Veja como se destacar na rede social e vender mais
Com
mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo 64 milhões só no Brasil, o Instagram
é uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Esse sucesso reflete também na
parte comercial, sendo um dos maiores canais de vendas da internet, superando o
Facebook.
Algumas informações importantes sobre a
rede social, de acordo com o Instagram:
·
É a rede em que os seguidores mais
interagem com as marcas. Quando comparado ao Facebook, o engajamento dos
clientes é 5 vezes maior;
·
80% dos usuários interagem com, pelo
menos, uma empresa;
·
50% dos usuários seguem de volta uma
empresa que os seguiu;
·
60% dos usuários dizem ter conhecido
uma empresa pelo Instagram;
·
75% dos usuários se inspiram e reagem
(seja interagindo com o perfil da marca, visitando o site ou até comprando um
produto) após terem sido impactados por um post.
Os
dados mostram que o Instagram é um ótimo canal para fazer negócios. Então para
te auxiliar nessa jornada, o Bagy,
plataforma que ajuda pequenos e médios varejistas a criarem o seu próprio site
em apenas 15 minutos, ensina o passo a passo de como montar uma loja virtual e
começar a vender na rede social. Confira!
1
– Crie uma conta no aplicativo – Você pode usar seu endereço de e-mail
ou entrar com o Facebook. Se você já possui uma página de seus produtos no
Facebook, é interessante cadastrar-se com essa conta para que suas redes
sociais estejam conectadas. Isso cria uma identidade visual para a sua marca,
fazendo com que o usuário tenha uma boa experiência e consiga identificar sua
loja com mais facilidade;
2
– Preencha seu perfil – Tenha uma descrição curta, mas que
destaque os pontos mais importantes da sua marca. Aproveite para inserir a URL
(link) do seu site. Escolha uma foto que seja de identificação da sua marca.
Lembre-se que o Instagram é uma rede social visual, então dedique tempo na
escolha e elaboração da sua foto de perfil, pois ela será o seu cartão de
visita. Coloque o Instagram em modo público para que todos os usuários tenham
acesso ao seu perfil;
3
– Poste conteúdo relevante – Preocupe-se em publicar conteúdos que
vão além dos seus produtos ou marca. As principais formas de publicação no
Instagram são fotos e vídeos, mas é importante também pensar nos textos que
enriquecem o perfil. Então siga essas dicas:
·
FOTOS – O Instagram foi criado para
compartilhar imagens, por isso, ao anunciar produtos, é importante publicar
fotos bem feitas, com ótimos enquadramentos e qualidade de resolução. Existem
aplicativos de edição de imagens que podem ajudar a melhorar suas fotos, como
Pic Stitch, Photo Grid e VSCO. Todos esses podem ser baixados gratuitamente. As
fotos podem ser publicadas no feed, ou nos stories;
·
VÍDEOS – São ótimos formatos para
educar os usuários a respeito do seu produto ou serviço e que permitem explicar
as funcionalidades e particularidades do seu produto/serviço. Eles podem ser
publicados no próprio feed, com duração de 60 segundos, ou nos stories, com
duração de 15 segundos;
·
TEXTOS – Não basta ter apenas vídeos e
ótimas fotos. Você precisa descrever bem, e de forma clara, todo esse conteúdo.
Nunca publique uma foto ou vídeo sem uma legenda, e lembre-se que ela precisa
ser objetiva.
4
- Horário e periodicidade dos posts - Tente identificar quais são os
momentos que seu público mais interage com o seu perfil e poste conteúdos
nesses horários. Mantenha seu perfil atualizado, e publique, no mínimo, três
vezes por semana. Evite publicar mais de dois conteúdos por dia para não sobrecarregar
o seu perfil;
5
- Transforme seu perfil pessoal em profissional –
Obter um perfil comercial no Instagram é indicado para receber dados sobre os
seus posts, além de ser super simples! Basta ir nas configurações e selecionar
“trocar para conta profissional”. Depois toque em “mudar” para confirmar. Para
concluir a transição, você precisará integrar seu perfil do Instagram a uma
fanpage no Facebook;
6
– Engage mais usuários no Instagram – Divulgue seu perfil em outras redes
sociais como Facebook e Twitter, e faça com que os seus amigos de outras redes
sociais conheçam o seu Instagram e se tornem seus seguidores. Mas não basta ter
muitos seguidores, você precisa ter os seguidores certos. Por isso, tenha
cuidado com alguns artifícios para conseguir seguidores como comprar
seguidores, esse é uma estratégia pouco eficiente e que não vai gerar
resultados concretos. Outro ponto importante é saber comunicar com as pessoas
que têm interesse nos seus produtos/serviços. Então sempre responda aos comentários
e mensagens enviadas de forma rápida e personalizada;
7
– Escolha o produto certo para vender no Instagram – Não
são apenas as roupas e acessórios que podem ser vendidos no Instagram.
Entretanto é importante definir bem o seu nicho de atuação para conseguir se
destacar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário