Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Buscas online por viagens sobe mais de 11% em 2021

 Pesquisa aponta tráfego online do último ano

 

De “bater pernas na rua” à compras com um único clique enquanto dentro de casa: essa mudança de hábito já acontecia de forma exponencial nos últimos anos, e tendo em mente que a pandemia fez sua parte de acelerar o processo, o CUPONATION, plataforma de descontos online, compilou informações sobre o tráfego online mundial.

 

Devido a pandemia, a economia da maioria das casas ao redor do mundo decaiu, e as famílias que conseguiram manter o mesmo estilo de vida miravam para as compras online. Agora, mesmo com a reabertura de comércios e estabelecimentos com o avanço da vacinação, muita gente ainda segue com a preferência e praticidade da internet. 

 

Um levantamento internacional realizado recentemente pela empresa Statista registrou a mudança do tráfego online de alguns setores em todo mundo desde o segundo semestre do ano passado, e o CUPONATION comparou essas buscas pela internet com as do ano anterior.

 

De forma animadora, o segmento “viagem” é o que aparece em primeiro lugar do ranking de crescimento. De julho a dezembro de 2021, as buscas online por novos destinos tiveram cerca de 11,4% de aumento comparado com o mesmo período de 2020.

 

No Brasil, vale lembrar que a economia volta de forma lenta para os bolsos dos brasileiros, e com isso o turismo acaba não  sendo imediato para todos. Ainda assim, nenhum ditado define melhor o brasileiro do que “a esperança é a última que morre”, e assim o povo segue driblando a economia para ter alguns dias de turista.

 

Conforme uma pesquisa da Booking.com de 2021, pelo menos 81% dos brasileiros desejavam viajar assim que as restrições amenizassem ou fossem suspensas. Ademais, quase 4 de 10 brasileiros relataram que iriam viajar até o final do ano passado, de acordo com um estudo do Hibou em parceria com a VPNY.

 

Aplicativos, sites e empresas relacionadas ao assunto “economia” e “finanças” levaram o segmento ao posto de segundo mais procurado da lista de crescimento. No entanto, somou apenas 1% no aumento de buscas na comparação do último semestre com o mesmo de 2020, em todo o mundo. Confira a pesquisa completa no infográfico interativo do CUPONATION.

 

Apesar disso, somente essas duas categorias apresentaram aumento de tráfego online. “Cosméticos”, “moda” e “alimentação” são três das outras sete seções que aparecem no ranking, mas que tiveram mudanças negativas - chegando até 20% a menos de buscas durante o período do estudo. 


           https://www.cuponation.com.br/insights/trafegoonline-2021


Entenda a verdade sobre a ‘redução’ de ICMS de bares e restaurantes em São Paulo

Em uma tentativa de retomada de popularidade junto ao setor de os restaurantes, bares e lanchonetes, o Governo do Estado de São Paulo publicou no fim de 2021 um decreto reduzindo o ICMS para os restaurantes a partir e janeiro de 2022. Com isso a alíquota cobrada passa de de 3,69% para 3,2% a partir de janeiro de 2022. Contudo, conformo aponta analistas, existe uma grande ‘pegadinha’ nesse anúncio, pois se está reduzindo exatamente o que se aumentou há poucos meses atrás. 

“Até o início deste ano, estabelecimentos relacionados a refeições pagavam 3,2% de ICMS, quando foram surpreendidos com o aumento de alíquota justamente em um dos piores momento da crise, demonstrando grande insensibilidade com esse setor que foi um dos mais impactados com a necessidade de isolamento. Agora, surpreendentemente se trata dessa redução como uma grande bondade, o que não é real. O Governo cria problema do ICMS e depois cria solução, isso não está correto”, analisa do diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota. 

Segundo informou o governo, a medida, que “representa uma redução de custo de até 13% para o setor, é fruto de meses de diálogo entre o Governo de São Paulo e o setor, beneficiando 250 mil empresas que poderão pagar dívidas, reinvestir, contratar mais trabalhadores e estimular a economia”. 

Contudo, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), em todo o estado, das 250 mil empresas do setor, 50 mil deixaram de existir durante a pandemia e que 400 mil funcionários perderam seus postos de trabalho no mesmo período. Ou seja, para grande parcela dos estabelecimentos essa redução chegou tarde demais. 

Para entender melhor, no início do ano o governo do Estado de São Paulo publicou diversos decretos alterando a legislação do ICMS, com a finalidade de aumentar a arrecadação do imposto, para superar o rombo ocasionado pela crise. Foram medidas de ajuste fiscal para equilíbrio das contas públicas, em face da pandemia do Covid-19. Contudo, vários desses decretos que representarão aumentos desse tributo, complicando ainda mais as finanças das empresas. 

O diretor da Confirp detalha que uma das mudanças dizia respeito ao aumento nas alíquotas do ICMS, e passou a vigorar a partir de 15 de janeiro de 2021 e um dos setores afetados é os ramos de refeições, que inclui de bares, restaurantes, lanchonetes, pastelarias, casas de chá, de suco, de doces e salgados, cafeterias, hotéis, entre outros, bem como as empresas preparadoras de refeições coletivas. 

"Com a mudança, a partir de janeiro, a alíquota do ICMS das refeições foi de 3,2% para 3,69%, ou seja, um aumento de 15,3%. Por mais que em um primeiro momento não parecesse relevante, em situação de crise isso se mostrou um grande complicador", analisa Welinton Mota. Agora ao vender esse retorno de alíquota como um benefício, soa no mínimo contraditório. 

Ainda segundo o Governo de São Paulo, o regime especial de tributação permitirá, a partir de 1º de janeiro de 2022, a aplicação de alíquota de 3,2% sobre a receita bruta de bares e restaurantes, em substituição ao regime de apuração do ICMS. A iniciativa representa uma renúncia fiscal de R 126 milhões pelo Estado. Embora anunciado pelo Governo de São Paulo, o decreto ainda não foi publicado.


Tecnologias educacionais apoiam municípios para planejamento de 2022

Equidade racial, inclusão de pessoas com deficiência, eficiência nas gestões administrativas e pedagógicas são algumas das demandas dos dirigentes municipais de educação

 

 

 

Desde o início da pandemia de Covid-19, os desafios para a educação não param. Em 2022, a preocupação com a recomposição das aprendizagens e com o risco de abandono escolar estarão lado a lado a outras demandas tão urgentes quanto, a promoção de oportunidades para a equidade racial, inclusão para estudantes com deficiência e maior eficiência na aplicação dos recursos, tanto financeiros quanto de gestão de pessoas. 

 

“Os cenários na educação mudaram muito rapidamente nos últimos dois anos, exigindo dos gestores medidas urgentes. Para 2022, a expectativa é poder se planejar, trazendo consigo os ensinamentos da pandemia para uma educação focada na redução das desigualdades que foram aprofundadas nesse período”, analisa a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

 

Para apoiar os dirigentes municipais e técnicos que atuam nas secretarias de educação, o programa Melhoria da Educação disponibiliza 10 tecnologias educacionais, que são metodologias que buscam solucionar problemas identificados a partir de demandas reais dos municípios e territórios. “Sugerimos que iniciem sempre pelo Planejamento Estratégico, para alinhar as prioridades e metas. Depois, é possível escolher as tecnologias mais adequadas para os desafios da rede. Lembrando que é essencial definir a equipe de liderança responsável por implementá-las”, explica Tatiana. 

 

Tecnologias Educacionais disponíveis:

 

  • Planejamento Estratégico: tem por objetivo auxiliar as equipes das secretarias de educação na elaboração, de forma autônoma, de um Plano Estratégico consistente. Ele deverá ser construído com base em um diagnóstico concreto e em muito diálogo, com mobilização e responsabilização, e, fundamentalmente, com metas plausíveis, possíveis de serem alcançadas no tempo da gestão. 
  • Gestão da educação para a equidade racial: durante a jornada, os participantes poderão elaborar diagnósticos sobre a situação de crianças, adolescentes e jovens negros e indígenas e se apropriar de conhecimentos para a implementação de normativas que ampliem o acesso à diversidade étnico-racial. Também contarão com instrumentos de monitoramento e avaliação para identificar as mudanças da sua realidade. 
  • Gestão inclusiva: pessoas com deficiência: tem por objetivo a implementação de ações para que todas as crianças, adolescentes e jovens com deficiência em idade escolar sejam matriculados e que tenham a garantia da aprendizagem. Apresenta as dimensões do trabalho de implementação, monitoramento e avaliação, além da formação para técnicos e outros profissionais da educação. 
  • Gestão e formação de equipes de Educação Infantil: propõe contribuir na formação dos profissionais que atuam na educação formal de crianças na primeira infância, compreendida na idade de zero a seis anos. Baseia-se nos princípios propostos nos documentos norteadores nacionais para a educação infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2009 e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de 2017. 
  • Gestão de pessoas e de recursos: busca auxiliar as equipes na superação das dificuldades técnicas para identificar as receitas disponíveis, analisar o custo aluno ano em cada etapa e modalidade oferecida e visualizar a fração da folha de pagamento nestes custos. Além de indicar alternativas possíveis para a otimização da gestão de recursos e para a valorização de profissionais. 
  • Formação em Matemática nos anos iniciais: visa estimular e instrumentalizar a rede para a melhoria da qualidade do ensino da matemática por meio de uma política de formação continuada. O conteúdo permite entrar em contato com metodologias que irão auxiliar as redes e as escolas a operacionalizar e gerir essa estrutura de formação, de modo a obter melhores resultados de aprendizagem dos estudantes. 
  • Gestão do acompanhamento das aprendizagens: busca implementar ações para acompanhamento das aprendizagens dos estudantes que apresentam distorção idade-ano ou outras necessidades durante o processo de aprendizagem visando melhoria do ensino da rede. 
  • Formação docente em Língua Portuguesa: busca envolver a comunidade escolar no planejamento de estratégias pedagógicas, além de apoiar o desenvolvimento de uma formação continuada para docentes e estudantes da rede municipal em Língua Portuguesa. 
  • Fortalecimento da relação escola, família e comunidade: tem a proposta de elaborar estratégias de engajamento e mobilização social em torno da educação, estimulando a participação de mães, pais e outros adultos responsáveis pelos estudantes, além da comunidade do entorno, na realidade escolar;

 

Autodiagnóstico


O programa Melhoria da Educação também disponibiliza o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação. A ferramenta foi elaborada com base no Referencial da Qualidade da Gestão da Educação na Rede Municipal, material desenvolvido pelo Itaú Social que identificou as principais ações que contribuem para melhorias educacionais.


 

O programa

Desenvolvido pelo Itaú Social, o Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional. Sua atuação se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas.


Como sair do vermelho em 2022

Com os impactos causados pela pandemia do Covid-19, o crescimento de pessoas endividadas é frequente, saiba como evitar isso


Devido aos impactos relacionados à queda de renda durante a pandemia do coronavírus, o aumento de endividamento entre a população foi alto. De acordo com a pesquisa feita pela plataforma ‘’Acordo Certo’’, 70% das famílias brasileiras possuem dívidas em atraso. O que coloca o país em um estado de alerta.

O Consultor Financeiro especializado em pequenos negócios e orçamento familiar a mais de dez anos, Marcelo Costa, aponta que isso ocorre devido à carência de educação financeira das pessoas. Devido a isso, o especialista orienta os 3 principais passos de como sair do vermelho:


1- Pare de fazer dívidas

As dívidas geralmente vêm de descontroles na hora da compra ou por motivos que não temos controle como doenças, falecimentos enfim. Organize elas por ordem de juros, ou seja, a que tem juros mais altos deve ser eliminada primeiro. Entre em contato com seus credores e negocie, sempre pensando quanto você pode comprometer do seu orçamento para isso.


2- Anote todos os seus gastos e seus ganhos

Organize seus orçamentos e metas. Primeiro devemos ser realistas, não dá para comprar uma Ferrari ganhando salário mínimo. Caso seja uma viagem, estudo ou casa própria devemos entender o custo que isso terá, ver o quanto de nossas finanças podemos comprometer e encaixar no que podemos pagar. Uma caneta e um caderninho já é suficiente. O mais importante e constância é isso que irá fazer dar certo o controle.


3- Como posso melhorar o que ganho de dinheiro por mês?

Renda extra nunca esteve tão em alta e atingível, somos acostumados sempre a utilizarmos as redes sociais e elas podem ser uma boa fonte de renda, vendendo produtos artesanais ou revendendo algo. Tentar utilizar alguma habilidade em nosso tempo fora do expediente ou por algum integrante da família que não esteja no mercado de trabalho é uma excelente maneira de gerar renda.

Marcelo finaliza com o conselho de que ‘’se você não controlar seus gastos, de alguma forma, em algum momento, irá faltar dinheiro. Sempre procure a orientação de um profissional que irá analisar a sua condição e te guiar da melhor maneira.’’

 

Marcelo Costa - Consultor Financeiro de Pequenas empresas e familiar. Administrador, pós graduado em gestão financeira, empresário e consultor a mais de 10 anos.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcelocostabarbosa/

Instagram: @falafinanceiro

Tik-tok: @falafinanceiro

 

Poupatempo realiza primeiro mutirão do ano para renovação de CNH

 Objetivo é atender motoristas que tiveram o documento vencido entre maio e junho de 2020 e, agora, devem renovar até 31 de janeiro deste ano; cerca de 10 mil vagas serão disponibilizadas para este sábado (15) 

 

Com a retomada do calendário de vencimento das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), que havia sido suspenso durante o período mais crítico da pandemia, os documentos vencidos entre maio e junho de 2020 devem ser renovados até dia 31 de janeiro deste ano.  

Para garantir que os cidadãos possam regularizar a CNH antes do novo prazo de vencimento, o Poupatempo realizará, em todos os 100 postos do programa, um novo mutirão que vai acontecer nos próximos sábados deste mês. No total, cerca de 30 mil vagas serão distribuídas entre os dias 15, 22 e 29 de janeiro. A grade de agendamento para o primeiro dia de ação abre na manhã desta quarta-feira (12).  

O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio, que deve ser feito nos canais digitais de forma gratuita. A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.   

“Vamos iniciar 2022 oferecendo o primeiro mutirão para renovação de CNH. E para garantir que os cidadãos consigam regularizar o documento a tempo, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, ampliou a grade de atendimento para esse serviço”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo. “Fica aqui nosso alerta aos motoristas: não deixem para a última hora, estejam atentos ao calendário de vencimento da sua habilitação” reforça.   

A renovação simplificada pode ser feita pelos canais digitais do Poupatempo, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento, além das plataformas eletrônicas do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.  

Entre janeiro e dezembro de 2021, aproximadamente 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 4,5 milhões de solicitações, cerca de 65%, foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.  

“Para facilitar a vida dos condutores, a renovação da CNH passou a ser oferecida nas plataformas digitais do Detran.SP e do Poupatempo e essa é uma realidade que veio para ficar, pois além de ser prática e segura, ela desburocratiza processos e evita deslocamentos desnecessários ao cidadão”, afirma Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do órgão estadual de trânsito. A estimativa é que, entre os condutores que tiveram o documento vencido entre maio e junho de 2020, mais de 190 mil ainda precisam efetuar a renovação até 31 de janeiro de 2022. 

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.  

Desde a reabertura das unidades, após o período mais crítico da pandemia, o Poupatempo atende de forma presencial apenas os serviços que ainda não estão disponíveis nas plataformas digitais, como a primeira via do RG, transferência interestadual e alteração nas características do veículo, por exemplo, sempre mediante agendamento prévio.  

As demais opções, além da própria renovação simplificada de CNH, como licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outras, estão disponíveis nos canais eletrônicos do Poupatempo. Atualmente, quase 190 serviços podem ser acessados pelo portal, app e totens de autoatendimento do Poupatempo.  

 

Renovação da CNH  

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.  

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.  

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.  

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.

Calendário com os novos prazos de CNH:  

Mês/Ano de Vencimento 

Prazo Máximo 

Maio/2020 

Junho/2020 

Janeiro/2022 

Julho/2020 

Agosto/2020 

Fevereiro/2022 

Setembro/2020 

Outubro/2020 

Março/2022 

Novembro/2020 

Dezembro/2020 

Abril/2022 

Janeiro/2021 

Fevereiro/2021 

Maio/2022 

Março/2021 

Abril/2021 

Junho/2022 

Maio/2021 

Junho/2021 

Julho/2022 

Julho/2021 

Agosto/2021 

Agosto/2022 

Setembro/2021 

Outubro/2021 

Setembro/2022 

Novembro/2021 

Dezembro/2021 

Outubro/2022 

Janeiro/2022 

Fevereiro/2022 

Novembro/2022 

Março/2022 

Abril/2022 

Dezembro/2022 

Maio/2022 

Janeiro/2023 

Janeiro/2023 

Junho/2022 

Fevereiro/2023 

Fevereiro/2023 

Julho/2022 

Março/2023 

Março/2023 

Agosto/2022 

Abril/2023 

Abril/2023 

Setembro/2022 

Maio/2023 

Maio/2023 

Outubro/2022 

Junho/2023 

Junho/2023 

Novembro/2022 

Julho/2023 

Julho/2023 

Dezembro/2022 

Agosto/2023 

Agosto/2023 

 

SÍNDROME DO JOÃO BOBO: O QUE ACONTECE COM AS EMPRESAS NO MUNDO PÓS-PANDÊMICO?


Hoje em dia, parece existir um comportamento que virou modinha nas empresas. Muitas ainda são pequenas, possuem pouca visibilidade e, consequentemente, não faturam tanto quanto gostariam. Mas, ainda assim, querem crescer e ficar do tamanho de um unicórnio. O que elas fazem? Entram em rodadas de investimento como se não houvesse o dia de amanhã.

Lá, além de muitas exigências, os donos da porra toda querem conferir se a bodega onde estão se metendo trará, de fato, rentabilidade nos meses que vierem à frente. E uma boa forma de se certificar que o risco vale a pena é verificar o grau de senioridade dos profissionais que ali trabalham, além de checar as organizações por onde passaram ao longo de suas carreiras.

Fulano trabalhou no Google? Então ele fica! Afinal, não é qualquer um que consegue entrar na terceira corporação mais importante do mundo, avaliada em US$ 458 bilhões. Sicrano veio da Amazon? Vixe! Não é preciso nem falar. Caso ainda não seja membro da equipe, vai ser trazido a preço de diamantes cravejados e ainda vai ocupar a cadeira mais alta da direção. Ponto final.

Entretanto, no meio desta salada mista corporativa bizarra, que só as startups mesmo para ter incorporado em nossas vidas ordinárias, em que lugar ficaram os “boias-frias” que estiveram com a marca desde o início? Os que carregaram o CNPJ recém-aberto nas costas e se alimentaram daquela marmita que rola tanto dentro da bolsa que mais parece um mexido?

Se um dia foram gerentes, podem se contentar com um tapinha nas costas e um “agora você vai encarar um novo desafio”: são os ditos especialistas-trouxas, que aceitaram o fardo do rebaixamento sem ao menos lutar pelo seu espaço. Agora, a bola da vez é a Jabulani! Que, além de velocíssima, ainda faz curva no ar, assim como aconteceu na Copa do Mundo de 2010.

Metáforas à parte, o que eu estou tentando dizer é: caso ainda não tenha sido atingido por ela, pegue a senha e aguarde sentado, pois a Síndrome do João Bobo está vindo atrás de você. E ela possui este nome, porque traz ao mercado de trabalho o mesmo procedimento “vai e vem” que o brinquedo infantil lançado em 1961 fazia após ser agredido por força externa.

De um lado, está a cacetada que o trabalhador-bobo leva ao ser destituído de sua função original devido à mecânica de contratação e aquisição de pessoal que o mundo pós-pandêmico trouxe. Atualmente, como ocorre a nível global, pois as fronteiras físicas não existem mais, o recrutador pode caçar pérolas em qualquer lugar do Brasil, quiçá do mundo. Bom, não?

Contudo, do outro, está o revés dado com a mesma potência em direção ao empregador-bobo, que poderá, literalmente, levar um chute na bunda. Quem estava ali e, por acaso, foi substituído por alguém mais “brilhante”, começará a pensar: “já que aqui eu não tenho mais serventia, muito menos espaço, vou dar uma olhada nas oportunidades que o mercado traz”.

E não é que do lado de fora da bolha estava cheio de oportunidade? Só nos mercados de tecnologia da informação e marketing, por exemplo, houve um aumento respectivo de 600% e 1.077% no número de postos de trabalho ofertados entre 2020 e 2021. Muitos deles, pagando salários até 300% maiores do que aqueles oferecidos antes do coronavírus assolar o planeta.

Ou seja, aqui se faz, aqui se paga. Esta é a tônica do João Bobo. Portanto, caso a sua empresa não queira ter índices de evasão de talentos acima do esperado, pondo as suas valiosas contratações do Vale do Silício a perder, comece a repensar as suas atitudes, pois elas podem ser decisivas para que o seu negócio deslanche e alcance a lucratividade que tanto quer.

Já no caso do empregado, algumas atitudes podem ser tomadas para que ele não se transforme no boboca da vez. A primeira delas é: entrou um chefão acima de você? Não fique no cantinho choramingando. Vá até o seu antigo superior e diga que gostaria de conduzir alguns projetos direto com ele. Tal medida tenderá a manter a sua visibilidade em dia.

E o que dizer de chamar o big boss para uma conversa olho no olho? Caso ele tenha roubado toda a sua autonomia, negocie algumas frentes de trabalho que possam ser tocadas sem tanto controle. Verá que, muitas vezes, meia dúzia de palavras bastam para que você retome a liberdade e a fluidez laboral com muito menos estresse e desgaste emocional.

“Ah, mas eu fiz isso tudo e não deu certo!”. Então, por que, em vez de dar murro em ponta de faca, você não decide desbravar um projeto totalmente novo na empresa? Tal medida fará com que seja visto quase como um “departamento independente”, trazendo de volta o seu brilho perdido. De quebra, você ainda pode chamar o seu novo superior para uma parceira.

Todavia, se tudo que foi dito não funcionou, é hora de dar tchau. Visite perfis no LinkedIn, faça conexões e candidate-se às vagas que chamarem a sua atenção. Verá que, no fundo, foi você que baixou as garras do lobo, desvalorizando-se. E quem não se valoriza, infelizmente, terá que viver com as migalhas, ou, quem sabe, como o eterno balancê do João Bobo. 

 

Renan Cola - psicanalista

 

Posts mais acessados