Crédito: Envato Elements
Com o aumento de empreendedores que
procuram um profissional para rankear a sua marca no Google, a profissão pode
ser uma opção para ganhar dinheiro neste ano; Eduardo Borges, do SEO
Comprovado, lista dicas para quem deseja
investir na área
Por
conta da crise econômica que ainda afeta o país, e como forma de driblar o
desemprego, é cada vez mais comum encontrar microempreendedores de diversos
setores que iniciam os respectivos negócios por meio de vendas pela internet.
Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa recente da Associação Brasileira
do Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce apresentou um faturamento de R$
59,9 bilhões em 2018, apresentando um crescimento de 12% em relação ao ano de
2017.
Com
o comércio eletrônico em alta, a maior preocupação de quem decide empreendedor
na internet é fazer com que o seu site/e-commerce alcance uma das primeiras
posições nos principais ferramentas de busca do mundo, como o Google. E, para
isso, é necessário investir em um profissional que entenda de SEO (Search
Engine Optimization).
Segundo
o especialista Eduardo Borges, fundador da empresa SEO Comprovado, é
fundamental que quem abre um negócio virtual busque maneiras de aumentar sua
visibilidade na internet. “Existem várias estratégias simples que garantem que
a marca seja procurada por milhões de usuários de maneira online. Quando a
técnica para otimizar sites para os sites de buscas é feita corretamente, os resultados
aparecem mais rapidamente e costumam gerar vendas por anos.”, comenta.
Borges
ainda explica que, além de existirem estratégias para alavancar as vendas,
também é importante investir em conteúdos para um blog da empresa. “Quando
existe um conteúdo bem elaborado e relevante, em que estejam incluídas
palavras-chaves que chamem a atenção do internauta e potencial consumidor, o
blog torna-se uma forma complementar de atrair mais cliques para o site e,
consequentemente, mais vendas”, completa.
SEO:
Profissão do futuro
Com
o aumento dos empreendedores online, a procura por serviços de marketing
digital - SEO especificamente - dobrou nos últimos tempos. Com mais de 15 anos
de experiência na área Borges oferece cursos gratuitos e pagos de SEO para empreendedores,
e enxergou uma oportunidade de ganhar dinheiro com o setor.
“Muitos
novos negócios serão abertos na internet nos próximos anos, e precisarão de
profissionais preparados para posicionar a marca no Google de uma maneira
orgânica. Com isso, haverá uma vasta gama de oportunidades de trabalho nessa
área, ainda pouco explorado em solo brasileiro.”, salienta.
Além
disso, Borges pontua que, mesmo sendo considerada uma profissão do futuro,
ainda existem poucos profissionais autônomos especializados na área, fato que
ajuda os interessados a deslanchar nesse início do ano. “Existem diversas
agências de marketing/comunicação que prestam serviços de marketing digital por
completo, mas ainda sim é um mercado novo para profissionais de SEO, que pode
trazer muitos benefícios para quem se dedicar à área. É difícil uma agência
'faz-tudo' ser realmente boa em SEO, é preciso se especializar para se tornar
um expert, por isso a oportunidade.”, conta Borges.
Outro
ponto interessante sobre a profissão é que todos os profissionais que abrem um
negócio digital, devem ter no mínimo um conhecimento básico sobre SEO para
ajudar alavancar o seu negócio. Porém, no Brasil, ainda existem muitos que nem
ouviram falar sobre o assunto, abrindo margem, por isso, para o crescimento
acelerado dos profissionais de SEO no mercado. “É uma forma de mostrar para
esses microempreendedores que existem maneiras de atrair os usuários para a
compra online, sem ter que investir uma fortuna em anúncios que muitas vezes
não dão lucro.”, completa.
Mesmo sendo vista como uma profissão de
sucesso no futuro, Borges pontua que tornar-se um especialista em SEO não é uma
tarefa fácil, pois exige muitos meses de estudos e, principalmente, prática. “O
grande aprendizado vem da aplicação, e isso, leva tempo. Um site vai parar no
topo das buscas baseado no cálculo de mais de 200 algoritmos diferentes. O
problema, é que esses algoritmos não são revelados publicamente pelos
buscadores, portanto, é importante aprender com quem realmente sabe fazer ou
testando por conta própria até criar seu próprio passo a passo de otimização de
sites.”, finaliza.
Eduardo Borges - Foi responsável por trazer e expandir vários sites
internacionais no Brasil, como a canadense Ashley Madison e o conglomerado de
sites americano MindGeek. Desde 2010 é um nômade digital e atualmente se dedica
ao seu treinamento de otimização de sites chamado SEO Comprovado, que ajuda
companhias brasileiras, startups, empresários e profissionais liberais a se
posicionarem nas primeiras posições do Google. É um dos principais nomes no
segmento e tem se destacado internacionalmente como autoridade na área por suas
técnicas de SEO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário