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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Instituto Tomie Ohtake Apresenta Lucas Arruda: Lugar sem lugar

 




De 19 de fevereiro a 17 de abril de 2022

 

Entre o devaneio e a tatilidade da aplicação da tinta, evidencia-se a habilidade extraordinária do pintor e sua incansável experimentação pictórica para além da pintura. (Lilian Tone, curadora)

 

 

A exposição Lucas Arruda: Lugar Sem Lugar, chega agora a São Paulo depois de sua exibição na Fundação Iberê, em Porto Alegre. Com curadoria de Lilian Tone, a mostra apresenta um conjunto de 15 anos de produção, de 2008, início de sua carreira, aos dias atuais, 2022. Além das consagradas pinturas que tensionam os limites entre o figurativo e o abstrato, Arruda apresenta suas incursões em vídeo e instalação, nas quais desdobram-se suas pesquisas acerca da luminosidade e da percepção. Essa iteração incluirá Quatro Dias e Quatro Noites (2018), projeção de 81 slides pintados à mão, atualmente cedida em comodato à Fundação Beyeler na Suíça.

 

Segundo a curadora, Lucas Arruda vem há mais de 10 anos depurando de maneira quase ritualística um mesmo tema: a paisagem como construção do olhar. "Suas pinturas nos permitem ver, ao mesmo tempo, um pouco além da abstração e antes da figuração”. Camadas de tinta sobrepostas, escovadas, arranhadas, as obras invocam o gênero paisagem usando por vezes tão somente a sugestão de uma linha de horizonte. “É ela, afinal, que constitui o recurso fundamental dessa tradição pictórica, uma espécie de menor denominador comum da composição paisagística, já que, como espectadores, tendemos a atribuir sentido a qualquer marquinha num espaço aberto, a imediatamente interpretar uma linha horizontal como um horizonte, a enxergar nuvens nas mudanças de direção de pinceladas, a ver um chão de terra numa camada grossa de impasto”, completa Tone.

 

Na seleção apresentada no Instituto Tomie Ohtake predominam pinturas de pequeno e médio formato que, agora exibidas lado a lado, permitem uma imersão silenciosa em suas tênues diferenças. Das ambiências mais soturnas às mais solares, emergem acontecimentos como auroras e delicados arco-íris em composições que observadores diferentes já associaram a produções tão diversas quanto as de William Turner, de Giorgio Morandi e de Miguel Bakun.

 

Sobre o artista

Lucas Arruda nasceu em 1983 em São Paulo, onde vive e trabalha. Formou-se em Artes Plásticas na Universidade Santa Marcelina, também na cidade de São Paulo. Sua pesquisa, com caráter existencial, se desenvolve em torno da manifestação da paisagem, pensando e experimentando nossa capacidade de refletir pela mediação da luz e do horizonte. Através de pinturas, projeções de slides, filmes e instalações de luz, seus trabalhos existem no ponto de tensão entre aparição e vazio, figuração e abstração.

 

Em 2019, o trabalho de Lucas Arruda foi tema de uma grande mostra retrospectiva no museu Fridericianum, em Kassel, na Alemanha, que reuniu obras de mais de uma década da carreira do artista. Outras exposições individuais incluem: Indipendenza (Roma), Pond Society (Xangai), Lulu (Cidade do México), Pivô (São Paulo), Mendes Wood DM (São Paulo, Bruxelas e Nova York) e David Zwirner (Londres e Nova York). Dentre as suas mostras coletivas, destacam-se as apresentações no Palais de Tokyo (Paris), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Fondation Beyeler (Basiléia), Museo del Barrio (Nova York) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Arruda participou também de bienais e festivais de arte em diversas partes do mundo, incluindo o Dhaka Art Summit, em Bangladesh, a Bienal de Coimbra, em Portugal e a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, Brasil.

 

O seu trabalho foi ainda foco de três publicações monográficas, sendo a primeira editada pela Cahiers D’Art em 2018, a segunda pela David Zwirner Books em 2020 e a mais recente pela Walther König em colaboração com o museu Fridericianum. Obras do artista integram coleções institucionais tais como Tate Modern, Solomon R. Guggenheim Museum, Fondation Beyeler, Centre Pompidou, Thyssen-Bornemisza Art Contemporary e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 

 

Serviço:

Exposição: Lucas Arruda: Lugar sem lugar

De 19 de fevereiro a 17 de abril de 2022

De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Medidas de segurança:

Obrigatório uso de máscara / Medição de temperatura / Tapetes sanitizantes / Álcool em gel disponível em diversos pontos / Distanciamento mínimo de 1,5m entre os visitantes / controle de público, de 2 a 10 pessoas, dependendo da sala / percurso único / guarda-volumes desativado.

 

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) - Pinheiros SP

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela

Fone: 11 2245 1900

www.institutotomieohtake.org.br


Após temporada de sucesso em 2021, o musical Silvio Santos Vem Aí reestreia no Teatro Raul Cortez


Apresentada pela Paris Cultural, a comédia musical volta em cartaz no dia 18 de fevereiro 

 

 

A comédia musical Silvio Santos Vem Aí!, escrita por Marília Toledo e Emílio Boechat e dirigida por Fernanda Chamma e Marilia Toledo, faz um recorte na vida do apresentador e empresário Senor Abravanel de sua infância, quando era camelô no Rio de Janeiro, até a década de 90, logo após a consolidação do SBT. Com personagens icônicos como Gugu Liberato, Hebe, Elke Maravilha, Wagner Montes, Bozo, Pedro de Lara entre outros, e músicas que marcaram essas décadas e animaram os programas de auditório, o espetáculo promete agradar todas as gerações.

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Marilia Toledo e Emílio Boechat

Direção: Fernanda Chamma e Marilia Toledo

Direção Musical: Marco França

Cenografia: Bruno Anselmo

Produção e realização: Paris Cultural

 

Elenco por ordem alfabética:

Adriano Tunes – Velha da Praça / Nahim

Bianca Rinaldi – Íris

Bruno Kimura – Anestesista / Bailarino Russo

Daniela Cury – Rebeca Abravanel / Hebe Camargo

Giselle Lima - Gretchen / Telemoça / Cantora de Rádio

Gustavo Daneluz – Silvio Jovem

Ivan Parente – Pedro de Lara

Jú Romano – Rosana / Telemoça

Juliana Bógus – Aracy de Almeida

Léo Rommano – Atrasildo / Manoel de Nóbrega Alternante

Lucas Colombo – Bozo

Mari Amaral - Mara Maravilha / Telemoça

Paula Flaibann – Elke Maravilha

Rafael Aragão – Alberto Abravanel / Luiz Caldas / Silvio Alternante

Roquildes Junior – Roque

Thiago Garça – Pablo / Bailarino Russo

Velson D’souza – Silvio Santos

Verônica Goeldi – Boneca Bolinha de Sabão / Telemoça

Vinícius Loyola – Gugu Liberato / Gilliard / Sérgio Mallandro

Yasmin Calbo - Boneca Bolinha de Sabão / Telemoça

 

SOBRE A PARIS CULTURAL 

Criada pelos sócios Marcio Fraccaroli, Sandi Adamiu e Marilia Toledo, a Paris Cultural é uma empresa cem por cento brasileira dedicada ao desenvolvimento e produção de espetáculos teatrais, musicais e exposições originais focadas em personalidades e temas nacionais. Com a intenção de valorizar dramaturgos, diretores, compositores e outros artistas brasileiros, a primeira estreia foi o musical Silvio Santos Vem Aí, em março de 2019. Acreditando no potencial dos nossos talentos, a Paris Cultural afirma seu compromisso na criação de um legado para a cultura nacional. 

 

 

SILVIO SANTOS VEM AÍ

TEATRO RAUL CORTEZ

Site: www.fecomercio.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/teatroraulcortez/

Instagram: @teatroraulcortez

 

Temporada: 18 de fevereiro a 10 de abril de 2022 

Sessões: sextas-feiras às 21h00, sábados às 16h00 e 20h00, domingos às 15h00 e 19h00

Duração do espetáculo: 2 horas e 15 minutos (com 15 minutos de intervalo)

Setores e preços:  Setor I R$150,00 - Setor 2 R$120,00 - Setor 3 75,00

Link de vendas on-line:  www.sympla.com.br

Formas de pagamento: Dinheiro, Cartão de débito e Cartão de crédito.



Noite dos Museus terá programação especial de aquecimento a partir de março no Instituto Ling

A parceria entre o evento e o centro cultural é inédita
Crédito da foto: Carlos Stein/ VivaFoto/ Divulgação
O centro cultural receberá uma série de atividades totalmente gratuitas em preparação para a sexta edição do megaevento, que acontecerá em 21 de maio. A agenda inicial inclui shows, performances de dança e debates 

 

Um dos eventos culturais mais queridos e populares de Porto Alegre, o Noite dos Museus terá, pela primeira vez, uma programação especial de aquecimento. Recebida pelo Instituto Ling a partir do dia 5 de março, a agenda inclui uma série de atividades culturais, totalmente gratuitas, em preparação para a sexta edição do megaevento, que acontecerá em 21 de maio.
 
Intitulado Ling Aquece Noite dos Museus, o projeto abrange expressões artísticas musicais, cênicas, literárias, performáticas e visuais, além de atividades formativas, como palestras, debates e workshops. A programação de março é formada por oito atrações que já estão com as inscrições abertas, sem custo, pelo site
www.institutoling.org.br. As atividades dos próximos meses serão divulgadas em breve.
 
Entre os shows confirmados estão os irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes apresentando, com voz, violão e bombo leguero, o seu mais recente disco, Capricórnio, no dia 5; e a produtora musical, compositora e performer Bê Smidt mostrando o projeto artístico Viridiana, que mescla referências da canção brasileira com a música pop e eletrônica dançante, no dia 9.
 
Na área da dança, haverá duas opções para o público conferir. A primeira será Macho Homem Frágil, performance criada e protagonizada por Eduardo Severino, que terá sessão no dia 11. Com direção de Eva Schul e trilha sonora assinada por Felipe Azevedo, a montagem trata de temas como violência e fragilidade, instigando a plateia a refletir sobre as diversas facetas da masculinidade. A segunda, marcada para o dia 18, é o espetáculo Cross-Cap, concebido pela diretora Lícia Arosteguy com os bailarinos Luciano Tavares, Renata de Lélis e Viviane Lencina. A obra coreográfica não linear, com trilha original de Caio Amon, explora a ideia de estruturas impossíveis, inspiradas no artista gráfico M. C. Escher.
 
Já no dia 25, o centro cultural será palco da performance A poesia musical de Pretana, com a  cantora, poeta, compositora e escritora apresentando seu repertório autoral com participação do DJ José Castelan. A multiartista de 23 anos, natural de Belo Horizonte, mostrará o trabalho que vem desenvolvendo em Porto Alegre desde os 16 anos, quando iniciou sua carreira no circuito slammer da cidade, sendo integrante de projetos como o Slam das Minas e o Poetas Vivos.
 
O Ling Aquece Noite dos Museus também abrirá espaço para discutir diversos temas que abrangem a arte e seus espaços, com o ciclo de debates O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia?. Serão três encontros com enfoques e convidados diferentes. No dia 16, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e a coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo, falarão sobre as novas realidades enfrentadas pelas instituições culturais, em bate-papo com mediação do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami. No dia 23, o tema será A (in)visibilidade negra, feminina, trans e indígena nas instituições culturais, em conversa entre a coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles, Renata Bittencourt, e o curador e doutor em artes visuais Igor Simões, com mediação do jornalista cultural Roger Lerina. E no dia 30, fechando a programação do primeiro mês, o projeto receberá o pesquisador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a diretora do IEAVi e do MACRS, Adriana Boff, para discutirem o futuro das instituições culturais

 

Ernesto e Paulinho Fagundes abrem a programação especial no dia 5 de março com o show Capricórnio
Crédito da foto: Felipe Fraga / Divulgação


 

Sobre o Noite dos Museus


O projeto estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada ano. Somente em sua última edição presencial, em 2019, o evento mobilizou mais de 105 mil pessoas. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal
www.noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura. A sexta edição do megaevento está confirmada para o dia 21 de maio, retomando o seu formato presencial, com pelo menos 16 instituições culturais de Porto Alegre participantes e dezenas de atrações artísticas.
 
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
 
Esta programação é uma realização do Noite dos Museus e do Instituto Ling, com curadoria e produção da Rompecabezas.
 
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
Ling Aquece Noite dos Museus
De 5 de março a 21 de maio de 2022
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Programação gratuita, mediante inscrição prévia no site
www.institutoling.org.br
 
Agenda de março


– Dia 5 de março, sábado, às 19h – Ernesto e Paulinho Fagundes apresentam o show Capricórnio


– Dia 9 de março, quarta-feira, às 20h – Performance artística Viridiana, com a compositora e performer Bê Smidt


– Dia 11 de março, sexta-feira, às 20h – Performance de dança Macho Homem Frágil, criada e protagonizada por Eduardo Severino, com direção de Eva Schul e trilha sonora de Felipe Azevedo


– Dia 16 de março, quarta-feira às 19h – O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia? As novas realidades enfrentadas pelas instituições culturais no pós-pandemia. Debate com diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e a coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo, com mediação do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami


– Dia 18 de março, às 20h – Cross-Cap, performance de dança com Luciano Tavares, Renata de Lélis e Viviane Lencina, dirigida por Lícia Arosteguy, com trilha original de Caio Amon


– Dia 23 de março, às 19h – O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia? A (in)visibilidade negra, feminina, trans e indígena nas instituições culturais. Debate com a coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles, Renata Bittencourt, e o curador e doutor em artes visuais Igor Simões, com mediação do jornalista cultural Roger Lerina


– Dia 25 de março, sexta-feira, às 20h – Performance A poesia musical de Pretana, com a  cantora, poeta, compositora e escritora Pretana e participação do DJ José Castelan


– Dia 30 de março, às 19h – O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia? As instituições culturais de hoje e amanhã. Debate com o pesquisador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a diretora do IEAVi e do MACRS, Adriana Boff, com mediação da coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo
 
Ações de prevenção e combate ao coronavírus


O Instituto Ling segue limitando o número de visitantes, exigindo o uso correto da máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em
https://institutoling.org.br/explore/covid-19-guia-de-regras-para-acesso-e-visitacao-ao-instituto-ling.
 
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email:
instituto.ling@institutoling.org.br
 
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
 
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling

 



EM 2022 O CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SERÁ A CASA DO CIRCO BRASILEIRO

 Espetáculo que busca pensar a identidade do novo circo contemporâneo brasileiro a partir de uma linguagem transdisciplinar e sensorial entre a cultura popular e urbana, as artes visuais, as experiências sonoras e uma estética carnavalizada, URUTU estreia dia 17 de março, em picadeiro de aço montado na área externa do CCBB Rio.



Para comemorar as efemérides do centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da Independência do Brasil, o Banco do Brasil, com apoio institucional da FUNARTE, se une a Escola Nacional de Circo, ao diretor Renato Rocha e a Ciranda de 3 Trupe Produções, criando uma vitrine para o circo brasileiro nas relações internacionais, colocando assim, o Brasil no mapa do cenário circense mundial. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Em um palco-picadeiro com estrutura de aço, criado e montado na área externa do CCBB Rio, 35 artistas formados na Escola Nacional de Circo, pessoas de diversos países da América Latina, entre Venezuela, Equador, Argentina, Chile, Colômbia, e das 5 regiões do Brasil, do Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, alguns deles com antepassados pertencentes a povos originários, emprestam alma e corpos latino-americanos para encenarem o espetáculo URUTU, que estreia na noite de 17 de março e segue em cartaz até 3 de abril.

Na cultura dos povos originários (indígenas), o nome URUTU diz respeito a cobra-grande, que é símbolo da deglutição e da gestação de algo novo. E é nesse sentido, digamos: antropofágico, que URUTU está sendo concebido como um espetáculo de alto nível técnico e de extremo impacto físico e visual, que mistura as artes visuais, a dança, a música, o teatro, a cultura popular e o próprio circo, para criar uma experiência estética que una o carisma, o vigor e o risco do circo clássico com a pesquisa, inovação, visceralidade e a beleza estética e sensorial do circo contemporâneo. Uma obra de dramaturgia aberta, que só se completa no corpo e na imaginação dos espectadores, convidando-os para um universo de sensações, onde eles próprios possam criar associações a partir de suas vivências e experiências pessoais.

Um trabalho diferenciado, sofisticado e de grande alcance popular, que possa restabelecer o debate sobre a identidade do novo circo contemporâneo brasileiro, a cena circense atual, o mercado nacional, e o investimento para esta linguagem de tão grande alcance junto ao público e sua internacionalização, visto a precariedade do segmento no cenário brasileiro atual.

– O circo brasileiro é hoje um dos maiores exportadores de artistas para grandes companhias internacionais, como o Cirque du Solei, o Ringles Bros, o Finzi Pasca entre outros, fora os parques temáticos da Europa e grandes cruzeiros  pelo mundo. Chegou a hora de pensar qual a identidade do circo brasileiro no cenário circense mundial e o mercado para a linguagem no cenário nacional e suas oportunidades. Qual a construção da identidade da linguagem circense que será capaz de traduzir a brasilidade que tanto encanta o mundo? E como é possível fomentar esse segmento tão popular e ao mesmo tempo tão precarizado? Resolvemos criar um projeto inédito, que mergulhe de cabeça na cultura brasileira com a linguagem do circo contemporâneo,  composto por artistas oriundos da Escola Nacional de Circo, a maior escola de circo da américa-latina. Dessa forma o projeto vira também uma plataforma para a formação, fortalecimento do mercado do circo no Brasil, de intercâmbio, debate e fortalecimento da linguagem e do setor circense nacional, – comenta o diretor Renato Rocha.

A concepção de Renato Rocha, artista articulador no Brasil e no cenário internacional, de um espetáculo que represente toda a potência e diversidade de nossa produção cultural, criando uma vitrine para o circo brasileiro nas relações internacionais, ao promover uma ação coordenada em diferentes níveis, propõe uma ação reflexiva, como a da Semana de Arte Moderna, que se dará para além de uma montagem de um espetáculo de circo.  

– Precisamos fortalecer a cena circense brasileira com ações formativas, intercâmbios, mesas de debate com temas de extrema importância para o circo, como a segurança, técnica, formação, linguagem, público, festivais, patrocínio, internacionalização e mercado para os artistas brasileiros, além de compartilhamentos de metodologias e dispositivos para processos criativos, e pensamentos de diferentes dramaturgias possíveis para o circo. Produzir pensamento sobre a estética, formação e o fazer artístico do circo hoje, através da criação de um produto artístico que se pretende de alta qualidade. Um espetáculo que represente toda a potência e diversidade de nossa produção cultural. E atrair os investimentos necessários para alavancar esse setor –, declara Renato.

Não atoa o espetáculo URUTU se apresenta como obra de arte associada a efeméride do centenário da Semana de Arte Moderna e irá promover, durante a temporada, uma série de debates, com temas alguns deles já citados aqui nos comentários de Renato Rocha, e outros mais.

Na data em que se celebra o Dia Nacional do Circo (27 de março) haverá exibição do espetáculo URUTU em formato audiovisual, pelo canal YouTube do Banco do Brasil.



DRAMATURGIA COMO ESCRITURA CÊNICA

A dramaturgia que Renato Rocha desenvolve em seus espetáculos caminha para além do que as artes cênicas costumam pensar a respeito desta palavra. Em seu processo, Renato cria suas dramaturgias a partir do material humano do artista, suas ferramentas criativas, em como este se relaciona com o mundo hoje, e com o tema proposto como ponto de partida, tendo sua biografia como matéria-prima afetiva.

– A dramaturgia a que me refiro é transdisciplinar, aberta, não linear, subjetiva e emocional, e abrange diversas dramaturgias, como a da palavra, a do performer em cena, a da imagem, a da própria cena, a da sonoridade, a da especulação e da produção de significados do espectador. E quando se fala de circo: Qual a dramaturgia possível para as variadas técnicas circenses? Qual a de um aparato circense, como o trapézio, por exemplo? Como tratar o espaço aéreo como um lugar a ser habitado? Qual a produção de universo sensível a partir da fricção entre um corpo e um aparelho aéreo? É uma discussão –, provoca o diretor.

Nesse sentido Renato procura deslocar o espectador da ideia de um entendimento lógico, trazendo-o para o centro da experiência e da ação, convidando-o a construir sua própria dramaturgia, a partir de como se relaciona e especula sobre o que vê, interagindo com a obra com suas vivências pessoais.



RENATO ROCHA

Criou espetáculos para a Royal Shakespeare Company, The Roundhouse, Lift, Circolombia, para a Bienal Internacional de Artes de Marselha, o National Theatre of Scotland, o Festival Internacional de Leicester, a União Européia e Unicef. Dirigiu projetos na Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova Iorque, Edimburgo, Estocolmo, Budapeste e Colômbia. Foi diretor artístico da Organização Street Child United e do Circus Incubator, colaboração entre França, Finlândia, Suécia, Espanha, Canadá e Brasil.


Em 2016, fundou o NAI – Núcleo de Artes Integradas, no Brasil, onde criou “Before Everything Ends” para o Festival Home/Away em Glasgow, “S’blood”, indicado ao Shell-RJ de 2018, na categoria inovação, “Entre Cinzas, Ossos e Elefantes”, “Estar fora do mapa também é existir” para a ArtRio, na C.Galeria, “Fragmentos de emaranhados e esquecimentos”, para o ArtCore no MAM-RJ e a plataforma internacional “A conferência dos pássaros”, para a programação artística da COP26, em Glasgow. Dirigiu “Rastros” com o Circo Crescer E Viver, “Ayrton Senna” e “O Meu Destino é Ser Star” com a Aventura Entretenimento, e em 2019, “Eu, Moby Dick” com o Oi Futuro. Recebeu 16 indicações nas mais importantes premiações do país, ganhando o Prêmio Cesgranrio de Teatro de Melhor Cenografia.


Nos anos 1990, Renato Rocha montou espetáculos com elencos numerosos que fizeram temporadas em espaços ao ar livre. Integrou a Intrépida Trupe e o Nós do Morro, experiências que o catapultou para trabalhos na Europa, Ásia e África.
Em 2021, desenvolveu o projeto “Casa Comum”. Financiado pelo British Council, o projeto aconteceu no coração da Amazônia com o povo indígena Sateré Mawé entre rios, floresta e cidade, onde os 10 artistas amazônidos, juntamente com o diretor artístico Renato Rocha, o estúdio londrino SDNA, os cineastas Takumã Kuikuro e Rafael Ramos e o artista sonoro Daniel Castanheira, criaram vídeos performances que refletiram sobre a cosmovisão indígena do planeta como uma casa comum, iluminada por Ailton Krenak. O projeto fez parte também da programação artística do Casa Festival em Londres, da COP26 em Glasgow e do Festival Amazônia Mapping no Pará, e contou com as parcerias da Pipe Factory, The Theatre of the Opportunity, The Necessary Space e LABEA.



O PICADEIRO DE AÇO

Projeto do palco-picadeiro de aço que será montado no estacionamento do CCBB Rio.

 


EQUIPE

Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Dramaturgia e Direção Artística: Renato Rocha
Diretor Assistente: Orlando Caldeira
Elenco: Alex D, Aline Fortunato, Andru, Caroline Meurer, Digão, Eduardo Estrada, Elias Oliveira, Ezequiel Freitas, Felipe Cerqueira, Francine Rosa, Gui Oliveira, Ingrid Bogotá, Isabella Steffen, Jajá, JC Barbosa, Jessica Oscar, Juan Pizarro, Juliana Fernandes, Leonora Cardani, Maga Martinez, Matheus Gabriel, Mística, Murillo Atalaia, Nat Az, Paolla Ollitsak, Patrick, Pedro Freitases, Pedro Vinicius, Pietro Ricordi, Rafaela Duarte, Rick Almodi, Sinead Daniela Rojas, Thaís Ventorini, Victor Versuth e Vini Reis
Criação Sonora e Trilha Musical: Daniel Castanheira
Coreografias e Direção de Movimento: Romulo Vlad
Iluminação: Renato Machado
Cenografia: Cachalote Mattos
Figurinos: Isaac Neves
Direção Técnica: Daniel Elias
Projeto Técnico: VRS – Vertical Rigging Solution
Design Técnico da Estrutura Circense: Hugo Mercier
Responsáveis Técnicos e Co-criadores dos Números Circenses | Professores(as): Alex Machado, Alexander Khudyakova, Alexandre Souto, Alexis Reyes, Antônio Rigoberto, Bruma Saboya, Bruno Carneiro, Edson Silva, Ernesto Trujillo, Luciana Belchior, Marisa Khudyakova, Paulo Emanuel, Rodolfo Rangel, Rodrigo Garcez e Thalita Nakadomari
Professores(as) colaboradores(as): Felipe Reznik (Música), Gustavo Damasceno (Teatro), Nayanne Cavalcante (Dança) e Raquel Castro (Dança)
Consultor Técnico e Acrobático: Rodolfo Rangel
Preparadores Físicos: Felipe Bedran e João Solano
Fisioterapeuta: Rafael Gonçalves
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Designer Gráfico: Rafaela Gama Lira
Fotografia e Vídeo: Renato Mangolin
Assistência de Produção: Naomi Savage
Direção de Produção: Dadá Maia
Produção: Ciranda de 3 Trupe Produções

SOBRE O CCBB RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona na 2ª, 4ª a sábado de 9h às 21h, no domingo de 9h às 20h e fecha na terça-feira. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 e uso de máscara. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site
eventim.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB.

SERVIÇO

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.
Informações: 21 3808-2020

Estreia Nacional/Temporada: de 17 de março até 3 de abril de 2022.
Apresentações: Quinta a domingo, às 19h
Local: Estacionamento do CCBB

Ingresso GRATUITO
Retirada das senhas 1 hora antes do início das apresentações.

Capacidade de público: 150 pessoas
Duração: 90 minutos
Classificação livre

EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA


“Jardim dos Modernistas”, do cartunista Toni D’Agostinho, recebe caricaturas de personagens de 1922


No centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a programação da Sociologia e Política - Escola de Humanidades está repleta de atividades especiais voltadas à discussão sobre a importância desse movimento para o cenário social e político do país. Uma das atividades é a exposição Jardim dos Modernistas, do artista plástico Toni D’Agostinho, em parceria com o Espaço Cultural Sociologia e Política.

Toni D’Agostinho apresenta uma série de caricaturas inéditas em homenagem a 13 personagens da Semana de Arte Moderna de 1922. Entre os homenageados estão Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Rubens Borba de Moraes e Mário de Andrade. A exposição foi inaugurada na terça-feira, 15 de fevereiro, no jardim do Casarão que abriga a Sociologia e Política - Escola de Humanidades (FESPSP), e vai até o dia 20 de março. O horário de visitação é das 10h às 16h com entrada franca.

Ainda como parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna, foram instaladas faixas na fachada do Casarão com frases famosas do movimento. Todas as frases são de curadoria da professora Eliana Asche, com artes preparadas pelo comunicador Marcus Peres.

Durante o ano, estão previstas outras ações relacionadas ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, como manifestações teatrais e musicais, além da disponibilização de cursos de extensão sobre o tema. Acompanhe o site e as redes sociais da Sociologia e Política para saber as novidades.

 

Sobre a Sociologia e Política – Escola de Humanidades

A Sociologia e Política – Escola de Humanidades é uma marca da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que há 88 anos possui destacada atuação no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Mantém cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas áreas de ciências sociais, administração de empresas, biblioteconomia, ciências da informação e em diversas áreas da gestão de políticas públicas, todos pautados na valorização do conhecimento científico, na aplicabilidade e interdisciplinaridade, na capacidade de inovação, e na tradição e atuação pautada em valores humanistas. 

Serviço

Exposição Jardim dos Modernistas
Artista: Toni D’Agostinho
Quando: A partir do dia 11 de Fevereiro de 2022. Aberta das 10h às 16h.
Entrada franca.
Onde: Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque - São Paulo/SP
Informações para a imprensa: Rodrigo Carani (11) 98077-2319 /
carani@fespsp.org.br
Site:
fespsp.org.br


MUSEU DA IMAGINAÇÃO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE CARNAVAL

Oficinas temáticas e uma bandinha agitam o espaço no mês de fevereiro


O Museu da Imaginação tem um bloquinho de Carmaval para chamar de seu. Apesar da comemoração ter sido adiada, o espaço continua com a sua agenda de atividades relacionadas ao tema e segue em ritmo de folia, atendendo as medidas de prevenção e controle da pandemia. Durante o mês de fevereiro, acontecem as oficinas temáticas aos sábados e domingos, atividades livres de terça a sexta-feira e no final do mês uma programação exclusiva de Carnaval, que inclui oficinas para confecção de instrumentos musicais (programação completa abaixo).

Para animar ainda mais os pequenos, uma bandinha de marchinhas de Carnaval estará no Museu de 26 de fevereiro a 01 de março. São quatro apresentações por dia com duração de 1 hora cada, nos horários: 10h, 12h, 14h e 16h. O “bloquinho” percorre todo o espaço e finaliza com um balinho para os pequenos foliões no piso térreo.


Quem estiver por lá além de aproveitar toda a programação de Carnaval, vai curtir as exposições e os espaços lúdicos. Inaugurada em novembro, a
ImaginEINSTEIN! O universo da Física mostra como a física está inserida em nosso cotidiano. São diversos equipamentos para interagir e descobrir os conceitos científicos em cada atração. Temos a formação do arco íris, espelhos curvos que proporcionam diferentes imagens do seu corpo, ilusões de ótica, a simulação das asas de um avião, entre outros.

Contextualizada pelo personagem ImaginEINSTEIN, que nasceu da intersecção do nome do Museu e em homenagem ao grande cientista Albert Einstein, que teve seus estudos direcionados a relatividade. A exposição tem como objetivo a apreciação e entendimento dos temas de física tão importantes nos dias atuais e foi criada especialmente para o Museu da Imaginação.  



Os visitantes poderão conferir também a surpreendente exposição "Escalando o Mundo", inspirada na história de superação e coragem do jovem com paralisia cerebral Getúlio Felipe da Silva, que escalou uma das montanhas da cadeia Dolomitas, Alpes da Itália, e escolhido como o embaixador da exposição.

A ideia é que os visitantes embarquem em uma viagem rumo aos 7 maiores picos de diferentes continentes. A proposta da sala é levar as crianças a uma verdadeira imersão nas montanhas. Através de atividades lúdicas e interativas, o Museu da Imaginação apresenta diversas curiosidades desses lugares, além de falar sobre a prática do montanhismo.

 


Além disso, o Museu da Imaginação conta com mais quatro ambientes, sendo as "Estações Lúdicas" uma área de 400m² de atividades lúdicas voltadas para o livre brincar, um espaço oficina e duas exposições "Mondrian: do Figurativo ao Abstrato" e "Volta ao Mundo em Blocos de Montar". 

 


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS:

- Dias 20/02 e 21/02 - Oficina Massinha Caseira (Com Inscrições) (Indicação maiores de 5 anos) (Sala de Eventos) - Quem não gosta de brincar de massinha, não é mesmo?! Nesta oficina, vamos aprender a fazer a nossa própria massinha com ingredientes que temos em casa. A oficina acontece às 10h, 12h, 14h e às 16h.

Apresentação Extra de Ciência -- acontecem às 11h, 13h e às 15h. Mais informações nas nossas redes sociais. 


- Dia 26/02 - Pandeiro (Sem Inscrições) (Livre) (Espaço Oficinas) - A música é parte essencial do carnaval, então que tal aprender a fazer o seu próprio instrumento? - A oficina acontece durante todo o dia.

 

- Dia 27/02 - Máscaras (Sem Inscrições) (Livre) (Espaço Oficinas) - Usadas como um acessório durante o carnaval, as máscaras podem ser de várias formas, tamanhos, modelos e cores. Vamos criar a nossa própria máscara? - A oficina acontece durante todo o dia.


- Dia 28/02 -- Pandeiro (Sem inscrições) (Livre) (Espaço Oficinas) - A música é parte essencial do carnaval, então que tal aprender a fazer o seu próprio instrumento? - A oficina acontece durante todo o dia.


- Dia 01/03 -- Máscaras (Sem Inscrições) (Livre) (Espaço Oficinas) - Usadas como um acessório durante o carnaval, as máscaras podem ser de várias formas, tamanhos, modelos e cores. Vamos criar a nossa própria máscara? - A oficina acontece durante todo o dia.


  • FUNCIONAMENTO: 

- Segunda: Museu FECHADO*.

* O Museu ABRIRÁ extraordinariamente no dia 28/02/2022 segunda-feira feriado de Carnaval.

 

- Terça a Sexta: Em dois períodos de atendimento, das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.

* O ingresso permite a visita em um dos períodos (manhã OU tarde).

 

- Final de Semana e Feriados: Em período único, das 9:30 às 17:30.

* O ingresso permite a visita em tempo integral.

* O último horário de entrada permitido será às 16:30.
* Sugestão: reservar no mínimo 2:30 de passeio

 

  • VALORES DOS INGRESSOS (as promoções não são acumulativas) 

 

- ANIVERSARIANTE DO MÊS: Criança aniversariante do mês (2 a 12 anos) de R 70,00 por R 40,00

* Valido para todos os dias de atendimento.
* O desconto será aplicado mediante a apresentação do documento comprobatório.
* O desconto é valido para a criança cujo o aniversário é no mesmo mês da visita.

 

- QUARTA COM DESCONTO: Todas as quartas-feiras na compra de um ingresso Criança Meia Entrada (2 a 12 anos) o adulto acompanhante é de GRAÇA

 

- TERÇA, QUINTA E SEXTA: COMBO: 1 Criança Meia Entrada (2 a 12 anos) + 1 Adulto Acompanhante à de R 120,00 por R 100,00

* NÃO será valido para os dias 28/02 e 01/03 (Feriado de Carnaval)

 

- FINAL DE SEMANA E FERIADOS:

- Criança Meia Entrada (2 a 12 anos): R 70,00 

- Criança com Deficiência (2 a 12 anos): R 39,90 

- Bebê (0 a 1 ano e 11 meses): Gratuito

- Adulto Inteira: R 50,00 

- Adulto Meia Entrada: R 25,00 - Estudante, Melhor Idade (acima de 60 anos), Adolescente (de 13 a 17 anos), Pessoa com Deficiência (acima de 13 anos), Acompanhante (acima de 18 anos) da criança com deficiência, Professor da rede pública estadual e municipal de São Paulo.

*O desconto para Adulto Meia Entrada, Criança com Deficiência e Bebê será aplicado mediante a apresentação do documento comprobatório.

 

Museu da Imaginação

Endereço: Rua Ricardo Cavatton, 251- Lapa de Baixo -- SP

Telefones: (11) 2645-7590 / (11) 94539-7638

E-mail: contato@museudaimaginacao.com.br

Instagram: @museudaimaginacao

Site: (Clique aqui)


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