Analisar o comportamento do candidato à uma vaga de emprego no seu
perfil da web se tornou uma forma prática de definir se você possui ou não
requisitos para uma vaga. Acontece que as pessoas não medem o impacto das suas
publicações e comentários nas redes sociais. Uma frase ou uma imagem podem sim
impactar muito na impressão diante um recrutador:
"Usar o bom senso se tornou uma regra importante no mercado
atual para passar uma boa imagem para todos, sejam eles seus parentes, amigos
ou futuros superiores ou possíveis novos colegas de trabalho" explica
Gerson Adoryan, consultor comercial da RH NOSSA.
Separamos
algumas dicas para que as redes sociais não atrapalhem a sua busca por um novo
trabalho:
Nunca fale mal do emprego anterior
Essa história
de criticar experiências de trabalho anteriores é péssimo ainda mais se forem
citados nomes de colegas. O recrutador percebe uma postura desleal e antiética.
Evite publicar fotos ousadas
Sabe aquelas
fotos sensuais? Esqueça. O futuro colaborador pode ser associado à imagem da
companhia onde ele vai trabalhar, então polêmicos mancham a reputação e podem
comprometer a carreira. Selfies provocantes, imagens que sugiram consumo de
álcool ou drogas... Isso tudo precisa ser moderado mesmo que o candidato seja
competente.
Não emita opiniões e posicionamentos radicais
Um dos maiores perigos das redes sociais para quem procura emprego
é falar o que não deveria. Em tempos de polarização de ideias cuidado com
textos preconceituosos ou que insultem algum grupo social. Mantenha o respeito
às diferenças para não ficar com má fama.
Atenção aos erros de grafia
O uso de gírias e abreviações são muito comuns nos ambientes
digitais, mas pega mal se você está procurando uma nova oportunidade. O domínio
da norma padrão da Língua Portuguesa não deve ser deixado de lado pois indica
articulação de exposição de ideias. Frases sem pontuação, com estrutura
truncada e carregadas de deslizes gramaticais vão deixar o recrutador com
um pé atrás, pois quem não consegue criar um parágrafo dificilmente saberá
redigir um relatório ou trocar e-mails de trabalho.
Não esqueça: suas redes sociais são seu marketing pessoal. Faça
bom uso de testes recursos.
Fonte: KAKOI Comunicação
www.kakoi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário