Apesar de alguns itens estarem mais caros, a
expectativa da APAS é de crescimento de 4,5% nas vendas para a data.
A
Associação Paulista de Supermercado (APAS) fez um levantamento dos produtos que
têm bastante procura para o tradicional almoço de celebração do dia dos pais.
Para a data, o setor observou que as vendas envolvem principalmente produtos
como carnes (para churrasco), massas e cervejas, além de presentes, como
cervejas importadas ou artesanais, vinhos e, em menor grau, os kits de beleza
masculina.
“Aproveitar
as datas sazonais ajuda o setor a buscar aumentos de venda em um momento de
alto desemprego. Temos expectativa de crescimento nominal de 4,5% em relação ao
ano passado. Com a inflação dos supermercados em 3,55% nos últimos doze meses,
o aumento real será pequeno”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.
Nos
últimos anos, os supermercados se tornaram, não só um lugar onde se compra
alimentos, mas também um local para se adquirir presentes com valor agregado
por meio dos “multipacks”. Para o economista da APAS esta é uma excelente
iniciativa da indústria para alavancar as vendas.
“Nos
supermercados, o uso de kits churrascos e kits de bebidas alcóolicas – e até
combinações entre categorias como cervejas artesanais ou especiais com carne ou
petiscos e frios, vinhos e queijos especiais (gorgonzola, provolone) e frios
(linguiças toscanas, salames) - funcionam bem para almoços e jantares
especiais. Outros tipos de kits que envolvem equipamentos, casa e decoração ou
materiais (vinho com abridor, cerveja com taça) garantem presentes com valor
agregado maior e facilitam a vida dos filhos que buscam um agrado para seus
pais”, comentou Berka.
Preços nos extremos
O
consumidor enxergará preços com variações muito grande para fazer um churrasco,
por exemplo. Uma boa oportunidade é a picanha, que está 1,72% mais barata em
relação ao mesmo período do ano passado e o contrafilé, com redução de 7%. Por
outro lado, a linguiça vai pesar no bolso, já que apresenta crescimento de
8,95%, e a fraldinha alta de 5,43%. Para o economista da APAS, pesquisar as
melhores ofertas e aproveitar as oportunidades é essencial para economizar.
“Em
2019, a inflação acumulada está em 2,48%, já a dos últimos 12 meses é um pouco
maior, com alta de 3,5%. Para o dia dos pais, há produtos que realmente estão
abaixo destes valores o que representa uma boa notícia, principalmente nas
carnes e bebidas alcoólicas, porém, outros, como hortifrútis, estão mais caros.
O consumidor terá que pesquisar para achar as melhores oportunidades”, analisou
Berka.
Fonte:
Últimos 12 meses / Índice de Inflação dos Supermercados (IPS) APAS/FIPE
Os
complementos e temperos estão mais caros em níveis intensos quando observamos o
índice geral. A grande maioria dos produtos está com aumento significativo em
relação ao ano passado, como, por exemplo, tomate, pimentão, alface e batata.
Por outro lado, dois produtos importantes e bastante consumidos como limão
(muito usado para temperar carne e para caipirinha) e cebola estão com quedas
significativas.
Fonte:
Últimos 12 meses / Índice de Inflação dos Supermercados (IPS) APAS/FIPE
Quando
observamos as bebidas alcóolicas, as notícias são boas para o consumidor já
que, exceto o vinho e cachaça, a variação de preço é menor que o índice geral e
em níveis relativamente comportados, na casa dos 2,5%. A maior variedade e
competição no mercado de cerveja faz este produto estar, desde o ano passado,
com picos apenas sazonais mantendo-se contido na média geral. A competição e
variedade estão ligadas pelo alto número de lançamentos tanto para as marcas
“premium”, como para as marcas mais populares.
Já o vinho ficou mais caro por conta da alta do dólar, que contribuiu para o encarecimento dos insumos e mão de obra que a indústria do vinho absorve menos do que a indústria cervejeira.
Fonte:
Últimos 12 meses / Índice de Inflação dos Supermercados (IPS) APAS/FIPE
Simulação
do churrasco de dia dos pais
Para
termos uma noção do aumento ou redução média da data, a APAS fez a simulação de
um churrasco. A variação de preços foi feita considerando o Índice de Preços
dos Supermercados APAS/FIPE.
Fonte:
APAS
APAS – a Associação Paulista de Supermercados
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