Como
em qualquer estratégia de atendimento ao cliente, no caso dos Assistentes
Virtuais, a inovação e a capacitação tecnológica são os principais desafios
para 2023. As empresas precisam entender seus clientes e preparar os canais,
como sites, redes sociais, aplicativos e assistentes virtuais, para
compreenderem os usuários, e para tanto, é necessário adotarem uma linguagem
que aproxime o negócio do cliente, seja ele colaborador ou cliente final. É
preciso otimizar a experiência do usuário a partir da perfeita compreensão do
assistente virtual quanto ao que está sendo solicitado, permitindo que o mesmo
responda da melhor forma possível e que uma comunicação fluente, e
natural e sem incidentes, ao longo da jornada do cliente, aconteça.
Empresas
especializadas em soluções de IA Conversacional, por exemplo, já percebem no
mercado nacional que os assistentes virtuais são eficientes, escaláveis e
melhoram a experiência do consumidor, quando bem programados, mas para isso, a
partir de linguagens, como UX Writting, NLP (Natural Language Processing)
e Machine Learning, é urgente o treinamento e a formação de profissionais para que
se tornem Designers Conversacionais. Hoje, tais profissionais estão falta no
Brasil, já que a tecnologia no-code tem sido a protagonista para criar,
personalizar e evoluir a comunicação de assistentes virtuais com os clientes
por meio da inteligência conversacional. Neste caso, a personalização requer
especialistas.
Mas, o que é Design Conversacional?
Design
Conversacional é uma área multidisciplinar, que desenha ou projeta interações
entre pessoas e serviços através de uma interface conversacional, podendo ser
chat, voz ou multicanal. E aqui, não estamos falando simplesmente sobre fazer
as coisas "falarem" e "ouvirem", mas sim, desenhar
interações que sejam relevantes tanto para quem as desenvolve, quanto para quem
conversa com o serviço.
Alguns
dos principais benefícios da função Designer Conversacional é o entendimento
profundo da fala do cliente, mesmo quando o usuário não é exatamente claro na
sua solicitação. A linguagem clara e direta evita erros de comunicação,
demonstra personalidade e humanização, além de reduzir a taxa de abandono
durante o atendimento. Mas é importante salientar que para funcionar
adequadamente é necessário criar, programar e personalizar o Assistente
Virtual, tarefa que apenas um Designer Conversacional é capaz de realizar.
Com tantas variantes, investir em treinamento e capacitação profissional para
que o alcance de um atendimento mais próximo possível do humano seja realizado,
inclusive considerando sotaques e emoções, será o grande pulo do gato no futuro
dos Assistentes Virtuais Conversacionais.
Na
pesquisa "Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021",
realizada pela Mobile Time, foi identificado que de 2020 para
2021: "a quantidade de robôs de conversação em atividade no Brasil
praticamente dobrou entre 2020 e 2021, passando de 24 mil para 47 mil." E,
claro, com a crescente demanda, é mais do que normal e natural que aumente a
procura por profissionais especializados.
Mas afinal, o que o Designer Conversacional faz?
Quando
exemplificamos um diálogo entre um humano e um assistente virtual, o Designer
Conversacional é o profissional que vai “desenhar “e pensar em como as
conversas entre máquina e usuário podem fluir, sempre pensando na satisfação do
usuário e com o propósito de superar as expectativas, em relação às perguntas e
respostas variadas, para então construir diálogos fluídos, objetivos e diretos.
A análise e definição de persona também fazem parte das atribuições do
profissional, assim como a escolha do locutor que vai assumir a voz, a
personalidade e até mesmo sotaques para casos regionais ou internacionais,
possibilitando que a tecnologia seja bem aceita e que, sentimentos, como a
empatia, sejam gerados de ambas as partes (voz humana e assistente virtual).
Desta forma, o diálogo se realizará de maneira espontânea e o mais natural
possível.
Em
2023, o Designer Conversacional será um profissional que, se bem treinado, com
certeza terá amplo campo de trabalho. Uma pesquisa de atendimento e
suporte ao cliente (CSS) do Gartner, com 50 entrevistados, realizada on-line em
janeiro e fevereiro de 2022, revelou que 54% destes entrevistados estão usando
alguma forma de chatbot, VCA ou outra plataforma de IA conversacional para
aplicativos voltados para o cliente. Fiquem de olho!
André
Luiz Favero - MBA Gestão Comercial, na Kore.ai é Head de Novos Negócios e
Partner Manager