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sexta-feira, 9 de junho de 2017

PROTESTE traz dicas para um Dia dos Namorados de sucesso



O presente e o carinho são por sua conta, mas para evitar aborrecimentos ou prejuízos, siga as dicas da PROTESTE

Sair para jantar, comemorar numa casa noturna, fazer uma viagem, comprar flores ou apenas um presente. As opções são variadas para quem vai comemorar o Dia dos Namorados em boa companhia. Pensando nisso, a PROTESTE, Associação de Consumidores, listou importantes dicas que ajudarão as pessoas a terem um Dia dos Namorados, se não inesquecível, livre de dores de cabeça que podem estragar uma data tão importante para os casais apaixonados.

Alguns cuidados podem evitar problemas e garantir o sucesso da comemoração. O ideal é já sair de casa sabendo o que quer, o que facilita a comparação de preço e qualidade. Evita também a compra por impulso. Tenha em mente a satisfação da cara metade, mas também o cuidado com o bolso.


Flores
Se quiser dar flores, planeje com antecedência. Nesse período em que a procura é intensa, se você encontrar o que busca ainda tem grandes chances de pagar preços bem mais elevados do que em outros dias. Compare os preços entre floriculturas, tipos de flores e arranjos antes de definir a compra. Encomende tudo por escrito: tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem.

Solicite a confirmação da entrega e exija nota fiscal ou recibo. Caso a encomenda seja feita pela internet, opte por um site onde seja possível verificar os preços, com todas as taxas inclusas, prazos de entrega e arranjos, inclusive com a impressão do pedido.


Presentes
Se preferir comprar produtos importados, lembre-se que eles também estão sujeitos ao Código Defesa do Consumidor. Devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa, indicando composição, garantia e prazo de validade, bem como nome e endereço do importador.

Assegure-se da possibilidade da troca em caso de necessidade, fazendo constar por escrito na nota fiscal ou etiqueta do produto que será aceita troca. Afinal, ela só é obrigatória em caso de defeito. Para troca de cor, tamanho ou mesmo modelo é preciso contar com a simpatia do distribuidor.

Caso opte pelo pagamento com cartão de crédito, o preço não deve ser diferente do pagamento à vista. O prazo para reclamar de defeitos ou vícios aparentes e de fácil constatação, em produtos não duráveis, é de 30 dias e, para produtos duráveis, de 90 dias.


Casa noturna ou jantar
Quem vai comemorar em casa noturna ou restaurante, deve lembrar que a cobrança do couvert artístico só pode ocorrer se houver informação prévia e música ao vivo, ou outra manifestação artística no local. O horário de início do show também deve ser informado. A cobrança da taxa de serviço (ou gorjeta) é opcional. A multa pela perda da comanda é abusiva. Cabe ao estabelecimento a obrigação de registrar e controlar todos os itens consumidos e não deve ser transferida para o consumidor.


Vale-presente
Se você quiser garantir a lembrança, mas deixar a escolha do presente a cargo do presenteado (a) avalie as propostas de vale que muitas lojas reais e virtuais fazem hoje. Escolha o valor do vale com base nos itens disponíveis na loja. Tenha o cuidado também de verificar se a troca por produtos está sujeito a um prazo de validade e se pode ser feita em liquidações.






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