Desde o início da Covid-19, diversos setores da
economia se reinventaram visando o menor impacto possível em seus negócios. Em
um curto intervalo de tempo, encontrar uma resposta à crise se tornou um dos
grandes desafios para empresas de todos os portes, que viram o hábito de
clientes, parceiros e consumidores migrar do presencial para o virtual. Assim,
ficou ainda mais evidente a importância das estratégias e ações de marketing
como forma de ajudar as companhias a reduzirem os abalos.
Do mesmo modo que a tecnologia vem ganhando cada
vez mais protagonismo, também passamos a nos deparar o tempo todo com automação
de marketing - inserida de diversas formas na vida do consumidor. Um exemplo
disso está nas compras online. Ao comprar uma refeição ou outro produto pela
internet, quando concluída a transação, o comprador recebe um e-mail com
detalhes do pedido, sugestões de compras similares, rastreio, entre outras informações.
Já nas ações de marketing, basicamente, a automação
permite a criação de mensagens personalizadas em escala e experiência one-to-one.
Trata-se de um conjunto de processos como mensagem direcionada a uma pessoa na
hora, formato e comunicação certas. Naturalmente, com a tecnologia, esses
processos acabam se tornando mais fáceis e escaláveis.
Um equívoco comum das empresas nos tempos de hoje,
é acreditar que gerar leads e colocá-los em uma fila de e-mail automatizada
pode ser um método efetivo para conquistar resultados. Acontece que, em vez de
criar uma experiência contextual e eficiente com base nas necessidades de cada
indivíduo, a automação de marketing se torna uma maneira de forçar as pessoas a
entrarem em um funil com pontos de contato arbitrários e conteúdo irrelevante.
Assim, é preciso entender cada etapa em que esses leads se encontram e quais
são as suas necessidades em cada momento. Afinal, todos os anunciantes querem
entender o impacto das suas ações e saber, por exemplo, quantas pessoas viram e
compartilharam seus conteúdos.
Este tipo de informação sempre foi muito difícil de
identificar em formatos tradicionais como TV, rádio, jornal e revista. Hoje, as
ferramentas de automação de marketing entregam com mais clareza e rapidez o
resultado em vendas de cada ação, sendo que, tudo pode ser mensurável. A razão
de ter se tornado uma parte crítica no mundo do marketing é que ela resolve o
problema de como se tornar relevante em escala. Em suma, a automação
potencializa o marketing online.
Se até a década passada os vídeos eram praticamente
um artigo de luxo, atualmente o cenário é outro. Hoje, eles se tornaram uma
ferramenta acessível e indispensável para ajudar a atrair públicos, explicar
produtos e dar suporte a clientes. O número de empresas que usam filmes como
ferramenta de marketing, em geral, aumentou de 61% a 85% desde 2016, segundo
estudo anual realizado pela “Wyzowl - The State of Video Marketing 2020”. O ano
passado foi de muita relevância para os novos adeptos do vídeo marketing, com um
em cada cinco profissionais da área utilizando desta forma de comunicação com
seus consumidores pela primeira vez. Além disso, em 2020, 88% dos pesquisados
afirmaram que o vídeo representa um ROI positivo: totalizando um crescimento de
55% na comparação com 2015 – quando o índice era de 33%.
Essa curva crescente indica que agora é o momento
de as empresas reforçarem sua presença no digital: seja para anunciar, se
comunicar, criar awareness e fomentarem estratégias pós-pandemia. Afinal,
existe uma infinidade de mídias possíveis para veicular os anúncios das marcas,
com destaque para as sociais: Youtube, Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter,
e outras, além das mais tradicionais.
Entre os formatos que podem ampliar a visibilidade
de empresas e marcas, destacam-se: o Digital Out-of-Home, em formatos de
painéis digitais utilizados em aeroportos, shoppings, pontos de ônibus,
supermercados, entre outros; os voltados para Digital Signage,
aqueles displays digitais que utilizam tecnologias como LCD, LED e projeção para
mostrar imagens digitais, vídeos, páginas da web, dados climáticos, menus de
restaurantes, etc. – geralmente encontrados em espaços públicos, meios de
transporte, estádios, lojas varejistas, restaurantes, edifícios corporativos,
entre outros; além desses, os formatos de entrega desenvolvidos para TV
e Broadcast seguem com papel importante na comunicação.
Todos esses exemplos indicam que a automação de
marketing proporciona uma nova forma de fazer campanhas e ações, ajudando as
empresas a economizarem tempo e recursos, potencializando os negócios.
Por fim, é importante compreender que os clientes
são mais do que apenas o resultado de uma automação de marketing bem-sucedida.
Muito além disso, eles devem estar no centro de tudo o que uma companhia faz,
deste modo, a automação de marketing deve continuar a desempenhar um papel
importante no relacionamento, inclusive no pós-venda.
Guilherme
Tollmeiner - sócio-fundador da Vissla
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