Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Aumento do preço do feijão – veja como substituir sem prejudicar a dieta - Substituto do feijão




O preço do quilo do feijão sobe e chega a R$ 15 em mercados alguns mercados, por isso muitas pessoas estão substituindo a leguminosa. As nutricionistas, Paula Castilho e Talitta Maciel, ajudam com dicas de como fazer as substituições corretas, sem prejudicar a saúde e a dieta.

Deixar de comer feijão não é um problema desde que ele seja substituído por outros alimentos da família das leguminosas. Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Basta uma porção diária da sua favorita.
Trocar os grãos pelo caldo também não é e todo o um mau negócio. Isso porque a água em que o feijão foi cozido concentra parte das vitaminas que são liberadas durante o cozimento, além de altos teores de fósforo, potássio, magnésio e enxofre. Saborear o caldo ainda é uma boa ideia para quem gosta de um jantar reforçado, porém a casca do feijão é que mantém os nutrientes. Se o problema for somente o preço, vale investir em outros tipos de feijão.

TIPOS DE FEIJÃO
Existem mais de 1.000 variedades de feijões, mas 14 tipos são mais comercializados no Brasil: preto, vermelho, carioca, manteiga, azuki,jalo,  jalo-roxo, branco, moyashi, fradinho, rosinha, roxinho, verde e rajado. Apesar de muito, existem algumas particularidades. O feijão branco, por exemplo, é o mais rico em ferro e oferece faseolamina, que diminui a absorção dos carboidratos, bom para quem quer perder peso. Já o azuki, de origem asiática, é muito indicado pela medicina chinesa, pois possui propriedades diuréticas e também auxilia no controle da pressão arterial, além de ser um dos feijões de mais fácil digestão; enquanto o preto é rico em antioxidante que reduz o risco de certos tipos de câncer.

Carioca
Tipo mais popular no Brasil, o feijão carioca é comumente consumido cozido junto com arroz branco. De cor marrom rajada, o grão pode acompanhar carnes vermelhas, frangos e peixes.

Preto
Utilizado na tradicional feijoada, o feijão preto é rico em ferro, substância que ajuda no combate a anemia. Para melhor absorção do nutriente, alimentos com vitamina C precisam ser ingeridos junto. Portanto, abuse da couve e da laranja.

Branco
Utilizado em dietas para emagrecimento, o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que dificulta a absorção do carboidrato transformado em açúcar. O grão forma um caldo cremoso e pode ser utilizado para sopas ou saladas.

Azuki
Entre os benefícios do feijão azuki estão o controle a pressão arterial e a ação diurética. De sabor adocicado, o feijão é muito utilizado na culinária asiática para fazer doces.

Vermelho
De grão avermelhado e pequeno, o feijão vermelho tem sabor forte e é muito utilizado na culinária francesa para preparar sopas.

Manteiga
Também conhecido como feijão bolinha, o grão é bem arredondado e de cor amarela. Muito utilizado na culinária portuguesa, o feijão manteiga serve de ingredientes para saladas e sopas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados