Mais de cem integrantes da
comunidade surda já testaram o aplicativo que traduz textos para a Língua
Brasileira de Sinais (Libras)
O
aplicativo que traduz de português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)
as informações sobre serviços prestados pelo Poupatempo foi testado por 102
surdos nos primeiros 40 dias de testes em três postos. A pesquisa com esse
universo mostrou que 77,5% usariam novamente e recomendariam a solução.
Para a realização dos testes, o código de barras foi inserido no material informativo sobre o RG e a Carteira de Trabalho, que estão entre os serviços mais procurados no Poupatempo.
Escola para Surdos
Entre os surdos que participaram dos testes estão alunos da Escola para Surdos ‘Instituto Santa Teresinha’. Acompanhados por professores e pela vice-diretora Andrea Bast, os estudantes visitaram o posto da Sé e foram recebidos por colaboradores treinados em Libras.
Os postos disponibilizam tablets, com aplicativo para ler o código, para aqueles que não têm um smartphone. Este dispositivo é necessário para ler o QR Code e “conectar” o cidadão com o Hugo (avatar criado pela Hand Talk para a comunicação via sinais).
Programa
Poupatempo
O Poupatempo é
um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão
da Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro posto,
em 1997, o Poupatempo já prestou mais de 512 milhões de atendimentos.
Atualmente, conta com 72 postos fixos e uma unidade móvel, instalados em todas
as regiões administrativas do Estado, que atendem mais de 175 mil cidadãos por
dia. Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor
serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de
satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que
administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor
indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista
Exame.
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