Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Como manter-se hidratado no verão?


Calor motiva prática de exercícios físicos, mas causa maior perda líquida no corpo



A água representa cerca de 60% do peso corporal de um homem adulto e cerca de 55% do de uma mulher. Por conta disso, uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) atenta para o consumo de aproximadamente 2 litros de água por dia.

Ocorre, no entanto, que a rotina atribulada e os diversos afazeres acabam por limitar sensivelmente o volume ingerido pelas pessoas no dia a dia. Além disso, durante o verão, o calor motiva as pessoas a praticar exercícios, seja na academia ou ao ar livre, fazendo com que a perda de água no corpo seja ainda maior.

Mais do que uma simples recomendação, o volume adequado de consumo diário de água busca evitar uma série de problemas associados à insuficiência de ingestão do líquido.

Segundo a nutricionista Jessica Bomfim, as principais consequências são a diminuição do transporte de nutrientes, a diminuição da eliminação de resíduos tóxicos, a sobrecarga renal, o aumento de proliferação bacteriana e o surgimento de distúrbios de coagulação.

Jessica indica os repositores hidroeletrolíticos, como água de coco, sucos de frutas e água natural, para sanar a falta de líquido diária do corpo. “Após uma atividade intensa, por exemplo, repor sais é necessário, suprindo o que foi perdido no suor durante os exercícios”, destaca. 

O instrutor de musculação da SELFIT Academias Robson Levy, por sua vez, dá dicas de como se manter hidratado, antes, durante e após os treinos. A primeira e talvez mais importante delas para esta estação é evitar a prática de exercícios entre 10 e 17 horas.

“Evite praticar atividades físicas nos horários em que a temperatura está mais quente. O calor promove o aumento do suor para manter a temperatura corporal adequada, causando uma perda de água ainda maior”, alerta.

De acordo com o instrutor, a hidratação é essencial o dia todo, inclusive durante os treinos. “É importante fracionar as quantidades de ingestão do líquido ao longo do dia, evitando ficar grandes períodos sem se hidratar”, explica Robson.

Por isso, afirma o instrutor, é importante carregar sempre uma garrafinha, enchendo-a de água gelada sempre que deixar a casa ou o trabalho. Assim, o líquido irá demorar mais para perder seu frescor, mesmo em um dia mais quente.

“Se você passa muitas horas por dia sentado, opte por ter a garrafa sempre ao seu lado. Assim, quando você tiver de reabastecer o recipiente, poderá aproveitar a pausa para se levantar, esticar as pernas e caminhar um pouco, evitando ficar sentado durante muito tempo”, finaliza Robson.

E aí, quanto de água já bebeu hoje?




SELFIT Academias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados