Pesquisar no Blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Procura por intercâmbio cresce 30% em 2022, aponta STB

Entre os principais destinos ficaram Canadá, EUA, Inglaterra, Austrália e Irlanda;


 Especialização internacional em ESG e tecnologia já registra alta de 80% e 35%, respectivamente;


Graduação internacional se paga dois anos antes quando comparado a um curso universitário feito no Brasil


 

A procura de brasileiros interessados em fazer intercâmbio em outros países seja para curso de idiomas, ensino médio (High School) e até mesmo uma graduação e pós fora do país cresceu 30% em 2022 quando comparado a 2019 - ano antes do início da pandemia de Covid-19. Entre os destinos mais procurados ficaram: Canadá, EUA, Inglaterra, Austrália e Irlanda, segundo levantamento do STB - Student Travel Bureau, consultoria especializada em educação internacional.

 

Para entender como se comportou a procura por cada uma dessas modalidades de ensino, o STB mostra que se tratando de Higher Education (graduação e pós), os destinos mais procurados foram EUA, Canadá, Reino Unido, Holanda e Austrália.

 

Já para os cursos de idiomas, despontaram os seguintes países: Canadá, EUA, Austrália, Inglaterra e Irlanda.

 

Quando se trata de cursar o High School (ensino médio) fora do país, em 2022, os brasileiros se interessaram por destinos como EUA, Canadá, Inglaterra e Austrália.

 

“Com as fronteiras abertas e diminuição de barreiras para ir ao exterior, as pessoas retomaram seus projetos anteriores e voltaram a investir na educação internacional a fim de construir um currículo global e ampliar as oportunidades de atuação para além do Brasil”, comenta Christina Bicalho, vice-presidente do STB, contando ainda que a meta do STB para 2023 é ampliar em 25% seu número de lojas pelo Brasil.


 

Austrália como tendência 2023

 

Ainda segundo o STB, a Austrália deve despontar como o principal destino em 2023 em razão de o país ter um clima tropical muito parecido com o do Brasil, economia forte - com o maior salário-mínimo do mundo, mercado de emprego promissor que hoje sofre com falta de mão de obra qualificada, além da possibilidade que oferece ao estudante de adquirir cidadania australiana.

 

“Após cursar um programa VET (Vocational Educational Training) ou um curso profissionalizante no país, é facilitada a inserção do estudante brasileiro no mercado de trabalho australiano. Além disso, estudantes internacionais são autorizados a trabalhar no país ao se matricularem em cursos de idiomas com a partir de 14 semanas de duração”, explica Bicalho.

 

Para ajudar os brasileiros que desejam seguir para esse país, Bicalho lembra que o STB possui também uma unidade por lá, justamente para oferecer toda consultoria em educação internacional e apresentar as melhores oportunidades para cada estudante de acordo com seu perfil acadêmico e notas, considerando ainda seus objetivos profissionais e o orçamento que dispõem para investir no projeto de educação internacional.


 

Canadá segue em alta

 

O Canadá também está entre os destinos mais procurados para cursos de graduação e pós, principalmente por conta das oportunidades de trabalho. A quantidade de vagas de empregos abertas no país só aumenta: em 2022, foram mais de 915 mil vagas em aberto, segundo o Statistics Canada.

 

Ainda segundo o STB, houve, nos últimos anos, um aumento significativo em termos de vendas e de embarque de brasileiros para esses programas de graduação e pós. Em 2019, o crescimento foi de 20% em relação a 2018. Em 2020, no auge da pandemia, subiu para 10%. Em 2021, o crescimento foi de 90%, este causado, em boa parte, por conta da reabertura das fronteiras. Em 2022, essa demanda atingiu 30% em relação a 2021. Para 2023, a expectativa é de um aumento de 20%. 

 

Um dos principais incentivos para este destino é o fato de que o visto de estudante emitido no Brasil para cursos de graduação e pós-graduação no Canadá dá permissão para trabalhar durante e após a conclusão do curso, um possível caminho para migrar de forma permanente. Sem deixar de mencionar que, desde novembro de 2022, o governo canadense suspendeu a restrição de horas de trabalho permitidas para estudantes internacionais matriculados em cursos de nível superior. Anteriormente, o limite era de 20 horas de trabalho semanais durante o período de aulas e 40 horas nas férias.

 

O país permite também levar dependentes, sendo que o cônjuge pode trabalhar e os filhos com mais de cinco anos têm direito a escola gratuita. Além disso, o dólar canadense tem um valor abaixo do dólar americano e da libra esterlina. O custo de vida um pouco mais acessível torna o país um dos melhores custos-benefícios para os estudantes.


 

Brasileiros procurando cada vez mais especializações diferentes no exterior


Com novas profissões e áreas de atuação surgindo dentro das empresas, cada vez mais brasileiros estão buscando especializações e cursos de pós-graduação no exterior em áreas que ainda não têm muita oferta de cursos no Brasil. Neste contexto, destacam-se áreas como ESG e tecnologia, que em 2022 já registraram uma alta de 80% e 35%, respectivamente, quando comparado ao ano de 2019.

 

“É importante destacar que o ESG é uma das profissões do futuro. No Brasil, ainda temos pouca oferta de cursos voltados a essa área. No entanto, cada vez mais as empresas precisam de pessoas qualificadas para assumirem posições estratégicas”, afirma Bicalho. 


 

Graduação fora se paga antes

 

De acordo com o STB, considerando o investimento e o custo de vida, somado a amplitude de oportunidades as quais o estudante terá acesso durante e após a formação no exterior, mais o salário inicial após a formatura, que sobe consideravelmente com uma instituição internacional no currículo, é possível afirmar que a experiência se paga, em média, em até dois anos após a formação - ao menos dois a menos do que o retorno do investimento de universidades no Brasil, que varia de três a seis anos. Entre os destinos com os menores custos de vida estão Belfast, na Irlanda do Norte, e Calgary, no Canadá.


“O processo de aplicação para faculdades e universidades no exterior é muito diferente dos processos das instituições brasileiras. Por isso, uma consultoria de educação internacional é tão importante para que o estudante tenha sucesso em sua trajetória. Apresentamos as melhores oportunidades para cada estudante de acordo com seu perfil acadêmico e notas, considerando ainda os seus objetivos profissionais e o orçamento que dispõe para investir no projeto de educação internacional”, afirma Christina Bicalho, vice-presidente do STB.


 

STB - Student Travel Bureau

www.stb.com.br

 

Kantar: Inflação fez brasileiro diluir compras ao longo do mês e frequentar diferentes pontos de venda em busca de promoções em 2022

Crise econômica acabou com a tradicional “compra do mês” e mudou hábitos de consumo

 

O alto índice da inflação dos preços em 2022 que acaba de ser divulgado explica as mudanças nas rotinas de compra e consumo no Brasil verificadas no relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. O impacto no bolso do brasileiro em 2022 levou à redução das “compras do mês”, uma única jornada a um ponto de venda para grande abastecimento, por algumas incursões ao longo do período para aquisição de poucos produtos por vez e com diversificação dos pontos de venda em busca das melhores ofertas. Mudanças na rotina de alimentação também foram registradas. 

Nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021 o relatório revelou um aumento de 15% no valor despendido com bens de consumo massivo (alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal) dentro lar e um decréscimo de 1,9% em unidades, com -11% de itens comprados por ida aos pontos de venda. O brasileiro teve que racionalizar seus gastos com mais idas ao ponto de venda durante o ano, que se vê no aumento da frequência de visita do consumidor aos canais (+10% em relação a 2021), um novo movimento que se mostrou em ascensão em 2022 e deve seguir em alta. 

“Ganho de penetração dos canais é reflexo de menor lealdade do consumidor, resultando numa maior mixidade. Neste contexto, é essencial estar presente nos diferentes canais que o consumidor está visitando e compondo sua cesta de compras para não perder nenhuma oportunidade de venda.”, explica Gabriel Leibel, Gerente de Shopper da divisão Worldpanel da Kantar. 

A inflação levou as famílias a subir os gastos em aproximadamente 80% em comparação com o período pré-pandemia em cestas como Commodities e Perecíveis, provocando retração no consumo de cestas mais básicas. Itens como leite UHT, farinha de trigo, leite pasteurizado, iogurte, leite fermentado e petit suisse tiveram contribuição negativa para o cenário. Em contrapartida, salgadinhos, bolos prontos, cafés solúveis, chocolates, massas tradicionais, molhos e refrigerantes, empanados, linguiças, entre outros, de menor desembolso, contribuíram positivamente. 

Hoje, cerca de 24% dos gastos do brasileiro com bens de consumo massivo são comprometidos com a cesta de perecíveis, e commodities representam 16%, ambas 2 pontos percentuais acima do que eram no ano móvel anterior.

 

Em relação aos hábitos de consumo, a volta à rotina de trabalho e às atividades sociais fora do lar com o fim das restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19 levou a uma redução de 11,1% nas ocasiões de almoço em casa no período analisado, e as marmitas cresceram 12,3% no mesmo intervalo. Lanches substituíram refeições completas. No 1º semestre de 2022, ocasiões de consumo com linguiça tiveram um aumento de +21%, seguido de hamburguer com incremento de +23% e salsicha com +27%, mostrando a tendência dessa troca. Isso mostra que para driblar a inflação, o consumidor vem fazendo escolhas para abastecer o lar e se alimentar de maneira que os gastos caibam em seu orçamento.    

 

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do País, representando 59 milhões de lares do Brasil.


 

Kantar

www.kantar.com/brazil

 

Check-up: início do ano destaca importância da revisão no carro


Revisão é uma bateria de testes que diagnosticam a saúde do carro
Envato

Segundo o Instituto Scaringella Trânsito, a má conservação dos veículos é responsável por 30% dos acidentes nas estradas


Freios, pneus, bateria, escape e outras peças e estruturas são essenciais para o bom funcionamento de um carro. Para evitar prejuízos e acidentes, é de extrema importância que o automóvel seja seguro para motorista e passageiros e para quem trafega nas mesmas vias. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de janeiro a agosto de 2022, mais de 150 mil motoristas foram multados por conduzir veículos em mau estado de conservação ou reprovados na avaliação de inspeção de segurança veicular. O problema pode ser ainda maior. Em outra pesquisa do Instituto Scaringella Trânsito, falhas relacionadas à manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e de água, funcionamento de luzes e até mesmo o cinto de segurança causam 30% dos acidentes nas estradas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os carros em movimento  devem estar em conformidade com todas as exigências da lei, ou seja, precisam estar em um estado que não coloque a vida de pessoas em risco. 

Para isso, o serviço de revisão e check-up, quando feito no prazo correto, evita danos ao automóvel e possíveis acidentes. A manutenção preventiva ajuda também no momento da revenda, já que veículos bem cuidados, estética e mecanicamente, atraem compradores com mais facilidade. A revisão é uma bateria de testes que diagnosticam a saúde do carro. “Nesse momento, é observado o estado de conservação e funcionamento de todos os componentes e sistemas, sejam mecânicos ou elétricos. Existindo falhas ou problemas que possam se agravar  no futuro, a oficina responsável fará a substituição preventiva de algumas peças”, explica o gerente comercial da Ford Slaviero, Rogério Lechinski. Ele aconselha que é melhor investir em revisões programadas do que se deparar com gastos maiores em uma manutenção corretiva.

O ideal é levar para a revisão a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros. Todavia, esse prazo cai para a metade nos casos de veículos com uso mais severo, isto é, os que rodam constantemente em trânsito lento. “É importante destacar que os planos de manutenção  definem prazos específicos também para a troca de determinados componentes, como as velas de ignição”, comenta o gerente.

Saiba quais itens não podem ficar de fora do check-up:


Escape

Um sistema de escapamento defeituoso pode significar baixa eficiência de combustível, potência reduzida e, às vezes, ventilação inadequada dos gases tóxicos que o motor produz.


Direção e suspensão

Peças de direção soltas, amortecedores ou molas danificadas, montagens ou buchas quebradas ou gastas, e o veículo balançando ou saltando, podem indicar problemas. 


Pneus

Para evitar um pneu furado, é necessário um técnico treinado para inspecionar o alinhamento e os pneus. A inspeção também pode revelar desalinhamento, que diminui a vida útil dos pneus e reduz a eficiência do combustível.


Freios

O sistema de freios é um dos recursos de segurança mais importantes. Mas, como muitas outras peças, ele pode superaquecer caso não tenha sido reparado há algum tempo. É imprescindível certificar que o sistema esteja em ótimo estado.


Itens menores

Apesar de não configurarem problemas estruturais, é preciso atentar para alguns outros mecanismos do carro que podem causar falhas no futuro. Na hora da revisão, o técnico pode verificar os níveis de fluido, como óleo do motor; velas de ignição e filtros de óleo; combustível e ar; carga da bateria; sistema do ar condicionado; faróis e limpador de parabrisa. 



Ford Slaviero
fordslaviero.com.br


Congresso americano aprova visto E2 para Portugal

Especialista em Direito Internacional explica que cidadãos brasileiros com dupla cidadania podem ser beneficiados


Cidadãos brasileiros que têm cidadania portuguesa poderão ser beneficiados com a aprovação de uma nova legislação chamada de “Amigos Act”, que altera a elegibilidade do visto de negócios E2 e designa Portugal como um país tratado. Com isso, portugueses e brasileiros com cidadania portuguesa contam com uma nova alternativa para investir e morar em solo americano.

 De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, a aprovação era muito aguardada por brasileiros com dupla cidadania. “Com a adição de Portugal no Tratado de Comércio e Navegação, o visto E2 será um ótimo caminho para portugueses e até mesmo brasileiros com cidadania que desejarem investir nos Estados Unidos”, explica.

O E2 é um visto consular de investidor não-imigrante que pode ser renovado. Para ser elegível, é preciso ter nacionalidade de países com os quais os Estados Unidos mantêm tratados de comércio e navegação. Além disso, é necessário investir capital substancial em um negócio nos Estados Unidos.

“Não há um valor mínimo a ser investido, mas um valor necessário. Isso porque o valor substancial vai depender do tipo de negócio. O que é substancial para montar um restaurante? Um salão de cabeleireiro ou um lava rápida? Cada negócio tem um valor de investimento e seu advogado saberá orientar”, afirma Toledo.

O advogado reforça que é preciso ter um business plan e contratar pessoas. Além disso, é necessário demonstrar que o negócio tem capacidade de se sustentar e de crescer. “Minha sugestão é que os interessados procurem um advogado que conheça bem sobre o visto E2. Ele saberá dar a orientação mais adequada”, aconselha.

Após a aprovação no Congresso, o projeto agora segue para votação final no Senado. Depois precisa ser assinado pelo presidente Joe Biden.  



Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 171 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford - Reino Unido, consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR e professor da PUC Minas Gerais do primeiro curso de pós graduação em Direito Internacional, com foco em Imigração para os Estados Unidos.



Toledo e Advogados Associados
http://www.toledoeassociados.com.br


Veja 5 dicas do Sebrae para colocar o seu negócio em ritmo de Carnaval

Especialista elenca ações que podem favorecer e alavancar as vendas neste período tão aguardado pelos brasileiros

 

É costume do brasileiro dizer que o novo ano só começa mesmo após o Carnaval. Em 2023, a data comemorativa acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro e promete movimentar a economia brasileira. Depois das dificuldades causadas pelos impactos da pandemia, os pequenos negócios podem enxergar a folia como uma grande oportunidade de alavancar as vendas.

Este período do ano sempre foi tradicionalmente favorável aos negócios, sobretudo em 2022, quando finalmente os tradicionais blocos carnavalescos voltarão para as ruas. Para entrar na dança junto com os foliões, as micro e pequenas empresas precisam investir em um bom planejamento.

O Carnaval envolve uma cadeia de negócios como bares, restaurantes, confecções de roupas e acessórios. De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, o acúmulo de acontecimentos e datas comemorativas no último semestre – Copa do Mundo, processo eleitoral, Halloween e Natal – serviu como experiência prévia para que, agora, os empresários aproveitem também a oportunidade do carnaval a fim de aumentar seus lucros.

“As empresas que atuam no Carnaval com acessórios, fantasias e tudo o mais pegaram carona nessas datas especiais e grandes movimentos para fabricar produtos temáticos também para outras festividades. Essa sequência de grandes eventos ajudou a aquecer esse mercado como um todo”, avalia.

Para orientar os empreendedores, o Sebrae preparou cinco dicas que podem guiar a sua empresa no ritmo da folia para o faturamento no Carnaval. Confira:

  1. Capacite sua empresa no marketing digital para melhorar as vendas on-line e a presença digital nas redes sociais;
  2. Tenha uma boa negociação com fornecedores: quem compra bem vende melhor ainda. Além disso, invista na variedade e quantidade de produtos e diferentes opções de fornecedores;
  3. Treine o seu time para fazer um atendimento em larga escala neste período, incluindo comissões especiais para os vendedores;
  4. Crie um ambiente que gere uma boa experiência para o seu cliente, pense que o consumidor quer ser bem atendido e alguns detalhes como decoração, som ambiente e brindes podem ser um diferencial;
  5. Por fim, pense em parcerias externas com lojas, pousadas, bares e restaurantes que recebem o mesmo público de interesse do seu negócio.

Prefeitura de SP aumenta o valor da bolsa de estágio para R$ 1.500

Estagiários ainda recebem auxílios de transporte e alimentação; há 2.200 vagas abertas para estudantes de Pedagogia, Letras e cursos de licenciatura 

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) ampliou mais uma vez, o valor da bolsa-auxílio para estagiários, que passou de R$ R$1.346,25 em 30 horas semanais para R$ 1.500,00, com um auxílio-transporte de R$ 193,60 e auxílio-refeição de R$ 25,00 por dia. 

 

A ação segue a aprovação da Lei nº 17.854, que instituiu a ampliação da carga-horária dos estágios de toda a prefeitura. O valor previsto anteriormente era de R$ 1.346,25 para 30 horas semanais, um aumento de cerca de 10%. 

 

Anteriormente, as vagas para estágio eram para 20 horas semanais, com valor da bolsa de R$897,50. Com as novas leis, a carga horária foi ampliada, concedendo também outros benefícios aos estudantes. As mudanças visam tornar o Programa de Estágio da Administração Municipal, realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), mais atrativo.

 

A SME possui 3.700 mil estagiários e está com 2.200 mil vagas de estágio abertas para estudantes do 2º ao penúltimo semestre nos cursos de graduação em Pedagogia, Letras, Matemática, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Artes.


Os estudantes dos cursos de licenciatura iram atuar nas unidades educacionais por meio dos programas Aprender Sem Limite - Educação Especial e Parceiros da Aprendizagem - Alfabetização. O trabalho é focado no auxílio no ciclo de alfabetização, com crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, e também no auxílio em turmas que há estudantes público-alvo da Educação Especial. 

Para se inscrever, o universitário deve acessar o portal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizar uma redação com o tema “Como superar a crise no mercado de trabalho?” ou “O seu ingresso no mercado de trabalho depende do quê?” e depois uma avaliação de Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa.


Quatro crianças morrem afogadas diariamente no Brasil, veja como evitar

Shutterstock
No total, 1530 crianças morrem por afogamento ao ano, sendo essa a principal causa de óbito entre 1 a 4 anos de idade

 

Dados divulgados no boletim anual da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), apontam que quatro crianças morrem afogadas diariamente no Brasil, um total de 1.530 ao ano. O estudo ainda aponta que o afogamento é a primeira causa de óbito entre os pequenos de 1 a 4 anos; a segunda entre 5 a 9 anos e terceira causa entre crianças de 10 a 14 anos. 

Um fato que chama a atenção no relatório é que 55% das mortes - na faixa de 1 a 9 anos - acontecem em piscinas e espelhos d ' água nas residências ou entorno, o que representa um óbito a cada três dias. A ocorrência de afogamentos durante o lazer na piscina é 2 vezes mais frequente do que a queda acidental. Já os maiores de 10 anos são mais acometidos em águas naturais, como praias, rios e represas. 

A pediatra Fabiana de Cássia Bernieri, que atua no Eco Medical Center, alerta os pais que as crianças de até 4 anos, têm maior risco de afogamento devido por possuírem a cabeça mais pesada que o corpo. 

"Nesta idade elas ainda não têm força suficiente e equilíbrio para se levantarem sozinhas em uma situação de risco. Assim, qualquer queda, mesmo em água rasa, pode gerar um afogamento”, ressalta a médica. Outro fator que merece atenção, segundo ela, são crianças que sofrem de epilepsia, o que aumenta de 15% a 19% o risco de afogamento.
 

Como evitar o afogamento infantil

A pediatra Fabiana de Cássia Bernieri explica que é necessário tomar alguns cuidados para evitar risco de afogamento. 

"O mais importante é nunca deixar as crianças sozinhas dentro ou próximas da água, por menor que seja o tempo, uma vez que poucos segundos podem ser fatais. Além disso, os pais devem sempre deixar claro que nadar sozinho, sem ninguém por perto, é perigoso", orienta. "Crianças pequenas devem sempre estar de bóias em forma de coletes ou de braços quando estiverem perto da água", completa. 

Uma forma de garantir a segurança no caso de residências com piscinas é instalar cercas e portões, contendo travas de segurança. "Os pais também devem evitar deixar objetos coloridos e brinquedos nas piscinas", reforça. 

Para crianças que já possuem melhor capacidade de compreensão, a pediatra ressalta orientações para evitar brincadeiras como empurrões e evitar pular em outras pessoas que estão dentro da água.

 

O que fazer em caso de afogamento

Em caso de afogamento, o recomendado é pedir ajuda para outra pessoa que esteja próxima ao local, para que ambas possam seguir com o socorro. O ideal é ligar imediatamente para a ambulância dos bombeiros no 193, caso não seja possível, deve-se ligar para o SAMU no 192. 

Caso a vítima esteja no mar, é necessário fornecer algum material flutuante para a pessoa, como garrafas de plástico vazias, pranchas de surf ou materiais de isopor ou de espumas. O correto é tentar realizar o socorro sem entrar na água. E lembre-se, entrar na água somente se souber nadar. 

Após a pessoa ser retirada da água, é importante verificar a respiração, durante 10 segundos, observando os movimentos do tórax e escutando o ar sair pelo nariz. Se estiver respirando, é importante deixar a pessoa deitada de lado até que os profissionais cheguem no local. 

Contudo, se a vítima estiver inconsciente e não estiver respirando, é recomendado iniciar a massagem cardíaca. No caso de crianças, deve-se utilizar apenas uma as mãos para fazer a massagem cardíaca, posicionando sobre o peito da criança, apenas a palma de uma mão, com os dedos levantados, fazendo 2 compressões por segundo. Já em bebês de até 1 ano, é recomendado posicionar somente 2 dedos no meio do peito, fazendo de 100 a 120 compressões por minuto.
 

Consultas

O Eco Medical Center conta com pediatras para atendimentos em tempo integral e outras 30 especialidades médicas. A consulta pode ser agendada pelo site através da central de atendimento (41) 3123-6550 e pelo aplicativo Connectadoc Cuidado Digital. No local é possível realizar exames como ressonância magnética, raio-x, tomgorafia, laboratoriais, Cardiológicos e endoscopia e, possui médicos de diversas especialidades como clínico geral, ortopedia, oncologia, dermatologia, neurologia, cirurgia plástica e cirurgia para a obesidade.



Lucas Vasconcelos


Iniciada janela de opção pelo Simples Nacional. Prazo termina em 31/01

Pixabay
Para ter a opção aprovada, a empresa não pode ter pendência com nenhum ente federado

 

As microempresas e empresas de pequeno porte que não estão no Simples Nacional podem fazer a opção pelo regime simplificado até o dia 31 de janeiro, desde que não façam parte das vedações previstas na Lei Complementar 123, de 2006.

Para as empresas já em atividade a solicitação de opção poderá ser feita até 31 de janeiro e terá caráter retroativo, ou seja, a tributação pelo Simples Nacional compreenderá também o mês de janeiro.

Para empresas em início de atividade o prazo para a solicitação é de 30 dias do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), desde que não tenham decorridos 60 dias da data de abertura do CNPJ. Quando aprovada, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ.

Após esse prazo, a opção somente será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte, produzindo efeitos a partir de então.


COMO SOLICITAR A OPÇÃO PELO SIMPLES

A opção pelo regime simplificado é realizada por meio do Portal do Simples Nacional (em Simples - Serviços > Opção > Solicitação de Opção pelo Simples Nacional).

A empresa deverá declarar que não apresenta qualquer situação impeditiva à opção pelo Simples Nacional prevista na legislação.

Para não correr o risco de ter o pedido negado, o empreendedor deve verificar se tem alguma pendência, principalmente de débitos com a Receita Federal (RFB), Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Estados e Municípios.

Desde setembro do ano passado, a Receita começou a notificar as empresas que possuem débitos com a instituição e/ou com a PGFN via Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), dentro do Portal do Simples Nacional.

É importante que a empresa optante pelo Simples faça consulta periódica ao DTE-SN, inclusive para ter ciência de notificações de exclusão do regime.

A regularização dos débitos pendentes poderá ser feita por meio de pagamento à vista, parcelamento ou compensação.

A verificação automática de pendências é feita logo após a solicitação de opção: não havendo pendências com nenhum ente federado, a opção será aprovada; havendo pendências, a opção ficará “em análise”.

A verificação é feita pela Receita Federal, estados, DF e municípios, em conjunto. Portanto, a empresa não pode possuir pendências cadastrais e/ou fiscais, inclusive débitos.

Durante o período da opção, é permitido o cancelamento da solicitação pelo Simples Nacional, salvo se o pedido já houver sido aprovado.

O cancelamento não é permitido para empresas em início de atividade.

A microempresa ou empresa de pequeno porte já optante pelo Simples Nacional não precisa fazer nova opção. Uma vez optante, a empresa somente sairá do regime quando excluída, seja por comunicação do optante ou de ofício.


PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO DA EMPRESA

Enquanto não vencido o prazo para a solicitação da opção, o contribuinte poderá regularizar as pendências impeditivas ao ingresso no Simples Nacional.

Por exemplo, o contribuinte poderá liquidar ou parcelar débitos, dentre outras possibilidades.

O pedido de parcelamento pode ser feito no portal do Simples Nacional ou no portal e-CAC, da Receita Federal, no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”. O acesso ao portal do Simples Nacional é feito com certificado digital ou código de acesso.

Todas as empresas que desejarem optar pelo Simples Nacional deverão ter a inscrição no CNPJ e, quando necessário, a inscrição estadual, exigida para empresas com atividades sujeitas ao ICMS.


EM CASO DE OPÇÃO INDEFERIDA

Na hipótese da opção pelo Simples Nacional ser indeferida, será expedido termo de indeferimento pelo ente federado responsável pelo indeferimento.

Caso as pendências que motivaram o indeferimento sejam originadas de mais de um ente federado, serão expedidos tantos termos de indeferimento quantos forem os entes que impediram o ingresso no regime.

A contestação ao indeferimento deverá ser protocolada diretamente na administração tributária (Receita Federal, estado, Distrito Federal ou município) que apontou as irregularidades.



Redação DC
Diário do Comércio (dcomercio.com.br)


Como solucionar problemas e conflitos dentro de um condomínio sem precisar acionar a Justiça?

Sem precisar acionar a Justiça? Conheça casos contados por moradores, síndicos e prestadores de serviços e entenda qual o papel do advogado especialista em Direito Condominial na resolução ágil de conflitos

 

Ter um advogado atuante na esfera judicial é o que o senso comum tem como expectativa e é o que se espera de um trabalho exercido por um bacharel formado nessa área. Devido essa tradicional atuação, apenas com o foco em atuações deduzidas em juízo, o que se via era o Judiciário cada vez mais abarrotado de processos e, como consequência, a lentidão para a resolução deles. Após mudanças no ordenamento jurídico, com ênfase na redução da judicialização de conflitos, o papel do advogado atualizado, hoje em dia, deve ter ênfase na busca da conciliação, através da resolução de conflitos pela via extrajudicial, ou ainda, através das conciliações e mediações previstas no âmbito jurídico, o que traz mais agilidade na solução das variadas situações adversas dentro de um condomínio.

Sendo assim, a atuação do advogado especialista em Direito Condominial tem se tornado indispensável para a gestão segura e eficiente de um condomínio, tendo em vista as variadas missões desse profissional, atuando juntamente com síndicos e/ou administradoras, e contribuindo na confiabilidade das informações prestadas aos moradores/condôminos.

Ricardo Tardem, tem 45 anos, possui uma Administradora de condomínios que atende atualmente 45 condomínios, com aproximadamente 40 mil pessoas. Ele comenta que a atuação de um advogado condominial é fundamental na gestão de uma administradora, e estar assistido por um profissional preparado e conhecedor desses assuntos faz toda a diferença:

“As rotinas existentes em um condomínio e suas obrigações legais exigem expertise jurídica. Dúvidas envolvendo convivência, crimes contra a honra, estudo da convenção, regras contidas no regulamento interno, análises de documentos, contratos, assembleias são alguns pontos que destaco e justifico a importância da atuação de um advogado na gestão juntamente com uma administradora.”

Amanda Accioli tem 47 anos, é síndica profissional e atua há 19 anos na área condominial. Ela conta que hoje existem condomínios que são verdadeiras cidades, com regulamentação interna própria e tão complexa que a Assessoria profissionalizada do departamento jurídico é extremamente necessária:

“Eu sempre acreditei que gerir profissionalmente um condomínio não significa que o síndico deva, necessariamente, ter como profissão a sindicatura. Mas sim, deve possuir profissionais competentes ao seu lado para a melhor tomada de decisão, amparado legal e costumeiramente, com orientações embasadas e dentro dos princípios da harmonização social e razoabilidade, tão presentes no exercício da profissão. Cada dia mais, síndicos e administradores estão despertando para a necessidade de um corpo jurídico acompanhando as rotinas condominiais, e isso é muito importante. Aos meus olhos, um condomínio, seja ele pequeno ou grande, comercial ou residencial, de casas ou apartamentos, nada mais é do que uma empresa, e deve ser gerido como tal: precisa de gestão profissional para que seja saudável e esteja em conformidade com a lei.”

Para otimizar os recursos, como o tempo e os custos de um processo judicial, uma das missões do advogado condominialista é ter uma atuação extremamente proativa e conciliatória. Dra. Alessandra Bravo, advogada especialista em Gestão e Direito Condominial, comenta que a atuação do advogado especialista é bastante ampla e necessária:

“A Assessoria Jurídica Condominial tem o objetivo de auxiliar na gestão do condomínio, mitigando e auxiliando, tanto com ações preventivas (antes da ocorrência de algum dano), bem como para ações que existem conflitos de interesse, ou ainda defendendo o condomínio em ações em geral. É importante considerar que as ações extrajudiciais devem trazer mais praticidade para os problemas do dia a dia, desde o início da implantação do Condomínio: Consultoria e acompanhamento da obra e pré-vistoria da unidade, Consultoria de problemas no imóvel, Assessoria para compra de imóvel, dentre outros. Até as práticas diárias de administração interna do condomínio, como: Elaboração de Comunicados, Notificações, Participação em Assembleias Gerais, Elaboração de contratos em geral, Mediação de conflitos, Cobranças em geral, Adequação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), Reuniões com a Administração, Previsão Orçamentária Estratégica, Normas e Procedimentos, Regularização de Condomínios, Implantação do Compliance Condominial, Funcionários e Prestadores de serviço, dentre outros.”

O risco do condomínio não possuir as orientações técnicas de um advogado atuante na Assessoria especializada Condominial é a possibilidade de ocasionar aumento dos problemas cotidianos ou administrativos, que poderiam ser evitados com a orientação e acompanhamento jurídico especializados, além de garantir uma gestão tranquila e eficiente.

Leonardo Manfrinatti da Silva é consultor de seguros condominial e atende cerca de 60 condomínios. Dentro das diretrizes, leis e responsabilidades da sua área de atuação, Leonardo acredita que é de grande importância o trabalho de um advogado especialista em Direito Condominial, atuando em conjunto, não apenas com ações judiciais após a ocorrência de algum sinistro, mas sim, de maneira preventiva para evitar problemas futuros aos condomínios:

“A atuação de um advogado especialista em Direito Condominial é fundamental para se manter o bom funcionamento de todas as partes de um condomínio, seja ela de cobrança, relações entre moradores e, principalmente, no suporte ao síndico em contratos de serviços – o que exige conhecimento técnico necessário e respaldo de todas as leis e regras. Nesses anos, tenho vivenciado o trabalho diário em condomínios e percebo que um advogado atuante, desenvolvendo ações de prevenção e orientação junto aos síndicos, administradoras e moradores, a fim de evitar que qualquer problema, por mais simples que seja aconteça, os índices de sinistros praticamente não existem, fruto desse trabalho desenvolvido por um profissional especialista nessa área do Direito.”

 

A importância da Conciliação na atuação do Advogado Condominialista

Quando falamos em notificações internas, multas a condôminos que desrespeitam regras e normas de convivência, o papel do advogado especialista deve nortear o caminho da conciliação. O advogado especialista em Direito Condominial tem papel importante no que diz respeito ao auxílio ao síndico e administradora. Dra. Alessandra Bravo alerta sobre algumas situações:

“As advertências e notificações, seguidas ou não de multas, devem estar primeiramente previstas na Convenção e/ou Regulamento Interno do condomínio. Quando o ato praticado não estiver previsto nos documentos internos do condomínio, é necessário amparar-se da legislação nacional, que se aplica ao caso concreto. Quando se trata de condômino antissocial, inclusive, é necessário verificar os atos praticados ilicitamente pela unidade: barulhos em horários inoportunos, brigas e desentendimentos rotineiros, dentre outros. Ações mais drásticas e oficializadas devem ser tomadas quando os primeiros passos conciliatórios não tiverem êxito.”

Antônio Carlos Lopes da Silva tem 53 anos, é síndico em um condomínio que possui 96 famílias. Ele confessa que no início da sindicatura agia primeiramente por impulso, mas no decorrer dos anos foi implementando técnicas mais moderadoras:

“Logo nas primeiras queixas que desrespeitam as normas de convivência dentro do condomínio, eu já ia notificando o morador sem orientação ou uma avaliação mais crítica da ocorrência, inclusive, tendo a possibilidade de colocar o condomínio em risco. Agora, sempre que tenho que tomar alguma decisão importante no condomínio, levo a situação primeiro para o jurídico para depois compartilhar/discutir com o conselho. A contratação de um advogado especialista em Direito Condominial, na minha visão, é fundamental para que o síndico possa desenvolver seu trabalho com segurança, resguardando-se e, principalmente, resguardando o condomínio de possíveis ilicitudes, afinal, gerir um condomínio exige muita responsabilidade do gestor.”

Carlos do Vale é diretor de projetos de uma empresa de portaria remota e segurança patrimonial há 20 anos, e presta serviços a mais de 60 condomínios. Conforme as vivências práticas durantes os anos de atuação, ele também concorda que o advogado deve agir dentro dos princípios da legalidade e razoabilidade para evitar, dentro do possível, seguidas ações onerosas na justiça:

“Ao assessorar um síndico, o advogado não pode pensar apenas na ‘letra fria’ da Lei, pois cada condomínio é único e possui suas peculiaridades, deve-se encontrar suas regras de convívio e de paz social, e também as melhores soluções seguras entre as opções de serviços oferecidas ao condomínio. Logo, o advogado precisa conhecer profundamente o condomínio para o qual advoga, de forma que suas orientações sejam tecnicamente perfeitas e, ao mesmo tempo, atendam aos anseios daquela comunidade. O advogado especialista em direito condominial é imprescindível para solucionar os conflitos de relacionamentos ou administrativos de acordo com as normas vistas na Legislação Condominial, e também atuando na prevenção da ocorrência de situações desfavoráveis, evitando, assim, processos judiciais.”

A síndica profissional Amanda Accioli também concorda que se foi o tempo em que o advogado era chamado apenas quando existia algum problema. Atualmente, a gestão de condomínio para ser sólida, precisa obrigatoriamente de um acompanhamento jurídico profissional de qualidade:

“Se o síndico ou administrador ainda possui o entendimento de que um escritório de advocacia especializada agindo preventivamente é custo, acho necessário reconsiderar o conceito, sob pena de tornar-se obsoleto e, pior, ocasionar algum prejuízo financeiro a si e aos condôminos. Seja orientando, conduzindo assembleia, mediando conflitos, emitindo pareceres, segurando o ímpeto de moradores, os advogados se tornaram peça fundamental para o exercício da sindicatura de maneira profissional.” 



ABRAVO (Advocacia e Assessoria Especializada)
https://abravoadvocacia.com.br/

Entenda o que são os raios negros que podem tocar passageiros em aviõe

Explosões de radiação gama podem atingir passageiros em voos e ciência ainda tenta explicar o fenômeno 

 

Fenômenos físicos ocorrem mundialmente a todo momento, mas poucos são tão misteriosos quanto os raios negros, também conhecidos como relâmpagos escuros, considerados a radiação mais energética produzida de forma natural pela Terra.

 

Cientistas ainda tentam explicar totalmente o fenômeno, mas de acordo com o AGU - American Geophysical Union (Associação internacional que tem como objetivo promover descobertas sobre a Terra e o espaço) os raios podem expor passageiros em voos momentaneamente a níveis não seguros de radiação.

 

De acordo com o cientista atmosférico Mélody Pallu na reunião do AGU, o fenômeno dos raios negros ocorre em altitudes de 10 a 15 quilômetros, a altitude normalmente utilizada por companias aéreas para rotas aéreas, segundo o cientista, se um voo ocorrer a uma distância menor que 200 metros do ponto onde se iniciaram os raios, os passageiros ficam expostos a cerca de 0,3 sieverts, superando o nível considerado seguro de 0,2 sieverts por ano.

 

Ainda de acordo com Pallu, a exposição a raios escuros próximo a voos ocorreria cerca de uma vez a cada quatro anos.

 

Segundo o Pós PhD neurociências Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a exposição excessiva a raios gama pode gerar uma série de problemas no organismo, em especial no cérebro.

 

A radiação gama já é usada na realização de cirurgias minimamente invasivas, mas se essa exposição não for feita de forma controlada e superar os limites considerados seguros para um ano inteiro pode acabar gerando a morte de células e estimular o surgimento de tumores” Alerta.

 

A exposição à radiação pode causar uma série de problemas no cérebro, como aumentar o risco de câncer na região da cabeça e morte neuronal, que pode desencadear doenças neurodegenerativas, além de causar alterações nas ondas cerebrais. Por isso, é fundamental que sejam realizados maiores estudos sobre esse fenômeno para determinar a frequência com que ele ocorre e os efeitos a longo prazo na saúde dos passageiros afetados” Ressalta.

 

O fenômeno foi observado pela primeira vez em 1994 e, segundo pesquisadores, os raios negros possuem relação com tempestades e relâmpagos, que geram campos elétricos capazes de estimular elétrons a se movimentarem rapidamente, causando colisões com as molecular do ar, gerando assim os raios gama.


 


Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues - um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS. Currículo BR: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558 Currículo PT: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664 Currículo INT: https://orcid.org/0000-0002-5487-5852

 

Governo de SP promete regulamentar Polícia Penal em 100 dias

Compromisso foi firmado na manhã de terça-feira, dia 10 de janeiro, em reunião com representantes dos servidores do sistema prisional paulista


O novo secretário de Administração Penitenciária de São Paulo, Marcello Streifinger, se comprometeu em apresentar o projeto de regulamentação da Polícia Penal nos primeiros 100 dias do governo. A promessa foi feita a entidades que representam os trabalhadores do sistema prisional, durante reunião na manhã desta terça-feira, na sede da Secretaria, em São Paulo. “O Grupo de Trabalho que estuda a forma de regulamentar a nova polícia foi reativado e o secretário disse que pretende apresentar o projeto de regulamentação nos 100 primeiros dias da nova gestão”, afirma o presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo (SIFUSPESP), Fábio Jabá, que participou do encontro.

A lei que regulamentará a nova Polícia Penal trará informações sobre as atribuições de cada servidor, sobre o armamento, acautelamento de armas, e o uniforme a serem utilizados, além de definir um estatuto próprio. “O secretário deixou claro que todos os servidores do sistema prisional farão parte da Polícia Penal, incluindo os administrativos e técnicos”, comenta Jabá.

Segundo o novo secretário, um representante de cada uma das quatro entidades integrará o Grupo de Trabalho responsável pelo detalhamento do texto da PEC, pela finalização da Lei Complementar, da Lei Orgânica e do Estatuto da Polícia Penal.


Atraso e STF

A Polícia Penal foi criada em junho de 2022, sob pressão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao governo de SP o envio da PEC para votação na Alesp. “Desde então, o processo de regulamentação da Polícia Penal está parado, mesmo com ações no STF”, completa Jabá.

A regulamentação da nova força policial dá segurança jurídica para os servidores e fortalece o combate ao crime organizado, reforçando a segurança pública no estado. Na prática, a nova polícia fica inteiramente responsável pela segurança do sistema prisional no Estado: desde a vigilância de muralhas e escolta de presos, até as ações em caso de rebelião e recaptura de fugitivos. Ela será responsável também pela segurança de todo o perímetro das unidades prisionais, incluindo a de advogados, médicos e visitantes.

Projeto de regulamentação da Polícia Penal deve ficar pronto em 100 dias


Privatização

Durante o encontro, o secretário afirmou aos representantes sindicais que o novo governo não tem intenção de privatizar o sistema prisional. “Durante a conversa percebemos que o secretário leu o relatório que o Fórum Penitenciário (entidade que reúne representantes dos trabalhadores do sistema prisional) elaborou sobre as condições do Sistema e afirmou que a administração planeja valorizar os servidores da segurança pública. Esse é o primeiro passo de uma série de negociações”, resume Jabá.

Uma das propostas apresentadas pelo novo secretário é que os sindicatos voltem a ser chamados para um debate com a secretaria em, no máximo, 15 dias, quando será iniciado um canal de negociação a respeito de algumas das reivindicações dos trabalhadores.


Concurso

Entre as reivindicações que devem ser acolhidas por Marcello Strefinger e que constavam no relatório está a nomeação dos aprovados nos concursos públicos ainda vigentes, seja para policial penal da carreira de Agente de Segurança Penitenciária (ASP) de 2017; agente de escolta e vigilância penitenciária (AEVP) de 2014 e das áreas técnicas e de saúde, de 2018. “O secretário mencionou a autorização fornecida ainda em 2022 pelo governo do Estado para que seja feito novo concurso público neste ano para a contratação de 1.100 policiais penais. O edital, no entanto, ainda não tem data para ser lançado”, completa Jabá.

 

Primeiro emprego em 2023? Especialista em gestão dá dicas de como se preparar para entrar no mercado

Advogado e MBA em gestão falou sobre como se destacar e permanecer em evidência.

 

O ano novo está chegando e os profissionais recém-formados já começam a intensificar a preparação para a sua tão desejada entrada no mercado de trabalho.  

A partir disso, o advogado e MBA em Gestão e Negócios, Sergio Vieira, deu dicas valiosas sobre os primeiros passos do profissional que pretende entrar e se consolidar no mercado de trabalho.  

Para Sergio, a preparação para entrar “em campo” é de extrema importância para que o profissional que está disputando uma vaga possa, além de se destacar, se manter superior aos demais concorrentes.  

“É comum ouvirmos que o mercado está saturado, que as oportunidades estão cada vez mais escassas, que as vagas de emprego são cada vez mais difíceis. Mas é necessária uma reflexão sincera: você está realmente preparado(a) para entrar em campo?”, questionou o advogado fazendo uma analogia a um jogador que está prestes a disputar uma partida e um profissional que precisa assumir um cargo.  

O especialista também pontuou diferenciais que o profissional necessita para garantir o seu destaque e permanência em uma oportunidade de trabalho.  

Para ele, é necessário ter uma bagagem técnica e teórica na área em que atua ou pretende atuar, com a especialização através de cursos preparatórios (em sua área e em outras) e até com a participação em eventos como seminários e congressos; diferencial dos demais concorrentes, como, por exemplo, o entendimento do mercado em que pretende atuar, e atribuições positivas à empresa que deseja integrar, transformando suas principais qualidades, em formas de fazer a empresa se destacar das outras; força de vontade e persistência em sempre ser melhor profissionalmente e pessoalmente, entendendo que os dois devem caminhar juntos.  

Ainda conforme o advogado, com a alta concorrência, o candidato deve, claro, se preocupar em se destacar para que seja contratado, mas também deve estar atento à manutenção das suas atividades e diferenciais após a contratação, para que se mantenha em plena evolução e possa, assim, alcançar o sucesso profissional ocupando aquele cargo.  

 

Sergio Vieira - advogado, possui MBA em Gestão e Negócios, e sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados, o maior escritório de Direito da América Latina.

 

Posts mais acessados