Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Faturamento do Turismo no Rio Grande do Sul desaba após enchentes de maio, mas cresce no restante do País

Chuvas que atingiram o Estado levaram a uma queda anual de 16,6% no faturamento do setor, no quinto mês do ano, contrastando com o crescimento geral no Brasil

 

A tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, em maio, já aponta as primeiras consequências econômicas, após os danos sociais e ambientais que ainda persistem mais de dois meses após as enchentes que assolaram a região. Dados inéditos do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) destacam que o faturamento do setor no Estado gaúcho sofreu uma queda significativa de 16,6%, no quinto mês do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A redução representa uma perda de mais de R$ 118 milhões. 

De acordo com a Federação, a principal causa dessa diminuição drástica no faturamento do Turismo na região foi a interrupção das operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, em razão da falta de condições de operação, causadas pelas enchentes à época. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reportou uma queda de 3% no número de passageiros durante o mês, o que impactou a demanda turística. Segundo o estudo, realizado com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor no Estado faturou R$ 593,3 milhões, em maio. Como o Salgado Filho permanece fechado, com os voos operando num número reduzido pela base aérea de Canoas, a FecomercioSP estima que os próximos meses ainda devam apresentar resultados negativos. 

Turismo por região
Distante do cenário de crise no Rio Grande do Sul, em outras regiões do País, o levantamento da Entidade também identificou quedas no faturamento. Foram os casos de Acre (-7,2%), Roraima (-6,9%), Mato Grosso (-2,1%) e Rondônia (-0,1%). Em 21 Estados, no entanto, o faturamento do setor registrou crescimento [tabela 1].

Tocantins obteve a maior variação anual (17,2%), seguido da Bahia (7,4%) e do Amazonas, com o mesmo porcentual. São Paulo, que vinha seguindo um ciclo de quedas consecutivas, apontou a segunda elevação expressiva (5,6%), após o crescimento de 4,1%, observado em abril. O Estado representa cerca de 35% do Turismo nacional — portanto, qualquer variação, dada a sua magnitude, tem um efeito exponencial no desempenho global. 


TABELA 1
FATURAMENTO DO TURISMO POR REGIÃO
MAIO DE 2024


 

Turismo nacional retoma nível pré-pandemia

Para o Turismo nacional, o resultado de maio foi o melhor para o mês desde 2019 — ou seja, antes da pandemia —, o que mostra uma possível recuperação do setor. Para se ter uma ideia, o Turismo brasileiro cresceu 1,9% no período, registrando um provento de R$ 15,7 bilhões. A variação anual já acumula alta de 2,4%.

A inflação continua sendo um dos principais fatores que influenciaram no resultado. Dos oito segmentos analisados na pesquisa, seis apontaram resultado positivo, com destaque para o grupo de alojamentos — que faturou R$ 1,7 bilhão, representando uma alta de 16,6% —  e  locação de meios de transportes, que obteve R$ 2,2 bilhões no mês, uma alta de 8,9% [tabela 2].

 

TABELA 2
FATURAMENTO DO TURISMO NACIONAL POR SERVIÇOS PRESTADOS
MAIO DE 2024


 

Vale destacar que os segmentos de alojamento e transporte, que foram os que mais apontaram crescimento no mês de maio, também são os que mais encareceram em decorrência da inflação: a tarifa média aumentou 12% e a variação da locação de veículos, nos últimos 12 meses, foi de 21,26%. No mês de junho, ambos permaneceram pressionados [tabela 3]. As demais elevações no faturamento ocorreram nos serviços de alimentação (6,6%), nas atividades culturais, recreativas e esportivas (4,4%) e nas agências de viagens, operadores e em outros serviços turísticos (2,5%). 
 

TABELA 3
INFLAÇÃO DO TURISMO
JUNHO DE 2024

 

Por outro lado, três grupos ligados ao transporte de passageiros mostraram queda no mês de maio, com destaque para o rodoviário, que caiu 7,9%. Já são 13 meses de quedas consecutivas. Os transportes aquaviário e aéreo também sofreram retração, de 3,8% e 3,1%, respectivamente. No caso do segundo,  há  uma deflação acumulada de 2,59% nos bilhetes, o que ajuda a explicar a queda no faturamento, já que a demanda permanece aquecida. Além disso, é necessário considerar que os efeitos das enchentes do Rio Grande do Sul, interrompendo as operações no aeroporto de Porto Alegre, consequentemente, também reduziram a demanda doméstica, como demonstram os dados da Anac citados anteriormente. 

Segundo a FecomercioSP, o Turismo deve permanecer indicando variações modestas para os próximos meses. O preço do dólar pode encarecer as passagens aéreas e dificultar as viagens familiares a lazer. Assim, deve limitar o crescimento do setor em termos nacionais. No entanto, pode beneficiar destinos e atrações mais próximas, impulsionando a locomoção por veículo próprio, carro alugado ou ônibus.



Nota metodológica


O estudo se baseia nas informações da Pesquisa Anual de Serviços, mediante dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do IBGE. Os valores são corrigidos mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o Turismo. Para as que têm relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas para realizar uma aproximação da participação do setor no total.

Em relação aos dados regionais, a base continua sendo a PAS, mas foi adotado um procedimento estatístico distinto, de uso da proporcionalidade nacional, para encontrar a receita das atividades nos Estados e, na sequência, uma estimativa setorial para se chegar na receita operacional líquida. Embora foram feitas estimativas segmentadas, a divulgação ficará restrita ao total, pois o objetivo é obter uma dimensão geral do setor e acompanhar o desempenho mensal. A correção monetária é feita pelo IPCA, e não pelo índice específico, tal como ocorre no volume de serviços, no IBGE.

O total do faturamento das Unidades Federativas (UFs) não coincide com o total nacional do levantamento da FecomercioSP, por não contabilizar o setor aéreo. Pelo fato de não haver clareza sobre como o instituto trabalha o dado de transporte aéreo de passageiro, optou-se por não usar neste momento. Quando houver uma indicação mais clara, haverá, certamente, uma atualização.


FecomercioSP
Facebook 
Instagram 
LinkedIn
Twitter
 


6 dicas para evitar dor de cabeça quando for viajar

Para viagens de carro, a melhor alternativa é contratar um
 seguro para proteção do veículo, seus ocupantes e danos a terceiros 
 Envato
Planejamento financeiro, Seguro Viagem e tag de pedágio podem garantir descanso e dias tranquilos

 

Destino escolhido, passagens compradas e malas prontas. Parece tudo o que é necessário para uma viagem tranquila neste inverno. Mas, se não houver planejamento, as férias podem se transformar em dor de cabeça. Imprevistos como problemas de saúde, roubo residencial, acidentes de trânsito, perda de bagagem ou cancelamentos de última hora podem surgir, trazendo grandes complicações. Nessas horas, um Seguro Viagem, uma proteção ao carro, um seguro residencial, as contas em débito automático e uma tag de pedágio podem ser decisivos para evitar preocupações durante o período de descanso. 

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Devanir Brisola, dá algumas dicas para aproveitar as férias de inverno sem comprometer o orçamento. São seis passos para planejar uma viagem segura e tranquila, garantindo um descanso merecido sem surpresas desagradáveis.


1 - Faça o planejamento financeiro

Organização financeira e reserva de recursos. Esses itens são fundamentais para estar bem preparado para qualquer viagem e garantir uma experiência agradável, sem surpresas na volta. Com um bom planejamento financeiro, é possível cobrir todas as despesas previstas, lidar com imprevistos de forma eficiente e aproveitar o momento. Além disso, vale lembrar que os boletos não tiram folga durante as férias. Portanto, para evitar pagamentos de multas, juros ou suspensão de serviços, uma alternativa é colocar as contas em débito automático. A funcionalidade permite agendar as faturas de água, luz, telefone e outros serviços sem a necessidade de pagamentos manuais.


2 - Tenha o Seguro Viagem como aliado

Mesmo com todas as precauções, os imprevistos podem surgir durante as férias. Para garantir atendimento médico e hospitalar em casos de urgência, emergência ou doenças, o Seguro Viagem é indispensável, tanto para destinos nacionais quanto internacionais. No Sicredi, o Seguro Viagem é disponibilizado em parceria com a SulAmérica Seguros, fornecendo proteção abrangente para viagens aéreas, marítimas e terrestres. “O seguro é ideal para quem busca estar protegido contra uma série de riscos e imprevistos. Os planos cobrem desde despesas hospitalares até extravio de bagagem, garantindo assistência em diversas situações”, explica Devanir Brisola. Além disso, o seguro garante proteção contra a covid-19 e atende exigências para entrada em alguns países, como os que fazem parte do Tratado de Schengen na Europa, que exigem uma cobertura mínima de despesas médicas. O plano é válido para viagens de até 365 dias corridos, proporcionando segurança e tranquilidade durante todo o período de deslocamento.


3 - Garanta uma proteção extra para o veículo

Cada vez mais, os brasileiros reconhecem a importância de proteger seus veículos, compreendendo que isso é crucial para enfrentar imprevistos e mitigar riscos financeiros. Para quem planeja viajar de carro durante as férias, contratar um seguro é a melhor alternativa para garantir proteção para o veículo, seus ocupantes e danos ocasionados a terceiros, pois acidentes ou panes com o veículo durante a viagem podem acabar tornando o momento das férias uma grande dor de cabeça. "Quem contrata um seguro tem à disposição serviços de assistência que geram conveniência em situações adversas como, serviços de guincho, mecânico, elétrico e hospedagem", detalha o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ.


4 - Contrate um seguro residencial

Ao planejar suas férias, a última coisa com que você quer se preocupar é a segurança de sua casa. Por isso, neste momento de maior vulnerabilidade do imóvel, contar com proteção adicional pode fazer toda a diferença. Com um seguro residencial, você pode relaxar e aproveitar sua viagem, sabendo que seus bens estão protegidos. Além da cobertura de roubo e furto, quem contrata o seguro residencial pode contar ainda com diversas garantias para os mais variados eventos e situações, como vendavais, incêndios e danos elétricos. E, em caso de emergências, o associado tem à disposição serviços essenciais de assistência 24 horas, que incluem chaveiro, encanador e eletricista. "Com o Seguro Residencial Sicredi, essa proteção está ao seu alcance. Assim, você cuida do seu patrimônio e previne transtornos com contratempos domésticos, garantindo a tranquilidade que você merece", complementa Devanir Brisola.


5 - Instale uma tag no carro para economizar tempo

Ficar parado em uma longa fila de pedágio é tempo de diversão perdido. Por isso, as tags são a solução perfeita para evitar esse problema. Para os associados do Sicredi, a funcionalidade recebe o nome de Tag de Passagem, um adesivo com chip que deve ser fixado ao para-brisa dianteiro do veículo. Isso possibilita o pagamento em pedágios e estacionamentos credenciados em todo o Brasil, com as cancelas abrindo automaticamente e o valor sendo debitado diretamente na conta corrente do usuário que contrata o serviço.


6 - Ative o aviso de viagem do cartão

Em caso de viagens internacionais, ative o aviso de viagem do cartão por meio do aplicativo ou Internet Banking, informando o período em que estará em outro país. Essa medida previne bloqueios e outras complicações durante os pagamentos, assegurando que suas férias transcorram sem interrupções. "Embora o aviso de viagem do cartão não seja um requisito obrigatório, realizar essa comunicação ajuda a evitar a recusa de despesas e assegurar que o uso do cartão não seja interrompido devido às atividades fora do padrão habitual", esclarece o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ.

Seja relaxando em uma praia, explorando uma cidade histórica ou apreciando as paisagens ao longo da estrada, seguir essas dicas pode tornar as férias um período tranquilo e seguro. Com coberturas adequadas, facilidades de pagamento e gestão eficiente das contas, o tempo de descanso será livre de preocupações e repleto de boas lembranças.

 

Sicredi
Site do Sicredi: Clique aqui
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube


Computação quântica vai mudar tudo o que você sabe sobre bancos e finanças


Transformação digital é um processo em constante evolução. Não importa o ramo de atuação, a evolução da tecnologia impõe novos parâmetros e oportunidades todos os dias mundo afora. Embora ainda estejamos apenas arranhando a superfície da Inteligência Artificial (IA), a “queridinha” do momento perante empresas e negócios, especialistas já olham para o que pode ser a nova onda. No setor bancário, o termo “Bancos Quânticos” é uma das bolas da vez.

 

Como o nome sugere, trata-se do conceito que combina os princípios da computação quântica com operações bancárias. A ideia central envolve o aproveitamento das tecnologias quânticas para revolucionar vários aspectos dos serviços bancários e financeiros. Segundo um relatório da IBM, determinadas ações e operações das instituições seriam rapidamente impactadas:

 

·        Otimização de negociações

·        Elaboração de perfis de risco

·        Direcionamento e previsões

·        Recomendações de produtos

·        Gerenciamento de portfólio

·        Pontuação de crédito

·        Detecção de fraudes

·        Prevenção de lavagem de dinheiro

·        Previsão de crises financeiras

 

Mais do que uma evolução da computação clássica, a quântica permite uma alta velocidade de processamento de dados e informações, criando oportunidades e resultados até então considerados impossíveis. As interações entre moléculas, atos e partículas subatômicas, muito minúsculas e rápidas, fazem parte da física quântica, esta a força teórica do que a computação quântica pode oferecer para múltiplos setores. Porém, especialistas veem o mundo bancário e financeiro na dianteira. Um estudo da McKinsey corrobora essa análise.

 

Os bancos estão no topo quando os temas envolvem investimentos em tecnologia e bases de dados gigantescos e robustos. Com o apoio de uma tecnologia como a quântica, projeta-se o aumento da otimização de produtos, serviços e interações com os clientes, com maiores usos preditivos voltados ao mercado de ações e de empréstimos, além da redução de riscos de toda a ordem, tudo graças à alta velocidade de processamento de cálculos complexos.

 

Desta forma é que avaliações de risco para crédito (com informações mais precisas sob perfis), ou a precificação de ativos – para ficar em apenas dois exemplos – podem ser impactadas de maneira decisiva para os bancos e instituições financeiras que possam abraçar a computação quântica. Já há trabalhos em andamento: Goldman Sachs, JPMorgan e HSBC iniciaram as suas primeiras iniciativas com essa nova tecnologia. No Brasil, Itaú e Bradesco trabalham para desenvolver as suas próprias soluções na área. Até mesmo a IA e suas propriedades ímpares será impactada diretamente pelos supercomputadores quânticos necessários para rodar todo esse ecossistema.

 

Como toda evolução, contudo, há algumas barreiras e desafios a serem vencidos. Enquanto os mais otimistas acreditam que até o final desta década será possível vermos “Bancos Quânticos” com aplicações comerciais viáveis, há aqueles que pedem cautela. Para começar, é preciso levar em conta que um computador quântico, apesar de poderoso, é muito sensível e instável. De variações de temperatura à pequenos tremores e vibrações, eles podem perder as informações que carregam tão rápido quanto realizam cálculos impressionantes.

 

Não por acaso, atualmente o hardware desse tipo de computador é armazenado em refrigeradores com temperatura próxima do zero absoluto, o que ajuda a garantir que os qubits (que supera a lógica binária do bit de vale um ou zero) permaneçam estáveis. Entretanto, nem todos os equipamentos funcionam em condições tão frias, o que impõe um custo bastante alto para a construção de uma arquitetura quântica operativa e funcional. Muito da aplicação futura com elementos quânticos vai depender não só de investimentos pesados, mas também da evolução de máquinas e condutores que dão suporte a esses supercomputadores.

 

Além disso, como acontece a cada nova revolução tecnológica, o bom uso também pode vir acompanhado da utilização nociva. A computação quântica tem a capacidade de quebrar muitos dos algoritmos de criptografia que são usados hoje para proteger o ambiente digital. Por isso, todos os bancos e instituições financeiras que dependem de algoritmos de criptografia de chaves públicas tradicionais são vítimas potenciais de um ataque tão logo a computação quântica com criptografia relevante fique disponível.

 

Por outro lado, enquanto os riscos de segurança se postam como um possível entrave, a segurança digital pode receber um impulso positivo, com o desenvolvimento da tecnologia de criptografia quântica, que é inquebrável por computadores clássicos e permite proteger dados confidenciais de clientes e instituições financeiras contra ataques cibernéticos. Essa evolução também pode ser considerada uma medida preditiva contra os chamados ataques de descriptografia retrospectiva (quando um criminoso coleta dados criptografados para descriptografá-los quando a tecnologia quântica estiver acessível. Aqui também se impõe a necessidade de mão de obra especializada, o que significa mais investimentos em profissionais que possuam noções tanto de computação quântica quanto de finanças.

 

Como se vê, muitos dos desafios que se impõem diante do imenso potencial da computação quântica no ambiente financeiro e bancário em muito lembram o que se teorizou durante décadas em torno da IA, que está entre nós com cada vez mais relevância. É possível prever a necessidade de considerações regulatórias a cada nova etapa que virá – no ambiente financeiro bancário, estamos falando de novas questões em torno da privacidade dos dados, à segurança e ao potencial acesso desigual às tecnologias quânticas.

 

Como um líder otimista que sou, aposto que as organizações que investirem nessa tecnologia no presente poderão se destacar no futuro, com a oferta de produtos e serviços inovadores, personalizados e mais eficientes para seus clientes. Os primeiros trabalhos experimentais estão em andamento e o potencial será sentido mais cedo do que eu ou você imaginamos. Até porque a transformação digital não para: ela apenas muda de marcha.


 

Alessandro Buonopane - CEO Brasil da GFT Technologies


CTRL C + CTRL V: 4 dicas para a sua estratégia de marketing fugir do genérico

 

A solução para que as empresas tenham sucesso na busca de fixar espaço na mente dos seus clientes, é fugir do ‘mais do mesmo’; Hérica Machado e Gustavo Alves, da KARU, agência de marketing especializada em soluções tailor made, falam sobre as principais alternativas para criar uma estratégia de sucesso

 

 

Nos últimos anos, o marketing tem sido o principal meio para que as empresas cheguem aos seus clientes e ocupem seu espaço no mercado. Uma comprovação disso é o relatório The Voice of the Marketer 2024, lançado pela consultoria Warc, que entrevistou 1.400 profissionais em todo o mundo e prevê que o investimento global em marketing irá aumentar em 8,2% em 2024, chegando a US$1 trilhão. Entretanto, para que as empresas consigam marcar a sua presença na mente dos clientes através de um bom marketing, é imprescindível que as estratégias não sejam genéricas.

 

Para Hérica Machado, fundadora e Head de Estratégia da KARU, agência de marketing especializada em soluções tailor made, a chave para a personalização assertiva está nos dados. “Estou falando da interpretação e entendimento dos dados que temos em mãos, quando cada indicador se faz importante na discussão e o que deve ser levado para cada camada. Um dos desafios das equipes de marketing mais latentes é como provar que o investimento foi eficiente, que realmente trouxe retorno além de impacto. Para a diretoria, o importante é ter uma visão simples que mostre o investimento e o ponteiro que mudou. A equalização desse dilema passa pela organização e priorização dos dados, que leva a discussões por camadas e tomada de decisões mais assertivas”, explica.

Além disso, para Gustavo Alves, sócio e Head de Projetos e Atendimento na KARU, para evitar generalizações ao criar estratégias, é essencial priorizar a contextualização. “Antes mesmo de definir as estratégias, é necessário dar um passo atrás e aprofundar o entendimento de cada cenário, grupos de públicos e como tudo isso se relaciona com os objetivos iniciais. No cenário mais tático uma pergunta vale: como minha mensagem se comportaria em diferentes canais e formatos?”, entende. 

Existem algumas alternativas que podem ser usadas na busca de fugir do ‘mais do mesmo’. Pensando nisso, os especialistas listam as principais dicas para quem deseja marcar o seu cliente através de um bom marketing. Confira:

 

1. Entenda o contexto, mercado, cultura e características da empresa

 

Uma estratégia assertiva precisa de uma leitura do cenário para trazer hipóteses e caminhos de solução real. “O entendimento do mercado traz insights poderosos para o desenvolvimento de ações que geram impacto para levar o negócio para outro nível. É preciso buscar uma evolução e performance com assertividade na mensagem para o público correto. Acredito que seja o entendimento dos dados históricos, de mercado e do negócio que nos guiam para a solução mais eficaz. Conectar várias personas, soluções, produtos e praças de maneira assertiva só é possível com o desenvolvimento de uma estratégia sob medida que leve em consideração cada uma dessas nuances e consiga projetar as iniciativas a longo prazo”, analisa Hérica.

Em qualquer projeto de comunicação, é essencial reconhecer as nuances e sensibilidades presentes, especialmente ao direcionar uma mensagem para um público específico. “Isso requer um entendimento profundo do contexto, mercado e cultura dos envolvidos. Para criar uma conexão genuína, é necessário gerar um sentimento de autenticidade e diferenciação em cada indivíduo. As características distintivas da empresa ou solução devem ser evidentes, contribuindo para a construção de uma identidade coesa. Investir tempo e recursos nessas etapas iniciais é crucial para garantir que a comunicação seja eficaz e impactante, alcançando o público de maneira significativa e memorável”, complementa Gustavo.

 

2. Converse com o público certo

Com uma estratégia bem definida, é preciso validar o entendimento sobre o público. Mais importante que saber quem é preciso impactar, é entender quais suas dores, anseios e o que o move. “O público não direciona apenas o que configuramos nas ferramentas, mas como a mensagem deve chegar, em que momento e com que roupagem. Considerando que tudo que está nos feed sociais, as marcas concorrem com os conteúdos de influenciadores, amigos, família, outros anúncios. Para ser realmente relevante e despertar a ação da audiência é imprescindível ter uma abordagem rápida, direta e que se comunique com a necessidade da persona”, diz a fundadora da KARU.

Para Gustavo, a pergunta que deve ser feita é: Em meio a diversas comunicações, como sua mensagem se conecta com o público desejado? “A chave está em 2 coisas: aprendizados e falar a língua do seu público-alvo. Mas isso só será possível com timing e uma operação ágil. Segmentar por interesse ou usar um mix de formatos, por exemplo, oferece uma oportunidade única para alcançar esse grupo específico de usuários. Mais que uma mera função numérica, a análise de dados sobre seu público é fundamental para contextualizar e reforçar a assertividade! Diminuir os ciclos de aprendizado e otimizar tudo que tiver alcance enquanto uma campanha estiver no ar também é sinônimo de sucesso”, exemplifica.

 

3. Conecte a sua marca com mais princípios

Uma maneira de trabalhar os princípios da marca e se alinhando a pauta ESG (environmental, social and governance), onde é possível conectar seus pilares relacionados ao meio ambiente, pessoas/sociais e a governança do negócio. “A empresa orientada ao ESG, com indicadores e metas bem definidos pode elevar a sua reputação no mercado como também seu valuation. Estamos falando de estar comprometido e engajado em fazer do mundo um ambiente melhor olhando para o planeta; a forma como a marca se relaciona com a sociedade e o que devolve para ela; e do gerenciamento da empresa, sua cultura e práticas éticas”, defende Hérica.

A principal forma de estar conectado aos seus princípios, é por meio da adaptação cultural, já que mudar ou criar novos valores e missões é altamente complexo dependendo da dimensão da organização. “Tudo está enraizado em uma cultura aberta à inovação e pronta para se adaptar ao futuro. Atualmente, questões sociais, éticas e ambientais não podem ser ignoradas. Marcas e indivíduos devem se posicionar não apenas porque é uma tendência, mas devido à consciência coletiva sobre esses temas. Sua marca pode incorporar mais princípios, desde que olhe para dentro e compreenda como isso se refletirá e fará sentido para seu público-alvo”, entende Gustavo.


4. Não se esqueça do tailor made

Para Hérica, não existe fórmula mágica e nem método chave que resolva cenários específicos, mesmo que do mesmo segmento. “Quando falamos de marketing temos uma série de variáveis que precisam ser consideradas para uma solução que realmente resolva a dor do momento para aquele negócio. Cada negócio é um organismo, que está em uma fase diferente, tem seus dilemas próprios e é de extrema importância que exista um entendimento mais profundo para ações eficientes. Se cada negócio tem suas próprias características, porque vamos tratar as soluções de marketing, mensagem e expansão de vendas da mesma maneira?”, completa Hérica Machado.

Tailor made é uma forma mais especializada de entregar serviços ou qualquer solução. “Ao invés de absorver uma problemática e tratá-la de maneira genérica, com opções tailor made são criadas novas formas, abordagens e maneiras de resolver o problema. Essa abordagem individualizada aumenta a eficiência, pois reconhece a singularidade de cada situação. O que defendo é para que não se apegue ao que está feito hoje. Tempos depois verá que faria melhor, e esse movimento tende a nos impulsionar a uma cultura baseada em testes, erros, acertos e consequentemente, muito aprendizado”, finaliza Gustavo Alves.

 


KARU
https://www.karu.ag



Cinco caminhos para se tornar um líder digital

 Esse perfil de executivo tem sido cada vez mais buscado pelas empresas que estão iniciando ou caminhando em uma jornada de transformação digital

 

A pandemia foi um divisor de águas para as empresas no que diz respeito à forma de enxergar o trabalho. Por conta da necessidade de isolamento, a vida dentro do escritório deu lugar a uma rotina de home office, o que demandou uma adaptação rápida das empresas, e principalmente dos líderes, para conseguir fazer a gestão de seus colaboradores remotamente. 

No entanto, com a pandemia perdendo a força, as empresas começaram a questionar o modelo remoto, sendo que algumas delas adotaram o modelo híbrido, que, segundo o relatório anual Microsoft Work Trend Index, publicado em março deste ano, caiu nas graças dos funcionários, incluindo executivos C-level. 

Na visão de Guilherme Spironelli, sócio da EXEC, empresa especializada em Executive Search, o nível de abertura das empresas para repensar o futuro do trabalho é diverso. “Algumas empresas estão mais avançadas, outras menos. O que a gente vê hoje, com o trabalho híbrido sendo adotado por grande parte das empresas, principalmente de TI ou que tenham uma área de Tecnologia bastante relevante. Mas as transformações são rápidas, e o que vemos hoje vai se tornar passado”. 

Segundo o documento da Microsoft, 58% dos trabalhadores preferem o modelo híbrido ou remoto de trabalho, o que traz aos líderes diversos desafios para se tornarem digitais. “O diferencial desse tipo de líder é gerir uma equipe em um cenário remoto, que não só deve ser hands-on, mas que também coloca em prática as softskills, além de liderar pelo exemplo”. 

Além das hardskills, que abordam as competências técnicas, o líder digital precisa colocar em prática as softskills, que engloba a prática de pontos como resiliência, empatia, equilíbrio emocional, entre outras.
 

Mas o que é de fato um líder digital?

A liderança digital pode ser resumida em um parágrafo. É a disciplina de direcionar uma organização para a transformação digital para que ela possa permanecer competitiva e adaptável no ecossistema digital e social em rápida mudança. 

O principal papel de um líder digital, segundo Spironelli, é liderar a organização na adaptação da mudança digital e conectar a tecnologia ao mercado, bem como aos negócios e à cultura organizacional.
 

O que é preciso para se tornar um deles?
 

Exigência cada vez maior na hora de contratar um executivo, adotar um mindset digital demanda a prática de algumas premissas importantes, na visão de Spironelli. O executivo elenca cinco delas.


1. Capacidade de se comunicar. De acordo com uma pesquisa do MIT sobre as melhores práticas para equipes remotas, a comunicação foi considerada o fator mais importante para o sucesso da gestão. “O líder digital precisa ter uma fala coerente, transmitir sua mensagem de forma simples, objetiva e direta. Ele está distante de sua equipe e por isso não pode haver falhas nesta comunicação”, analisa.

Ferramentas como e-mails, bate-papos, WhatsApp, videoconferências, entre outros, permitem que o contato com a equipe seja contínuo, porém, por outro lado, torna as comunicações impessoais. “Isso impede que os times compartilhem os problemas que enfrentam devido aos avanços tecnológicos. Com o líder se comunicando com sua equipe em um nível pessoal, os colaboradores se sentirão conectados com a organização e motivados a compartilhar suas dúvidas”, ressalta.


2. Ter adaptabilidade. O líder digital precisa ter a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, desde o que envolve modelos de trabalho até mesmo às mudanças estruturais da empresa, além de se familiarizar rapidamente com novas tecnologias. “Hoje as informações chegam rápido, as mudanças acontecem em uma velocidade acelerada e o líder precisa se adaptar rapidamente para gerir sua equipe às novas realidades”, ressalta Spironelli.


3. Praticar princípios ESG. As práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em português) estão sendo cada vez mais exigidas das empresas e de seus times. E o líder tem um importante papel nessa jornada, principalmente no papel de gerir times cada vez mais diversos, diz o especialista.

“A realidade é que cada vez mais convivemos com pessoas de diferentes culturas, credos, gênero, raças, entre tantos outros aspectos, que se torna um desafio para o líder digital gerir uma equipe tão diversa de forma remota. Muitas vezes são pessoas que trabalham em vários lugares do País e do mundo, com visões e culturas diferentes. Colocar tudo isso em harmonia requer uma habilidade e tanto”, ressalta Spironelli.


4. Capacidade de tomada de decisão. Com a informação circulando de forma rápida e mudando a cada momento, o líder digital precisa ser ágil na tomada de decisão. E o grande desafio, segundo o sócio da EXEC, é “fazer isso no escuro”. “Muitas vezes o líder digital vai ter que tomar decisões tendo poucos insumo, tendo que se guiar pelo feeling. Ele pode ter ou não 100% de acerto, mas precisa tomá-la para não perder o timing”.


5. Permita-se errar. A digitalização e a chegada das startups trouxeram uma outra mentalidade para as empresas. A cultura de que “é proibido errar” abriu espaço para “permita-se errar”, conforme aponta Spironelli.

“Isso é muito forte nas novas empresas de tecnologia. Por exemplo, se a companhia vai colocar um aplicativo de serviços no ar, a ferramenta começa a operar e com sua execução junto aos usuários é que os ajustes são feitos”, diz.

O líder digital, na visão do especialista da EXEC, deve estimular seus funcionários a experimentar coisas novas e entender que cometer erros é algo positivo, desde que a empresa não sofra grandes consequências. “Também é importante estabelecer práticas de feedbacks para aprender com os erros”, enfatiza.

Os líderes digitais estão cada vez mais sendo requisitados pelas empresas. Por isso, estar preparado, alinhado a essas premissas, é fundamental para conseguir alçar voos cada vez mais altos.


Eleições 2024: vote no saneamento básico

 Essencial para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, o futuro do saneamento será decidido em outubro

 

Você recebe água encanada em sua casa? E coleta de esgoto? Se sim, sinta-se privilegiado: no Brasil, mais de 32 milhões de pessoas não contam com oferta de água em suas residências e mais de 90 milhões não possuem coleta de esgoto. Triste cenário, que prejudica o desenvolvimento social e econômico do país. E sabe quem é responsável por manter ou reverter esse cenário? Os prefeitos e vereadores dos nossos mais de 5 mil municípios. 

Por isso a importância das eleições deste ano, onde serão eleitos os nossos representantes municipais pelos próximos quatro anos. Considerando que obras de infraestrutura são complexas e longas, se o tema não for uma das prioridades das gestões municipais agora não será possível atingir as metas estabelecidas pelo Novo Marco do Saneamento, a Lei nº 14.026/20, que estabelece que, até 2033, todas as cidades brasileiras devem contar com 99% da população com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. 

Para estimular a inserção do saneamento nos programas de campanha dos futuros candidatos e candidatas, está disponível no site do Trata Brasil um modelo de plano de governo que contempla o eixo “Saneamento Básico/Meio Ambiente/Desenvolvimento Socioeconômico”, detalhando medidas para que os candidatos melhorem a oferta de água, coleta e tratamento de esgoto de suas cidades. 

Para os eleitores e veículos de imprensa, o Trata Brasil oferece dados e informações sobre o saneamento básico de mais de 893 municípios brasileiros – aqueles com mais de 50 mil habitantes - em seu Painel do Saneamento, além de informações sobre como o tema pode melhorar a realidade diária da população. 

O voto é uma das principais ferramentas para mudarmos a realidade de um país. Por isso a importância de em outubro exercer esse direito com consciência, votando em quem coloca o saneamento básico como prioridade de seu governo. Somente assim mudaremos a realidade de milhões de brasileiros e brasileiras.


Como as startups femininas devem olhar para a governança corporativa: 5 dicas essenciais

Você é daquelas pessoas que, quando ouve as palavras “governança corporativa”, já sente um frio na espinha, uma repulsa ao assunto? 

Trago boas notícias! A governança corporativa é mais simples do que parece. Ainda tem dúvidas? Então fique aqui comigo, porque tenho certeza de que você vai mudar de ideia depois deste artigo. 

A governança corporativa nada mais é do que um conjunto de práticas, processos e políticas adotadas por uma empresa para garantir uma gestão eficiente, transparente e responsável, visando atender aos interesses de todos os seus stakeholders — acionistas, gestores, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e mercado em geral. 

Ok, o sentido literal não diz muita coisa. Mas analise comigo: o objetivo de se aplicar a governança corporativa é pautado em três palavras: eficiência, transparência e responsabilidade. O real desafio está na forma de exercer essas práticas e comunicá-las às partes interessadas. 

Aqui vão 5 dicas de como a sua startup e você, enquanto líder, pode e deve olhar para a governança corporativa:

 

1- Primeiramente, olhe com olhos de amizade. Ela está aqui para ajudar você e o seu negócio. Quanto mais transparência e comunicação, mais segurança, engajamento e, consequentemente, ganhos o seu negócio terá.

 

2- Acessibilidade: não dificulte o acesso às informações. Crie canais de comunicação entre você, seu negócio e seus stakeholders. Quanto mais você puder alimentá-los de dados e informações, melhor. Porém, é importante equilibrar e filtrar essas informações, para não enviá-las de forma excessiva.

 

3- Tamanho não é documento. Não é porque você é uma startup que não pode estruturar um conselho de administração e outros comitês especializados. Selecionar um grupo de pessoas que representem o seu negócio é fundamental no relacionamento com os stakeholders. Lembre-se: essas pessoas precisam estar alinhadas ao propósito da empresa.

 

4- Relacionamento e posicionamento no mercado: startups já nascem com um propósito, muitas vezes antes mesmo de ter um produto e/ou solução. Sempre que possível, divulgue e fale sobre ele, posicione-se e crie autoridade a partir da sua expertise.

 

5- Por fim, por mais que sua empresa cresça e amadureça, não esqueça da sua essência e de onde veio. Esse sempre será o seu maior diferencial. 



Carolina Gilberti - CEO da Mubius WomenTech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil. E-mail mubiusventures@nbpress.com.br. 


Mubius WomenTech Ventures
https://mubius.ventures/.

 

BOLETIM DAS RODOVIAS

Castello Branco registra lentidão nesta manhã de quarta-feira


A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo na manhã desta quarta-feira (31). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

Na Rodovia Anchieta (SP-150) o tráfego é lento sentido capital do km 12 ao km 10 e do km 20 ao km 17. No sentido litoral e para quem trafega pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160), tráfego normal e sem congestionamento. 

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330) registra lentidão no sentido capital do km 14 ao km 11+360 e do km 61 ao km 60. No sentido interior a rodovia apresenta lentidão do km 106 ao km 109. Já na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), há lentidão no sentido capital do 15 ao km 13+360, no sentido interior o tráfego é normal e sem congestionamento. 

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) apresenta lentidão no sentido capital do km 36 ao km 34, no sentido interior o tráfego é normal. Na Rodovia Castello Branco (SP-280), sentido capital, há lentidão do km 16 ao km 13+700 e do km 28 ao 24, sentido interior o tráfego é lento do km 22 ao km 23.

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

O corredor apresenta lentidão no sentido capital do km 18 ao km 16. No sentido interior o tráfego é normal.

 

Rodovia dos Tamoios

O tráfego está interditado no sentido São José dos Campos do km 82+800 ao km 64+900, os usuários com destino ao Litoral ou São José dos Campos devem utilizar o trecho antigo, com uma faixa fluindo no sentido norte e outra faixa fluindo no sentido sul.


No dia mundial do vira-lata, PEDIGREE® faz alerta sobre número de cães abandonados no brasil e reforça a importância da adoção responsável

Estudo da Mars Petcare, dona da marca PEDIGREE®, aponta que país tem mais de 177 mil cães que vivem em abrigos



No dia 31 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Vira-Lata, data criada para a conscientização acerca da importância da adoção de cachorros sem raça definida (SRD). O termo vira-lata, que antes era usado de forma pejorativa, agora foi apropriado pelos brasileiros como símbolo nacional – representado pelo famoso vira-lata caramelo. Infelizmente, essa popularidade é resultado de uma triste realidade existente no Brasil e em várias partes do mundo: o grande número de animais abandonados nas ruas.

De acordo com o Índice de Abandono Animal, estudo global recente da Mars Petcare e considerada a maior pesquisa internacional já feita sobre a falta de moradia e os fatores que contribuem para o alto número de animais de estimação nas ruas e/ou abrigos, revelou que cerca de 35% dos gatos e cães vivem nas ruas ou estão em abrigos aguardando adoção. No Brasil, aproximadamente 30,2 milhões de gatos e cães estão em situação de abandono, representando 25% da população total desses animais. Entre eles, 7.400 gatos e 177.600 cães vivem atualmente em abrigos.
 

RELAÇÃO HUMANO-ANIMAL

A partir de pesquisas da Mars Petcare, conduzidas em seu centro de estudos, o WHALTAM Petcare Science Institute, em colaboração com o Instituto de Pesquisa do Vínculo Humano-Animal (HABRI), foram revelados os ganhos que a interação humano-animal proporciona para nossa saúde e bem-estar. Constatou-se cientificamente benefícios como a redução da depressão, ansiedade e isolamento, e a diminuição do estresse e ansiedade. 

Além de mudar a história de um animal que vive nas ruas ou em abrigos, oferecer um lar seguro e cheio de carinho permite que ele desfrute do melhor da vida ao seu lado, retribuindo com amor incondicional.

Desde 2008, a PEDIGREE® tem se dedicado a incentivar a adoção responsável e combater o abandono animal através do programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, em parceria com o Instituto AMPARA Animal. Em 16 anos, mais de 83 mil cães foram adotados, mais de 2.600 toneladas de alimentos foram doadas e mais de 1.600 ONGs protetoras ajudadas.
 

ONDE ADOTAR UM PET COM SEGURANÇA?

Expandindo as iniciativas, a marca lançou recentemente a plataforma PEDIGREE® Adotar, que conecta ONGs de São Paulo a pessoas interessadas em adotar um animal de estimação, facilitando o processo de adoção.

Para mais informações, acesse Link.
 

APPS DE APOIO À ADOÇÃO AOS PETS DO RS

O Instituto Ampara Animal e a PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom anunciaram a criação da plataforma online "Adoters" para facilitar a adoção e o reencontro de tutores com seus animais perdidos durante a recente tragédia climática no Rio Grande do Sul. A plataforma visa aliviar a superlotação dos abrigos temporários, oferecendo um método organizado de adoção e reencontro. Interessados em adotar devem acessar o site, ler as descrições dos animais para garantir compatibilidade e contactar a protetora responsável. Resgatadores podem cadastrar os animais na plataforma, gerenciando o processo de adoção de forma autônoma, com apoio do Instituto Ampara Animal.

Outra iniciativa que contou com o apoio das marcas PEDIGREE® e WHISKAS®, ambas da Mars Petcare, foi o Encontre Já, criado por um grupo de pessoas do Rio Grande do Sul, que se mobilizaram para conectar animais perdidos e donos procurando seus pets na região. Por meio de uma plataforma criada através de inteligência artificial, os abrigos e donos podem subir imagens dos pets, e a AI faz um match com base nas características físicas fornecidas.

No Dia Mundial do Vira-Lata, a PEDIGREE® convida todos a refletirem sobre a importância da adoção responsável e a se engajarem em ações que contribuam para um futuro melhor para esses animais tão especiais, e quem sabe, adotar com responsabilidade um vira-lata.


Mars


No dia do vira-lata, vote no Caramelo para se tornar símbolo do país

Foto: Lucas Moura

Petlove inicia movimento de orgulho e valorização dos pets Sem Raça Definida com uma série de ações


Brasil, a terra da capoeira, do samba de roda, do frevo, do queijo minas artesanal e do… vira-lata caramelo. Afinal, quem nunca se alegrou com um meme de um vira-lata ou fez “vozinha” durante o cafuné em um deles? Para muitos, os cães e gatos Sem Raça Definida (SRD) são a cara do Brasil. Não é para menos, segundo a pesquisa Quaest, realizada em julho de 2024 e encomendada pela Petlove, 32% dos cães e 52% dos gatos brasileiros são animais Sem Raça Definida (SRD). De acordo com dados de 2024 da DogHero, plataforma de serviços da Petlove com mais de 2,5 milhões de pets cadastrados, 40% dos cães e gatos registrados são vira-latas. Neste sentido, a partir do dia do vira-lata (31), a Petlove cria a campanha #ORGULHOVIRALATA para desmistificar os preconceitos e reforçar que a mistura de raças e pluralidade é o que faz do Brasil um país especial.

Uma das medidas do movimento é a potencialização do Projeto de Lei (PL) 1897/2023, que visa transformar o vira-lata caramelo em manifestação cultural imaterial do Brasil. Para isso, haverá uma petição online para solicitar maior celeridade na análise do PL pela Comissão de Cultura e aprovação na Câmara, bem como no Senado. Além disso, até o dia 4 de agosto, a unidade da Petlove, localizada na Tutóia, contará com uma urna em um espaço especial e reservado, simulando uma cabine eleitoral, aberta ao público e pronta para colher assinaturas dos interessados em apoiar a causa.


Foto: Lucas Moura

Transformar o mundo em um lugar onde os pets possam ser mais felizes e saudáveis também diz respeito a valorizar as diferenças entre eles. Queremos celebrar o orgulho que temos do caramelo, do fiapo de manga, do sialata, do malhadinho e de todos os outros. Por isso, neste dia especial, vamos dar um empurrãozinho para que os SRDs, que são tão presentes na cultura brasileira, se tornem efetivamente um símbolo do nosso país”, ressalta André Romeiro, diretor de Marca da Petlove.

A partir do dia 31, a Petlove mudará a identidade visual do logo temporariamente, com paletas em tom caramelo, para homenagear os animais vira-latas. A ação ainda contempla um vídeo que questiona o teor da expressão “complexo de vira-lata” e apresenta as qualidades dos animais com vídeos de suas qualidades e da enorme diversidade de cores e raças dos Sem Raça Definida, enquanto convida as pessoas para participarem. A campanha ainda conta com possibilidades futuras, se o PL que torna o caramelo símbolo do Brasil for aprovado, a empresa pet irá produzir uma estátua em homenagem aos SRDs. Além disso, a partir do dia 1 de agosto, os apaixonados por pets vão contar com um espaço nas redes sociais da Petlove para compartilhar momentos que enalteçam seus SRDs, através de um álbum colaborativo, um carrossel da marca, aberto ao público.

 

Petlove&Co



Posts mais acessados