Rebeca Toyama
comenta sobre a nova forma de se relacionar com os colaboradores neste momento
Sem nenhuma exceção, todas as organizações têm
sentido os impactos causados pela pandemia do COVID-19, e um fator importante a
ser analisado neste momento é trazer um novo olhar e uma nova forma de se
relacionar com os colaboradores. Além dos impactos como a redução de renda e
extinção de algumas atividades, a rotina profissional já foi impactada seja
pelo novo ambiente ou pela pressão de inúmeros fatores em conjunto.
Com isso, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de
carreira traz algumas reflexões para as organizações, a fim de
utilizar a pandemia como uma oportunidade de transformar a visão de mundo das
empresas.
De acordo com o artigo divulgado no início deste
ano pela Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, as principais habilidades
para se aprender estão ligadas à tecnologia, relações interpessoais que são
praticamente impossíveis de automatizar, criatividade, persuasão e colaboração,
além dos desafios da revolução de requalificação.
Diante da pandemia, as empresas tiveram que pensar
na requalificação muito mais rápido do que se imaginava, mas por um outro lado
trouxe a consciência e a responsabilidade que as organizações têm pela
continuação da formação de seus colaboradores. Pensando nisso, Rebeca explica
que um dos principais desafios é requalificar os profissionais para conseguirem
atender aos desafios do novo mercado de trabalho, a 4ª revolução industrial,
que é preparar o ser humano para se relacionar com a inteligência artificial.
“Com toda essa mudança, temos o desafio de
requalificar toda a mão de obra, e falamos de requalificar desde o presidente
ao office
boy. Toda a cadeia dentro de uma empresa precisa ser qualificada
para transitar neste novo mundo.”, afirma Rebeca Toyama, especialista em
estratégia de carreira.
As empresas são responsáveis por formarem em seus
colaboradores os hard skills, mas também cabe desenvolver os soft skills,
e agora é o momento onde as organizações precisam ensinar aos seus funcionários
a gestão de tempo e como lidar e ter controle com o estresse, angústia e
pânico. A educação corporativa neste momento vem como o ponto-chave para ter
uma equipe engajada e com níveis saudáveis de bem-estar.
Para a especialista, a pandemia trouxe a
oportunidade das empresas lembrarem seus propósitos e valores, e assim
estabelecer um vínculo mais saudável com os seus colaboradores. “A importância
da empresa estar em sintonia com seus colaboradores é garantir que eles estejam
aptos a responder os desafios presentes no cenário atual sem colocar em risco
sua saúde mental. ”, conta, Rebeca.
Inteligência Emocional
Outro papel das organizações é entender que o
colaborador tem diversas dimensões dentro dele, portanto, é importante se
investir em inteligência emocional. Principalmente neste momento, onde as
empresas precisam estar prontas para acolher as demandas emocionais de seus
funcionários, o que significa ter empatia e mostrar que a situação está
complexa para todos.
“Muitos gestores, às vezes por não saber resolver o
problema pessoal de um colaboador, entendem que não devem acolher a demanda
emocional, mas é somente demonstrar empatia. Se a empresa não olhar para seus
colaboradores como ser humano, não conseguirá extrair a melhor versão dele ”,
reforça, Toyama.
O vínculo com os colaboradores vai muito além do
engajamento, faz o indivíduo ter um propósito maior junto a empresa e eleva
autoestima e autoconfiança, assim reduz os quadros de ansiedade, estresse e
instabilidade emocional dos colaboradores. “Cuidar dos colaboradores não é uma
escolha, e sim, uma necessidade! E criar esse vínculo mesmo à distância, fará
seu colaborador se sentir engajado por sentir-se importante para a empresa. ”,
finaliza, Rebeca Toyama.
A especialista em estratégia de carreira, Rebeca
Toyama traz 4 principais dicas de Educação Corporativa para auxiliar as
organizações neste momento de pandemia:
1- Entender seu papel enquanto educador social: Dê
continuidade na formação do ser humano. Desenvolva em seus colaboradores os hard skills
e soft skills;
2- A importância de ter uma visão de mundo claro: Cuidar dos
colaboradores não é uma escolha, e sim, uma necessidade. Entenda os geradores
de estresse e angústias. Mostre para os colaboradores o quão são importantes
para a empresa neste momento;
3- Momento importante para revisitar seus valores e
visão: Aproveite esse momento para resgatar seus valores e
propósitos. A empresa precisa estar alinhada com os valores e a visão de seus
colaboradores, pois esse é o caminho para descobrir o valor que se tem neste
momento;
4- Colocar sua visão de mundo pós-pandemia: Tente
resgatar e adaptar o propósito da empresa após essa pandemia.
Rebeca Toyama - fundadora da RTDHO empresa com foco
em bem-estar e educação corporativa. Especialista em estratégia de carreira e
saúde financeira. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante,
empreendedora e professora e atualmente é mestranda em psicologia clínica. Colaboradora
do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia:
Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra
o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de
Transpessoal), Instituto Filantropia e Universidade Fenabrave. Coach com
certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em
Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.
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