Inovação é o tema do momento. Empresas de todos os
portes e segmentos já entenderam que é hora de fazer diferente. Mas, para
inovar de forma focada na realização de valor, é preciso disponibilizar
recursos importantes para garantir o sucesso dessa empreitada.
A ISO 56002, norma de gestão da inovação publicada
em 2019 e que já tem cerca de 100 empresas certificadas em todo o mundo, aponta
para a necessidade de criar estruturas de suporte para a inovação. Entre os
recursos apontados, estão:
Pessoas: Embora a inovação deva
acontecer em todas as esferas da empresa, é imprescindível termos pessoas
totalmente focadas nas estratégias da empresa. Se a tarefa de inovar for apenas
mais uma dentre tantas outras que um profissional já tem, dificilmente será
possível privilegiar o tema e dar toda a atenção que ele requer. Portanto, uma
estratégia de inovação que se preze, deve ter pessoas com dedicação integral.
Tempo: Assim como as pessoas, é
preciso haver tempo para inovar. A empresa precisa levar em consideração que as
mais promissoras iniciativas de inovação raramente são rápidas. Muitas ideias
precisam ficar incubadas por um tempo e é preciso avaliar o timing
certo para cada coisa. Então, é preciso fazer um bom gerenciamento do tempo
para garantir que a empresa não perca oportunidades e nem que apresente soluções
que as pessoas ainda não desejam.
Finanças: Inovar não custa tão caro
quanto muitos pensam, mas, obviamente, é preciso destinar recursos financeiros
para os projetos de inovação. A empresa precisa definir, inclusive, qual é a
sua apetite ao risco. Cabe destacar que, em inovação, não se acerta sempre.
Muitos erros podem acontecer até termos um grande acerto. É preciso estar
preparado e, principalmente, estabelecer limites para não comprometer a saúde
financeira da empresa.
Conhecimento: De nada
adianta termos pessoas, tempo e dinheiro, se não tivermos conhecimento
suficiente para gerar a inovação. Por isso, a empresa precisa investir
constantemente na busca por conhecimentos, que podem ser advindos da
participação em eventos, leituras de livros, treinamentos, cursos ou mesmo da
conexão com startups e universidades. O conhecimento é o oxigênio da inovação.
Infraestrutura: Não
estamos falando pura e exclusivamente de laboratórios de inovação cheios de pufs e post-its
coloridos. A inovação vai muito além de tudo isso. Por infraestrutura,
entende-se recursos físicos ou virtuais, que garantam o suporte necessário para
que a inovação aconteça. Podem ser tecnologias, ferramentas, métodos ou
processos que deem base para as iniciativas de inovação. A infraestrutura é o
alicerce.
Agora que você já sabe quais são os requisitos
mínimos para uma empresa inovar, comece a estruturar seus objetivos para a
inovação. A sua empresa deseja atuar em novos mercados, criar novos produtos ou
melhorar o que já tem? Definir onde se quer chegar é o primeiro passo no
caminho para a inovação.
Alexandre
Pierro - sócio-fundador da PALAS e um dos únicos brasileiros a participar
ativamente da formatação da ISO 56.002, de gestão da inovação.
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