para o futuro do trabalho.
Cuide das pessoas: fornecer
informação de qualidade e atendimento médico eficaz (preferencialmente virtual)
é premissa básica, mas garantir apoio emocional, fortalecendo lideranças e
sendo exemplo de empatia, coragem e adaptabilidade é a milha extra para
garantir pessoas saudáveis física, emocional e profissionalmente falando.
Ouça com atenção: pratique a
escuta ativa e ofereça um terreno propício para tal – sem constrangimentos e
sem julgamentos. Ao fazer isso, é possível entender a fundo qual a necessidade
de seus colaboradores para poder criar estratégias que atendam aos seus anseios
e resolvam seus problemas.
Comunicar nunca é demais: garanta um
bom canal de comunicação com seu público interno e seja transparente em seus
posicionamentos. Qualquer pessoa responde melhor quando sabe exatamente como,
quando e o que está acontecendo. Mantenha sempre o canal verdadeiramente aberto
para dar vazão a toda e qualquer preocupação dos colaboradores e assim, criar
um ambiente seguro e confiável.
Esteja em dia com as determinações do Governo e de
mercado: responder às MPs (Medidas Provisórias) em tempo
real contribuem para a competitividade no mercado em curto prazo. Contudo, tome
decisões que não comprometam o futuro e que estejam em prol da longevidade
organizacional.
Ressignifique o conceito de estratégia: agora é a
vez do RH demonstrar todo seu repertório. Por isso, forneça insumos que
auxiliem seus stakeholders a repensarem o tema. Explico: dado que a cultura
realmente devora a estratégia, é necessário refletir se estamos vivendo, de
forma ampla e irrestrita, os valores desejados e se o propósito continua a dar
solidez à existência organizacional. Caso contrário, é fundamental
revisitá-los.
Ouse e transforme: se vivíamos
uma era onde o propósito era se valer da tecnologia para compreender melhor
diversos aspectos do mundo do trabalho, o novo coronavírus abre uma
oportunidade enorme para a área repensar o futuro da dinâmica das organizações.
Quer um exemplo? Há quanto tempo os colaboradores
demandam por organizações mais descentralizadas e/ou distribuídas? E você já
parou para pensar que as ferramentas que estamos usando hoje, por força maior
da situação, nos possibilitam isso?
Estamos “com a faca e o queijo na mão” para mudar a
arquitetura formal da organização, com mais uso de equipes horizontais e
comunidades descentralizadas, levando a uma organização mais inovadora,
colaborativa, flexível e resiliente.
Bia
Nóbrega - coach,
mentora, palestrante, conselheira e executiva há mais de 22 anos na Área de
Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores. Graduada em Psicologia
pela USP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP, pós-MBA em
Conselho pela Saint Paul Escola de Negócios e ESMT – European School of
Management and Technology, possui diversos cursos de formação, certificação e
atualização. É afiliada à International Coach Federation (ICF), Associação
Brasileira de Coaches (ABRACOACHES), Instituto Brasileiro de Governança
Corporativa (IBGC), Women Corporate Directors (WCD), Associação Brasileira de
Recursos Humanos (ABRH) e Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD). É autora do livro “Autocoaching: 29 dias para dar um
upgrade na sua vida” – DVS Editora e é coautora do livro “Mapa da Vida” -
Editora Ser Mais. Possui mais de 800 horas de atendimento em coaching
executivo, carreira e vida e desde 2015 propaga o Autocoaching como A Melhor
Ferramenta de Autodesenvolvimento e um Estilo de Vida.
Facebook: Bia Nóbrega
Instagram: @bia.coaching
Twitter: @bianobrega3
Linkedin: Beatriz Cara Nóbrega
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