Pesquisar no Blog

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Mudança no estilo de vida ajuda no tratamento do diabetes


Dieta e atividade física são fundamentais na gestão da doença
Brasil ocupa a 4ª colocação no ranking mundial


Hoje, 26 de junho, é o Dia Nacional de Combate ao Diabetes e as estatísticas sobre a doença no Brasil são surpreendentes. O último estudo Vigitel do Ministério da Saúde mostrou que o número de pessoas diagnosticadas com diabetes cresceu 61,8% em dez anos. Passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 20161. São mais de 14 milhões de brasileiros afetados pela doença, um número menor apenas do que em países como China, Estados Unidos e Índia2.

Mudanças no estilo de vida e na alimentação são essenciais para que estas pessoas possam diminuir os graves riscos da doença e viver uma vida mais saudável.


Gerenciar o diabetes com pequenas mudanças

Quando as pessoas são diagnosticadas com diabetes, muitas vezes podem achar que sua alimentação nunca mais será a mesma, porém, com o controle da doença, é possível que elas tenham uma vida ativa e normal. “Além do monitoramento da glicose e do uso de medicação quando necessário, as pessoas podem controlar a doença por meio de exercícios físicos e mudanças na dieta. E, muitas vezes, são as pequenas mudanças que trazem os maiores resultados”, observa Patrícia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.

A perda de peso para pessoas com diabetes tipo 2, por exemplo, pode ter um impacto enorme. Uma pessoa que consegue diminuir em 5% ou mais do seu peso corporal3, mas sem perder sua massa muscular, pode contribuir para:

·     - melhorar os níveis de açúcar no sangue;

·     - otimizar o uso da insulina;

·     - reduzir a necessidade de medicamentos para diabetes;

·     - baixar a pressão arterial;

·     - diminuir os fatores de risco para doenças cardíacas.

E para controlar o diabetes e perder peso quando necessário, o ideal é escolher alimentos saudáveis, como frutas, legumes, grãos integrais, laticínios sem gordura, feijão e carnes magras.


Seja exigente com os carboidratos

Além de monitorar a quantidade de carboidratos que você come, é necessário concentrar-se em comer e beber os tipos corretos de carboidratos: alimentos e bebidas que minimizam a reação do açúcar no sangue, enquanto fornecem uma boa fonte de fibra4.

Os horários das refeições também são muito importantes, pois pular refeições pode tornar o controle da glicemia mais difícil. Por isso, fazer refeições regulares, com uma rotina de intervalos, pode ajudar a minimizar excessos e controlar os níveis de açúcar no sangue. Para evitar grandes intervalos entre as refeições principais, torna-se necessário realizar lanches entre estes períodos.

“Lanches saudáveis podem ser grandes aliados para evitar que se coma demais na hora das refeições. Comer em excesso pode levar à queda de açúcar no sangue”, alerta Patrícia.

Finalmente, lembre-se de 3 dicas para perder peso enquanto controla o diabetes:


1.Defina metas realistas

É mais fácil conduzir uma mudança gradual. Por isso, transforme os seus objetivos em metas menores. Quando for necessário perder peso, por exemplo, meça as alterações na cintura, quadril, coxas e braços ao invés de apenas estabelecer um número a se perder.


2. Mantenha um diário alimentar

Planeje suas refeições antecipadamente e mantenha o plano. Certifique-se de contabilizar todos os alimentos e bebidas por pelo menos duas semanas. Isso ajudará a identificar o verdadeiro tamanho das porções. Além disso, anote como se sente antes e depois de comer. Isso pode ajudar a determinar os gatilhos que provavelmente levam você a comer, como estresse, tédio e ansiedade.


3. Exercite-se regularmente

De acordo com a Associação Americana de Diabetes (American Diabetes Association), exercitar-se de forma constante pode reduzir a glicemia e melhorar os níveis de A1C (teste de hemoglobina glicada). A associação recomenda pelo menos 30 minutos de exercício físico moderado, cinco dias por semana, ou um total de 150 minutos semanais5.
“É importante ter em mente que hábitos simples na rotina, que incluem alimentação saudável e a prática de atividades físicas regularmente, podem trazer benefícios não somente para o tratamento, mas principalmente para a prevenção da doença”,  conclui Patrícia.





Referências:
1.    1 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – Vigitel 2016. Ministério da Saúde (Brasil). Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/abril/17/Vigitel_17-4-17-final.pdf
2.    2-  Federação Internacional de Diabetes (FID). Off to the right start. Dia Mundial do Diabetes. Guidebook 2014. Site. [Acessado em abril. 2015]. Disponível em http://www.idf.org/sites/default/files/wdd-guidebook-2014-en.pdf
3.    3 - Eight-year weight losses with an intensive lifestyle intervention: the look AHEAD study. Obesity (Silver Spring). 2014 Jan;22(1):5-13. doi: 10.1002/oby.20662. Site. [Accessed in June. 2016]. Available in http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24307184
4.    4 - 5 Nutrition Tips for Managing Diabetes. Site. [Acessado em junho, 2016]. Disponível em http://glucerna.com/diabetes-nutrition-management
5.    5 - American Diabetes Association. Physical Activity Is Important. Site. [Acessado em junho, 2017]. Disponível em http://tour.diabetes.org/site/PageServer?pagename=TC_activity





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados