Estudo da Macfor aponta interesse de busca dos apaixonados brasileiros e revela comportamentos regionais distintos
Prática comum entre os brasileiros, o presente do
Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, também fica para última hora. É o
que aponta a pesquisa “Tendências e Insights para o Dia dos Namorados”
realizada pela Macfor, agência
full service de marketing digital.
Esse comportamento social pode, inclusive,
influenciar na escolha do presente. Segundo Fabrício Macias, co-CEO e
responsável pela condução do estudo
na Macfor, em 2021, o aumento nas buscas por presentes aconteceu uma semana
antes, alcançando o pico de interesse no dia anterior à data.
“Apesar desse padrão se repetir em datas
comemorativas como nos Dias das Mães e dos Pais, no Dia dos Namorados há uma
redução no interesse por presente, exatamente no dia 12. Momento em que se
percebe um pico na busca por experiências como jantares ou hospedagem, que
podem se tornar uma escolha justamente pela falta de tempo para presentear a
pessoa amada”, revela o executivo.
Segundo o especialista da agência, as marcas devem
aproveitar essa tendência e concentrar seus investimentos em mídia nas duas
semanas que antecedem a data. “Vale explorar também o uso de copy — texto cuja
intenção é fazer o leitor converter em alguma ação — alinhado com o termo
‘última hora’ nos anúncios", recomenda Macias.
Comportamento regional
As buscas por presentes de Dia dos Namorados em
2022 começaram em maio, sobretudo na região Nordeste e nos estados de
Tocantins, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Em 2021, enquanto na maioria das regiões do País a
concentração de buscas por presentes se deu na semana do Dia dos Namorados, nos
estados do Norte e Nordeste o interesse por presentes iniciou em média um mês
antes.
“Isso acontece por conta da logística dos
e-commerces, que, normalmente, possuem um prazo de entrega maior para essas
Regiões. O consumidor dessas localidades, que tem o hábito de compra online
consolidado, já sabe que precisa fazer pedidos com antecedência para receber
seus produtos em tempo hábil”, diz o especialista.
De acordo com Macias, as lojas virtuais, que
atendem todo Brasil, também precisam se antecipar. “Apesar da maioria dos
brasileiros deixar tudo para última hora, é preciso se posicionar no digital e
estar disponível no momento de interesse do consumidor. O que não acontecerá
somente na semana da data sazonal. Daí a importância de segmentar campanhas
regionalizadas, que atendam os anseios do cliente e elevem as chances de
conversão de vendas, de acordo com o perfil do consumidor de cada localidade”,
pontua.
Efeito pandemia
No período do Dia dos Namorados de 2020 — ano em
que teve início a pandemia do novo coronavírus no País e foram implementadas
medidas restritivas de isolamento social —, houve aumento no interesse de
pesquisa pelos termos “chocolate” e “blusa”, itens que proporcionam sensação de
bem-estar e conforto, respectivamente.
Na mesma época, também houve redução nas buscas por
termos como “restaurante” e “vestido”, muito em função da impossibilidade de
sair de casa e de não ser preciso o uso de algo elegante ou menos apropriado
para o outono/ inverno.
Na medida em que surgiram os primeiros períodos de
flexibilização da pandemia, em 2021, as experiências fora de casa estimularam o
crescimento de pesquisas por “restaurante” e “vestido”, e reduziram o interesse
pelos termos “chocolate” e “blusa”. “O que indica que os apaixonados começaram
a se aventurar em atividades externas e preferiram ‘viver’ mais do que ‘ter’
mais”, comenta Macias.
Presentes versus Experiências
A partir dessa semana, o volume de buscas por
presentes tende a aumentar. Historicamente, a maioria dos casais que vai
presentear se prepara com cerca de duas semanas de antecedência, muito por
conta dos prazos de entrega de e-commerce.
No geral, em 2021, houve crescimento na busca por
experiências no Dia dos Namorados, especialmente aquelas fora de casa. “Quem
não consegue se antecipar e comprar o presente a tempo, geralmente na semana do
evento, opta por ideias como faça você mesmo ou experiências que vão desde
jantares até noites românticas em hotéis e motéis”, afirma o especialista da
Macfor.
Ainda segundo o levantamento, os consumidores das
regiões Sul, Sudeste e Nordeste tendem a preferir experiências no Dia dos
Namorados, enquanto os apaixonados do Norte e Nordeste costumam ser mais
românticos na data e capricham nas buscas por mensagens especiais para a
ocasião.
Já o interesse pela palavra “jantar”
cresce mais de 108% no período de 01 a 12/06. Só nos dois dias anteriores à
data, há um aumento percentual de 78%, sendo o maior período de buscas por este termo ao
longo de todo ano.
“Restaurantes devem aproveitar a ocasião para
investir em campanhas de mídia e geolocalização para atrair novos clientes, que
estão sedentos para proporcionar experiências diferenciadas para a pessoa
amada”, sugere Macias.
Com relação ao termo “Dia dos Namorados” em si, a
expressão vem perdendo popularidade no volume de buscas em comparação ao Dia
das Mães e ao Dia dos Pais, respectivamente.
A pesquisa analisou 76 variações de termos/buscas
mais feitas em relação à data, entre os anos de 2019 e 2022, e contempla dados
públicos coletados exclusivamente pela API Macfor.
“O estudo foi realizado para ajudar a elucidar o
comportamento dos brasileiros apaixonados e para trazer insights de como as
marcas podem aproveitar a ocasião para tocar o coração dos consumidores”,
conclui Macias.
Mais informações e para acessar a pesquisa completa,
clique aqui.