De acordo com Éber
Feltrim, CEO da SIS Consultoria, algumas estratégias podem criar um ambiente
mais eficiente, acolhedor e centrado no paciente
É cada vez mais evidente que a gestão eficiente de
consultas é essencial para garantir o melhor atendimento aos pacientes. Por
essa razão, explorar estratégias para reduzir faltas, otimizar agendas,
melhorar a experiência do paciente, minimizar remarcações de última hora e
aprimorar a eficiência operacional em clínicas e consultórios torna-se um
movimento fundamental para os gestores dessas unidades de saúde.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e
consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, uma das principais
preocupações para os prestadores de serviços de saúde é o elevado índice de
faltas dos pacientes. A implementação de sistemas para confirmação
automatizada, seja por meio de mensagens de texto, e-mails ou aplicativos, pode
ser uma solução eficaz. “Essa abordagem reduz a probabilidade de esquecimentos
e permite que os pacientes confirmem ou remarquem facilmente suas consultas,
evitando o desperdício de tempo e recursos”, revela.
Otimizando agendas e melhorando
a experiência dos pacientes
A adoção de softwares de gerenciamento de consultas
pode proporcionar uma visão panorâmica das agendas, facilitando o balanceamento
de horários e a redução de períodos ociosos. “Essa abordagem não apenas
maximiza a eficiência, mas também minimiza o tempo de espera dos pacientes”,
pontua.
Feltrim acredita que a experiência do paciente é um
fator determinante para a fidelização e recomendação. “Investir em tecnologias
que proporcionem agendamentos online, lembretes personalizados e um ambiente
acolhedor na recepção são estratégias eficazes. Além disso, oferecer
informações claras sobre os procedimentos, tempos de espera e possíveis custos
contribui para uma experiência mais transparente e satisfatória”, declara.
Embora seja uma prática comum, as remarcações de
última hora podem gerar transtornos significativos na gestão de consultas. “A
implementação de políticas de remarcação, combinadas com penalidades leves e
flexibilidade, pode incentivar os pacientes a comunicarem suas indisponibilidades
com antecedência. Isso não apenas reduz a frequência de remarcações, mas também
permite ajustes na agenda sem prejudicar o fluxo de atendimentos”, relata.
Aprimorando a eficiência
operacional
Para o especialista, uma gestão eficiente não se resume
apenas às interações com os pacientes, mas também aos processos internos.
“Ferramentas de gestão de consultas, integradas a sistemas de prontuário
eletrônico, por exemplo, podem otimizar a coleta de informações, reduzir o
tempo de espera e aprimorar a comunicação entre os profissionais de saúde”,
ressalta.
A confirmação de consultas não se trata apenas de evitar faltas, mas de aprimorar toda a experiência do paciente e otimizar os processos internos das clínicas e consultórios. “Ao adotar abordagens inovadoras e tecnologias eficientes, além de beneficiar os profissionais da saúde, os prestadores de serviços de saúde podem criar um ambiente mais eficaz, acolhedor e centrado no paciente”, finaliza.
Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
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