Com o afrouxamento do isolamento social, estabelecimentos do
setor de food service, como bares e restaurantes, poderão abrir respeitando
regras de saúde e segurança em combate ao covid-19; especialista explica como
se organizar
O
setor de Alimentação Fora do Lar (AFL) foi um dos mais afetados pela crise do
coronavírus. Segundo estimativas do IBGE, o ano de 2019 foi marcado por
mudanças nos hábitos de consumo. Prova disso é o crescimento do percentual dos
recursos destinados à alimentação, que subiu de 31,1% em 2008-2009 para 32,8%
no ano passado. Com a maioria dos estabelecimentos fechados ou operando apenas
por meio de entregas ou até mesmo drive-thru, os pequenos e médios empresários
precisam se organizar para a abertura de seus negócios.
A
expectativa para recuperar o prejuízo é grande. Leonardo Almeida, CEO da Menu -
startup que abastece os restaurantes conectando os principais distribuidores e
indústrias do mercado food service -, alerta para a necessidade de negociar.
“Para minimizar os impactos causados pelo fechamento de bares, pizzarias e
restaurantes, os estabelecimentos precisam enxugar as suas contas. É importante
que o comerciante busque por concessões de crédito e, principalmente, renegocie
seus custos fixos como o aluguel. Ele pode pedir ao locatário para adiar o
pagamento do mês atual. Após esse período, as pessoas voltarão a comprar, em
consequência o fluxo de caixa vai aumentar”, comenta.
1.
Entenda a real situação das suas dívidas
Durante
a crise é comum ter contas atrasadas e gastos inesperados. Com isso, logo as
dívidas se acumulam.Por isso, o controle efetivo do fluxo de caixa é essencial
e capaz de evitar um cenário ainda pior. Organize-se, coloque no papel quanto
você está devendo, há quanto tempo e para quem, incluindo até mesmo os pequenos
débitos.
2.
Aumente a preocupação com a higiene
O
segmento de alimentação fora do lar já possui uma série de cuidados
relacionados à alimentação segura, que compreendem o manuseio e a higiene de
alimentos. Reforce isso ainda mais no seu estabelecimento, na utilização de
álcool em gel na entrada e saída de clientes, na limpeza de mesas, cadeiras e
balcões. Evite também o uso de suportes, como saleiros e outros itens que ficam
sobrepostos à mesa.
3.
Garanta serviços futuros
Receber
antecipadamente pelos serviços pode ser extremamente útil neste momento em que você
precisa aumentar seu capital. Construir uma estratégia de voucher,
cartão-presente e até cartão fidelidade pode ser uma saída interessante para o
seu negócio. Pense em formas criativas de chamar atenção do cliente para a
causa em si e se organize para realizar esses atendimentos futuramente de forma
a não impactar sua estrutura.
4.
Continue vendendo por meio de delivery
Mesmo
com a reabertura dos estabelecimentos, muitas pessoas não se sentirão seguras
em frequentar esse tipo de espaço público. Por isso, as entregas são
fundamentais para garantir o atendimento daqueles que ainda vão preferir pedir
comida de casa.
5.
Controle seu estoque de insumos
Invista em tecnologias que agilizam
processos e libere seu tempo para dedicar a outras atividades. Com a Menu é
possível melhores negociações com seus fornecedores, sofrendo menos
interrupções para recebimento nas lojas. A startup oferece um sistema de gestão
de pedidos integrado aos fornecedores e operadores logísticos. Além disso,
outro diferencial está relacionado ao abastecimento. A Menu centraliza o
estoque e a entrega de seus clientes em até 48 horas.
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