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quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Volta as aulas: 7 técnicas de estudo e organização de rotina para 2024


Foi dada a largada para alcançar as metas de 2024, entre elas, colocar os estudos em ordem, ler mais, e para milhares de pessoas, conseguir a tão sonhada aprovação em vestibulares e concursos. No entanto, o início de uma jornada e sua tão sonhada realização inclui mais do que apenas a motivação. Na ausência dela é a disciplina quem vai ditar as regras para que tudo ocorra como previsto.

 

Planejamento de estudos 

Dentro de um planejamento de estudos podemos resumir todos os tipos de dificuldades em estudar com base em dois aspectos: A falta de clareza do que deve ser feito e o desamparo aprendido.

Falta de clareza: O cérebro precisa conseguir imaginar exatamente o que vai fazer, ele só vai se engajar em algo que seja possível visualizar a linha de chegada. Por isso os cronogramas traçados a partir de um objetivo e as listas de etapas são tão importantes.  

Desamparo aprendido: Quando tentamos alcançar um objetivo por algumas vezes sem sucesso, fica mais difícil tentar mais uma vez, porque o cérebro “aprende” que essa atitude vem seguida de um fracasso. Por isso não adianta ir direto para os assuntos complexos, comece sempre por onde você já entende e consegue acertar. A sensação de acertar é importantíssima para gerar a motivação e a autoconfiança necessárias para se esforçar em um conteúdo mais difícil.

 

Como o nosso cérebro entende uma informação nova? 

Segundo a neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci, toda vez que lemos ou ouvimos uma nova informação, o cérebro busca na memória algo relacionado ao assunto para fazer correlações. “Todo novo aprendizado será ancorado em algum conhecimento ou percepção prévia e então servirá para reforçar um ponto de vista ou ampliar a visão do tema. Já no caso do aprendizado de procedimentos ou etapas, como resolver uma equação matemática, por exemplo, além de saber o porquê de se fazer esse cálculo é importante praticar várias vezes, para que o cérebro memorize e consiga fazer as próximas contas com menos esforço”, detalhou. 

 

Qual é a importância da organização na assimilação de conteúdos? 

A organização representa 90% do sucesso do estudo, porque é ela que proporcionará para o cérebro a visão de onde se quer chegar com o esforço. Organizar os estudos significa selecionar os conteúdos, ter clareza de porque eles foram selecionados e quais serão as referências utilizadas, distribuir os tópicos ao longo do tempo disponível e equilibrar o tempo de foco com o tempo de descanso.

 

Por onde começar? 

A especialista do SUPERA orienta que esta jornada comece pela organização e clareza do que será feito, como e por quanto tempo. “Seja detalhista nesse planejamento, imagine que seu cérebro precisa ser convencido de que o esforço vai valer a pena, mostre pra ele todas as etapas e imagine como será ter sucesso em cada uma delas”, explicou. Segundo ela, não basta listar na agenda que às 13:00 horas vai estudar matemática e às 14:00 português. É necessário detalhar como o estudo será feito. “Durante meia hora vou ler a teoria, por dez minutos vou ver vídeos de exemplos e na próxima meia hora vou resolver 10 exercícios, e se tiver dúvidas vou perguntar para o meu colega João. Só assim teremos uma noção mais realista de quanto tempo leva cada coisa, para então conseguir distribuir as rodadas de estudo ao longo das semanas e dos meses”, detalhou. 

 

7 dicas para ter mais organização e rotina nos estudos em 2024 


·         1 - Defina e priorize metas claras:

·         Estabeleça metas específicas e mensuráveis para o ano.

·         Identifique as tarefas mais importantes e concentre-se nelas.

·         Divida essas metas em objetivos menores, facilitando o acompanhamento do progresso.

·         Use técnicas (como a Matriz de Eisenhower) para classificar tarefas por importância e urgência.

 

·         2 - Crie um Cronograma:

·         Elabore um cronograma semanal ou mensal para organizar suas atividades. Aqui é o momento de incluir todos os detalhes, para que quando for começar, saiba exatamente o que será feito.

·         Inclua tempo para estudo, revisão, atividade física e lazer. Evite o burnout mantendo um equilíbrio entre estudo, descanso e lazer.

·         Mantenha horários de estudo consistentes para criar uma rotina.

·         Evite procrastinação e mantenha o compromisso com seus horários.

 

 

·         3 - Tenha um Espaço de Estudo Dedicado:

·         Reserve um local tranquilo e livre de distrações para estudar (celular sem notificação e longe da visão).

·         Mantenha o espaço organizado e confortável para aumentar a concentração.

·         Se possível, que a mesa de estudo não esteja do lado da cama!

 

 

·         4 - Utilize Técnicas de Estudo Eficientes:

·         Experimente diferentes métodos de estudo e encontre o que funciona para você.

·         Use técnicas como mapas mentais, resumos e flashcards.

·         Utilize aplicativos e ferramentas online para organizar suas tarefas e criar lembretes.

·         Aproveite recursos como a técnica Pomodoro para aumentar a produtividade e a noção do tempo.


·         5 - Adote Hábitos de Saúde:

·         Priorize uma boa noite de sono para melhorar a cognição.

·         Mantenha uma dieta balanceada e inclua exercícios físicos na sua rotina, o cérebro precisa que o corpo esteja saudável!


·         6 - Faça Revisões Periódicas:

·         Reserve tempo regularmente para revisar o que foi aprendido.

·         Fale sobre o que está aprendendo com outras pessoas, isso fortalece a retenção e consolidação do conhecimento.


·         7 - Busque Apoio Quando Necessário:

·         Não hesite em procurar ajuda de professores, colegas ou tutores quando enfrentar desafios.

·         Participar de grupos de estudo também pode ser benéfico.

 

Lembre-se, o sucesso nos estudos é uma jornada contínua. A constância e a adaptabilidade são a chave. Boa sorte!



Confira 10 ações para a liderança alavancar a produtividade equipe

Ser produtivo é muito mais do que se ocupar com afazeres e cumprir lista de tarefas. É uma habilidade que impulsiona o sucesso individual e da equipe. É sobre fazer o melhor uso dos recursos disponíveis para alcançar resultados. É por isso que o tema precisa estar no foco da atenção, principalmente, dos líderes. 

“A liderança desempenha papel crucial na promoção da produtividade. Além de definir metas que precisam ser claras e alcançáveis, também inspira e motiva o time a alcançá-las”, explica Juliana de Souza, especialista em formar times de alto desempenho e trainer da Interhunter Academy, empresa de educação corporativa.

 

Segundo ela, falar em produtividade não significa sobrecarregar e esgotar os colaboradores. “É essencial que o líder exerça o seu papel de orientador e direcionador cultivando confiança, espaços de colaboração e a conexão com as pessoas”, diz.

 

Para construir esse ambiente eficiente e colaborativo, os líderes também precisam de boas habilidades de comunicação e escuta ativa. “Quando eles se comunicam de forma assertiva, passam informações claras, resolvem conflitos e evitam ruídos e retrabalho. Uma comunicação transparente e empática fortalece o engajamento”, ressalta Thais Gonzales, especialista em comunicação e trainer da Interhunter Academy.

 

Para melhorar o desempenho do time sem causar prejuízos ao bem-estar do colaborador, as especialistas Juliana e Thais sugerem 10 ações importantes para todo o líder. Confira!

 

1- Evite ficar alterando as instruções das tarefas e procure passar todas as informações a respeito do tema com expectativas do trabalho e prazo definido. Se houver outras prioridades, deixe claro qual é a ordem de prioridade da área;

 

2- Cuide da segurança psicológica da equipe para que as pessoas não tenham receios de fazer perguntas e esclarecer dúvidas. Às vezes, uma dúvida impede a evolução de todo o projeto;

 

3- Deixe claro qual será a utilidade do fruto da tarefa. Explique os porquês. Essa atitude engaja mais o colaborador, porque ele entende que está contribuindo com algo relevante para organização;

 

4- Se for fazer cobranças ou revisão do trabalho, avise com antecedência e exponha as expectativas de forma assertiva para que o seu colaborador esteja preparado e consiga agir;

 

5- Dê feedback dizendo o que gostou e o que pode melhorar para que a pessoa possa se aperfeiçoar e sentir-se motivada;

 

6- Invista no desenvolvimento da equipe. O primeiro passo é identificar se há algum treinamento que ajudaria o colaborador a ser mais eficaz em suas tarefas e construa com ele um plano de aprimoramento;

 

7- Aprimore a sua escuta ativa e a comunicação. Produtividade e comunicação andam lado a lado;

 

8- Garanta que a equipe tenha os recursos necessários, como ferramentas, treinamentos e suporte para realizar seu trabalho;

 

9- Seja vulnerável: permita-se ser visto com suas fragilidades, emoções e limitações. Este é o caminho para fomentar um ambiente de confiança e colaboração, no qual todos compartilham ideias e assumem riscos;

 

10- Parabenize os bons trabalhos. Reconhecer e celebrar são práticas essenciais para que a equipe se sinta valorizada. Lembrando que a busca pela eficiência não significa deixar de lado o cuidado com as pessoas.­



Farmácia é uma das carreiras mais promissoras do Brasil

Se você se identifica com a área saúde e busca um ambiente
de trabalho onde possa contribuir para o bem-estar
da comunidade, a farmácia é um campo gratificante.
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O Brasil abriga mais de 122 mil farmácias e drogarias, aponta pesquisa

 

Uma das áreas que mais contrata e cresce é a da farmácia. Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil abriga mais de 122 mil farmácias e drogarias, que desempenham um papel crucial na distribuição de medicamentos e na prestação de serviços de saúde à população. Notavelmente, em 2023, foram abertos 4.164 novos estabelecimentos nesse setor, indicando uma contínua expansão do mercado farmacêutico. 


Os motivos para entrar na área farmacêutica são diversos, comenta Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Institucionais do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos). “A farmácia proporciona uma entrada sólida no mercado de trabalho, com demanda constante por profissionais capacitados e comprometidos. Para aqueles que já atuam na área, a busca por melhores colocações profissionais é um motivo relevante, já que a farmácia é um setor que oferece crescimento e desenvolvimento contínuo”.

 

A pesquisa revela que existem mais de 122 mil vagas disponíveis na área, oferecendo uma ampla gama de oportunidades para profissionais que desejam ingressar ou progredir nesse segmento dinâmico e em constante evolução.

“Se você se identifica com a área da saúde e busca um ambiente de trabalho onde possa contribuir para o bem-estar da comunidade, a farmácia é uma grande oportunidade. Além disso, para quem procura um diferencial no currículo, a formação e experiência na área farmacêutica podem ser valiosas, destacando-se em um mercado competitivo. Se você deseja criar um plano de carreira, a área farmacêutica é um ótimo caminho para crescimento diário”, explica Larissa Marcelino, Supervisora de Marketing do Cebrac. 

Para aqueles que desejam se movimentar e se destacar na área farmacêutica, o Cebrac oferece o curso de Atendente de Farmácia, seja para ingressar no mercado de trabalho, almejar melhores colocações profissionais, identificar-se com a área da saúde ou buscar um diferencial no currículo.

Não espere mais, comece o ano investindo em sua carreira, ganhe até 60% de desconto se inscrevendo no curso do Cebrac. 

 

Como práticas ESG podem contribuir para uma gestão sustentável?

Práticas que priorizam a sustentabilidade, a responsabilidade socioambiental e a transparência estão sendo amplamente adotadas por empresas que buscam desenvolvimento sustentável e geração de valor, não apenas pela ótica do retorno financeiro, mas também a partir do entendimento sobre seus impactos ambientais, sociais e de governança.

Sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance) são termos que, embora apontem na mesma direção, têm nuances distintas, já que a sustentabilidade é o objetivo final do desenvolvimento Humano. Ela representa um equilíbrio entre melhorar a qualidade de vida da sociedade, respeitar os limites ambientais do planeta e promover a prosperidade econômica. 

ESG, por sua vez, refere-se a um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança. Esses critérios são usados para avaliar riscos, oportunidades e impactos, com o objetivo de orientar atividades, negócios e investimentos sustentáveis.

Entendida essa diferença, detalho a seguir como essas práticas podem contribuir para uma gestão sustentável na área da saúde, mais especificamente nas Organizações Sociais de Saúde (OSS).

Assegurar a conformidade com leis e normas éticas é fundamental para a sustentabilidade das organizações. À medida que o cenário regulatório evolui, as instituições buscam incessantemente aprimorar seus modelos de governança, visando identificar e coibir comportamentos incongruentes com seus valores, alinhando-se aos códigos de conduta. Esse compromisso não apenas atende a exigências legais, mas também impulsiona uma cultura organizacional ética, refletindo o comprometimento contínuo com a integridade e a responsabilidade. 

No CEJAM, criamos um canal de denúncias aberto, confidencial e sigiloso, que garante o anonimato e assegura a não retaliação ao denunciante de boa-fé. É uma via de comunicação a serviço dos colaboradores, prestadores de serviços e comunidade em geral. Estimulamos sua utilização, pois acreditamos que essa ferramenta é importante na prevenção e detecção de desvios de conduta, aprimoramento da gestão e fortalecimento da cultura ética institucional. 

O Instituto CEJAM, responsável por coordenar ações de responsabilidade socioambiental do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", é um exemplo inspirador e vem reforçando o seu compromisso através de diversas ações.

Entre as principais iniciativas, destacam-se a gestão de resíduos sólidos, eficiência hídrica e energética e criação de ambientes acolhedores e projetos socioambientais voltados para as comunidades próximas, abordando temas como agricultura urbana, arborização e promoção da reciclagem de resíduos.

A melhoria das etapas de gerenciamento de resíduos nas unidades de saúde sob a administração do CEJAM surgiu durante a pandemia, quando ficou evidente a necessidade de adotar práticas mais modernas na área. E, por se tratar de resíduos, todos os setores, colaboradores, terceiros e frequentadores dos serviços de saúde passaram a se engajar nesse processo.

De lá para cá, observamos mudanças de hábitos e cultura em muitos de nossos colaboradores. Percebemos uma relação mais consciente com o setor de compras, optando por adquirir produtos que geram menos resíduos. Além disso, houve uma redução na quantidade de resíduos gerados, incluindo os infectantes, um aumento na separação dos resíduos recicláveis e uma redução da quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários.

O Instituto também vem trabalhando ativamente em seu pilar de eficiência energética. A Santa Casa de São Roque, gerenciada em parceria com a prefeitura local, já conta com um sistema de fornecimento de energia elétrica alimentado por fonte solar. Agora, em 2024, a iniciativa será estendida a outras unidades de saúde públicas, em colaboração com a ENEL.

Com a implementação desse projeto, planejamos gerar energia suficiente para manter as unidades de saúde funcionando e fornecer energia limpa para a rede pública, contribuindo, assim, para a redução do consumo de energia proveniente de fontes mais poluentes. 

Entre 2022 e 2023, um plano de gestão sustentável de recursos hídricos em hospitais públicos, como o Hospital Geral de Itapevi e a Santa Casa de São Roque, atingiu a marca de 35% de economia mensal, período em que foram poupados mais de 12 mil metros cúbicos de água.

E mais! Mesmo com a redução do consumo, não houve qualquer impacto negativo na prestação de serviço. Ou seja, a garantia da qualidade do serviço se mantém em consonância com os padrões de biossegurança e controle de infecções, conciliada com a economia dos recursos hídricos. As modificações estruturais, como instalação de economizadores e reuso da água, demonstraram que a sustentabilidade também pode ser economicamente eficiente

Acreditamos que a sustentabilidade é a base para uma saúde robusta e resiliente. No CEJAM, não se trata apenas de práticas ambientalmente conscientes, mas de moldar um futuro em que a saúde, a eficiência financeira e a consciência ambiental coexistam harmoniosamente. Estamos comprometidos em liderar não apenas pelo exemplo, mas pelo impacto positivo que nossas ações têm na saúde das pessoas e do planeta. Juntos, seguimos transformando vidas e construindo um futuro sustentável de cuidado, amor e esperança.




João Romano - gerente executivo do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”)
@cejamoficial
site da instituição.


Marcados pela falta. O sol não está para todos


Passeios ao ar livre, parques, praias e piscinas repletas de famílias que aproveitam o calor de mais de 30ºC do verão, que marca principalmente os meses de dezembro a janeiro. Entretanto, para uma parcela da população, essa imagem, digna dos filmes que compõe a programação da tarde dos canais de televisão, não é uma realidade. 

As férias escolares que deveriam ser, teoricamente, um período de descanso, lazer e de boas memórias em família se tornam para mais de 16,6 milhões de pessoas (8% da população brasileira), que vivem nas periferias e favelas, segundo a prévia do Censo de 2022 (IBGE), um período de escassez e insegurança. Mas, antes de falarmos as razões para esse cenário, é preciso ir para além do retrato e trazer a realidade vívida dessa população. 

Segundo dados do IBGE, cerca de 63% dos lares nas periferias do país são chefiados por mulheres pretas e pardas. Além de serem a maioria nesses territórios, elas enfrentam maior desvantagem no mercado de trabalho, com uma taxa de desemprego de mais de 13%. Assim como mais de 80% dos brasileiros, essas famílias compostas, em geral, por mães solo, sem rede de apoio e com baixa ou nenhuma renda, tem o ensino de seus filhos apoiados na rede pública. 

É nesse contexto, que a escola não se restringe aos cadernos da sala de aula e ao desenvolvimento pedagógico da criança e do adolescente, mas se torna um espaço de garantia e acesso a um direito básico, e à alimentação de qualidade. 

A merenda escolar, oferecida para todos os alunos da rede pública de ensino (municipais e estaduais) a partir do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ampliado com a Lei 11.497, representa na maioria dos casos, a única e principal possibilidade de alimentação dentro da realidade das famílias periféricas, sendo uma maneira de aliviar o peso da escassez financeira. 

Por essa razão, as férias escolares significam mais fome durante, pelo menos, 40 dias. Famílias que nesse período se veem obrigadas a ir para casa de parentes com o pretexto de “um lugar diferente para as crianças” e mascaram a insegurança alimentar em ter somente, arroz, feijão e farinha no prato. E muitas vezes, nem isso. 

Diante desse cenário, as mães que não possuem qualquer rede de apoio, para de alguma maneira suprir essa demanda alimentar que aumenta com as crianças em casa, saem em busca de oportunidades, trabalhos pontuais e/ou sazonais para garantirem às suas famílias, ao menos o mínimo para sobreviverem. Como consequência disso, é delegado ao filho mais velho – que geralmente possui poucos anos de diferença do irmão ou irmã mais novos – os cuidados com a casa e com a criança menor, o que sujeita à família à diversos acidentes domésticos, que poderiam ter sido evitados caso houvesse uma rede de apoio para além da família. 

Apesar de programas e projetos públicos que poderiam auxiliar essas famílias nesse período, como o Recreio nas Férias, dos CEUs (Centro Educacional Unificado) em São Paulo, que promove atividades recreativas, de lazer e cultura para crianças e adolescente durante o dia de forma gratuita, é preciso considerar que as periferias possuem extensões facilmente equiparáveis às cidades inteiras. Para citar um exemplo, somente a maior favela de São Paulo, Heliópolis, possui mais de 1 milhão de quilômetros quadrados. O fato é que apenas um projeto em cada periferia não é capaz de suprir as necessidades e principalmente a dimensão da sua população. 

Por isso, enquanto parte da população frequenta parques e atividades culturais, as crianças e adolescentes periféricos ainda são marcados pela falta. São territórios inteiros considerados verdadeiros “desertos ambientais”, por não terem áreas verdes, sem espaços destinados ao lazer da comunidade, além de sofrerem com problemas crônicos de acesso a moradia, abastecimento de água e redes de esgoto. 

O calor e chuva forte, característicos nessa época do ano, fazem com que os “barracos” com poucos metros quadrados se transformem em verdadeiros fornos durante o dia, e ao final da tarde famílias inteiras se tornam vítimas dos danos físicos, psicológicos e materiais ocasionados pelos alagamentos. 

Sem mencionar a falta de abastecimento contínuo de água em algumas regiões, que obriga essas famílias a armazenarem água em garrafas PET para beber. É comum que periferias inteiras sejam “esquecidas” sem água e luz por semanas. 

Com uma realidade tão difícil para boa parte dos moradores das periferias do país, é muito difícil falar em lazer e diversão para as crianças, e em especial para os adolescentes. 

Em uma fase tão crucial para o desenvolvimento físico, intelectual e psicológico, o adolescente periférico se depara de maneira ainda mais forte com sua realidade, e se vê muitas vezes sem perspectiva alguma. A ausência de espaços culturais e de lazer, faz com que o jovem tenha na rua sua diversão e única possibilidade de conexão com outras pessoas além da família, e consequentemente, cada vez mais expostos às vulnerabilidades como a violência e as drogas. 

É necessário que antes mesmo que programações de férias e recreações sejam desenvolvidas, as periferias sejam vistas e seus problemas estruturais, não sejam ignorados. 

Para que isso ocorra, é primordial que, de forma, estados e prefeituras possam garantir a alimentação dos mais de 42,6 milhões de alunos matriculados na rede pública de ensino do país. Na prática, o que acontece em alguns estados e municípios é fornecer almoço para os alunos da rede, mas é essencial considerar as demais refeições que essas crianças e adolescentes realizariam na escola. 

Além disso, é importante considerar por meio da iniciativa pública e privada a construção de áreas de lazer, parques e casas de cultura, levando em conta a extensão e particularidades do território periférico, para que as famílias da periferia estejam próximas e consigam de fato acessar esses espaços. 

É fundamental elaborar uma programação de férias que conecte principalmente a juventude periférica com as suas vivências, gostos e possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Um aliado potente que pode contribuir na construção e aplicação dessas políticas também são as organizações do Terceiro Setor. Presente nas periferias do país, as ONGs têm a expertise e oferecem atividades que promovem a cidadania e o acesso à cultura durante todo ano, não somente para crianças e jovens, mas também para o adulto, pensando por exemplo, em sua recolocação no mercado de trabalho. 

A verdade é que o período de férias, não pode ser encarado apenas como um recesso, descanso e água fresca. Para boa parte da população periférica, ele é sinônimo, infelizmente, de inúmeras preocupações. 

É urgente que líderes - sejam de governos ou empresas - assumam o compromisso com políticas públicas e de incentivo que viabilizem a garantia de direitos e o acesso a lazer e cultura, pensando em projetos que incluam sua subjetividade e pluralidade. 

Mais que pensar em como famílias, principalmente crianças e jovens, passam por esses mais de 40 dias, devemos olhar para o futuro. O que que queremos construir para as crianças e jovens que crescem nas periferias do nosso país? Não há resposta simples para perguntas complexas, mas elas precisam ser feitas e mais que isso, trabalhadas para que em algum momento de fato possamos garantir que o sol que nasce, seja para todos.

 

Rosane Luciane Chene - Empreendedora social, co-fundadora e CEO da ONG Projeto Amigos da Comunidade (PAC). Com 28 anos de experiência na área da Tecnologia, passou por grandes empresas como a TOTVS, onde atuou por 19 anos, ingressando como desenvolvedora de software até ocupar a posição de Gerente Executiva de Desenvolvimento e Sustentação na empresa. Rosane é graduada em Tecnologia em Recursos Humanos pela Universidade Senac, pós-graduada em Gestão Pública pela PUCC-RS.
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Projeto Amigos da Comunidade - Organização Social sem fins lucrativos certificada pelo CEBAS - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - que atende a população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social nos distritos de Pirituba, São Domingos e Jaraguá (SP).
Para mais informações sobre o PAC, (clique aqui).   

   

Estratégias de marketing digital são capazes de aprimorar a experiência dos clientes

Para Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, é possível criar campanhas integradas que não apenas atraem, mas também retêm os consumidores

 

O cenário do marketing digital está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela crescente importância atribuída à experiência do cliente. Empresas de todos os setores buscam não apenas atrair, mas também cativar e reter os consumidores em um ambiente digital saturado. Por essa razão, estratégias de marketing digital se tornam cruciais para proporcionar uma experiência do cliente consistente e personalizada.

De acordo com Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, o coração das estratégias de marketing digital bem-sucedidas reside na capacidade de entender o comportamento do cliente. “A coleta inteligente de dados, por meio de ferramentas analíticas avançadas, permite que empresas obtenham informações valiosas sobre as preferências, hábitos de compra e interações online de seus clientes”, revela.

Entretanto, à medida que a coleta de dados se intensifica, questões de privacidade tornam-se mais presentes. “Empresas estão buscando maneiras para equilibrar a personalização desejada com a responsabilidade na gestão de dados. A implementação de práticas robustas de segurança e o respeito à privacidade do cliente tornam-se fundamentais nesse cenário”, pontua.


Automação e inteligência artificial

Para o especialista, a automação de processos no marketing digital não é mais uma opção, mas sim uma necessidade. “Desde o envio de e-mails personalizados até a gestão de campanhas publicitárias, a automação permite que as empresas otimizem recursos e alcancem uma escala que seria inviável da maneira tradicional”, relata.

As inteligências artificiais, por sua vez, assumem o protagonismo na personalização da experiência do cliente. Algoritmos avançados analisam dados em tempo real, prevendo preferências e comportamentos futuros. “Assim, as empresas podem oferecer recomendações personalizadas e interações mais relevantes. A personalização, no entanto, não se limita apenas a enviar e-mails com o nome do cliente. Isso significa ajustar conteúdos, ofertas e experiências de acordo com as interações imediatas do cliente, proporcionando uma sensação de atendimento exclusivo”, declara.

Além disso, criar uma experiência consistente em todos os canais digitais também é uma oportunidade para alcançar melhores resultados. “A integração cuidadosa de estratégias de marketing em plataformas diversas, como redes sociais, websites e aplicativos, permite que a jornada do cliente seja fluida e coesa”, ressalta.


Análise de dados como direcionadora de campanhas

Modelos de análise preditiva utilizam dados históricos para antecipar comportamentos futuros, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias de marketing de maneira proativa. “A análise de dados não é uma atividade pontual, mas sim um ciclo contínuo. Empresas bem-sucedidas monitoram constantemente o desempenho de suas campanhas, ajustando-as conforme necessário. A agilidade na adaptação baseada em dados é fundamental para o sucesso a longo prazo”, pontua.

Com uma concorrência intensa e as expectativas dos clientes em constante evolução, as estratégias de marketing digital que priorizam a experiência do cliente se destacam. “Dessa maneira, é possível criar campanhas integradas que não apenas atraem, mas retêm clientes, construindo relacionamentos mais duradouros”, finaliza.

 

Renato Torres - empresário especializado em tecnologia e marketing, com ampla experiência no setor. Ao longo de sua carreira, ele tem ajudado empresas a implementarem estratégias eficazes de marketing digital e alcançarem resultados notáveis. Sua paixão pela tecnologia e seu conhecimento estratégico o tornam um consultor altamente respeitado no mercado. Para mais informações, acesse @orenatotorres.

 

Detran-SP inova na realização de provas práticas de direção com método seguro e eficiente em todo o estado

Por meio de software e substituição de formulários de papel por tablets, a avaliação das provas tem sido mais rápida e segura, zerando o número de fraudes nos últimos seis meses

 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) celebra uma notável conquista: mais de seis meses sem registros de fraudes no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A evolução é resultado da implantação de um software seguro e de fácil manuseio usado, por meio de tablets, durante a avaliação das provas práticas de direção em todo o estado. 

 

Introduzido no meio do ano passado, o novo sistema não apenas agiliza o processo de emissão da CNH digital para 24 horas, mas também fortalece a confiabilidade e transparência em todas as etapas do processo.

 

A partir da implantação, o número de CNHs emitidas subiu para 941.436 até o término de janeiro. Nos últimos 30 dias, o percentual atingiu a marca de 98,28% de aplicação de exames práticos com o suporte eletrônico. A discrepância entre o exame realizado manualmente é significativa, registrando apenas 148.740. O total de aprovados por meio da atual tecnologia com a utilização de prova eletrônica é de 617.269, uma média de 65,25%. 

 

O tablet, aliado ao software, só permite a realização das provas práticas após uma série de comprovações, como a validação facial do examinador de trânsito e do candidato, validação de assinaturas, controle do tempo do exame e a marcação de faltas. Além de seguro, o tablet se torna aliado do processo por lançar diretamente ao sistema do Detran o resultado da avaliação, contribuindo para a eficiência operacional.

 

A diretora de Habilitação do Detran-SP, Talita Rodrigues, destaca que a segurança do sistema é uma prioridade. “Antes da implementação desse novo sistema, candidatos aprovados aguardavam ansiosamente o documento ser impresso por até uma semana. Agora, a CNH digital fica disponível já no dia seguinte, proporcionando uma experiência mais eficiente e rápida. O software permite uma avaliação precisa e imediata, garantindo um processo seguro e livre de fraudes”.

 

Outro benefício notável da tecnologia é a resistência à água, eliminando o risco de destruição do formulário de papel em situações adversas. Isso não apenas economiza tempo para o candidato, que evita a necessidade de obter uma segunda via de toda a documentação, mas também otimiza recursos, direcionando funcionários do órgão para atividades mais estratégicas, como a fiscalização.

 

A utilização do software mais seguro e de fácil manuseio vem recebendo aprovação dos candidatos e dos avaliadores, destacando a rapidez e a praticidade do novo sistema. 

 

O Detran-SP reitera seu compromisso em continuar aprimorando os serviços, utilizando a tecnologia para promover um trânsito mais seguro e eficiente em São Paulo.

 

Especialista revela como conquistar a audiência produzindo conteúdos no YouTube

De acordo com João Adolfo de Souza, especialista em estratégias para maximizar os ganhos no Youtube, ao cativar os usuários é possível construir uma base sólida na plataforma 

 

Para os principais criadores de conteúdo, o YouTube continua a ser uma arena essencial para construir autoridade e conquistar uma audiência fiel. No entanto, com a crescente concorrência e a evolução das preferências do público, a produção de conteúdo cativante tornou-se mais crucial do que nunca.

Dados levantados pelo Banco Internacional de Dados Statista apontam que, em 2023, o Brasil ocupou o terceiro lugar do ranking de países com o maior número de usuários do YouTube, com aproximadamente 142 milhões de contas ativas apenas no mês de janeiro.

De acordo com João Adolfo de Souza, CEO e fundador da João Financeira e especialista em estratégias para maximizar ganhos no Youtube, as técnicas de storytelling são fundamentais para criar vídeos envolventes e relevantes. “Contar uma história envolvente não apenas mantém a atenção do espectador, mas também cria uma conexão emocional que transcende a tela. Ao desenvolver uma narrativa clara, incorporando elementos de suspense, surpresa e identificação pessoal, os criadores de conteúdo podem proporcionar uma experiência mais significativa para seus espectadores”, revela.

 

Edição, ritmo e estética

A edição de vídeo desempenha um papel crucial na manutenção do interesse do público. “Um ritmo envolvente, cortes precisos e transições suaves são essenciais para manter a atenção. Além disso, a estética visual tem grande importância na experiência do espectador. Utilizar recursos visuais como gráficos, animações sutis e uma paleta de cores envolvente pode transformar um vídeo comum em algo de destaque”, pontua.

A primeira impressão é muitas vezes a mais duradoura. Por isso, as thumbnails desempenham um papel relevante na atração de espectadores. “Imagens claras e contrastantes que representem o conteúdo do vídeo não só incentivam os cliques, mas também contribuem para a identidade visual do canal. Investir tempo na criação de thumbnails impactantes pode resultar em um aumento significativo na visibilidade e no engajamento”, declara o especialista.

 

Prender a atenção desde o início

João acredita que uma introdução impactante é a chave para prender a atenção do espectador desde o início do vídeo. “Seja por meio de uma pergunta intrigante, uma declaração provocativa ou uma cena com impacto, é fundamental criar um gancho que motive os espectadores a continuarem assistindo. Essa estratégia não apenas reduz a taxa de rejeição, mas também estabelece a expectativa de um conteúdo de valor”, relata.

Para o especialista, a produção de um conteúdo cativante é o alicerce para construir autoridade no YouTube. “Essas estratégias solidificam a presença do criador de conteúdo e cultivam uma audiência leal. Com isso, os criadores podem não apenas conquistar a atenção momentânea, mas também construir uma base sólida para uma autoridade duradoura na plataforma de vídeos mais popular do mundo”, finaliza.

 

João Adolfo de Souza - administrador de empresas e atua há quase 20 anos no ramo de empréstimos consignados. Atualmente, é CEO e fundador da João Financeira. O empresário tem como foco ensinar pessoas a fazer dinheiro com o Youtube, e já conta com mais de 3,45 milhões de inscritos e ultrapassa a marca de 740 milhões de visualizações em seus canais. Para mais informações, acesse as redes @joaoadolfooficial ou o portal https://linktr.ee/joaoadolfooficial.


Carnaval 2024: Salgueiro resgata história do povo Yanomami

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O Salgueiro será a terceira escola a desfilar no domingo de carnaval, 11 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Com o enredo intitulado “Hutukara”, traz como mensagem central a defesa dos povos originários por meio da mitologia Yanomami. Na língua Yanomami, "hutukara" significa "o céu originou a partir do qual se formou a terra".

O enredo é uma homenagem impactante e significativa ao povo Yanomami, uma das comunidades indígenas mais emblemáticas e resilientes do Brasil. A escola de samba carioca escolheu destacar as contribuições significativas dos Yanomamis para a história e cultura do país, reconhecendo a riqueza de sua herança e a importância de preservar suas tradições.

Segundo o especialista em Gestão de Teorias Educacionais e coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Ivo Erthal, os Yanomamis, antes de tudo, destacam-se pela resistência e sobrevivência frente ao avanço das ocupações da agropecuária que promovem o desmatamento. “Esses povos são retratados como guardiões da biodiversidade presente na região amazônica. A preservação desse povo está diretamente relacionada à sobrevivência da floresta e seu ecossistema”, ressalta.

Há dados estatísticos importantes sobre o número de povos, aldeias e membros. E a cada avanço dos estudos demográficos aparecem números comprometedores e alarmantes. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, 570 crianças Yanomami morreram de fome e contaminadas por mercúrio. “O principal responsável por essa crise é o garimpo ilegal na região. As principais causas de internação dos indígenas Yanomami são diarréias, desnutrição grave, pneumonia, malária e acidentes com cobras”, alerta Erthal.

O conhecimento ancestral sobre plantas e animais, a cultura estética e o modo de vida representam fases específicas do desenvolvimento humano. Essas informações, guardadas na cultura e história Yanomami, podem oferecer pontos importantes sobre o desenvolvimento das sociedades e a integração do ser humano com a natureza. “Seus costumes e tradições resistem ao avanço da civilização, sendo que influenciam mais do que são influenciados. Possuem um conhecimento natural sobre botânica e fenômenos da natureza que servem de estudo para grupos científicos”, pontua o especialista.

Segundo ele, os Yanomamis, que iniciaram contatos mais intensos a partir da década de 40 do século XX, agora são trazidos à luz, tirando-os da invisibilidade e oferecendo-lhes um merecido lugar no samba enredo de uma das mais importantes escolas de samba do Rio de Janeiro. “Essa escolha destaca não apenas a beleza e a riqueza cultural dos povos Yanomamis, mas também a urgência de preservar suas tradições e garantir o respeito aos seus direitos e territórios”, finaliza.

 

Conquista Solução Educacional

 

Paulistanos começam 2024 com renda mais comprometida com dívidas

 
Aumento das dívidas com cheque especial e crédito pessoal preocupam; um terço do orçamento das famílias está entregue às dívidas

 
As famílias paulistanas começaram o ano menos inadimplentes. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), aponta que o porcentual de lares com contas atrasadas passou de 22,7%, em dezembro, para 21,8%, em janeiro. Em números absolutos, foram 35,4 mil famílias que saíram da lista de inadimplência neste intervalo [gráfico 1].

 

 

Apesar disso, o comprometimento dos rendimentos domésticos com dívidas ficou mais preocupante [gráfico 2]. Em média, um terço (32%) de tudo o que as famílias recebem é direcionado para pagamentos de dívidas — o maior número da série histórica da Federação, iniciada em 2010. Vale considerar ainda que uma em cada três casas na cidade já comprometeu metade da renda para despesas.
 
São dados que, na percepção da FecomercioSP, ligam o sinal de alerta para o contexto doméstico das famílias em São Paulo, considerando, por fim, que dois terços dos rendimentos desses lares são destinados para contas do dia a dia, como aluguel, e para o consumo de itens essenciais, como supermercados, farmácias, entre outros.

 


Os dados ainda mostram também queda significativa entre famílias sem condições de pagar as dívidas vencidas, que passou de 10,1%, em dezembro, para 9,7%, em janeiro, voltando ao patamar de um dígito após seis meses. O endividamento ficou estável, na casa dos 69%. No intervalo de um ano, o número de famílias de renda baixa (até dez salários mínimos) inadimplentes foi o que mais ressecou, passando de 30,7%, em janeiro do ano passado, para 25,7%, agora. Na direção contrária, lares de estratos superiores apareceram mais na lista de inadimplência: de 10,5% para 11,8%.
 
Há estabilidade também em relação aos prazos para a liquidação das dívidas: oito meses. No entanto, o tempo médio de atraso está um pouco mais elevado do que era há um ano, passando de 65 dias para 66. Dentre os itens que mais comprometem a renda das famílias paulistanas, estão, principalmente, a fatura do cartão de crédito (85,5%), além do crédito pessoal (15%) e do cheque especial (6,2%). É uma mostra de como o cartão — pela facilidade de uso cotidiano — permanece como a alternativa mais comum para suprir os gargalos do orçamento.
 
Chama a atenção, porém, como os outros dois fatores de endividamento cresceram no período: em janeiro de 2023, 4,9% das famílias estavam com dívida nessa modalidade. No caso do crédito pessoal, o volume era de 9,9%. Segundo a Federação, são números que preocupam, já que revelam que as famílias estão recorrendo mais a empréstimos para cumprir as obrigações existentes — ou seja, precisam ir além do cartão para pagar as contas.


 
CONFIANÇA PARA CONSUMIR

Mesmo com uma parcela maior dos rendimentos comprometida com contas, as famílias estão mais confiantes em consumir: a intenção de ir às compras cresceu novamente, agora em 0,4%, atingindo 113,7 pontos. É o maior patamar desde abril de 2014.
 
Dentre os motivos para esse cenário positivo, estão, sobretudo, o aumento da renda, que cresceu 1,4% em relação a dezembro de 2023, atingindo 138,1 pontos, e a melhora na condição de emprego (1,4%). Diante disso, o índice de consumo subiu na mesma toada: 1,5%. De acordo com a FecomercioSP, essa é uma boa notícia, pois é um sinal de que, apesar das intempéries econômicas, as pessoas ainda estão dispostas a consumir, mesmo frente à cautela quanto às dívidas e às opções de crédito disponíveis.


 
Notas metodológicas

PEIC

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. São entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores na capital paulista. Em 2010, houve uma reestruturação do questionário para compor a pesquisa nacional da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e, por isso, a atual série deve ser comparada a partir de 2010.O objetivo da PEIC é diagnosticar os níveis tanto de endividamento quanto de inadimplência do consumidor. O endividamento é quando a família possui alguma dívida. Inadimplência é quando a dívida está em atraso. A pesquisa permite o acompanhamento dos principais tipos de dívida, do nível de comprometimento do comprador com as despesas e da percepção deste em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos, além de ter o detalhamento das informações por faixa de renda de dois grupos: renda inferior e acima dos dez salários mínimos.


 
ICF

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego Atual; Perspectiva Profissional; Renda Atual; Acesso ao Crédito; Nível de Consumo; Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório, e acima de cem pontos, satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias, assim como para as instituições financeiras.


 
ICC

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde 1994. Os dados são coletados com aproximadamente 2,1 mil consumidores no município de São Paulo. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. Esses dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, se apresenta como: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.


 
FecomercioSP

10 Tendencias de 2024 na área do Direito das Famílias e Sucessões

Especialista em Direito do CEUB revela as transformações no panorama jurídico da família para este ano


A tendência de fixar regras sobre as relações afetivas, parentais e sucessórias via contratos, a guarda de animais de estimação e o oversharenting são alguns dos temas em alta no âmbito do Direito das Famílias e Sucessões. Luciana Musse, professora de Direito no Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca as tendências de 2024 para esse sistema jurídico comentando os impactos e fatores sociais, tecnológicos e legais motivadores. 

Confira os comentários da especialista do CEUB: 

 

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Apesar de já ter sido reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2011, o novo Código Civil poderá regulamentar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, trazendo-lhes maior segurança jurídica.

 

Divórcio unilateral ou impositivo

O divórcio liminar põe fim, definitivamente, ao vínculo entre pessoas casadas. É um direito potestativo e incondicional, depende da vontade de uma das partes, cabendo ao outro aceitar a condição. Por isso, pode ser realizado antes mesmo da outra pessoa ter conhecimento da ação ou ser ouvida pelo Poder Judiciário. Esta modalidade pode ser simplificada da seguinte forma: “quando um não quer, dois não ficam casados”.

 

Alimentos compensatórios

Os alimentos compensatórios têm cunho indenizatório e objetivam o restabelecimento do equilíbrio financeiro entre as partes do processo. Esse equilíbrio pode ter sido rompido com o divórcio ou dissolução da união estável, em razão da pendência da partilha e da posse privativa de um dos ex-cônjuges ou ex-conviventes sobre o patrimônio comum, do qual desfruta com exclusividade dos frutos.

 

Contratualização no Direito das Famílias

Há uma tendência de fixar, cada vez mais, regras sobre as relações afetivas, parentais e sucessórias, via contratos de namoro e de coparentalidade ou contratos como instrumentos de planejamento sucessório, por exemplo. Tais contratos podem partir dos ciclos das relações: pré-nupciais, intramatrimoniais ou paramatrimoniais, pré-divórcio e pré-extinção da união estável ou, ainda, pós-divórcio e união estável, com questões patrimoniais e existenciais envolvendo o casal, os filhos e herdeiros.

 

(Over)sharenting

O (over)sharenting se refere ao excessivo, de publicar na internet conteúdo sobre os filhos, expondo-os a riscos e crimes no mundo real ou virtual, como pedofilia, estupro virtual, tráfico de pessoas, bullying e cyberbullying. Além de violar o direito de imagem, privacidade, intimidade e segurança desses menores de idade. Quando esta exposição passa a ter um caráter profissional e comercial, pode caracterizar uma exploração de mão de obra dos filhos por seus pais ou responsáveis.

 

Guarda de animais de estimação

A reforma do Código Civil poderá incluir o disciplinamento da guarda de animais de estimação em casos de divórcio ou dissolução de união estável.

 

Renúncia à herança pelo cônjuge

O novo Código Civil pode criar a possibilidade de cônjuges e conviventes renunciarem a herança deixada pelo marido ou esposa ou companheiro em caso de morte. Hoje, a Justiça costuma anular esse tipo de decisão, pois viola o art. 426 do atual Código Civil, que diz: “Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva”. A renúncia à herança poderá vigorar em pacto antenupcial ou em contrato de união estável.

 

Doação

A doação de bens entre pessoas, sobretudo cônjuges, conviventes e parentes vivos está em alta em razão do impacto da reforma tributária no imposto (ITCMD) que incide sobre essa transação e sobre (futura) herança. O ITCMD é estadual/distrital e suas alíquotas podem chegar a 8%. Há unidades da federação em que a alíquota é fixa, em outros estados e no DF, há uma progressividade. Com a reforma, o imposto será obrigatoriamente progressivo, com base no valor da doação ou herança de bens e direitos. Essa mudança tende a aumentar os gastos com o pagamento desse imposto.

 

Testamento Digital

O Projeto de Lei que altera o atual Código Civil traz a possibilidade de elaborar testamentos digitais, deixando a tecnologia acessível e inclusiva para pessoas com deficiências visuais, auditivas ou com dificuldade de locomoção, como pessoas idosas e com deficiência física, realizarem o procedimento remoto.

 

Herança Digital

A herança digital consiste no conjunto de bens e informações digitais, os ativos digitais, deixados por uma pessoa, após o seu falecimento. Ex: uma conta no Instagram com 1 milhão de seguidores. Embora já existam casos judicializados, no Brasil ainda não existe regulamentação específica. Dessa forma, o melhor a ser feito é resolver a sucessão digital em vida, compartilhando as senhas com alguém de confiança.

 

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