Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Confira as dicas de José Bento sobre como combater os principais sintomas da menopausa e transformar esse período na sua melhor idade





Fogachos: Mais conhecidos como ondas de calor, os fogachos se manifestam como uma sensação súbita de aquecimento do rosto e da parte superior do corpo. Segundo o ginecologista José Bento, em seu novo livro “A melhor idade da mulher”, publicado pela Editora Alaúde, os fogachos são mais frequentes à noite e costumam causar muito incômodo e dificultar o sono.

O que fazer: José Bento recomenda a prática de exercícios e a manutenção de uma alimentação à base de soja, que contém fitoestrogênio, para ajudar a controlar este sintoma. “Muito consumida no Japão, a soja tem se mostrado seus benefícios: lá, menos de 20% das mulheres no climatério se queixam de fogachos”, afirma o médico. Além disso, é recomendado evitar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas, usar roupas leves e, se possível, frequentar ambientes refrigerados. 

Incontinência urinária: A falta de estrogênio contribui para o enfraquecimento dos músculos do baixo ventre. Mulheres que não desenvolveram bem a musculatura dessa região ou ainda que passaram por vários partos têm mais chances de desenvolver o problema.

O que fazer: Exercitar especificamente os músculos do períneo diminui as perdas involuntárias de urina. “Essa reeducação que pode ser feita com a orientação de fisioterapeutas, por meio de técnicas e aparelhos específicos para aumentar a tonicidade da região”, explica o ginecologista.

Alteração na pele, cabelos e unhas: Com o desequilíbrio hormonal, a pele tende a ficar mais fina e ressecada, assim como as unhas e os cabelos, que passam a cair mais, já que há uma diminuição do sebo natural que os protege e hidrata. Segundo José Bento, outro fator relevante é a maior produção do hormônio masculino androgênio, que aumenta nessa fase da vida e pode levar ao aparecimento de acnes e ao crescimento de pelos em partes do corpo, como o queixo.

O que fazer: Seguir uma dieta rica em vitaminas A, B, cálcio, ferro, proteínas, ácidos graxos e fitoestrogênios ajudam a melhorar o quadro. Tratamentos cosméticos específicos para essa idade da mulher também são recomendados, desde que com a indicação de um especialista.

Problemas cardiovasculares: José Bento explica em seu livro que o risco de a mulher desenvolver problemas cardiovasculares aumenta na menopausa por conta da diminuição da produção natural de estrogênio e progesterona que, entre suas funções, protegem as artérias contra a formação de placas de gordura.

O que fazer: De acordo com as indicações do doutor em “A melhor idade da mulher”, reduzir a ingestão de gorduras saturadas (de origem animal) é imprescindível. “Em substituição, a mulher pode adotar uma dieta rica em frutas, leguminosas, vegetais, cereais, fibras, produtos à base de soja e consumir apenas gordura insaturada (de origem marinha e vegetal). Além disso, deve-se evitar o consumo de álcool, açúcar e sal em excesso, além de manter uma rotina de exercícios e realizar um acompanhamento do colesterol com um médico”, explica.



Doutor José Bento  - autor do livro, “A melhor idade da mulher”, publicado pela Editora Alaúde, um verdadeiro guia prático sobre como cuidar da sua saúde nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados