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sexta-feira, 10 de junho de 2022

Dia dos Namorados: maioria deixa presente para última hora e troca por experiência

Estudo da Macfor aponta interesse de busca dos apaixonados brasileiros e revela comportamentos regionais distintos


Prática comum entre os brasileiros, o presente do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, também fica para última hora. É o que aponta a pesquisa “Tendências e Insights para o Dia dos Namorados” realizada pela Macfor, agência full service de marketing digital. 

Esse comportamento social pode, inclusive, influenciar na escolha do presente. Segundo Fabrício Macias, co-CEO e responsável pela condução do estudo na Macfor, em 2021, o aumento nas buscas por presentes aconteceu uma semana antes, alcançando o pico de interesse no dia anterior à data. 

“Apesar desse padrão se repetir em datas comemorativas como nos Dias das Mães e dos Pais, no Dia dos Namorados há uma redução no interesse por presente, exatamente no dia 12. Momento em que se percebe um pico na busca por experiências como jantares ou hospedagem, que podem se tornar uma escolha justamente pela falta de tempo para presentear a pessoa amada”, revela o executivo.

Segundo o especialista da agência, as marcas devem aproveitar essa tendência e concentrar seus investimentos em mídia nas duas semanas que antecedem a data. “Vale explorar também o uso de copy — texto cuja intenção é fazer o leitor converter em alguma ação — alinhado com o termo ‘última hora’ nos anúncios", recomenda Macias.


Comportamento regional

As buscas por presentes de Dia dos Namorados em 2022 começaram em maio, sobretudo na região Nordeste e nos estados de Tocantins, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Em 2021, enquanto na maioria das regiões do País a concentração de buscas por presentes se deu na semana do Dia dos Namorados, nos estados do Norte e Nordeste o interesse por presentes iniciou em média um mês antes.

“Isso acontece por conta da logística dos e-commerces, que, normalmente, possuem um prazo de entrega maior para essas Regiões. O consumidor dessas localidades, que tem o hábito de compra online consolidado, já sabe que precisa fazer pedidos com antecedência para receber seus produtos em tempo hábil”, diz o especialista.

De acordo com Macias, as lojas virtuais, que atendem todo Brasil, também precisam se antecipar. “Apesar da maioria dos brasileiros deixar tudo para última hora, é preciso se posicionar no digital e estar disponível no momento de interesse do consumidor. O que não acontecerá somente na semana da data sazonal. Daí a importância de segmentar campanhas regionalizadas, que atendam os anseios do cliente e elevem as chances de conversão de vendas, de acordo com o perfil do consumidor de cada localidade”, pontua. 


Efeito pandemia

No período do Dia dos Namorados de 2020 — ano em que teve início a pandemia do novo coronavírus no País e foram implementadas medidas restritivas de isolamento social —, houve aumento no interesse de pesquisa pelos termos “chocolate” e “blusa”, itens que proporcionam sensação de bem-estar e conforto, respectivamente. 

Na mesma época, também houve redução nas buscas por termos como “restaurante” e “vestido”, muito em função da impossibilidade de sair de casa e de não ser preciso o uso de algo elegante ou menos apropriado para o outono/ inverno.

Na medida em que surgiram os primeiros períodos de flexibilização da pandemia, em 2021, as experiências fora de casa estimularam o crescimento de pesquisas por “restaurante” e “vestido”, e reduziram o interesse pelos termos “chocolate” e “blusa”. “O que indica que os apaixonados começaram a se aventurar em atividades externas e preferiram ‘viver’ mais do que ‘ter’ mais”, comenta Macias.


Presentes versus Experiências

A partir dessa semana, o volume de buscas por presentes tende a aumentar. Historicamente, a maioria dos casais que vai presentear se prepara com cerca de duas semanas de antecedência, muito por conta dos prazos de entrega de e-commerce.

No geral, em 2021, houve crescimento na busca por experiências no Dia dos Namorados, especialmente aquelas fora de casa. “Quem não consegue se antecipar e comprar o presente a tempo, geralmente na semana do evento, opta por ideias como faça você mesmo ou experiências que vão desde jantares até noites românticas em hotéis e motéis”, afirma o especialista da Macfor.

Ainda segundo o levantamento, os consumidores das regiões Sul, Sudeste e Nordeste tendem a preferir experiências no Dia dos Namorados, enquanto os apaixonados do Norte e Nordeste costumam ser mais românticos na data e capricham nas buscas por mensagens especiais para a ocasião.

Já o interesse pela palavra “jantar” cresce mais de 108% no período de 01 a 12/06. Só nos dois dias anteriores à data, há um aumento percentual de 78%, sendo o maior período de buscas por este termo ao longo de todo ano.

“Restaurantes devem aproveitar a ocasião para investir em campanhas de mídia e geolocalização para atrair novos clientes, que estão sedentos para proporcionar experiências diferenciadas para a pessoa amada”, sugere Macias.

Com relação ao termo “Dia dos Namorados” em si, a expressão vem perdendo popularidade no volume de buscas em comparação ao Dia das Mães e ao Dia dos Pais, respectivamente.

A pesquisa analisou 76 variações de termos/buscas mais feitas em relação à data, entre os anos de 2019 e 2022, e contempla dados públicos coletados exclusivamente pela API Macfor. 

“O estudo foi realizado para ajudar a elucidar o comportamento dos brasileiros apaixonados e para trazer insights de como as marcas podem aproveitar a ocasião para tocar o coração dos consumidores”, conclui Macias.

Mais informações e para acessar a pesquisa completa, clique aqui.


ARTESP E CONCESSIONÁRIAS ORIENTAM PARA DIREÇÃO SEGURA DURANTE INCIDÊNCIA DE NEBLINA

Meses de junho a outubro marcam período de maior número de acidentes por conta de neblina nas rodovias concedidas 

 

A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – e as 20 concessionárias responsáveis pelos 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas, alertam para o aumento da ocorrência de neblina na malha rodoviária. Os meses de junho a outubro - época de inverno e dos dias mais frios do ano - são marcados pela maior incidência deste fenômeno que prejudica a visibilidade e deixa a pista mais úmida, o que pode ocasionar colisões e choques, não só contra outros veículos, mas também contra obstáculos, como muretas de proteção e guard-rails.

 

De 2019 a 2021, os números de acidentes envolvendo neblinas nas rodovias concedidas cresceram. Em 2019 foram registrados 89 acidentes de junho até outubro; em 2020 foram identificados 119 acidentes e no mesmo período em 2021 foram registrados 91 acidentes. Em situação de neblina, as concessionárias orientam os motoristas a dirigir com prudência com mensagens veiculadas nos 414 Painéis de Mensagem Variável (PMVs), como:

 

“Neblina: com neblina, reduza velocidade”

“Trecho com neblina; redobre atenção e use faróis baixos”

“Em caso de neblina: mantenha distância do veículo à frente”  

 

Caso o motorista precise parar nas rodovias concedidas, pode utilizar as bases de Serviço de Atendimento aos Usuários (SAUs), que funcionam 24h por dia e dispõem de banheiro e fraldário, além de equipes de inspeção de tráfego, guinchos, resgate e socorro médico. “É muito importante diminuir a velocidade, manter uma distância segura do veículo da frente e utilizar faróis baixos em situação de neblina. O motorista precisa redobrar a atenção na incidência de neblina para evitar acidentes” orienta Walter Nyakas, diretor da Diretoria de Operações da ARTESP.

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

O SAI é um dos trechos rodoviários mais afetados pela neblina. Sempre que o fenômeno é verificado e as condições de visibilidade ficam abaixo de 100 metros, é implantada a Operação Comboio, rotina operacional adotada pelo Policiamento Rodoviário, em conjunto com a Concessionária Ecovias, para escoltar os veículos com destino ao litoral quando há incidência de forte neblina no planalto. A medida tem como objetivo fazer o represamento dos veículos na altura das praças de pedágio para formação de um comboio para descer a serra e, assim, reduzir a velocidade e evitar acidentes.

 

Os pontos de maior incidência de neblina estão nos trechos de serra da rodovia dos Imigrantes (São Bernardo do Campo, São Vicente e Cubatão) e da via Anchieta (São Bernardo do Campo e Cubatão) e na Interligação Planalto (São Bernardo do Campo), que liga as rodovias, na altura do km 40.

 

O que fazer em caso de neblina?

Antes de pegar estrada, o motorista deve checar as condições do veículo, principalmente lanternas, faróis e palhetas do limpador de para-brisa. Redobre a atenção:


•       A velocidade máxima permitida na rodovia é determinada para o tráfego em condições normais. Sob neblina, é recomendável trafegar com velocidade reduzida;

•       Não acione o pisca-alerta em situações de trânsito com pouca visibilidade e tráfego lento. O equipamento só deve ser usado com o veículo parado, preferencialmente em uma área segura;

•       Mantenha distância segura do veículo à frente;

•       Acenda os faróis baixos – tanto de dia quanto à noite. Já o farol alto, independente do horário, dificulta a visibilidade pela grande dispersão de luz emitida sob neblina;

•       Use a pintura de faixa da pista como referência do caminho a seguir;

•       Deixe a janela aberta, ainda que parcialmente, para ouvir eventuais sinais sonoros;

•       Deixe o para-brisa limpo;

•       Nunca pare na pista


3 Vantagens para lojas oferecerem parcelamento sem cartão

 Especialista de fintech de meio de pagamento e crédito pessoal lista motivos para empresas contratarem o parcelamento no boleto

 

Parcelar uma compra já faz parte da cultura dos brasileiros, e o empreendedor que oferece o parcelamento aos consumidores para além do cartão de crédito sai na frente da concorrência.  Pensando nisso, Rafael Correa, Head de BNPL da Provu,  fintech pioneira no Brasil na modalidade de pagamento (que signigica Buy Now Pay Later ou Compre Agora, Pague Depois), elencou os principais benefícios de um negócio oferecer o parcelamento de seus itens com o boleto parcelado. 

“Ao oferecer mais vantagens com o boleto parcelado para os clientes, o empreendedor também se beneficia, afinal, vai atingir uma parcela considerável da população que não tem cartão de crédito ou conta em banco, aumentar o ticket médio, receber à vista e sem taxas, diferente de outros meios de pagamentos. Além disso, o serviço pode ser utilizado tanto em lojas onlines quanto em estabelecimentos fisicos, na oferta de produtos ou serviços”, explica Correa 

Confira a seguir como o parcelamento impulsiona as vendas e facilita no recebimento do valor total sem preocupação com a inadimplência: 

 

  • Aumento no número de vendas  

Você sabia que mais de 34 milhões não possuem conta em banco e da população não tem cartão de crédito? Oferecer um meio de pagamento que não só traga facilidades de parcelamento, como também atenda a essa parcela considerável de brasileiros, naturalmente vai alavancar suas vendas. Com o boleto parcelado, por exemplo, os consumidores ficam no controle de quanto podem gastar, podendo parcelar em até 24 vezes sem entrada. 

 

  • Maior controle financeiro  

Ao vender parcelado no boleto bancário, o empreendedor garante o recebimento do valor à vista, independentemente do número de parcelas escolhidas pelo cliente. Por esse motivo, suas vendas ficam mais seguras, já que a inadimplência é por conta da empresa que oferece o serviço de parcelamento.  Com o valor de venda garantido, é possível manter um fluxo de caixa saudável e manter as despesas do negócio em dia. 

 

  • Aumento no valor médio das compras  

Atualmente, o limite médio no cartão dos brasileiros é em torno de R$ 1400, ou seja, para itens acima desse valor, o consumidor fica impossibilitado de parcelar na maior parte dos estabelecimentos. Com o crediário digital, o lojista permite que seus clientes levem produtos de maior valor e tenham a possibilidade de parcelar sem depender ou comprometer o limite do cartão.


Mídias tradicionais são as preferidas dos brasileiros para informações sobre política

Pesquisa realizada pela Alfa Inteligência ouviu mais de 2 mil pessoas em todo o Brasil

 

Sites de notícias (31%) e telejornais (30%) são as fontes de informação dos brasileiros quando o assunto é política – é o que aponta a pesquisa realizada pela Alfa Inteligência em maio deste ano, com mais de 2 mil pessoas acima de 16 anos, em todas as regiões do Brasil.

Seguindo a preferência nacional, em terceiro lugar estão as redes sociais, com 19%; revistas e jornais impressos (8%) ocupam a quarta posição e o rádio aparece em quinto lugar, com 3%.

No geral, as mídias preferidas entre os sites são UOL (21%), G1 (16%) e empatados O Globo e Folha de São Paulo (12%). Em relação aos telejornais, o Jornal Nacional lidera com 36%, muito à frente da Globo News (25%). Nos materiais impressos, o jornal Folha de São Paulo se destaca, com quase metade dos entrevistados (45%), e a estação Jovem Pan domina a preferência, com 53%. Em se tratando das redes sociais, o Instagram tem 49% de penetração, seguido do Facebook (39%).

Explorando os dados por região brasileira, os números se assemelham, mas as regiões Norte e Nordeste apresentam uma ligeira preferência por telejornais, 38% e 32%, respectivamente. As redes sociais ganham mais espaço entre as pessoas da região Centro-Oeste (31%), frente às demais regiões, cuja penetração fica entre 15% no Norte e 20% no Nordeste.

Em relação à segmentação por gênero, o público feminino prefere mais os telejornais (33%) às redes sociais (15%), ao passo que 27% dos homens declararam preferir os telejornais e 23% as redes sociais.

Sob o ponto de vista geracional, os chamados Baby Boomers – nascidos entre 1945 e 1964 – e a geração X, que compreende o período de 1965 a 1984, apresentam mais preferência por telejornais (36% e 34%), enquanto o favoritismo por sites de notícias salta para 42% na geração Y, pessoas que nasceram entre 1985 e 1999.

Em relação ao grau de escolaridade, sites de notícias são os favoritos da população que tem ensino superior (38%), e os telejornais têm a preferência (33%) dos que estudaram até o ensino fundamental.

“Com a pesquisa notamos que, mesmo num cenário onde as redes sociais têm força, os portais tradicionais de notícias ainda têm muita penetração”, afirma Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência.

 


Alfa Inteligência - empresa especializada em pesquisas qualitativas e quantitativas de tendências e diagnósticos para os setores público e privado.


Instituto Avon destaca a importância da conscientização de casais para o enfrentamento à violência contra mulheres

Em alusão ao Dia dos Namorados, ONG reforça que informação e diálogo são aliados no reconhecimento de relações abusivas e transformação da realidade de muitas brasileiras

 

O mês de junho é muito aguardado por solteiros e, também, casados, por conta do Dia dos Namorados, data que geralmente marca a comemoração de duas pessoas que vivenciam um relacionamento feliz e saudável. No entanto, pesquisas como o relatório “Visível e Invisível: A vitimização de mulheres no Brasil”, lançado em 2021 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que os principais autores de violências contra mulheres são seus companheiros (25,4%) e ex-companheiros (18,1%). 

E mais, eles também estão relacionados a 84% dos relatos de mulheres sobre stalking (perseguição praticada em meios digitais), de acordo com outro levantamento, o “Além Do Cyberbullying: A Violência Real Do Mundo Virtual”, divulgado no mesmo ano pelo Instituto Avon, o braço social da Avon. 

Diante destes contextos contrários, e das incidências cada vez maiores de episódios que impactam a coletividade, o Instituto Avon evidencia a importância da conscientização, principalmente da população masculina sobre o assunto, visando a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa para as mulheres. 

“Um relacionamento saudável se manifesta entre dois indivíduos em um mesmo patamar. Não há um ditador impondo regras e utilizando artifícios como a manipulação ou o drama para persuadir sua parceira a tomar atitudes que vão contra a sua personalidade e liberdade de decisão. Havendo qualquer forma de violência, psicológica, moral, física, sexual ou patrimonial, é de extrema importância que a vítima busque ajuda e denuncie a ocorrência às entidades competentes. Uma relação saudável respeita limites e reconhece a igualdade e dignidade dos envolvidos”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon. 

Comportamentos no namoro evidenciam perigos às mulheres e podem progredir para agressão física, sexual, moral, psicológica e patrimonial. Algumas características podem ser percebidas nas atitudes:
 

- Críticas constantes e destrutivas;

- Desrespeito à privacidade;

- Controle da vida da parceira;

- Afastamento da mulher de amigos e família;

- Manipulação.
 

O respeito entre ambos os parceiros deve ser uma prioridade. Uma boa relação concede espaço para que outras pessoas façam parte da vida do casal. A imposição de limites e uma boa comunicação são essenciais para estabelecer uma relação mais segura para a mulher. 

Promover o acesso à informação e a educação para os homens sobre o tema é uma das formas de estabelecer a mudança de uma sociedade ainda presa a conceitos de superioridade masculina. “O incentivo ao diálogo nos relacionamentos e na sociedade traz luz à importância do respeito à mulher, estimulando a mudança de comportamentos e, principalmente, o reconhecimento de que esse não é um problema doméstico e exclusivo dos lares em que abusos e agressões acontecem”, afirma Daniela. E conclui, “chantagens e ameaças em histórias amorosas não podem ser romantizadas e vistas como demonstração de afeto. Ciclos de violência precisam ser rompidos e o apoio à mulher é fundamental, assim com a própria desconstrução de conceitos ultrapassados sobre masculinidade”, conclui.
 

O apoio que vem pela Ângela 

Desde março de 2020, o Instituto Avon conta com a assistente virtual Ângela como resposta à violência de gênero intensificada durante o isolamento social causado pela Covid-19. O bot acolhe e apoia as mulheres em situação de violência e utiliza um questionário inspirado em protocolos internacionais para avaliar o grau de risco ao qual elas possam estar expostas. 

Via mensagens de texto no WhatsApp, a Ângela indica medidas de suporte oferecidas gratuitamente pelo Instituto Avon e sua rede de parceiros, como atendimento psicológico e jurídico, auxílio transporte, suporte material para alimentação e abrigamento temporário. 

Para entrar em contato com a assistente virtual envie uma mensagem pelo aplicativo de WhatsApp para o número (11) 94494-2415.


Contrato de namoro: o que é? Por que fazer?

Diferente da união estável, um contrato de namoro não prevê nenhum tipo de proteção jurídica, mas, sim, estabelece que as partes vivem um relacionamento afetivo

 

Com o surgimento da pandemia da covid-19 e a necessidade de isolamento social, muitos casais de namorados decidiram morar juntos. E aí surge a dúvida: será que é preciso assinar algo? Como provar um vínculo para facilitar o contrato de aluguel, por exemplo? Em meio a tantas questões surgiu um termo curioso: o contrato de namoro.
 
De acordo com Débora Ghelman, advogada especialista em Direitos de Família e Sucessões, e sócia do escritório Lemos & Ghelman, isso já é uma realidade. “Trata-se de um documento firmado entre o casal com o objetivo de demonstrar que o relacionamento afetivo não configura uma união estável, sendo apenas um namoro”, adianta.

O contrato de namoro, então, demonstra que as partes concordam que vivem um namoro e não uma união estável – que é considerada uma das formas de família pela Constituição Federal. “A união estável possui os mesmos efeitos jurídicos que um casamento, ao passo que o namoro não possui nenhuma proteção jurídica. Então o contrato de namoro objetiva dar mais segurança jurídica ao casal de namorados, dificultando que, após o término do relacionamento, uma das partes alegue que vivia uma união estável e acione a justiça para pleitear seus direitos”, esclarece Débora.


 
Diferença de união estável
 
A grande diferença entre namoro e união estável é que, apesar de ambos serem relacionamentos afetivos, públicos, contínuos e muitas vezes duradouros, na união estável o objetivo de constituir família é imediato, ao passo que no namoro é futuro. “A união estável possui proteção constitucional, sendo equiparada ao casamento. Portanto, em caso de uma separação poderá haver partilha de bens e direito a alimentos. Além disso, caso um dos companheiros faleça, o outro será seu herdeiro e poderá receber pensão por morte. Já o namoro não possui nenhum efeito jurídico, ou seja, o término desse relacionamento não gera nenhum direito ao ex-namorado no que diz respeito ao Direito de Família e Sucessões”, explica Bianca Lemos, advogada e sócia da Lemos & Ghelman.


 
Por que fazer um contrato de namoro?
 
O contrato de namoro estabelece que as partes reconhecem que vivem um relacionamento afetivo caracterizado como namoro e que no momento não têm a intenção de constituir família. Isso pode facilitar o contrato de um aluguel, por exemplo, e dá mais segurança jurídica aos envolvidos caso desejem se separar depois.
 
“Sempre recomendamos incluir uma cláusula nesse contrato prevendo qual será o regime de bens caso o namoro se transforme numa união estável”, completam as advogadas. Vale lembrar que o contrato de namoro pode ser realizado tanto em cartório por meio de uma escritura pública ou contrato particular, sendo muito importante o auxílio de um advogado especializado em Direito de Família para melhor orientar o casal.

 

Lemos & Ghelman Advogados


5 livros relevantes sobre Branding Pessoal para executivos e empreendedores


Muito além da área em que atua ou do negócio que gere, cada pessoa é uma marca. Assim como empreendedores e executivos desejam que a sua empresa seja vista como uma marca de qualidade, referência no mercado, e a primeira a ser lembrada quando alguém precisar de algo daquele setor, a sua marca pessoal também precisa ter o mesmo efeito e ser trabalhada para despertar todo esse interesse e atenção que busca quando o assunto é a sua empresa em si.  

Nós nos vendemos para o mundo o tempo todo. Em cada conversa que temos, seja pessoal ou profissional, queremos que alguém compre algo a nosso respeito, talvez uma ideia, uma proposta, uma visão, ou até um conhecimento profissional que faça com que aquela pessoa sinta vontade de fazer negócios conosco.  

Por isso, é fundamental trabalharmos nosso branding pessoal, nos enxergarmos como uma marca e usar elementos visuais para nos deixar cada vez mais atrativos, a fim de conquistar nossos objetivos. Para quem tem pouco conhecimento sobre o assunto, mas já vê a importância de virar a atenção para esse tema e colocar em prática as técnicas de branding pessoal para atingir novos patamares profissional, separei uma lista com 5 livros para guiar essa jornada.  

Eles deixam claro como as técnicas de inteligência visual ajudam a alavancar a carreira por meio da construção de uma marca pessoal forte, que cria credibilidade e reputação. Confira a lista a seguir e alguns trechos que já podem te inspirar e fazer você entender melhor a importância da marca pessoal para os negócios:

 

1 - A Marca chamada Você - Peter Montoya & Tim Vandehey 

"Sua única vantagem é você mesmo, independente da marca profissional que você esteja gerindo. Você cunhou sua marca pessoal (MP) quando sua imagem pública passou a representar algo transparente, influente e atraente nas mentes das pessoas com quem você entra em contato. Ela representa seus valores, sua personalidade, suas qualificações e as qualidades que fazem de você um indivíduo singular entre os seus concorrentes".

 

2 - Branding: processos e práticas para a construção de valor - Marcos Bedendo  

"O valor de marca é a lembrança que o consumidor tem da marca. Se for intensa e valiosa, essa lembrança permitirá que a marca tenha valor para aquele indivíduo. Se for conhecida e tiver associações positivas lembradas pelo seu público-alvo, a marca terá um alto valor de mercado".

 

3 - Capital Erótico: pessoas atraentes são mais bem-sucedidas. A ciência garante - Catherine Hakim  

"Capital erótico é uma combinação de atratividade estética, visual, física, social e sexual para outros membros do sexo oposto, em todos os contextos sociais. Indivíduos que possuem capital erótico compartilham sete características: beleza, atratividade sexual, habilidades sociais, dinamismo, apresentação social, sexualidade e fertilidade. Se você não é uma pessoa linda e sortuda, não se desespere. Cultive suas habilidades sociais, charme e boas maneiras. As pessoas sempre respondem positivamente a uma personalidade atraente”.

 

4 - E se você fosse uma marca? - Aldo Wandersman 

"Independentemente da sua vontade, as pessoas e o mundo que o cerca já estão formando uma opinião a seu respeito neste exato momento. Qual tal se a partir de hoje você moldasse essa percepção e fosse percebido como alguém único, provedor de algo distinto, o líder na sua categoria? Que tal ser visto a partir de agora como uma marca? Já imaginou o impacto no seu negócio, atividade, carreira e, em última instância, na sua vida? Eis o objetivo da construção da sua marca por você mesmo: a percepção da sua audiência em relação a você e ao seu negócio"

 

5 - Moda e Inconsciente: olhar de uma psicanalista - Pascale Navarri  

"Um dos fundamentos da moda seria prender a atenção de quem está observando. As roupas que vestimos norteiam as primeiras impressões de quem nos olha, principalmente de quem sabe ler os sinais, em constante evolução. Este olhar fashion traz a perspectiva individual da nossa vulnerabilidade de ser visto e de não ser visto ao mesmo tempo”. 

Os conhecimentos e mudanças de mentalidade que esses livros trazem com certeza serão uma virada de chave na sua vida profissional, e seus negócios serão favorecidos pelos ajustes estratégicos na sua imagem pessoal. Comece o quanto antes a aplicá-los.


  
Bianca Ladeia - especialista em Gestão de Marca Pessoal e Comportamento, responsável pela transformação de uma série de executivos e empreendedores de sucesso.


Visto Americano: Roupas e escolha de estilo podem fazer a diferença no momento da entrevista

De acordo com Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional, dar atenção para a vestimenta pode ser a diferença entre aprovação e negativa em uma solicitação

 

A entrevista para solicitação de um visto americano é um momento repleto de insegurança e nervosismo para diversos brasileiros, sendo que o tópico vestimenta é comumente trazido à tona por aqueles que não sabem exatamente como se vestir para a ocasião.

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, a forma como o solicitante se apresenta ao agente consular faz diferença na hora da entrevista e precisa ser levada em consideração. “A situação pode ser comparada a uma entrevista de emprego ou até mesmo uma apresentação no primeiro dia de trabalho. O trabalhador vai chegar na empresa de camiseta, bermuda, chinelo e cabelo despenteado? Provavelmente não, pois ele quer deixar uma boa primeira impressão para as pessoas que vão recebê-lo dentro da empresa. No consulado é a mesma coisa. O indivíduo está pedindo uma autorização para entrar no país de alguém, e é preciso se apresentar de forma adequada”, relata.

Para o especialista em Direito Internacional, isso não significa que os solicitantes devam usar algo que não são condizentes com suas identidades. “Não quer dizer que os homens precisam ir de terno e gravata, nem que as mulheres devem usar um longo vestido que, normalmente, seria usado apenas em ocasiões especiais. Mas é preciso ter simplicidade no propósito. Uma camisa social e uma calça jeans, por exemplo, transmitem tranquilidade e seriedade ao mesmo tempo. Por outro lado, as mulheres podem optar por um blazer com uma calça social, ou até mesmo um vestido que não seja tão extravagante. Isso pode fazer com que os agentes consulares tenham alguma identificação com aquele solicitante”, revela.

Embora o consulado não peça formalmente nenhum tipo de vestimenta específica, deve-se considerar que aplicação para um visto é uma situação em que erros devem ser minimizados pelo solicitante. “A entrevista no Consulado Americano é uma ocasião séria, onde o cidadão solicitará formalmente uma permissão para a entrada nos Estados Unidos. Para obtê-la com sucesso e sem problemas, é importante causar uma boa impressão perante aos agentes e maximizar as chances de aprovação”, finaliza Toledo.

 

 

Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com quase 150 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos.

 

Toledo e Advogados Associados

http://www.toledoeassociados.com.br


ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO CONTABILIZA 37 ÁRVORES SOLARES INSTALADAS NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA

·         No primeiro semestre do ano, a distribuidora instalou 6 árvores solares;

·         Equipamentos capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB;

·         Iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora

 

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, instalou, no primeiro semestre de 2022, seis novas árvores solares na capital paulista, sendo uma na Ciclovia da Marginal Pinheiros, uma na Praça da Cidadania, duas no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e duas na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).  

No total, a distribuidora já instalou 37 árvores em sua área de concessão. A iniciativa é voltada ao uso inteligente e eficiente da energia elétrica. 

Os equipamentos possuem um design semelhante a uma planta natural e, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB para celulares e tablets. 

Dentre os locais que contam com o equipamento estão praças e parques públicos da capital, de Santo André, Carapicuíba, Cotia, Embu Guaçu e Itapecerica da Serra. Além da Universidade Federal do ABC, no Campus São Bernardo do Campo e Santo André, na Santa Casa e Hospital das Clínicas de São Paulo, e na Prefeitura e na Unidade de Pronto Atendimento de Rio Grande da Serra.  

Ainda este ano, a distribuidora planeja instalar mais três árvores solares no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFSP). Ao todo, a Enel Distribuição São Paulo já investiu mais de R$ 1,6 milhão no projeto.  

A estrutura possui dimensões que lembram uma árvore: cerca de três metros de altura e pouco mais de quatro metros de largura. Os equipamentos contam com capacidade para realizar uma geração independente e sustentável de energia, e possuem cinco saídas USB para uso das pessoas que frequentam os locais. Devido ao seu formato, com cinco folhas e iluminação decorativa em LED, também compõem de forma harmoniosa a paisagem dos ambientes onde estão sendo instaladas. 

“O projeto das árvores solares faz parte de uma iniciativa da Enel, vinculada às obras executadas em nossa área de concessão por meio do nosso programa de Eficiência Energética, e irá beneficiar todos os cidadãos. Deste modo, a Enel Distribuição São Paulo contribui para a promoção da eficiência energética e o uso racional dos recursos energéticos”, afirma a gerente de Sustentabilidade da concessionária, Solange Mello. 

O projeto das árvores solares está alinhado aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível e com o ODS 9 – Inovação de Infraestrutura. 

A instalação das árvores solares está sendo financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O PEE da Enel Distribuição São Paulo existe desde 1999, e já investiu aproximadamente R$ 957 milhões em 394 projetos com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais.


Contrato de namoro é alternativa para evitar dor de cabeça

Esse tipo de contrato não reconhece união estável, explica Anne Ramos  


O dia dos namorados é comemorado por diversos casais, desde aqueles que ainda não começaram a namorar até aqueles que já tem anos de casados. Cada um tem um tipo de relacionamento e com especificações diferentes. Antes apenas aqueles que desejavam viver juntos e se casar tinham um contrato específico, mas agora os casais de namorados também têm esse direito.

A advogada de Direito de Família e Sucessões Anne Ramos, do escritório de advocacia Kolbe Advogados Associados, explica que no contrato de namoro o casal declara que não reconhece a existência de uma família ou de uma união estável. Anne explica que esse contrato possui amparo legal e o Poder Judiciário tem reconhecido a licitude e a validade do contrato de namoro como forma de declaração de um fato referente às partes.

“O contrato de namoro pode ser um documento eficaz para que não haja a caracterização da união estável e, com isso, resguardar os interesses e o patrimônio dos envolvidos, mas isso desde que a declaração de vontade constante do contrato seja reflexo da verdade.”

Anne explica que o contrato pode ser feito por meio de via particular ou por escritura pública. De acordo com a advogada, esse tipo de contrato tem o objetivo de dar autonomia para o casal que não deseja se enquadrar em determinados efeitos jurídicos, cientes de que esse é o status do relacionamento.

“Com o contrato de namoro, não será necessário fazer partilha de bens. Esse tipo de contrato é indicado para aqueles que não possuem intenção de constituir família e, com isso, não almejam determinados efeitos patrimoniais incidentes sobre as demais relações afetivas.”

Se o casal decidir mudar o status do relacionamento é possível fazer a mudança contratual ou desfazê-lo, dependendo da vontade dos dois. No contrato de namoro também pode ser escolhido qual regime de bens será aplicado caso o relacionamento evolua.


Team Building de Cinema

 Como os filmes podem ajudar na construção de equipes vencedoras?

 

Mandela:  Diga-me, François, qual é a sua filosofia de liderança? Como inspira seu time a fazer o melhor?
Piennar: Com exemplos. Sempre gostei de liderar pelo exemplo, senhor.
Mandela: Está certo. É exatamente isso. Mas como torna-los melhores do que pensam que são? Isso é muito difícil, eu acho. Inspiração, talvez. Como nos inspiramos para grandeza, quando nada mais nos satisfaz? Às vezes, eu penso que é usando o trabalho de outros.”

Este célebre diálogo entre Nelson Mandela (Morgan Freeman) e François Piennar (Matt Damon), no filme Invictus,  reflete bem a noção de Team building que, de acordo com a Wikipedia, é um termo coletivo para vários tipos de atividades usadas para melhorar as relações sociais e definir papéis dentro das equipes, muitas vezes envolvendo tarefas colaborativas.

AutoconheCINEMA, por sua vez, é a capacidade de observar uma obra Cinematográfica sob a ótica do autoconhecimento e do desenvolvimento humano. Assim, a utilização dessa técnica para o desenvolvimento de equipes vencedoras é uma alternativa lúdica extremamente eficiente.

Filmes trazem situações desafiadoras, conflitos, momentos de stress ou necessidade extrema e servem de parâmetro para problemas no dia a dia corporativo.

O filme Moneyball, por exemplo, que tem o Brad Pitt em seu papel principal, forneceu vários insights para um encontro recente e permitiu os seguintes questionamentos à equipe:

(1) CENA: Billy Beane (Brad Pitt), Gerente do time de Baseball Oakland Athletics, pede mais recursos financeiros para o Presidente do clube, a fim de montar um time mais competitivo para a próxima temporada. Apesar da insistência, não consegue retorno positivo e terá que trabalhar com o orçamento pré-definido.

Reflexão 1. “Qual é o seu maior desafio atualmente? Como você pode enfrentar este desafio, com os recursos que tem hoje?”

Depois da reflexão individual, criou-se uma dinâmica onde uma pessoa do grupo compartilhava seu desafio e suas ideias, enquanto o(s) outro(s) sugeriam ideias/ações para ajudar o colega com seu desafio. Depois todos trocaram para que todos falassem e fossem ouvidos.

Esta troca foi muito rica, pois trouxe autorresponsabilidade, para que todos olhassem para os recursos internos a fim de solucionar seus desafios atuais.

(2) Análise Dos Personagens Principais: Billy Beane é comunicativo, determinado, perspicaz e age pelo propósito. Enquanto Peter Brand (Jonah Hill) é metódico, analítico, introvertido e enxerga “fora da caixa”.

Reflexão 2. “Quanto você tem de billy? Quanto você tem de peter? Faça uma autoanálise e chegue em um percentual de cada um.”

Depois da reflexão individual, criou-se uma dinâmica de busca de talentos. O objetivo é que as mesas ficassem equilibradas, entre “Billys” e “Peters”.

Foi muito interessante perceber o comportamento mais proativo dos “Billys” e mais reservado dos “Peters”. Na devolutiva, foi destacada a importância dos Peters mostrarem mais o seu potencial, para que possam ajudar mais nas equipes e projetos do empresa.


AutoconheCINEMA é assim. Olhar profundamente para as questões abordadas pelos filmes e trazer para o nosso processo evolutivo, exatamente como pregam os treinamentos de grandes team buildings. 

 

Luciano Luna - publicitário, com pós-graduação em marketing, roteirista pela Academia Internacional de Cinema e criador da metodologia do AutoconheCINEMA.


SAC: como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa


Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as marcas busquem prestar mais atenção nos clientes, a fim de potencializar o serviço de atendimento, tornando esse setor da empresa um diferencial para o negócio.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), é hoje uma das áreas mais estratégicas para a conquista e retenção dos clientes e busca, em sua essência, otimizar as funções do atendimento para resolver os problemas e questionamentos do público. Além disso, é considerado uma ferramenta importante que auxilia as empresas a manterem um canal direto de contato com seu público, dando informações fundamentais e, muitas vezes, ajudando na jornada de compra.


Pensando nisso, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, empresa de inteligência que conecta marcas e consumidores, elaborou este conteúdo com as melhores estratégias de como a uma empresa pode melhorar o SAC, para oferecer um atendimento rápido, simples e objetivo, diminuindo custos e potencializando vendas.


Porque a minha empresa precisa de um SAC eficiente?

Ter um SAC que cumpre a sua função com excelência, é um grande aliado na hora de vender ou reter um cliente insatisfeito. Isso acontece porque os consumidores já não avançam nas etapas do funil de vendas de forma passiva.

Eles costumam ir atrás das informações que precisam e tiram suas dúvidas antes mesmo de fazer o primeiro contato com a área de vendas, decidindo se vale a pena comprar ou não de forma autônoma. Neste cenário, o atendimento ao consumidor exerce uma função que impacta na percepção do cliente para com a sua empresa ou produto.

Um bom atendimento, rápido e objetivo, aliado a produtos de alta qualidade, é o segredo para aumentar a credibilidade da companhia, otimizar as relações profissionais e favorecer a produtividade da equipe.



O papel da tecnologia no SAC

Com o avanço das tecnologias e a implementação de ferramentas digitais que auxiliam as empresas no processo de atendimento, muitas das funções de uma equipe de SAC tornaram-se defasadas. Sobretudo a utilização de roteiros prontos de atendimento com jornadas bem definidas de como abordar cada tratativa de atendimento.

Hoje, com plataformas digitais, chats e atendimentos automatizados, muitos clientes já não possuem a mesma paciência de esperar horas por uma resposta. Além disso, o conceito de atendimento omnichannel, ou seja, que navega por vários canais de atendimento já se popularizou entre o público e exige uma alta integração e conectividade entre os setores da empresa.



Quais são as novas formas de atendimento ao cliente?


Inteligência Artificial

Entre as novas tecnologias que estão impactando no atendimento ao cliente, uma das que mais se destaca é a inteligência artificial.

Hoje em dia, as empresas precisam adaptar seu modo de atuar para crescer e criar conexões com os clientes em um mundo mais inteligente do que nunca, automatizando processos e filtrando assuntos fáceis dos mais complexos a serem solucionados.



Chatbots

Se antes os chatbots (robôs desenvolvidos dentro de aplicativos de mensagens para automatizar o atendimento) eram baseados em regras pré-definidas ou comandos limitados, hoje é possível tornar esse atendimento cada vez mais personalizado.

Os bots impulsionados por inteligência artificial entendem a linguagem natural das pessoas e seguem aprendendo com cada conversa e evoluindo para interagir cada vez melhor com as pessoas.

Sendo assim, para uma comunicação eficiente é ideal que as empresas invistam em um serviço de atendimento de qualidade que atenda as necessidades dos seus clientes.


quinta-feira, 9 de junho de 2022

CACHORRÓDROMO® promove evento de adoção pet


Ação tem apoio das ongs Pets sem Fronteiras, Instituto Felipe Becari e 100% ANIMAIS

 

Que tal adotar um pet? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães. Adotar é um recomeço para este mascote e requer responsabilidade e cuidados por parte da família adotante. Com o objetivo de encontrar um lar para alguns pets desamparados,  Cachorródromo, maior parque indoor para cães da América Latina, localizado na zona Norte de São Paulo, disponibiliza em seu espaço para o primeira evento de adoção de cães. Paralelamente, será lançado o projeto Be More Dog que pretende buscar a conscientização para a Causa Animal de uma forma lúdica e divertida.

 

Será o lançamento oficial da parceria entre o Cachorródromo e as ONGs Pets Sem Fronteiras, 100% Animais, juntamente com o Instituto do Felipe Becari, ong convidada a participar da primeira edição deste evento. A ideia é fazer do Cachorródromo uma referência em eventos de adoção, e lutaremos juntos pela causa animal independente deles serem de raça ou não, através do projeto Be More Dog”, reforça Karen Fujiwara, Fundadora do Cachorródromo.

 

Para André Sanseverino, a ação é só a primeira de muitas que deverão acontecer. “A parceria é entre o Cachorródromo e as ONGs Pets Sem Fronteiras e 100%ANIMAIS que trabalham como ONGs mãe dando apoio e suporte para várias ONGs e protetores independentes. Vamos fazer um rodízio e a cada evento trabalhar com uma ONG diferente. Para o lançamento, escolhemos o Instituto Felipe Becari por ser uma referência na Causa Animal”, explica Sanseverino.

 

Muito mais do que oferecer um local de atividades para os pets poderem gastar energia e obter serviços de higiene e lazer, esta ação reforça o compromisso que o dog park possui em relação às causas sociais. A ação é organizada pelas ONGs Pets Sem Fronteiras e 100%ANIMAIS, com o apoio do CACHORRÓDROMO®. A ONG convidada Instituto Felipe Becari, é uma organização que recebe denúncias e resgata animais vítimas de maus-tratos no estado de São Paulo.

 

Para adotar é preciso preencher alguns pré-requisitos como: ser maior de 18 anos e ter casa ou apartamento dentro de condições adequadas para criar o animal. O transporte é por conta dos adotantes. Todos os cães estão vacinados e castrados e não há taxa de cobrança. 

 

Sobre o Cachorródromo ®

Inaugurado em setembro de 2020, o Cachorródromo é o maior parque indoor para cães da América Latina. Com mais de 2.500 m², o espaço conta com piscina indoor, espaço para atividades agilitylounge para tutores e salas de eventos. O Cachorródromo aposta em três diferenciais: Diversão: opções de atividades e entretenimento para interação; Segurança: espaço cercado e monitorado e Conforto: tudo o que o tutor busca para o seu cão em um só local. Mais informações:

www.cachorrodromobrasil.com.br  https://www.instagram.com/cachorrodromo/  https://www.facebook.com/cachorrodromobr

 

 

Evento de Adoção de cães no Cachorródromo

Data: 11 de junho. Sábado

Horário: Das 10h às 17h

Endereço: Rua Francisco Duarte, 33. Vila Guilherme

Valor: R$ 30 por cão

 

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