Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Personal Organizer dá dicas para organizar o closet para o Inverno



Chegou a hora de tirarmos do guarda-roupa peças coringas como jaquetas, casacos, sobretudo, botas entre outras. Porém, se elas não foram bem guardadas podem criar mofo e ficar com mau cheiro. Veja abaixo as dicas da personal organizer, Luara Faria, na hora de organizar o closet para receber as peças de inverno:

- Tirar as roupas de inverno e colocar para arejar (sem sol) antes de guardá-las no closet. Guardar as roupas lavadas. Nesse momento, deve-se observar as peças e verificar se estão mesmo limpas. Mesmo estando limpas, se houver necessidade de lavar devido ao cheiro de guardada, deve-se lavar antes de voltar às peças para o closet;

- As roupas de verão podem ser guardadas em locais de difícil acesso, já que não serão usadas nesta estação. Prateleiras mais altas ou caixas com ventilação são ótimas aliadas neste momento;

- As roupas de inverno deverão ficar à vista, ao alcance dos olhos. As calças e camisas mais grossas devem ser penduradas;

- Os casacos, trench coat e sobretudos devem ficar pendurados em cabides mais resistentes, devido ao peso que eles exercem;

- As malhas e blusas de lã podem ficar dobradas em prateleiras, para facilitar na hora de usar. Organize as peças por tipo de tecido e por cor, isso ajuda muito a otimizar o tempo na hora de escolher o que vestir;

- Os sapatos também merecem uma atenção especial. Retire todos das caixas de papelão, pois esse material propicia o acúmulo de ácaros e fungos. Os calçados de inverno devem estar limpos antes de serem colocados para uso, e toda vez que forem usados, deixe-os arejando antes de voltá-los para a sapateira.

- Os sapatos de verão podem ser guardados em caixas plásticas com ventilação ou saquinhos de TNT. Há varias marcas e modelos em lojas que vendem produtos para organização.


Manutenção das roupas de inverno

A personal dá dicas para os cuidados com cada tecido:

COURO

Roupas de couro não podem ser lavadas. Para limpar e higienizar essas peças, você deve usar vaselina líquida e deixar secar a sombra antes de voltar para o closet. Atenção: O couro não pode ser dobrado, pois formam vincos que não saem mais, por isso, casacos, calças e saias deste material precisam ser guardados pendurados.


CAMURÇA

Também não devem ser molhadas. O conselho é a lavagem a seco ou apenas o uso de spray especifico para este tipo de tecido (à venda em sapatarias e grandes mercados). A camurça desbota com facilidade, então deve-se evitar a lavagem desnecessária.



Jamais pendure uma peça de lã pois devido ao peso do tecido elas tendem a ceder e acabam deformadas. A lavagem deve ser feita à mão e nunca centrifugada. Deixe essas roupas secarem à sombra e apoiadas sobre uma superfície plana. Nada de varal!


Como Evitar Mofo no Closet durante o inverno

Retire as roupas do armário e limpe bem todas as gavetas, prateleiras com um pano umedecido com uma solução de 1 litro de água com 4 colheres de vinagre branco. Deixe secar bem para voltar às roupas para dentro do closet.

Use giz de lousa branco embalados em saquinhos de voal ou tule nas gavetas e pendure um deles no varão do guarda-roupa. Por serem feitos de Cal, o giz retém a umidade. No mercado há vários tipos de antimofos, porém prefira os que são feitos à base de sílica, pois não acumulam água e não correm o risco de danificar a madeira ou alguma peça de roupa, caso virem. Também há a possibilidade de colocar um sachê de sílica nos bolsos dos casacos, caso o closet seja muito úmido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados