Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de junho de 2017

Foliculite após barbear pode deixar cicatrizes Saiba como evitar



Barbearia Dom Cabral dá dicas de como evitar a inflamação da pele após o barbear


Muito conhecida pelas mulheres que se depilam frequentemente, a Foliculite é o nome dado à uma inflamação da raiz dos pelos decorrente de lesões ou pelos encravados. Contudo, também é bastante comum, apesar de menos conhecido, a ocorrência dessa inflamação nos homens, após o barbear. A boa notícia é que, segundo Caio Cabral, diretor da Barbearia Dom Cabral, há sim como evitar a foliculite.

Só quem tem que se barbear regularmente sabe como a foliculite pode ser um aborrecimento. Após a retirada do pelo surgem alguns caroços vermelhos, gerando lesões semelhantes à acne. “Além do desconforto estético, há a preocupação com a saúde da pele, uma vez que a inflamação pode se estender por todo o arredor do pelo e alcançar a raiz, deixando até cicatrizes” .
Homens com pelos mais grossos costumam ser mais propensos a ter esse problema, uma vez que ela pode ser causada por pelos encravados. Nesse caso chamado de “pseudofoliculite da barba”, ela acontece quando os pelos raspados, ao crescerem, se curvam e voltam para o interior da pele, levando à inflamação.
De acordo com Caio Cabral, sócio na Barbearia Dom Cabral, existem cuidados que podem prevenir o aparecimento constante da foliculite. Ao se barbear, é indicado procurar utilizar água morna, massageando os pelos para que eles fiquem mais amolecidos.  Utilizar  um bom creme de barbear para reduzir o atrito da lâmina e irritar menos a pele também é recomendado. Além disso, não se deve passar a lâmina no sentido do crescimento do pelo. Esses  são alguns cuidados que podem ser feitos, e que ajudam bastante na manutenção de uma pele saudável. Confira todas as dicas da Barbearia Dom Cabral:

1-    Evite lâminas antigas
Trocar a lâmina de barbear periodicamente é muito importante, uma vez que o metal pode desenvolver alguns pontos de desgaste, perder o fio e acabar machucando a pele. Além disso, lâminas antigas acumulam microrganismos, que podem se aproveitar dos pequenos machucados adquiridos ao se barbear para gerar uma infecção.

2-    Atente-se à higiene
Nossa pele, naturalmente, é povoada por milhares de bactérias e fungos, que na primeira oportunidade podem se alojar em ferimentos e se desenvolver. Por isso é importante lavar bem o rosto antes do barbear e também no dia-a-dia.

3-    Se barbeie após o banho
A água quente ajuda a deixar os fios mais maleáveis, facilitando o trabalho da lâmina. Após o banho a pele também está mais hidratada, fator que dificulta o desgaste. É por esses motivos que nas barbearias profissionais, como a Dom Cabral, uma toalha quente é colocada sobre o rosto do cliente antes da lâmina entrar em ação.

4-    Não se barbeie na direção contrária dos pelos
Apesar de termos a sensação de que a barba feita no sentido contrário fica melhor aparada, esse método danifica a pele e muda a direção de crescimento dos pelos, facilitando o desenvolvimento da foliculite.

5-    Utilize produtos de qualidade
A qualidade do creme de barbear e do pós-barba é muito importante para uma barba bem feita e sem “sequelas”. Um bom creme de barbear possui alta taxa de hidratantes e cria uma espuma cremosa, diferente daquela criada pelo sabonete. O pós barba também é importante, pois devolve à pele parte da hidratação perdida durante o barbear.
#Extra – Se mesmo com todos esses cuidados a irritação continuar e se transformar em erupções na pele ou as feridas tiverem dificuldade na cicatrização, procure um dermatologista.




Barbearia Dom Cabral
Brasil 21 - Ed. Meliá Bl. D Lj. 70/76 Asa Sul-DF
Tel: (61) 3224-7787
Asa Sul - EQS 110 / 111, Bl A, Lj 06 - 08, Asa Sul, Galeria Karim (Eixinho W) - Brasília – DF
Tel.: (61) 3242-0043
Asa Norte - SCLN 413, bl A, Lj 10, Asa Norte - Brasília - DF
Tel.: (61) 3447-2512

Deck Norte - SHIN CA 01 Bl. A Lj. 11; Shopping Deck Norte; Lago Norte - Brasília – DF

Tel.: (61) 3576-0042
Liberty Mall - Setor Comercial Norte Quadra 2 Bloco D - Asa Norte, Brasília – DF
Tel.: 3327-7717

Lago Sul - SHIS QI 09/11 Bl. A Lj. 05 Lago Sul - Brasília – DF
Tel.: 3248-5362

Facebook: fb.com/Barbeariadomcabral/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados