Uso de preenchedores nos homens deixa a
mandíbula mais alongada e o queixo menos pontiagudo
Os homens já sabem que os cuidados com a
aparência não se resumem apenas às questões de estética mas
são também uma necessidade profissional. Manter a aparência jovem e saudável
pode sim ser um diferencial no mercado de trabalho e os consultórios já
refletem essa mudança de comportamento, com um crescimento de até 40%, nos
últimos anos, de homens que procuram por tratamentos estéticos.
"Diferentemente das mulheres, que procuram tratamento sempre para ficarem
mais bonitas, o público masculino vem em busca de técnicas com curto tempo de
recuperação e com resultados mais naturais, que transmitam uma imagem
atualizada e que se enquadre nos padrões de beleza dos dias atuais",
afirma a dermatologista Denise Steiner.
A médica ressalta que os homens têm diferenças que devem ser levadas em conta desde a primeira consulta com o dermatologista para que os objetivos sejam alcançados. O envelhecimento cutâneo em homens e mulheres são semelhantes, porém devido a estabilidade hormonal, o sexo masculino tem uma maior preservação da cútis. "O homem mantém os níveis circulantes de androgênios e estrogênios durante mais tempo preservando a hidratação e a formação de colágeno", explica a Dra. Denise. De acordo com a especialista, outro fato relevante para preservação da pele masculina está relacionado ao ato de fazer a barba todos os dias, um hábito que, indiretamente, estimula a superfície cutânea.
3 fatores para o envelhecimento da pele do homem
- Fotoenvelhecimento - alterações de superfície da pele com o surgimento de manchas e
vasos;
- Flacidez - diminuição da formação de fibras de
colágeno e elastina;
- Rugas de expressão - que ocorrem
onde há predomínio de contração muscular.
Como tratar a pele masculina
Existem muitas diferenças entre a beleza masculina e a beleza feminina que precisam ser realçadas, do ponto de vista dos tratamentos estéticos. Enquanto a mulher busca deixar o rosto mais afilado o homem tende a buscar um formato diferente. Normalmente o homem tem a mandíbula mais alargada, fazendo uma projeção bem abaixo da orelha, na parte lateral que deixa o aspecto de rosto mais quadrado. O queixo dos homens não é pontiagudo com o tamanho sendo definido a partir dos cantos dos lábios. A região central do rosto não é muito projetada, por isso deve se evitar realçar as bochechas que é uma preocupação comum da mulher. O homem tem também a sobrancelha reta, por isso deve-se ter um cuidado redobrado no uso, por exemplo, de toxinas para não arquear essa região.
A pele do homem tem características bem específicas e o próprio comportamento masculino interfere na escolha dos tratamentos estéticos. Além disso, a pele do homem apresenta uma maior espessura, tem mais pelos e oleosidade. O homem, como característica, não gosta de produtos oleosos e com cheiro forte. "Se a pele é diferente, os tratamentos são diferentes. As técnicas usadas nos procedimentos visam valorizar os traços masculinos evitando resultados grotescos", acrescenta a médica.
O preenchimento facial com injeções de ácido hialurônico é um dos procedimentos mais usados no tratamento da pele masculina. O ácido hialurônico, é produzido pelo corpo humano e encontrado na pele, no globo ocular, nas cartilagens e articulações. O ácido usado é sintético, mas igual ao do organismo. "Com o tempo ele é absorvido e estimula o corpo a produzir colágeno, a proteína que dá firmeza e elasticidade à pele. O tratamento diminui rugas e cicatrizes, atenua olheiras, levanta as maçãs do rosto, os lóbulos das orelhas, define o desenho da mandíbula, pode alargar ou projetar o queixo para a frente e deixá-lo mais quadrado", completa a dermatologista.
O público masculino também procura bastante pelos procedimentos que usam a toxina botulínica, com o intuito de diminuir ou até mesmo apagar as pequenas rugas entre as sobrancelhas. Outro método disponível nos consultórios e muito procurado pelos homens é a bioestimulação. O tratamento é feito através de bioestimuladores de colágeno, como a hidroxiapatita de cálcio e o ácido poliláctico e, que traz resultados semelhantes ao do preenchimento, mas sob um método inovador. Segundo a Dra. Denise, a função do ácido é conferir mais firmeza e melhorar a textura da pele. "As substâncias são diluídas e injetadas com agulhas na pele e espalhadas em toda a superfície a ser tratada. Esta aplicação tem a capacidade de estimular a formação de colágeno novo, deixando a pele firme e tonificada", conclui a dermatologista.
Denise Steiner - médica pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Dermatologia pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual foi presidente entre os
anos de 2013 e 2014. www.denisesteiner.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário