Precisamos levar em consideração que o professor, quando está em
sala de aula, tem consigo um cenário histórico, certas perspectivas que
constituem o ser humano. E, por isso, ele precisa considerar que o aluno/aprendiz
não é apenas cognição, levando em conta também esses critérios, a afetividade e
o meio em que cada um vive, para que assim, ele possa conhecê-lo melhor e
acompanha-lo de maneira adequada desde o seu planejamento até sua atuação em
sala.
Se em sala de aula o professor tem 30 alunos e nenhum apresenta
alguma peculiaridade, como o docente deve atuar? Por outro lado, como funciona
sua atuação mediante a presença de um aluno com dificuldade de aprendizagem ou
deficiência? Vale lembrar aqui, da metodologia de ensino usada por anos, antes
de começarmos a mudar esse olhar sobre quem aprende. Antigamente, o professor
estava em sala de aula, apenas voltado e preocupado em colocar o conteúdo no
quadro, para que os alunos pudessem copiá-lo e assim estudar para as atividades
e provas.
Ou seja, dentro dessa análise não havia um espaço e momento
dedicado ao diálogo do professor com os alunos e vice-versa para que fossem
apontadas as dificuldades ou até mesmo as novas aprendizagens e ideias que
pudessem surgir. Atualmente, as escolas tem aprimorado a visão e aumentado à
atenção a essa questão, considerando as demandas dela e da comunidade como um
todo.
Precisamos analisar desde as questões cognitivas, afetivas até as
sociais, as quais demandam um tempo de aprofundamento teórico, estudo, formação
e consciência de todas as etapas a serem cumpridas até o momento do aprender do
aluno.
Por isso, é tão importante levar em consideração as
especificidades existentes em sala de aula com o objetivo não somente da
escola, mas principalmente do professor compreender os diferentes estilos de
aprendizagem, ritmo e tempo dos alunos presentes na sua turma, o que vai
impactar no planejamento das aulas, da realização e condução das atividades
para atingirem os objetivos traçados.
Ana
Regina Caminha Braga -https://anareginablog.wordpress.com/ - escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e
em gestão escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário