Durante todo o mês a campanha divulgará informações e dicas de segurança
no trânsito pelas redes sociais, site e aplicativos
A campanha Maio
Amarelo deste ano acontece de maneira digital. Em tempos de pandemia e de
isolamento social, não poderia ser diferente. Mas as estradas não podem parar e
profissionais como motoristas, caminhoneiros e entregadores, por exemplo,
seguem desempenhando funções essenciais à sociedade. Por isso, difundir
informações e conscientizar a todos sobre a importância da segurança no
trânsito também segue sendo fundamental para salvar vidas e, especialmente,
para não sobrecarregar ainda mais hospitais e a rede de saúde do país.
O Movimento Maio Amarelo, uma iniciativa coordenada pelo Observatório Nacional
de Segurança Viária, que reúne patrocinadores e apoiadores de todo o país, como
é o caso da Mobilis, empresa especializada em tecnologia, começou oficialmente
no dia 1º de maio, e vai levantar a bandeira do trânsito seguro mesmo sem
eventos e encontro de pessoas. Neste ano o tema do Movimento é “Perceba o
risco. Proteja a Vida”, e a mobilização acontece por sites, redes sociais e
aplicativos de mensagens instantâneas.
José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório, diz que, neste
momento, é ainda mais fundamental que a mensagem do ‘conduzir com segurança
seguindo as leis e as normas de trânsito’ chegue a todas as pessoas,
essencialmente aos profissionais que estão na estrada todos os dias,
possibilitando que o país não pare. “Quando o condutor realmente entende que o
cinto pode salvar a vida dele, ele passa a usá-lo, mesmo nos deslocamentos mais
curtos. Assim é com o celular, com a manutenção preventiva, com o respeito a
velocidade permitida etc. E foi pensando em ampliar esse conceito que nasceu o
tema deste ano”, explica.
Segundo Ramalho, a proposta desse mote é exatamente transmitir à
sociedade um aspecto já comum entre os técnicos de segurança viária: a
importância da percepção de risco. “Temos certeza que por meio das redes
sociais e dos apps de mensagens pelo celular faremos o significado chegar a
mais e mais brasileiros, trazendo mais consciência e responsabilidade”,
comenta.
É o que reforça o diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito
(Denatran), Frederico de Moura Carneiro. “Quando falamos em trânsito, o mais
importante é preservar vidas. Por isso, vamos fazer a campanha digital e levar
informação principalmente para quem não pode parar, que são os caminhoneiros e
entregadores, seja de motocicleta, seja de bicicleta, além dos profissionais da
segurança pública e de saúde”.
Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, diz
que cada indivíduo precisa refletir sobre seu comportamento e seu dever quanto
usuário das ruas e vias. “Nossa expectativa com campanhas como a do Maio
Amarelo é que ajudem a conscientizar sobre o papel de cada um para que,
coletivamente, todos tenham segurança no trânsito. Nesse âmbito, risco e segurança
devem ser abordados sempre, pois o comportamento do indivíduo, seja ele
condutor, pedestre, ciclista etc, sempre influencia na forma como ele reagirá
durante seus deslocamentos”, diz.
Todo o material do Maio Amarelo de 2020 poderá ser
usado por qualquer pessoa, empresa ou entidade, e já está disponível no site www.maioamarelo.com
com versões para que o apoiador insira seu logo nas peças ou mesmo stories. As
ações presenciais do Movimento foram adiadas para o mês de setembro, em
conjunto com a Semana Nacional do Trânsito.
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