Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de junho de 2017

O dente quebrou! E agora?



Como agir em casos de quedas, dentes quebrados, sangramentos, dores e outros contratempos.


O acompanhamento periódico da saúde bucal está em dia. Visitas regulares ao consultório do dentista são feitas e, a princípio, tudo em ordem. Até que algo inesperado acontece. São inúmeras as emergências relacionadas aos dentes e à cavidade bucal que exigem que o paciente procure imediatamente um dentista. Para falar sobre esse assunto, a especialista em ortodontia, Dra. Sílvia Reis, responde algumas questões importantes sobre como proceder em casos de emergências em odontologia. 

O que fazer quando um dente cai?

Antes de tudo, é importante colocar o dente em um copo com leite ou soro fisiológico, pois esses líquidos são capazes de manter vivas as células necessárias para um possível reimplante. Outra dica fundamental é não lavar ou esfregar o dente, para não haver risco de eliminar tais células. Nesses casos, o procedimento de reimplante deve ser feito em, no máximo, duas horas. Quanto maior o tempo entre o acidente e a cirurgia, menor o índice de sucesso.


E se o dente quebrou, o que fazer?

Pedaços maiores de dente quebrado podem ser mantidos em soro fisiológico ou leite e levados ao dentista, para serem colados na parte do dente que permaneceu. Se eles não forem localizados, não estiverem em bom estado ou a quebra não for tão grande, restaurações com resinas ou cerâmicas reabilitam perfeitamente a estética e a função da falha.

Grande ou pequena, a quebra exige um controle radiográfico para verificar se houve danos à polpa do dente. Se a resposta for positiva, será preciso fazer um tratamento de canal.


O que fazer em caso de sangramento da gengiva?

Sangramentos muito abundantes são raros e geralmente associados a doenças graves. Logo, é imprescindível ir a um pronto-socorro hospitalar imediatamente.

Os sangramentos mais frequentes, decorrentes da escovação e do uso de fio dental, são moderados e têm a ver com doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. Normalmente, cessam rapidamente, o que não elimina a necessidade de procurar um periodontista o quanto antes, para que seja indicado o tratamento adequado.


Como agir em caso de sangramento da língua ou dos lábios?

 

Isso costuma ser decorrente de acidentes com cortes. Para cortes pequenos, umedeça uma gaze com água filtrada e comprima a região para controlar totalmente o sangramento. Para cortes maiores, o mesmo procedimento deve ser realizado, com a diferença de que se deve manter a gaze pressionada sobre a área até chegar a um serviço de emergência, para que uma sutura seja feita por profissionais.


Como proceder se houver a desconfiança de quebra ou deslocamento da mandíbula?

 

Deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro e procurar um profissional do setor de emergência bucomaxilofacial. Serão investigadas possíveis fraturas nos ossos da face por meio de radiografias e tomografias e, em seguida, definida a necessidade ou não de cirurgia, além da indicação de exames complementares e tratamentos adequados.


Como remover, com segurança, objetos presos na boca ou entre os dentes?

 

Em primeiro lugar, mantenha o corpo ereto e não tombe a cabeça para os lados ou para trás, para evitar que os objetos caiam por acidente no sistema respiratório. Dirija-se a um pronto-socorro odontológico. As chances de machucar ainda mais a boca ao tentar fazer a retirada sem auxílio especializado são grandes.

No caso de algo preso entre os dentes, o mais comum é que sejam restos de comida. Use fio dental para removê-los.


Como aliviar uma dor de dente inesperada, até conseguir chegar a um profissional?

 

Analgésicos e anti-inflamatórios são suficientes para controlar a dor até a intervenção profissional. Mas, somente o dentista poderá diagnosticar o problema, agir com medicação local, fazer os procedimentos corretos e sanar de fato a origem da dor.


O que fazer se a bochecha começar a inchar, aparentemente sem explicação?

 

O inchaço normalmente é consequência de uma inflamação, sendo prudente ir ao dentista para checar o motivo do inchaço, que pode ser desde algum alimento acumulado por baixo da gengiva até caxumba, passando por inflamação nos dentes ou no osso ou, ainda, uma alergia.





 Sílvia Reis - Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), titulou-se mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e doutora em Ortodontia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua em Belo Horizonte desde 1994 e, em Ouro Branco/MG, desde 1998. É, ainda, coordenadora do curso Ortoadultos - Tratamento Ortodôntico em Adultos (SP e BH) e da especialização em Ortodontia do Instituto de Estudos da Saúde Sérgio Feitosa (IES) e palestrante nos principais eventos nacionais de Ortodontia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados