STAEDTLER
realiza pesquisa com 145 crianças em idade pré-escolar e mostra que, comparado
a digitação em um teclado digital, escrever com lápis e papel é mais eficaz em
aumentar o reconhecimento de letras e as capacidades visuoespaciais
A geração dos que nasceram
no início da década de 2010 já acumulam algum tempo de experiência com as telas
brilhantes de celulares. Segundo a pesquisa ‘Crianças e smartphones no Brasil’,
realizada pelas consultorias Mobile Time e Opinion Box, de outubro de 2018 até
setembro de 2019, passou de 23% para 30% a proporção de crianças entre 4 e 6
anos que possuem um celular próprio. Esse estilo de vida digital levanta
questões sobre até que ponto as habilidades motoras e cognitivas das crianças
são influenciadas pela digitalização e se o equipamento de escrita analógica
pode apoiar o processo de aprendizado, leitura e escrita.
Os resultados de um
estudo recente mostram que escrever à mão melhora habilidades importantes que
auxiliam no desenvolvimento da alfabetização. Além de treinar suas habilidades
visuoespaciais, as crianças que aprendem a escrever com caneta e papel também
são hábeis em reconhecer as letras do alfabeto. "A habilidade
visuoespacial é a capacidade que temos para representar, analisar e manipular
mentalmente objetos", explica Juliana Rett, Marketing Manager da STAEDTLER Brasil .
Para investigar esse
assunto, o fabricante STAEDTLER decidiu financiar um estudo do ZNL Transfer
Center for Neuroscience and Learning na Universidade de UIm, no Sul da
Alemanha. Logo, uma das principais conclusões deste estudo, realizado no
período entre abril de 2016 e maio de 2019, é que o desenvolvimento de
capacidades de leitura e escrita por meio da escrita à mão também melhora as
habilidades visuoespaciais em crianças.
O estudo descobriu
que, comparado a digitação em um teclado digital, escrever com lápis e papel é
mais eficaz em aumentar o reconhecimento de letras e as capacidades
visuoespaciais, duas habilidades que desempenham uma função importante no
desenvolvimento da alfabetização. Além disso, também foi benéfico escrever na superfície
de um tablet com uma caneta especial, mas não na mesma extensão que escrever em
papel. Melhores habilidades de leitura foi outro fator destacado pela pesquisa.
Estudo com 145
crianças em idade pré-escolar
Participaram do estudo
145 crianças em idade pré-escolar, entre 4 e 6 anos, intituladas ‘Como as
crianças aprendem a ler e escrever melhor? O impacto da escrita no desempenho
cognitivo e nos padrões de ativação neural’. Durante sete semanas, essas
crianças foram divididas em três grupos para aprender letras e palavras: com
lápis e papel, com caneta e tela, e com teclado e monitor.
Britta Olsen, Head de
Marca & Comunicação da STAEDTLER, afirma que é impressionante observar que
a influência do meio de escrita e a relação entre boas habilidades visuoespaciais
e melhor desempenho de leitura já eram evidentes ao longo do estudo de sete
semanas. A pesquisa fez com que as crianças lessem letras e palavras e
escrevessem textos ditados. O reconhecimento das letras do alfabeto também foi
avaliado.
Independente de qual
ferramenta de escrita utilizada, todos os participantes do estudo aprimoraram o
conhecimento de letras e palavras. O grupo de crianças que estava escrevendo a
mão no papel demonstrou uma melhoria no reconhecimento de letras do que as do grupo
do teclado.
A Dra. Petra Arndt,
Gerente Executiva da ZNL, enfatiza a importância da escrita com lápis e papel
para o desenvolvimento da alfabetização: "Ao escrever à mão, as crianças
precisam prestar atenção aos detalhes das letras e copiá-las no papel com o
lápis. Isso os torna mais hábeis em detectar e reconhecer as letras do
alfabeto". Seu colega gerente de projetos da Universidade de Ulm,
professor Markus Kiefer, acrescenta: "Esse traço de memória benéfico
associado à escrita à mão é menos pronunciado quando se escreve à mão em uma
tela de tablet em vez de papel. Como a tela é suave, escrever em um tablet não
dá à criança tanto feedback sensorial sobre seus movimentos quanto o
papel".
O estudo revelou que
as crianças que estavam aprendendo no grupo "lápis e papel" eram
significativamente melhores em reconhecer e comparar as características
compartilhadas e a posição espacial de duas figuras do que as crianças no grupo
do teclado. "Com base nos resultados do estudo, parece que escrever à mão
no início do desenvolvimento da alfabetização pode ajudar crianças com
habilidades visoespaciais mais fracas a aumentar suas habilidades nessa
área", conclui Olsen.
A contribuição da
família durante o tempo livre desempenha um papel crucial nas realizações das
crianças
As crianças também
aprimoraram suas habilidades de aprendizagem por meio de outros exercícios
criativos, além de escrever manualmente no papel. O estudo também mostrou que
as crianças que costumam desenhar ou fazer artesanato com seus pais ou crianças
cujos pais costumam ler para eles, tendem a ter um desempenho melhor quando se
trata de escrever palavras - independentemente do meio de escrita usado no
estudo. As crianças que assistem muita televisão (em média mais do que os 30
minutos diários recomendados para crianças em idade pré-escolar) apresentam
desempenho consideravelmente pior do que seus pares.
STAEDTLER - Fundada em 1835 por Johann Sebastian Staedtler, a
STAEDTLER é uma das mais antigas empresas industriais da Alemanha e está entre os
principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos de escrita,
coloração, desenho e criatividade.
ZNL Transfer Center for Neuroscience and Learning - Fundado
em abril de 2004 pelo professor Manfred Spitzer, o ZNL Transfer Center for Neuroscience and Learning da Universidade
de Ulm, no Sul da Alemanha, tem se concentrado nas descobertas de pesquisas
fundamentais em neurociência, ciências da educação, psicologia e disciplinas relacionadas,
explorando aplicações práticas benéficas, principalmente para fins
educacionais. Esse conhecimento é transferido para a prática por meio de
projetos orientados para a aplicação, em cooperação com creches, escolas e
instituições de treinamento profissional, bem como por meio de serviços de DPC,
treinamento e consultoria. A ZNL cumpre sua missão em cooperação com vários
parceiros das áreas de prática educacional, política, negócios e ciência.
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