Pesquisar no Blog

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Saiba quais tratamentos estéticos estão liberados durante a gravidez



Alguns tratamentos não apenas previnem danos à saúde da gestante, como ajudam no controle de desconfortos da gravidez


Durante o período gestacional as mulheres sofrem diversas mudanças físicas e psicológicas. A ebulição de hormônios, normais nessa fase, pode contribuir para mudanças na pele, nos cabelos, unhas, postura e, até mesmo, na fisiologia vascular. Por isso os cuidados com o corpo e com a saúde devem ser redobrados.

“Ao contrário do que muitos pensam, procedimentos como acupuntura, RPG, drenagem linfática e uma série de tratamentos estéticos  podem contribuir para diminuir ou previnir esses sintomas e fazer com que a gestante se sinta bem consigo mesma”, explica Patrícia Prieto, fisoterapeuta e proprietária do Espaço Pathrícia Prieto, clínica que oferece serviços e tratamentos nas áreas de saúde, estética e bem-estar.

Conheça alguns dos procedimentos que podem ser realizados durante a gravidez:

1 - Reeducação Postural Global (RPG) e Fisioterapia
Segundo Prieto, o aumento de peso é um dos principais motivos do desconforto e das dores nesse período. “Isso acontece por causa da mudança postural. Conforme a barriga vai crescendo há o aumento da curvatura da coluna lombar que, como consequência, também pode ocasionar mudanças na pisada. E essas alterações podem perdurar, inclusive no pós-parto”.

A especialista explica que o trabalho postural global proporcionado pelo RPG e a fisioterapia ajudam a diminuir sintomas comuns como câimbras e varizes.



2 - Acupuntura
A acupuntura é outra técnica que não tem contra-indicações e ajuda a amenizar as dores nas costas e o desconforto causado pelo inchaço das pernas. Além de auxiliar no combate aos enjôos e vômitos, tão comuns no início da gestação, também contribui para atenuar a ansiedade.

3 - Limpeza de Pele e Peelings
Aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne e manchas são sintomas que algumas mulheres têm, principalmente, no primeiro trimestre da gravidez. Prieto esclarece que a limpeza de pele não tem nenhuma contra-indicação desde que não sejam utilizados ácidos ou emolientes durante o procedimento.

“O mesmo não acontece com o peeling. Como é um procedimento que utiliza substâncias químicas, deve ser suspenso durante a gestação. A única excessão é o peeling de cristal, já que não utiliza substâncias que podem ser absorvidas pela pele e ajuda a combater as estrias”, esclarece.

4 -  Massagens
Prieto explica que, por precaução, as massagens devem ser feitas apenas após o primeiro trimestre e se a gestante não tiver nenhuma complicação.

A drenagem linfática, por exemplo, é altamente recomendada para gestantes pois é uma massagem suave e lenta e ajuda a reduzir a retenção de líquido e a diminuir o desconforto provocado pelo inchaço.

As massagens clássicas também são indicadas às gestantes pois proporcionam um relaxamento corporal completo (músculo e esquelético), aliviando pontos de tensão e de ansiedade.

Outro tipo de procedimento também muito reconfortante para as gestantes é a massagem com pedras quentes, uma vez que alia a massoterapia e temoterapia. A partir da variação de temperatura, a massagem intensifica a resposta do corpo, proporcionando alto nível de relaxamento.
 




Espaço Pathrícia Prieto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados