Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de março de 2019

Congelamento de óvulos: quem e quando fazer?


O congelamento de óvulos pode ser considerado um novo marco na revolução feminina após a pílula anticoncepcional. A técnica possibilita a preservação da fertilidade e o planejamento da gestação com maior autonomia para as mulheres que desejem ou necessitem adiar a maternidade, reduzindo os riscos de infertilidade crescente após os 35 anos. Além de aumentar a segurança do futuro reprodutivo de pacientes oncológicas ou com risco de falência ovariana precoce. 


Para quem o congelamento de óvulos e indicado? 

Toda mulher pode congelar seus óvulos. 


As principais indicações são: 

Necessidade de quimioterapia, radioterapia e/ou transplantes de medula; 
Doenças ou cirurgias nos ovários; 

Mulheres com risco de falência ovariana (menopausa) precoce; 

Idade e/ou desejo de postergar maternidade (fatores sociais). 


Quais as minhas chances de gravidez futura com óvulos congelados? 

Ha um impacto direto nos resultados de acordo com a idade e quantidade de óvulos no momento da preservação, sendo expressivamente superiores abaixo dos 35-37 anos. Dados publicados em outubro de 2017 demonstraram 60,5% nas taxas de gestação em mulheres ate 35 anos, comparados a 29,7 % no grupo de mulheres mais velhas que congelaram 10 ou mais óvulos. 


Quanto tempo os óvulos podem ficar congelados?

Acredita-se que os óvulos podem permanecer congelados por tempo indeterminado. 


Existe uma quantidade ideal de óvulos? 

Estima-se que 10 a 16 óvulos maduros (MII) seja ideal. No entanto, o fator mais importante no sucesso de gestação continua sendo a idade da mulher, ou seja, quanto mais jovem melhores as chances mesmo com uma quantidade menor. 


Como funciona o procedimento para congelar óvulos? 

O procedimento e praticamente o mesmo realizado para a fertilização in vitro. Inicialmente usamos os hormônios, geralmente por via subcutânea (as “famosas injeções na barriga”) para estimular a ovulação e aumentar o número de óvulos (naturalmente temos 1 ovulo por ciclo). Em média, após 10 a 12 dias estamos prontos para a captação dos óvulos. A coleta e realizada por aspiração dos folículos (onde estão os óvulos) diretamente dos ovários, guiada por ultrassom e sob anestesia (sedação). Após a coleta os óvulos são imediatamente avaliados pelos embriologistas e congelados (vitrificados) a -196 0C. 


E efeitos colaterais? Vou engordar? Sentirei dor? 

Os hormônios podem causar retenção hídrica, aumentando eventualmente 1 ou 2 kg, que são eliminados após a queda no nível hormonal. Desconforto abdominal e labilidade emocional também podem ocorrer. Após 1º ciclo menstrual natural os efeitos tendem a passar. O procedimento de coleta dos óvulos e realizada com anestesia e paciente não sente nenhuma dor. 


Como proceder quando eu for engravidar dos óvulos congelados? 

Para engravidar os óvulos são descongelados e fertilizados in vitro. Após a fertilização acompanhamos o desenvolvimento dos embriões que são então transferidos para o útero da mãe.





Dra Paula Fettback - formada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Atua em Ginecologia e Obstetrícia com ênfase em Reprodução Humana na Clínica Mãe. Fez estágio em Reprodução Humana na Universidadede Michigan - USA. Foi médica colaboradora do Centro de Reprodução Humana Mário Covas do HC-FMUSP (2015). Doutora em Ciências Médicas pela Disciplina de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados