Após atuação da Defensoria Pública de SP,
todos os cartórios do Estado poderão prestar atendimento em Libras (linguagem
brasileira de sinais) aos usuários com deficiência auditiva.
O serviço já está em funcionamento desde
janeiro de 2016 e foi disponibilizado após tratativas mantidas entre o Núcleo
de Direitos do Idoso e Pessoa com Deficiência da Defensoria paulista com a
Associação dos Notários e Registradores do Estado de SP (Anoreg-SP). A pessoa
com deficiência auditiva que procurar os serviços de cartórios poderão contar
com a ajuda de um intérprete de Libras, que, por meio de uma videoconferência
online, auxiliará no atendimento.
A Defensora Renata Flores Tibyriçá,
Coordenadora do Núcleo de Direitos do Idoso e Pessoa com Deficiência, afirmou
que a procura pela Anoreg aconteceu após a Defensoria receber reclamações de
pessoas surdas que desejam se casar nos cartórios, mas que encontravam
dificuldades em razão da falta de intérpretes de Libras.
”Precisamos garantir
a acessibilidade para as pessoas com deficiência em todos os serviços e a
disponibilização de interprete de Libras atende o anseio da comunidade surda,
que por falta desses profissionais, tinha dificuldade em utilizar os
cartórios de registro civil”, afirma.
O Presidente da Anoreg, Leonardo Munari de
Lima, afirmou que a parceria da Defensoria Pública com a Associação colaborou
para a iniciativa do órgão em implementar o novo meio de atendimento. “A
concretização deste projeto somente foi possível em razão do apoio que obteve
da nobre Defensoria Pública, que sempre pautada pela busca da melhor solução
para o cidadão, dentro da razoabilidade e viabilidade, permitiu que a melhor
ideia surgisse, amadurecesse e se tornasse real no início deste ano, garantindo
aos deficientes auditivos mais uma forma de inclusão de cidadania”, disse.
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