Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Tuberculose ainda afeta milhões de brasileiros



Em 2016, foram registrados 69,5 mil casos novos da doença no País


Com intuito de ratificar a tuberculose no Brasil, o Ministério da Saúde lançou, ontem (29), o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose. A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis que afeta prioritariamente os pulmões, mas que também, pode atingir qualquer parte do corpo. De acordo com dados divulgados pelo órgão, no ano passado, em 2016, foram registrados 69,5 mil casos novos da doença no Brasil.

Conforme Raquel Xavier de Souza Saito, coordenadora da Pós-graduação em Saúde da Família, da Faculdade Santa Marcelina (FASM), a tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, pelo ar, quando o doente fala, tosse ou espirra, através das gotículas da saliva.

“Dentre os principais sintomas da doença estão: tosse, com ou sem catarro, febre baixa, geralmente à tarde, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito e hemoptise (sangramento das vias respiratórias). Nas formas de tuberculose fora do pulmão (extrapulmonares), podem ocorrer fraqueza, emagrecimento, febre e sintomas relacionados com o órgão atingido” – explica.

O diagnóstico e tratamento da doença duram no mínimo seis meses e estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).  

O plano legitima o compromisso com a Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir a incidência da doença na população mundial, que hoje é de 33,7 casos para cada 100 mil habitantes. A meta é chegar a menos de 10 casos por 100 mil habitantes até o ano de 2035. O Brasil também assume o compromisso de reduzir o coeficiente de mortalidade para menos de 1 óbito por 100 mil habitantes.


Importante:

Atenção: Tosse por três semanas ou mais, com ou sem secreção, pode ser tuberculose. Procure imediatamente uma Unidade de Saúde próxima de sua residência. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados