Especialista
em audiência e autor do livro “Atenção: O Maior Ativo do Mundo”, Samuel Pereira
ensina táticas que poucos utilizam de fato para melhorar o engajamento do
público no Instagram
Já faz
tempo que o Facebook não é mais o único foco das marcas e de quem trabalha com
redes sociais. O Instagram, além de contar com muitos usuários, é conhecido por
ser uma rede social com um público engajado e disposto a comprar. “É por isso
que é muito importante estar presente nessa rede social e saber fazer bom uso
dela”, completa Samuel Pereira, especialista em audiência na internet e criador
do “Segredos da Audiência – Ao Vivo”, maior evento de tráfego e audiência do mundo.
Segundo o especialista, existem inúmeras estratégias e técnicas possíveis
para se conquistar bons resultados ao utilizar a rede social. “O mais
importante para se ter em mente é que não adianta nada ter milhões de
seguidores e curtidas se eles não representam o público que vai comprar de
você”, explica. Assim, o segredo é atrair um público capaz de gerar resultados para
o negócio. “Se você faz um bom uso do seu conteúdo, vai contribuir para que seu
público seja sólido e sustentável no longo prazo, em vez de ficar nas mãos da
mudança de algoritmos”, alerta, antes de listar alguns segredos importantes.
1- Use o
crescimento orgânico a seu favor
Samuel
conta que é preciso usar e abusar das métricas que o perfil comercial traz.
“Isso vai te ajudar a crescer de forma orgânica, ou seja, sem depender de
anúncios”, resume Samuel. “As métricas já mostram quantos seguidores vieram de
uma postagem, então mantenha-se postando várias vezes ao dia e procure notar o
padrão de postagem que ajuda a trazer mais seguidores”, ensina. Outra forma de
crescer organicamente é entrando na seção “Buscar” e pesquisando as hashtags em
alta. “Você vai saber quais utilizar nas postagens”.
2-
Valorize quem vem de outras redes sociais
O segundo
segredo é fazer algo que muitos ainda se esquecem: chamar os seguidores para as
outras redes sociais. “Se você já tem uma boa base de fãs no Youtube ou
qualquer outro lugar, chame os seguidores para te acompanharem no Instagram
também”, explica, alertando que não basta convidar para seguir. “Chame o
público para um conteúdo específico em forma de Stories, por exemplo”. Samuel
também conta que o público que vem de outras redes é mais engajado, e isso é
ótimo. “Esses seguidores mais engajados aumentam a sua relevância no Instagram,
e ele vai chegar a mais pessoas”, completa.
3-
Impulsione vídeos!
Por
experiência própria, Samuel Pereira indica que vídeos dão mais resultados se
for para fazer anúncios no Instagram. “Se você tem orçamento disponível, faça
uma postagem com as dicas e informações relacionadas com o seu negócio”,
sugere. “É preciso atrair as pessoas com a intenção certa para que você consiga
vender para elas depois”, completa.
4- Use a
rede como um usuário!
Além de
postar com regularidade e frequência, Samuel indica a importância de publicar
nos horários em que as pessoas estão no Instagram, como se o perfil fosse de um
usuário comum. “Você pode curtir fotos de pessoas que têm a ver com seu
perfil, seguir aqueles que seguem perfis parecidos com o seu, e seguir
perfis que postam hashtags parecidos com seus nichos”, sugere. O único defeito
disso é que essa tarefa não é escalável, ou seja, precisa ser feita
manualmente.
5-
Entenda que o dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas
Por fim,
Samuel conta que é preciso enxergar o Instagram como uma fonte de tráfego.
“Quando você entende que o dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas,
você compreende o quanto é importante estar presente em diversos canais. Estas
fontes de atenção precisam ser escaláveis, ou seja, devem ser possíveis de
aumentar exponencialmente, sem a necessidade de muito trabalho braçal”,
destaca. E o que permite que isso ocorra é justamente ter uma audiência de
pessoas engajadas em vez do tráfego que vem de links e estratégias, apenas.
“Ter uma audiência leva você para um próximo nível, pois somente quando o seu
negócio tem uma audiência fiel ele se torna mais sólido”, completa.
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