Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de março de 2019

O resultado da curta reunião de Kim Jong-un e Trump



A reunião entre Kim Jong-un e Trump foi encurtada em razão de não terem chegado a um acordo quanto à suspensão das sanções econômicas impostas pelos EUA a Coreia do Norte.


A reunião entre Kim Jong-un e Trump foi encurtada em razão de não terem chegado a um acordo quanto à suspensão das sanções econômicas impostas pelos EUA a Coreia do Norte.

A abertura de Kim Jong-un tem como foco manter em boa parte uma posição estratégica em termos da nuclearização de seu arsenal e por consequência o poder sobre o país.

Em que pese a falta de informações absolutas sobre a situação econômica do estado norte-coreano, sabe-se que há forte dependência do apoio chinês até mesmo para a importação de alimentos.

Há também contrabando que serve para furar o embargo econômico.

A China, por seu lado, pretende manter a hegemonia local, e a manutenção de Kim Jong-un no poder atende aos seus interesses. Mas apenas parte deles. Ocorre que não interessa para a China que a Coreia do Norte expanda ainda mais e de forma temerária o perigoso arsenal nuclear.

Até mesmo para um país poderoso como a China não é interessante a crescente escalada de armamento nuclear e lançamento de mísseis que mais combinam com a guerra fria do que com o mundo globalizado. O aviso possivelmente foi dado pelos chineses. Por isso, para Kim Jong-un é interessante abrir o pais economicamente com o objetivo de crescimento como se fosse uma pequena China.

Para tal, uma relação com o lado ocidental do globo é muito desejada para a Coreia do Norte.

A intenção é clara, manter-se soberano no comando de um pais com economia robusta. Para isso precisa estar bem com China e EUA. Se estiver bem com estes, boa parte do mundo se abrirá para a Coreia do Norte.

A intenção dos EUA também é clara: se possível eliminar o arsenal nuclear de Kim Jong-un, o que certamente não acontecerá, ou pelo menos livrar os EUA do alcance dos mísseis norte-coreanos.

Talvez tenham ido com muita sede ao pote, mas provavelmente estão pedindo tudo agora para reduzir um pouco depois.




Dr. Cassio Faeddo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados