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terça-feira, 12 de janeiro de 2021

3 Dicas de Marketing Digital para o seu negócio


A pandemia fez com que as pessoas e empresas precisassem ficar ainda mais focadas no mundo dos negócios. Isso fez com que o marketing digital crescesse, para ajudar ainda mais quem ainda vendia serviços e produtos de forma ofline. Para se ter uma ideia, uma das carreiras mais promissoras para 2021 é a de Marketing Digital, segundo a empresa de recrutamento, Robert Half.

Por isso, hoje separamos algumas dicas de Marketing Digital para ajudar a alavancar o seu negócio em um mundo com os olhos voltados para o digital:

 

Ainda não tem um site? 

Ter um site, além de gerar mais confiança para as pessoas que vão procurar/consumir seus serviços e produtos, também é uma forma de potencializar a sua presença online. Por meio de um site seguro, é possível realizar anúncios no Google Ads, para que o seu serviço/produto apareça nas primeiras páginas do Google, facilitando a chegada de leads.

No site, também é interessante incluir uma aba para o blog da empresa, assim é possível criar conteúdos estratégicos que respondam às dúvidas de seu público/consumidores.

A chamada estratégia de SEO, também faz com que o seu site fique nos primeiros resultados do Google, mas de forma orgânica, sem custo de anúncios.

 

Intensifique sua presença nas Redes Sociais

As redes sociais ganharam ainda mais espaço em 2020, com a alta procura por lives, já que as pessoas estavam mais em casa. Isso fez com que os negócios também pensassem em formas de intensificarem suas vitrines virtuais.

Use todas as ferramentas do Instagram, como as lives, stories, posts no feed, reels e IGTV. As hashtags também ajudam para que mais pessoas tenham acesso aos conteúdos.

O Linkedin também é uma ótima plataforma para fazer networking e fechar parcerias com possíveis clientes. 

Só é preciso entender qual a sua necessidade, quem você quer atingir, qual linguagem o seu público procura e investir na rede social que faz mais sentido para você.

 

Faça parcerias de divulgação

Nos últimos anos, os influenciadores digitais ganharam espaços com as plataformas e, para muitas marcas, viraram uma oportunidade de fazer propaganda, por meio da divulgação para seus seguidores.

Se você deseja divulgar seu produto e serviço, é importante investir em uma parceria com esses nomes, para que esses seguidores possam ter acesso ao seu negócio. Claro que para isso é preciso fazer uma análise do perfil dos seguidores do influenciador, antes de fechar a parceria.

 

 


Beatriz Destefani Augusto - jornalista e sócia-fundadora da Comunica PR, agência de Relações Públicas.


Onboarding Digital como estratégia de Employee Experience

A relação com os colaboradores vai além do tradicional pacote de benefícios. Cada vez mais, as organizações têm investido nessas relações para atrair e reter seus talentos. Embora os processos de integração do novo colaborador nas empresas sejam definitivamente humanizados, há formas de otimizar essa socialização por meio de novas tecnologias. Uma delas é o Onboarding Digital.

O intuito é receber, promover a socialização com os processos e cultura organizacional. Ao ingressar em um novo desafio, é crucial proporcionar uma experiência única ao novo membro do time. As empresas que possuem um processo de ingresso estruturado percebem uma produtividade 62% melhor, segundo a Society for Human Resource Management (SHRM).

Cada setor possui um processo de onboading diferente, com contextos específicos, mas vamos trabalhar com dois cenários gerais. O primeiro está ligado ao home office, onde é possível estabelecer integrações e novos comportamentos seguindo as medidas de distanciamento. E o segundo se relaciona com a necessidade de trazer cada vez mais experiências 100% digitais ao novo colaborador.  

Nos dois casos, a tecnologia concilia soluções e processos desenhados para que torne o onboarding dinâmico e eficiente em todas as etapas da jornada, como:

- Recrutamento e seleção com Inteligência Cognitiva & IA: As assistentes virtuais, como a Sophie desenvolvida pela Stefanini, realizam o primeiro contato com os candidatos que se encaixam no perfil de uma determinada vaga. Respondendo questões durante todo o processo seletivo, chamamos de “fase namoro”, direcionando aos motores de Matching do Virtual Assistent, que avalia as competências necessárias e indica maior fit para a vaga.

- Disseminando a cultura da empresa: De forma simples, o Onboarding Digital integra Service Designer/UX/UI e Inteligência de dados & IA. Por meio dessas ações se estabelece uma experiência dinâmica, transparente e responsável. E claro, aumentando também o índice de permanência do colaborador, que segundo Aberdeen Group, pode aumentar em até 50%.

- Reter talentos: Através da plataforma personalizada que criamos na Stefanini, os profissionais de RH podem ter a visão de todos os colaboradores alocados em clientes para projetos específicos. Caso o projeto seja finalizado, o time pode realocá-lo em novos clientes e projetos.

- Suporte: A troca de experiências com colaboradores mais antigos é fundamental para que entendam processos. Aumenta o censo de pertencimento e estimula o crescimento profissional. O formato de mentoria é um exemplo clássico de aprendizagem pelo exemplo, que facilita, incentiva e inspira os profissionais envolvidos, além de proporcionar uma performance ainda mais produtiva.

Vale lembrar que todo esse programa de Onboarding não acaba quando termina. As empresas estão recalibrando seus processos de integração, encurtando prazos, acelerando algumas etapas e revisando técnicas. Porém, essas mudanças podem ser insuficientes para os recém-chegados, tanto para entenderem a cultura quanto para desenvolver relacionamentos dentro da organização. Por isso, é preciso fazer investimentos no crescimento profissional deles, proporcionando oportunidades e aprendizados.

De acordo com o Relatório de Aprendizagem da Força de Trabalho de 2018 do LinkedIn, 93% dos funcionários permaneceriam na empresa por mais tempo se ela investisse em suas carreiras. Isso sinaliza que o colaborador valoriza o seu pessoal e tem interesse no sucesso, em agregar para a sua empresa. É fundamental compreender que as necessidades do novo membro não se resumem apenas à integração, mas em criar uma experiência, construindo um relacionamento saudável e duradouro.

O Onboarding Digital é a chance que as empresas têm de proporcionar uma experiência única, mais ágil aos colaboradores, além de contribuir para que seu negócio seja mais eficaz e competitivo diante da transformação digital nos novos modelos de negócios.



Rodrigo Pádua - VP Global de Gente e Cultura do Grupo Stefanini.


Cuidado com as fraudes nupciais

Pessoas que têm desejo de casar com cidadãos americanos devem seguir a legislação para poder imigrar legalmente


Quero aproveitar este artigo para tratar de uma situação que, infelizmente, é mais comum do que se pensa e que não deveria acontecer se as pessoas tivessem um pouco mais de informação. Há alguns dias, fui procurado por um brasileiro que buscava imigrar para os Estados Unidos casando-se com uma brasileira naturalizada americana.

As pessoas confundem bastante o fato de se casar com um cidadão americano e ter um benefício imigratório. São duas coisas totalmente distintas. Embora um casal possa se unir legalmente nos Estados Unidos, não quer dizer que o estrangeiro vai ter um processo imigratório válido.

Muitas vezes, por falta de informação, as pessoas recorrem a profissionais que normalmente costumam trabalhar com vistos de turismo ou de estudante e acabam indicando para quem pretende casar com alguém que tenha conhecido por uma rede social, por exemplo, tirar um visto de turista para entrar nos Estados Unidos. Quando o interessado leva a documentação ao consulado, o visto concedido é o de turismo, no qual a pessoa deve declarar que vai viajar a passeio, ficar por um tempo determinado e não tem intenção de permanecer no país.

No caso do cliente que me procurou, ele conheceu uma brasileira naturalizada pelo Facebook, foram se conhecendo virtualmente e ele usou visto de turista para conhecê-la. Entretanto, na segunda vez que ele viajou aos Estados Unidos para encontrá-la, ele mentiu na entrevista no consulado, informando que iria ficar 15 dias a passeio. Acabou ficando 30 dias e casou-se com a namorada.

A legislação americana para o visto de turismo não é tão rígida. O turista pode ultrapassar o período declarado na entrevista desde que justifique o motivo da extensão da estadia como, por exemplo, capacidade financeira para poder ficar mais tempo. O problema é quando você diz que vai fazer uma coisa e faz outra totalmente diferente. No caso desse cliente, ele contatou o profissional que fez a assessoria para locação de casa de temporada, carro, tudo mais, e essa mesma pessoa preencheu os formulários de casamento dele com a brasileira naturalizada.

Ao protocolar o processo para obtenção do Green Card, na entrevista o casal teve de relatar tudo o que ocorreu nesse período entre a primeira viagem dele e o casamento, o Departamento de Imigração acabou considerando o ato uma fraude e negou o visto permanente. Para piorar, diante da negativa de residência definitiva, o casal resolveu se divorciar nos Estados Unidos e ele voltou para o Brasil.

É importante ressaltar que casamento civil é um ato que é igual na maioria dos países ocidentais. Ninguém conhece uma pessoa pelo Facebook e se apaixona sem vê-la pessoalmente, com todo respeito a algumas pessoas que têm problemas afetivos. É preciso observar que o(a) pretendente está em outro continente, e que o agente consular ou de imigração não vai tolerar um desejo de imigrar com base em sentimentos subjetivos.

Minha recomendação nesses casos quando alguém conhece outra pessoa em rede social, é viajar inicialmente como turista e permanecer pelo período permitido pela legislação que rege o visto de turismo. Se der certo e o casal realmente resolver se casar, deve-se providenciar um visto K1 para o estrangeiro, que é o visto de noivo e dá um tempo para que eles preparem o casamento de acordo com o que manda a lei americana.

 

Quatro dicas para evitar dores de cabeça

Existem pelo menos quatro razões que acabam induzindo as pessoas a erros nesses processos de imigração motivados por casamento. A primeira das questões que os pretendentes se esquecem, e que todo mundo deveria ler, é a seção 212 da INA (Lei de Imigração e Nacionalidade dos Estados Unidos), pois ela fala claramente sobre as pessoas que são inadmissíveis dentro dos Estados Unidos. Quais são os critérios de inadmissibilidade, quais são as características, quem são as pessoas que são vetadas à solicitação de visto ou entrada nos Estados Unidos. Se você for enquadrado em uma dessas situações, não adianta se casar nem com o presidente, pois isso não vai trazer qualquer tipo de benefício e com certeza absoluta, o processo vai ser negado baseado na seção 212 da INA dizendo que você é inadmissível para fazer aquele tipo de petição.

A segunda questão é não cometer o erro que o cliente citado cometeu. É fundamental preencher o formulário com todas as informações que você julgue serem importantes, inclusive aquelas que acredita não serem relevantes e não terceirizar esse preenchimento, pois há questões que podem ter duplo sentido com a intenção de forçar o interessado a responder algo diferente. A intenção do governo americano é justamente fazer o proponente cair nessa “pegadinha” e as pessoas, por inexperiência, desconhecimento ou mesmo por instinto, acabam preenchendo algo que acreditam ser correto, mas nem sempre está, e acabam tendo o visto negado, fazendo com que isso seja algo extremamente negativo, porque essa resposta acaba ficando no prontuário. Mesmo que depois você tente consertar, será preciso ter um trabalho administrativo enorme para poder justificar o que realmente aconteceu e zerar aquela questão que estava aparecendo no seu prontuário.

Terceiro ponto: documentação histórica do relacionamento. É preciso documentar a relação do casal. O consulado e o Departamento de Imigração vasculham as redes sociais do pretendente para saber quem é essa pessoa que deseja entrar nos Estados Unidos, o que historicamente ela fez na sua vida. E se houver algum risco à segurança nacional, o casamento perde totalmente o valor para fins do processo de residência permanente.

Alguns pontos que são importantes a serem demonstrados:

  • Como o casal se conheceu;
  • Quais foram as comunicações e os meios utilizados para o casal se manter em contato;
  • Quantas vezes o casal se encontrou, registrar esses encontros por meio de fotos.

Por fim, é mandatório apresentar o formulário I-864, que indica a capacidade financeira do cidadão americano de suportar o seu parceiro ou parceira enquanto ele não puder trabalhar, porque obviamente os Estados Unidos não querem um indivíduo dentro do território nacional servindo de parasita, usufruindo os benefícios do Estado. É preciso que o noivo, ou a noiva, se responsabilize financeiramente pelo cônjuge, de modo que sua documentação possa ser devidamente analisada pelo Consulado ou pela Imigração Americana.

Minha sugestão final para as pessoas é fazer esse processo por meio do consulado, por uma série de razões. Primeiro porque vai demonstrar que está dentro do seu país com uma boa fé imensa, já que está pedindo autorização para ir para os Estados Unidos morar com seu marido ou com a sua esposa, mediante um casamento que já aconteceu no seu país de origem.

Caso o desejo seja se casar nos Estados Unidos, fazer o visto K1 antes que vai permitir ter um tempo para preparar todo o casamento e ainda protocolar o pedido de residência permanente. Minha recomendação é contratar um profissional especializado, de preferência advogado, seja no Brasil, Portugal, Espanha ou mesmo nos Estados Unidos, pois trata-se de um processo muito mais complexo que o visto de turismo ou de estudante. Com certeza absoluta, ele vai saber direcionar corretamente o processo, quais são os passos, de modo que você obtenha um ótimo resultado.

 


Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em direito Internacional, consultor de negócios internacionais e palestrante. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail daniel@toledoeassociados.com.br.  Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 80 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB.


Toledo e Advogados Associados

http://www.toledoeassociados.com.br


O que aprendi com as campanhas de marketing digital no mercado prateado

O marketing digital tornou-se uma importante estratégia para marcas aumentarem presença de mercado, bem como conquistarem e reterem mais clientes. Trata-se de um conjunto de ações on-line como displays de mídia paga nas redes sociais e nos buscadores, inbound marketing e jornada de e-mails,  que tem como objetivo: atrair, converter e fidelizar o consumidor, gerando autoridade e conhecimento no mercado. 

 

Entretanto, quando olhamos para o marketing digital feito para o público 50+, vemos que as empresas mais repelem do que conquistam. Mas por que isso acontece? Dentre os principais fatores destaco a falta de entendimento do estilo de vida, do comportamento e das necessidades das pessoas nesta faixa etária. 

 

Afinal, a nova geração de maduros está cada dia mais distante dos estereótipos que tínhamos antigamente. Com a expectativa de vida mais elevada, alto poder aquisitivo e energia para experimentar o novo, os prateados são um importante alvo das empresas de todos os segmentos, mas que, por não os entenderem, acabam perdendo espaço. 

 

Vejam só: eu sou a Camilla, tenho 29 anos e sempre trabalhei com automação de marketing, campanhas de mídia e análise de dados. Mas foi em 2018 que multipliquei meu aprendizado, quando passei a trabalhar com a economia prateada. Ao me especializar e mergulhar neste universo, apaixonei-me pelo marketing inclusivo. A diversidade está em pauta, porém é raro ver o maduro bem representado nas campanhas digitais. 

 

Usar minha experiência a serviço de um propósito é muito gratificante. Agora, lidar com o público maduro é ir além. É atuar com um consumidor ativo e experiente, que faz com que tudo o que conhecemos, pesquisamos e aprendemos se confirme na análise dos dados das campanhas digitais  

 

Isso porque o consumidor maduro é diverso. Não podemos estereotipar jamais, afirmando um determinado comportamento somente do ponto de vista etário. É muito mais complexo e rico analisar diversos aspectos, tais quais gênero, estado civil, classe social, geografia e principalmente perfil de consumo.  


 

Quais são os segmentos com maior retorno? 

 

Uma pesquisa feita pela Hype50+ e a Mind Miners, indica que 57% dos prateados sentem falta de produtos e serviços voltados para a sua idade.  Por isso, é preciso combinar estratégias, ferramentas e ações digitais para encontra-los e fidelizá-los.  

  

Sabendo que a saúde e o bem-estar são um dos principais pilares de busca desse público, então, procure primeiro entender como o seu produto e serviço pode ser ofertado. Lembre-se que, para apresentá-lo e gerar interesse, é preciso utilizar a linguagem dos prateados e imagens que remetam ao dia a dia deles. É necessário criar uma campanha empática.  

 

Moda e beleza é outro tópico bem recebido pelos maduros. Eles querem se sentir bem, confortáveis e alinhados com as tendências.  

 

Educação também é importante. Com mais de 40% no mercado de trabalho, os maduros buscam realizar seus sonhos ou seguir novos rumos. Por isso, investir em cursos específicos, faz com que eles se sintam mais ambientados.  

 

O mercado de viagens é outro que passa por uma reconfiguração. Com mais tempo, eles querem explorar o mundo, buscando muito mais do que um bom roteiro, querem experiências como intercâmbio, viagens temáticas, praias paradisíacas e outros destinos que são atrativos, mas pouco explorados para essa faixa etária.  


 

Marketing Digital Prateado 

 

Fazer marketing para os prateados requer estar onde eles estão. Cada vez mais conectadas, as marcas podem explorar as redes sociais, como Instagram e Youtube, e combinar conteúdos patrocinados com conteúdos autorais. Isso é, promover eventos informativos e participativos para os maduros, com especialistas e personalidades que eles se identificam. 


Em termos de marca, essas ações trazem bons resultados e colocam o produto ou serviço em evidência, pois proporcionam uma experiência positiva ao público-alvo em um momento exclusivo e dedicado a eles.  

Resumidamente, o marketing digital para o mercado prateado permite a aprendizagem constante e os dados obtidos em nossas campanhas são nossos maiores aliados. Alcançar este público de forma empática e personalizada, é o nosso propósito.

 



Camilla Alves - especialista em marketing digital inclusivo. É sócia da MV Marketing e atua com economia prateada 


Vazamento de dados em compras on-line: Veja as causas mais comuns e saiba como evitá-las

Confira quatro das principais formas de ter suas informações pessoais expostas no e-commerce e quais práticas podem diminuir esses incidentes


Casos de vazamento de dados são sempre sinais de alerta para empresas e pessoas físicas, visto que vêm se tornando cada vez mais graves e ocorrendo com maior frequência. Para garantir a segurança de informações pessoais coletadas pelas organizações, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil, em setembro deste ano, com o propósito de diminuir os incidentes e tornar a internet mais preservada.

Como grande parte desses casos acontecem durante compras on-line, expondo e-mails, registros de redes sociais, informações bancárias, entre outros dados sensíveis, é essencial que os consumidores digitais tomem alguns cuidados para não cair em golpes. Ao analisar o cenário em questão e a fim de trazer mais confiabilidade ao meio digital, o VIPy, aplicativo gratuito criado pelo Movimento Compre&Confie, que atua monitorando o CPF de seus usuários no e-commerce e contribui para a identificação de possíveis fraudes listou pontos que merecem atenção ao adquirir produtos e serviços na internet

Apesar de não haver regras para que as pessoas tenham seus dados expostos, existem algumas causas mais comuns e propensas a essas ocorrências. Abaixo confira quais são as principais circunstâncias que causam vazamento de informações.

Senhas fracas

Faça uso de senhas fortes e complexas, que alterne entre letras minúsculas e maiúsculas, além de números e caracteres especiais. Outra forma de se proteger com senhas é não utilizar a mesma sequência em contas diferentes e evitar deixá-las salvas no navegador.

Deixar o cartão de crédito registrado

Evite permissões que deixem os dados do cartão de crédito registrados nas varejistas, para que outros sistemas tenham acesso à essas informações. Pode ser mais trabalhoso precisar digitar os números a cada compra, porém, traz mais segurança ao consumidor digital.

Serviços de e-mail sem proteção

Opte por serviços de e-mail de empresas que sejam certificadas pela segurança e reconhecidas no mercado, como o próprio Google, já que para realizar compras é necessário que você vincule seu endereço de e-mail às lojas e aos pedidos realizados.

Comprar em qualquer dispositivo

Utilize dispositivos pessoais para realizar suas compras. São mais confiáveis e, por esse motivo, diminui o risco de conflitos, caso suas informações fiquem registradas no histórico do computador ou celular.

 



VIPy

https://www.vipy.com.br/

 

Vazamento de dados em compras on-line: Veja as causas mais comuns e saiba como evitá-las

Confira quatro das principais formas de ter suas informações pessoais expostas no e-commerce e quais práticas podem diminuir esses incidentes


Casos de vazamento de dados são sempre sinais de alerta para empresas e pessoas físicas, visto que vêm se tornando cada vez mais graves e ocorrendo com maior frequência. Para garantir a segurança de informações pessoais coletadas pelas organizações, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil, em setembro deste ano, com o propósito de diminuir os incidentes e tornar a internet mais preservada.

Como grande parte desses casos acontecem durante compras on-line, expondo e-mails, registros de redes sociais, informações bancárias, entre outros dados sensíveis, é essencial que os consumidores digitais tomem alguns cuidados para não cair em golpes. Ao analisar o cenário em questão e a fim de trazer mais confiabilidade ao meio digital, o VIPy, aplicativo gratuito criado pelo Movimento Compre&Confie, que atua monitorando o CPF de seus usuários no e-commerce e contribui para a identificação de possíveis fraudes listou pontos que merecem atenção ao adquirir produtos e serviços na internet

Apesar de não haver regras para que as pessoas tenham seus dados expostos, existem algumas causas mais comuns e propensas a essas ocorrências. Abaixo confira quais são as principais circunstâncias que causam vazamento de informações.


Senhas fracas

Faça uso de senhas fortes e complexas, que alterne entre letras minúsculas e maiúsculas, além de números e caracteres especiais. Outra forma de se proteger com senhas é não utilizar a mesma sequência em contas diferentes e evitar deixá-las salvas no navegador.


Deixar o cartão de crédito registrado

Evite permissões que deixem os dados do cartão de crédito registrados nas varejistas, para que outros sistemas tenham acesso à essas informações. Pode ser mais trabalhoso precisar digitar os números a cada compra, porém, traz mais segurança ao consumidor digital.


Serviços de e-mail sem proteção

Opte por serviços de e-mail de empresas que sejam certificadas pela segurança e reconhecidas no mercado, como o próprio Google, já que para realizar compras é necessário que você vincule seu endereço de e-mail às lojas e aos pedidos realizados.


Comprar em qualquer dispositivo

Utilize dispositivos pessoais para realizar suas compras. São mais confiáveis e, por esse motivo, diminui o risco de conflitos, caso suas informações fiquem registradas no histórico do computador ou celular.

 



VIPy

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Detran.SP habilita inclusão de procurador no portal para o condutor recorrer de suspensão ou cassação de CNH

 O departamento já está trabalhando também para criar, em breve, a mesma funcionalidade para recurso de multas


 

O Detran.SP criou mais uma funcionalidade em seu portal para o condutor recorrer em relação à suspensão ou cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O departamento disponibilizou no site, na página do usuário, uma opção para adicionar procurador. O objetivo é que o condutor possa ser representado durante o recurso.

 

“Nossa preocupação é sempre com a jornada do cidadão, com a experiência do usuário”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

 

“Para agilizar o recurso e atender às reivindicações de advogados e credenciados, abrimos um espaço para inclusão do procurador na página de cadastro do usuário. Nosso compromisso é facilitar, ao máximo, o acesso do cidadão aos serviços do Detran. E sempre no ambiente digital, na palma da mão”.

 

O Detran.SP já está trabalhando também para criar, em breve, a mesma funcionalidade para recurso de multas. O compromisso é aprimorar sempre a prestação de serviço, tanto para o cidadão como também para categorias que atuam diretamente com o departamento, como a dos advogados.


 

Passo a passo:

 

Para o cidadão adicionar o procurador é muito fácil. É só acessar o portal (www.detran.sp.gov.br) e acessar “Meu Cadastro”. Se não tiver o acesso é só se cadastrar.

 

Na sequência, o usuário deve clicar em “Editar Dados”.  No fim da página haverá o campo “Associar Procurador”. Depois é só clicar em “Gerenciar Procurador”.

 

O passo seguinte é preencher com os dados do procurador e em seguida cadastrar. É possível cadastrar e/ou inativar mais de um procurador.

 

Além do cidadão ter o cadastro no portal é necessário também que o procurador tenha o acesso, com login e senha.

 

Funcionalidade de Suspensão - Acesso do Procurador

 

Passo 1 - Clicar em CNH - Habilitação;

 

Passo 2 - Ir até o fim da página e em “Suspensão e Cassação de Habilitação” clicar em “Solicitar e Acompanhar Defesa e Recurso de Suspensão/Cassação de CNH”;

 

Passo 3 - Selecionar “Procurador” e preencher com os dados do cidadão;

 

Passo 4 - Clicar em “Avançar” e terá todo o processo do cidadão;

 

Passo 5 -  Em “Processo”, com a possibilidade de recurso, clicar em “Recurso” para cadastrar o recurso para o processo;

 

Passo 6 - Caso tenha digitalizado a justificativa assinada, selecionar “Sim” e avançar;

 

Caso não, será direcionado para preencher, imprimir e assinar o requerimento. Depois é só digitalizar e entrar com o pedido online;

 

Passo 7 - Verificar dados e anexar os arquivos;

 

Passo 8 -  Clicar em “Confirmar” e a solicitação da defesa da Suspensão da CNH será gerada.


Novas faces das pirâmides financeiras no Brasil: o golpe dentro do golpe

São crescentes no Brasil os golpes chamados de pirâmide financeira. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou recentemente que encaminhou cerca de 260 comunicados de indícios criminosos ao Ministério Público até o mês de setembro do ano passado, um recorde nos últimos cinco anos. A Comissão também aplicou R$ 926,1 milhões em multas no período. Desse total, 139 comunicados são relativos a formações de pirâmides financeiras. Apenas no terceiro trimestre, foram 36 esquemas de pirâmide detectados pela órgão regulador.

Os números refletem que, em que pese a prática de pirâmide financeira ser proibida e configurar crime, os golpistas não estão intimidados com as ações da autoridades. 

Tal fato ocorre em virtude do advento das criptomoedas que, com seu crescimento exponencial e volatilidade de rendimentos, abriu um caminho fértil para golpistas "fisgar" vítimas sob a promessa de retorno expressivo de dinheiro em um curto espaço de tempo. 

Com modos usuais, as pirâmides financeiras e esquemas "Ponzi" costumam ter fases comuns que iniciam com uma euforia quando o número de investidores está crescendo, e os mais antigos estão sacando, passando por uma segundo fase, onde os investimentos se estabilizam e a empresa começa a atrasar os saques. Uma terceira fase ocorre quando o golpista não consegue pagar os resgates e cria justificativas, como problemas operacionais e até ataques de hackers ou desvios de recursos. Já numa quarta fase, o golpista vai enrolando os investidores e afirma que os valores serão pagos, mas os problemas operacionais não permitem, então ele pede mais uma semana, um mês ou alguns dias, desembocando em uma fase final. É quando existe uma admissão de quebra e o criminoso oferece um contrato de confissão de dívida para o investidor, dando a ilusão que a vítima terá uma garantia de que receberá o dinheiro de volta. Esse são os caminhos do golpe.

Porém, recentemente, foram identificados em vários esquemas fraudulentos, com uma nova fase, uma espécie de “spin off” do golpe, onde se aproveitando da possibilidade de converter milhões de reais em criptomoedas, o vigarista consegue sair do país com uma fortuna em um pendrive, deixando contas vazias para burlar execuções judiciais dos credores, que não obtêm êxito na sua pretensão.

Nessa nova etapa, ao invés de finalizar com um termo de confissão de dívidas, dando a ilusão de uma garantia de recebimentos para as vítimas que nunca receberão, os golpistas anunciam um acordo como uma forma de inibir ações judiciais. 

A narrativa deste acordo, geralmente, vem acompanhada de ataques aos advogados das vítimas, que são colocados como os grandes culpados pelas dificuldades de não se efetuarem os pagamentos. 

A partir daí, os golpistas iniciam uma grande divulgação de pequenos pagamentos, ínfimos no montante da dívida, mas com muito marketing para demonstrar boa-fé, inclusive para as autoridades. Muitos desses pagamentos são feitos a membros da própria organização que tem como trabalho divulgar ao maior número de pessoas que a promessa esta sendo cumprida. 

Como uma anestesia generalizada, esse golpe dentro do golpe tem um efeito imediato nos credores que mais uma vez se tornam vulneráveis, mesmo estranhando o fato de não estarem na lista dos que tiveram a dívida liquidada. 

Diante desse estado de letargia cercada por muito marketing, os golpistas se aproveitam para oferecer uma nova oportunidade de negócios, sem mesmo honrar os compromissos antigos, uma plataforma mundial que irá revolucionar o mercado e que com investimentos nesse novo negócio, os rendimentos contribuirão para a quitação total da dívida. 

Como um ciclo infinito que se retroalimenta, o golpe volta pra primeira fase, e tudo se reinicia numa enorme euforia coletiva até chegar novamente a fase do caos e desespero, onde famílias são devastadas pela perda de economias de toda uma vida. 

É urgente a necessidade de um basta nessa situação e para a obtenção de resultados práticos devem ser adotadas medidas necessárias, tais como busca e apreensão, remoção de coisas e pessoas, perdimento do proveito do crime, impedimento de atividade, além de requisição de força policial, evitando que o ciclo se reinicie e perdure devastando economias de maneira criminosa.

 


Jorge Calazans - advogado especialista na área criminal, Conselheiro Estadual da ANACRIM, sócio do escritório Calazans & Vieira Dias Advogados, com atuação na defesa de vítimas de fraudes financeiras.

 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Mitos e verdades sobre o café

A barista Maíra Teixeira elencou algumas curiosidades sobre a bebida : 


Tem aquelas horas que, realmente, só café "na causa". Mais do que um símbolo forte gastronômico, ele é, em muitos momentos, um companheiro, um conforto ou um motivador.

O gosto pela bebida é quase unanimidade entre os nossos, como aponta pesquisa da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) que mostra que ela é figurinha carimbada nas mesas de 98% das casas brasileiras. Quer mais? Somos o maior exportador do produto e responsável por, aproximadamente, um terço da produção mundial. Não é pouca coisa, não é mesmo?

Com tanta gente consumindo, permanece sempre constante uma discussão sobre seus benefícios (e eventuais malefícios) para a saúde e sobre qual a melhor forma de prepará-lo. Para esclarecer algumas dúvidas, vamos de mitos e verdades? Maíra Teixeira, barista e torrefadora de café, nos ajuda nessa e elencou algumas curiosidades sobre essa bebida que é uma das paixões nacionais.


Mitos e verdades:

Escreve-se café "Espresso" e não "Expresso".

Verdade.

Sim, o correto é com S. O motivo é que respeita-se a origem do nome da bebida, que é italiana.

A torra do café influencia nos aromas e sabores.

Verdade.

Primeiro, precisamos entender que o café também pode ser apreciado, assim como o vinho e a cerveja. E pode ter diferentes tipos de aromas e sabores. O café também nos proporciona uma experiência sensorial. O torrefador é o profissional capacitado para torrar café e desenvolver perfis de torras diferentes para o café verde (cru). É ele quem decide qual grau de torra é o ideal para o café escolhido.

Lembrando também que o café cru, assim como a uva do vinho, traz em si características do próprio local onde foi plantado (terroir), microclima do local e processamento pós colheita. Isso faz com que o torrefador já tenha algumas informações importantes na hora do estudo de torra, trazendo ainda mais precisão.

A torra clara, por exemplo, traz ao café uma complexidade sensorial interessante, com mais acidez e notas aromáticas florais e frutadas. É uma bebida mais suave no paladar, mas muito complexa no aroma. Agradável e sempre surpreendente.

A torra de cor média é a preferida dos brasileiros, trazendo uma alta doçura, um pouco mais da intensidade do caramelo e chocolate. Geralmente uma bebida que o público em geral mais se identifica, boa para se tomar no dia a dia.

A torra escura, que é um padrão da marca Starbucks, é muito comum para os americanos. Tem ainda mais intensidade e força, trazendo um amargor específico de torra. Um fator importante de se observar na torra escura é que ela precisa ser muito bem feita para se tornar mais agradável. Se passar do ponto, ela pode ser uma experiência negativa para quem toma, aquele famoso "gosto de queimado", que, vale frisar, não é o gosto de café.


Café faz mal para a saúde.

Mito.

Se não ingerido em excesso, o café pode ser um aliado da sua saúde. Ele é rico em minerais como ferro, zinco, magnésio e potássio. O grão também conta com ácidos clorogênicos, que ajudam na redução da glicose e insulina, prevenindo a diabetes tipo 2.


Café atrapalha a absorção de ferro.

Verdade.

A cafeína e o tanino que estão na composição do café atrapalham a absorção do ferro no corpo. Mas calma aí, não precisa parar de tomar café (até porque os benefícios são muitos)! O ideal é que quem tenha uma baixa taxa de ferro no corpo não consumir café logo após as refeições, porque a probabilidade da bebida atrapalhar a absorção do nutriente é maior. Espere duas horas depois da refeição. Quem não tem problema de falta de absorção de ferro, pode tomar tranquilo seu cafezinho após a refeição. E, claro, é sempre bom reforçar que tudo em excesso faz mal. Então foque na qualidade do café e não na quantidade. Uma informação importante é que café arábica tem menos cafeína que o canephora (robusta e conilon). Então o arábica atrapalha menos a absorção do ferro.

- Café espresso tem mais cafeína que o coado.

Verdade.

Alguns estudos mostram que o café espresso tem quase duas vezes mais cafeína do que o café coado, em análises feitas em 60ml de cada tipo de bebida. Isso se dá porque a quantidade de pó utilizada é praticamente o dobro do que é utilizado para o coado. Fatores como pressão da água na máquina de espresso também influem no resultado, extraindo com mais força os compostos do café. Métodos de extração de café por pressão extraem mais e mais rápido.

- Não pode ferver a água do café.

Mito.

Primeiro de tudo: garanta sempre que a água utilizada seja sempre filtrada, garantindo assim que não vá um gosto residual de cloro da água da torneira para o café. Agora, sobre a fervura da água, principalmente em cafés de alta qualidade com torras claras a médias, precisamos de alta temperatura para conseguirmos extrair todas os solúveis e compostos positivos do café. Ou seja, pode sim ferver a sua água para o café. Ele vai ficar ainda melhor.

- Posso consumir quanto café eu quiser.

Mentira.

Consumido em excesso, o café pode causar agitação e insônia. A quantidade indicada para um adulto é de, no máximo, 400 mg de cafeína por dia (3 xícaras de café aproximadamente).

queijo e café combinam.

Verdade.

Queijo é uma das melhores harmonizações com o café. Quer um exemplo? Tente a combinação do café espresso com o aclamado queijo italiano Grana Padano. A harmonização neste caso acontece por similaridade (bebida potente, comida potente). A força do sabor deste queijo evidencia as qualidades do espresso, aumentando doçura e acidez.

Quer saber mais? É só acompanhar outras dicas na página de Instagram da barista e torrefadora Maíra Teixera: @teixeirama.


 

Maíra Teixeira - Pesquisadora na área de análise sensorial, a especialidade da barista Maíra Teixeira é harmonização entre café e comida. Ela atua no mercado nacional de café especial com foco em consultoria para cafeterias, treinamento de equipe, cursos de barista e workshops. Acredita no café como uma ligação entre experiência sensorial e memória afetiva, principalmente para os brasileiros que carregam uma história econômica e cultural com a bebida.

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