INDEOV
alerta para mês da conscientização sobre a esclerose múltipla
Principais
componentes da cannabis medicinal são eficazes no tratamento das dores e da
espasticidade muscular causadas pela doença
A INDEOV, empresa brasileira especializada no acesso à cannabis medicinal, alerta para a importância da conscientização sobre esclerose múltipla. O Dia Nacional da Conscientização da Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto, foi criado em 2006 para dar mais visibilidade à doença e informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.
A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune, que atinge o sistema nervoso central e, apesar de rara, afeta milhares de pessoas. De acordo com a National MS Society, mais de 2,5 milhões de pessoas sofrem com esclerose múltipla no mundo. No Brasil, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla estima que existam 35 mil pacientes com a doença. O grupo mais afetado são os jovens adultos de 20 a 40 anos, predominando entre as mulheres.
O Agosto Laranja tem o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico, tratamento e acompanhamento especializado dos pacientes. Embora não tenha cura, a esclerose múltipla pode ser controlada, sendo fundamental o manejo das crises e controle dos sintomas que incluem fadiga, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, espasmos musculares, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.
O uso de doses terapêuticas dos principais componentes da cannabis medicinal (CBD - canabidiol e THC – delta-9-tetrahidrocanabinol) no tratamento de rigidez muscular, espasmos e dores causadas pela esclerose múltipla já é reconhecido mundialmente e tem se consolidado como alternativa altamente eficaz para melhorar a qualidade de vida dos pacientes em tratamento paliativo.
"O tratamento tradicional
da esclerose múltipla consiste em diversos medicamentos com fortes efeitos colaterais.
A cannabis proporciona a melhora das dores e da espasticidade muscular, ajuda
na digestão, regulação do sono e controla a evolução da doença sem trazer
efeitos colaterais, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes",
comenta Camila Teixeira, CEO da INDEOV, que representa as maiores empresas de
cannabis no mundo – Charlotte's Web e Elixinol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário