Pesquisar no Blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Alimentação e Suplementação

 

O hábito alimentar formou-se, inicialmente, pelo objetivo do ser humano em aumentar o aporte de energia corporal a fim de sobreviver aos predadores no período da pré-história. A partir do desenvolvimento de instrumentos de caça e do descobrimento do fogo, ampliou-se a variedade e a digestibilidade dos alimentos. Isso se refletiu no abrandamento das fibras, com mais maciez, facilitando e promovendo mudanças evolutivas na dentição, na mastigação e na absorção de nutrientes.

Além disso, se pensarmos do ponto de vista histórico, nos séculos XV-XVI, iniciaram-se as grandes navegações e, com isso, a mistura e a integração entre os povos e as culturas. Ou seja, houve uma complexa vinculação de hábitos de vida, relações interpessoais, conhecimentos diversos, religiões, crenças, criação de animais e cultivo de alimentos variados e, ainda, o acesso às especiarias e à farinha refinada. Com toda essa fusão, o que se percebe é uma maior miscelânea cultural, que evidencia a mudança do foco alimentar.

Daremos um salto histórico em direção aos anos 70. No âmbito global, a educação nutricional se distanciou das raízes sociais e antropológicas e cedeu lugar à medicina, promovendo programas de educação nutricional. A constatação científica de que os hábitos alimentares errôneos são um fator de risco para várias doenças fez com que, nos anos 90, reemergisse o interesse pelo assunto, no qual a educação nutricional assumiu destaque na prevenção da saúde. Nesse contexto, a nutrição viveu a divergência das carências, como desnutrição e anemia, com os excessos, como obesidade, diabetes, dislipidemias.

Com o passar dos anos, o hábito do brasileiro foi redefinido a partir do surgimento da indústria alimentar e marcado pelo consumo excessivo de produtos processados, ricos em conservantes e corantes, e que traziam opções práticas, saborosas e pouco perecíveis para a rotina corrida.

A publicidade e a ideologia consumistas ganharam importância, favorecendo a formação de novos hábitos alimentares e influenciando as escolhas dos consumidores. Como resultado, tem-se, na sociedade, uma transição nutricional caracterizada por uma dieta extremamente calórica, rica em açúcares e gorduras, e, consequentemente, insatisfatória em questões nutricionais. Segundo pesquisa do IBGE de 2018, a maioria dos brasileiros faz escolhas alimentares inadequadas, principalmente os adolescentes.

Em contrapartida, temos o movimento slow food, que conjuga prazer e regionalidade no hábito alimentar. É o resgate ao "como era antigamente", a feira, ao fresco, ao natural. O problema é que o solo já está modificado, os alimentos vêm cheios de agrotóxicos e mesmo o "fresco" não fornece os nutrientes de antes.

É exatamente nesse contexto que a suplementação funciona como uma conveniência e benefício, já que, de forma prática, auxilia no suprimento das necessidades do corpo. Quando a alimentação atual ou pregressa é pobre em verduras, legumes, frutas, castanhas, proteínas; quando a digestão é ruim; quando o intestino não funciona regularmente; quando há frequentes gripes, resfriados, alergias; quando os cabelos caem além o habitual; quando há dificuldade para dormir, estresse, ansiedade, fadiga, falta de energia, TPM, excesso de apetite... a suplementação torna-se fundamental. De acordo com pesquisa da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), divulgada em 2020, 59% dos lares possuem ao menos uma pessoa consumindo suplementos.

Por isso, a suplementação deve ser pensada com um caráter estratégico, personalizada, adequada a cada fase da vida, para melhora da saúde e da performance. A ingestão de suplementos feitos especialmente para cada organismo responde não só à necessidade de cada indivíduo, como também a uma tendência para os dias atuais: fazer uso da tecnologia em prol da praticidade, inclusive no que diz respeito à sua saúde e à sua alimentação.

 


Roberta Thawana - nutricionista da Polaris Nutrition


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados