Especialista do
Hospital Paulista de Otorrinolaringologia
aponta como observar nas crianças problemas
relacionados aos ouvidos, nariz e garganta
aponta como observar nas crianças problemas
relacionados aos ouvidos, nariz e garganta
Em período de volta às aulas, crianças e adolescentes
se preparam para um novo ano letivo. Ao longo dos meses, qualquer dificuldade
no aprendizado deve ser observada de perto e pesquisada pelos pais ou
responsáveis. Entre os diversos fatores de baixo desempenho, podem estar
dificuldade em ouvir e até mesmo má qualidade do sono.
“A ida a um otorrinolaringologista é importante
para identificar problemas relacionados à especialidade, que incluem audição e
fala, sentidos importantes para o processo de aprendizado, caso ainda não tenha
sido identificada alguma alteração”, afirma a Dra. Renata Garrafa,
otorrinopediatra do Hospital Paulista.
Abaixo, seguem as principais características que
podem estar prejudicando a aprendizagem da criança:
- Ronco
e sono descontínuo ou agitado – dormir bem é muito importante para o
desenvolvimento da criança, pois é nesse período que os aprendizados são
consolidados. “O ronco e o sono agitado podem ser causados por obstruções
das vias aéreas superiores, as quais podem provocar pausas respiratórias
(apneias). Na presença de apneias, o sono é superficializado, ou ocorre um
microdespertar, prejudicando assim a qualidade do sono”, afirma a
especialista. Além disso, dormir mal altera a produção do hormônio do
crescimento, essencial para o bom desenvolvimento do jovem.
- Dificuldades
na fala e dicção – o desenvolvimento da fala é um dos pilares no processo
de alfabetização e uma das principais formas de interação com o mundo. “A
criança começa a falar as primeiras palavras a partir dos 12 meses. Aos
dois anos, espera-se que fale frases curtas juntando duas palavras e, aos
três anos, a fala deve ser inteligível. Claro que cada um tem seu próprio
processo de desenvolvimento, mas qualquer situação fora do padrão deve ser
investigada”, explica a doutora;
- Dificuldade para
ouvir ou surdez – problemas na audição podem dificultar, e muito, o processo de
aprendizagem, caso não seja identificada e tratada logo. Ainda na
maternidade, os recém-nascidos passam pelo Teste da Orelhinha, em que é
possível descobrir desde cedo possíveis disfunções. Mesmo assim, se a
família perceber, ao longo do passar do tempo, que a criança não vira o
rosto quando é chamada, ou fala alto e demora para responder, é preciso
procurar um médico o quanto antes;
- Desordem
do Processamento Auditivo Central – este distúrbio gera dificuldade de
interpretação das informações sonoras, mesmo com o sistema auditivo
preservado devido a um prejuízo da condução da informação até o cérebro.
Assim, a pessoa ouve os sons, mas tem dificuldades em interpretar a
mensagem recebida. “Alguns dos sintomas podem ser observados quando a
criança tem dificuldade para aprender a ler e escrever, demora para
compreender ou executar uma atividade proposta e se distrai com facilidade.
Um otorrinopediatra pode identificar o transtorno e indicar o melhor
tratamento”, finaliza a Dr. Renata Garafa.
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